Exame de Qualificação I da doutoranda Kelyane Silva de Sousa
30 de junho de 2023 - 13:03
A tese da doutoranda Kelyane Silva de Sousa se delineia a partir dos estudos acerca da trajetória política dessas mulheres, especificamente na Região do Cariri cearense.
Uma das mais populares matriarcas locais é Bárbara Pereira de Alencar, que ficou conhecida por sua atuação regional na administração das suas fazendas e nos movimentos políticos da época.
A partir daí, uma questão não aprofundada e que se sobressaiu. Durante a leitura do texto “Matriarcas do Ceará” (1990) de Rachel de Queiroz e Heloisa Buarque de Hollanda, foi a atuação política das três mulheres do sertão do Cariri consideradas “matriarcas” cearenses: Bárbara de Alencar – já brevemente descrita nos parágrafos anteriores; Marica Macêdo, cuja vida e as relações sociais ocorreram no município de Aurora e Fideralina Augusto Lima do município de Lavras da Mangabeira.
Assim, a pretensão da pesquisa é reconstruir as histórias dessas mulheres ressaltando sua participação política local e as relações de gênero e poder, a qual foram notórias as contribuições para a demarcação dos espaços de poder no sertão nordestino e compreender como se constroem as sociabilidades no século dezenove e vinte, tendo em vista que suas memórias foram pouco visibilizadas no contexto em que viveram.
Post no Instagram: https://www.instagram.com/p/CtHR4_yL5_X/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==