Doutorando Jean Borges coordena pesquisa sobre violências no Grande Bom Jardim

30 de junho de 2023 - 12:51

O discente de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Jean Borges, militante associado da Organização da Sociedade Civil Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (CDVHS), está participando, como um dos coordenadores da pesquisa intitulada: “Violências no Grande Bom Jardim Sob a Perspectiva de Estudantes de Ensino Médio: Vitimização e Percepções Sobre Segurança e Repercussões Educacionais”, realizada com 497 estudantes de ensino médio de 12 escolas estaduais localizadas no território do Grande Bom Jardim (GBJ), região periferizada da cidade de Fortaleza (Ceará).

Em síntese, os objetivos da pesquisa foram:

1. Mapear experiências de vitimização de estudantes em função das violências presentes em seus territórios;
2. Conhecer percepções de segmentos juvenis inseridos/as/es em escolas públicas do GBJ sobre a segurança pública nos contextos em que vivem e os impactos educacionais da violência existente nessas territorialidades;
3. Reconhecer, a partir da perspectiva de estudantes de escolas públicas do GBJ, aspectos que colaboram para sua permanência escolar;
4. Analisar de que modo marcadores sociais da diferença, tais como raça, gênero/sexualidade, relacionam-se com experiências de vitimização e percepções desses estudantes sobre segurança pública e sobre impactos educacionais da violência no GBJ.

A pesquisa é fruto de uma parceria do CDVHS com o VIESES: Grupo de pesquisa e Intervenções Sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação, ligado ao Departamento de Psicologia e ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), o LEV: Laboratório de Estudos da Violência (UFC), a Secretária de Educação do Estado do Ceará (SEDUC) e financiado pelo Instituto Unibanco (IU), CNPQ e Funcap.

A Coordenação do Programa de Doutorado em Políticas Públicas parabeniza o discente e os grupos que contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa e reforça a importância do conhecimento científico para que políticas públicas sejam implementadas.

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