Bolsista de pós-doutorado do PPGS dará disciplina de pós-graduação na UFSCar

23 de agosto de 2017 - 09:48

 
O professor José de Souza Muniz Jr., bolsista PNPD-CAPES do programa, estará entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) para ministrar um curso condensado de pós-graduação. A disciplina, cujo título é “Sociologia do livro e da edição”, será ministrada juntamente ao prof. dr. Ezequiel Saferstein, bolsista de pós-doutorado do CONICET (Argentina), com quem Muniz tem colaborado em outros projetos há alguns anos.

 
Oferecida pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLit) da UFSCar, a disciplina tem como proposta oferecer aos alunos um panorama dos estudos sócio-históricos sobre práticas editoriais, com ênfase em seus desdobramentos no Brasil e na Argentina. O foco da reflexão é a intervenção política e intelectual dos editores de livros nos debates de interesse público, nos respectivos países. Mais informações sobre a disciplina podem ser encontradas neste site: http://www.ppglit.ufscar.br/disciplinas-e-horarios/2017-2o-semestre

 
Na ocasião, também a convite do PPGLit, Muniz e Saferstein também estarão presentes na mesa de abertura do 3º Colóquio do Grupo de Pesquisa Literatura e Tempo Presente. A mesa, intitulada “Edição de livros e tempo presente”, discutirá questões do mercado editorial contemporâneo a partir dos trabalhos de pesquisa de ambos. 

 
O professor Muniz participará, ainda, da banca de qualificação de mestrado do aluno Pedro Alberto Ribeiro Pinto, do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSCar, cujo trabalho se intitula “Mídium e gestão da paratopia criadora: o caso do Clube Atlético Passarinheiro”.