Defesa de Tese do Doutorando Estêvão Lima Arrais

21 de fevereiro de 2024 - 08:39

Nesta pesquisa, buscou-se compreender o atual panorama da gestão dos recursos hídricos do Ceará e quais as suas implicações sociopolíticas sobre o território.

A hipótese defendida é que a partir da leitura da alocação dos fluxos hídricos do Estado é possível observar a presença de dois territórios complexos, sendo eles o Ceará do Abastecimento e o Ceará Irrigado.

Quanto à metodologia, a pesquisa é de natureza qualitativa e se classifica como um estudo de caso que se utiliza de variáveis quantitativas e qualitativas.

Para analisar os dados, utilizou-se o método de triangulação de dados. Como principal resultados, destaca-se que da confluência entre políticas públicas de infraestrutura hídrica, planejamento estatal e agronegócio, surge o agrodesenvolvimentismo, estratégia de crescimento econômico por meio da agricultura irrigada.

Essa combinação, entretanto, gera ônus sociais e ambientais, impactando especialmente a população ribeirinha, povos originários e residentes do interior do Estado, manifestando fenômenos como o racismo ambiental e os conflitos ecológicos distributivos, configurando uma necropolítica no contexto dos recursos hídricos.

O agrodesenvolvimentismo também sinaliza que ainda há um abismo entre os avanços tecnológicos e gerenciais na tecnologia hídrica e as dinâmicas sociopolíticas. Deste modo, não há necessariamente a implementação de práticas eficientes com os recursos hídricos ou seu acesso equitativo entre as regiões.

 

Instagram: https://www.instagram.com/p/C3XbTgMuAcR/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==