Professor Dr. Emanuel Freitas publica artigo em Revista

22 de agosto de 2023 - 13:10

O Prof. Dr. Emanuel Freitas da Silva, docente do Doutorado em Políticas Públicas da UECE, publicou o artigo intitulado “Igrejas abertas num mundo contaminado: mobilização evangélica, liberdade religiosa e Covid-19 no Brasil”, em coautoria com Emerson José Sena da Silveira, da Universidade Federal de Juiz de Fora. O trabalho compõe a recente edição da Revista Antropolítica.

Durante a sindemia do novo coronavírus, parlamentares cristãos, nas redes sociais e nas tribunas legislativas, se mobilizaram em torno de projetos e pregações que defendiam que os templos permanecessem abertos, ainda que isso contribuísse para o agravamento da crise sanitária, gerando mais mortes.

Neste artigo, os autores indagam como atores do campo religioso evangélico se utilizaram da sindemia de covid-19 para reconfigurar o campo do poder político no Brasil a partir da legitimação dos serviços prestados por suas instituições na vida social.

O artigo parte da ideia da constituição, no interior da crise socialeconômica neoliberal, de um reacionarismo político-religioso cristão, que conjuga a ideia de liberdade individual (de ir e vir, de opinião) ao imaginário de “perseguição à fé cristã”, “ditadura do judiciário” e “comunismo” supostamente em curso no mundo e no Brasil.

O lema ambivalente “Falar de Cristo, hoje, para não ser impedido de falar amanhã”, alimenta bolhas autoimunes e ação libertária, lastreadas na celebração identitária (nação cristã) e na confusão entre coisa pública e moral particular.

Por meio de metodologia quanti-qualitativa, foram coletados dados da mobilização (legislativa, digital e sociorreligiosa) de parlamentares ligados à diversas igrejas nas cinco regiões geopolíticas brasileiras.

Disponível em: https://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/56459