Tese de Doutorado do PPGS/UECE vira livro e discute conflitos indígenas no Pecém/CE
5 de dezembro de 2025 - 18:02
“Eu fui tão feliz que dói”: Obra aclamada de Luciana Nogueira Nóbrega, fruto de pesquisa de excelência na UECE, ganha publicação em acesso aberto.
O Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) tem a satisfação de divulgar a publicação do livro ““Eu fui tão feliz que dói”: entre políticas de invisibilidade e políticas de existência — Os Anacé e o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, Ceará”, de autoria de Luciana Nogueira Nóbrega, egressa do PPGS/UECE.
A obra é o resultado direto da brilhante tese de doutorado de Luciana, defendida em 2023 no âmbito do PPGS/UECE. O estudo concentra-se na confrontação entre o povo indígena Anacé e a expansão do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), analisando as políticas de invisibilidade impostas pelo capital e as políticas de existência forjadas pela comunidade.
A qualidade acadêmica do trabalho já havia sido reconhecida, sendo a tese finalista no Concurso de Teses da ANPOCS (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais).
Selecionada em Edital Público de 2024, a pesquisa foi transformada em livro pela Editora da UFC, contando com prefácio da orientadora, Lia Pinheiro Barbosa, intitulado “As ontologias políticas indígenas na confrontação das ontologias do capital”.
O livro está disponível em acesso aberto, garantindo que a discussão sobre os direitos indígenas e os impactos socioambientais chegue a todos.
https://editora.ufc.br/pt/eu-fui-tao-feliz-que-doi-entre-politicas-de-invisibilidade-e-politicas-de-existencia-os-anace-e-o-complexo-industrial-e-portuario-do-pecem-ceara/
O PPGS/UECE parabeniza calorosamente a autora Luciana Nogueira Nóbrega pela excelência da pesquisa e pela importantíssima publicação. Estendemos os parabéns à professora Lia Pinheiro Barbosa pela brilhante orientação.
Este trabalho de grande impacto social e acadêmico é um reflexo da qualidade e relevância dos projetos de pesquisa desenvolvidos no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UECE, que se dedica a produzir conhecimento crítico sobre as realidades cearenses e brasileiras.