Corpo Docente
Alexandre Almeida Barbalho
Alexandre Almeida Barbalho

Vínculo: Colaborador
E-mail: alexandrealmeidabarbalho@gmail.com
Orcid iD: orcid.org/0000-0003-4612-6162
Licenciado em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE- 1990), bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC- 1993), mestre em Sociologia pela UFC (1997) e doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA-2004).
Grupos de Pesquisa do CNPq
Políticas de Cultura e de Comunicação
LABGRIM – Laboratório de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia
Alexandre Antônio Bruno da Silva
Alexandre Antônio Bruno da Silva

Vínculo: Permanente
E-mail: alexandre.bruno@uece.br
Orcid iD:
Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Doutor em Política Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (2022). Mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará (2001). Mestre em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991). Bacharel em Filosofia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2023). Bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza (1998). Graduado em Processamento de Dados pela Universidade Federal do Ceará (1988). Atualmente é professor do Programa de Mestrado do Centro Universitário Christus, Professor adjunto da Universidade Estadual. Auditor-Fiscal do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia política contemporânea, teoria geral do direito, direitos fundamentais sociais, direito do trabalho, responsabilidade social empresarial e filosofia do direito.
Antônio Germano Magalhães Júnior
Antônio Germano Magalhães Júnior

Vínculo: Colaborador
E-mail: germano.junior@uece.br
Orcid iD: orcid.org/0000-0002-0988-4207
Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1991), graduação em História pela Universidade Estadual do Ceará (1994), especialização em pesquisa educacional pela Universidade Federal do Ceará (1992) e educação a distância pela Universidade de Brasília (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1998), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2003) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009).
Grupos de pesquisa do CNPq
Camila Holanda Marinho
Camila Holanda Marinho

Vínculo: Permanente
E-mail: camila.marinho\@uece.br
Orcid iD: orcid.org/0000-0001-8632-7423
Professora de Sociologia da Universidade Estadual do Ceará. Possui graduação em Ciências Sociais (2001) pela Universidade Federal do Ceará, mestrado (2004) e doutorado (2012) pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia desta mesma Universidade, no qual, é pesquisadora do Laboratório de Estudos da Violência (LEV) e do Laboratório das Artes e das Juventudes (LAJUS). Foi bolsista da CAPES no Programa de Doutorado no País com Estágio no Exterior (PDEE) na Universidade de Lisboa (2010/2011). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Juventude, da Violência e dos Conflitos Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: culturas juvenis, infância e adolescência, politicas publicas e direitos humanos.
Grupos de Pesquisa do CNPQ
Laboratório das Artes e das Juventudes (LAJUS)
Travessias: Trajetórias Juvenis, Afetividades e Direitos Humanos
Emanuel Freitas da Silva
Emanuel Freitas da Silva

Vínculo: Permanente
E-mail: emanuel.freitas@uece. br
Orcid iD: orcid.org/0000-0001-6304-4316
Professor Assistente de Teoria Política da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (2010), Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013) e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2018)
Grupos de Pesquisa do CNPq
Democracia, Partidos e Políticas Públicas
NAU – Núcleo Avançado de Urbanismo
Laboratório de estudos sobre política, eleições e mídia (LEPEM)
Erlenia Sobral do Vale
Erlenia Sobral do Vale
Vínculo: Permanente
E-mail: erlenia.vale@uece.br
Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (1995), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1999), doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (2012) e Pós-doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2019). Atualmente é professora adjunta na graduação em serviço social e professora permanente do Doutorado Academico em Politicas Públicas da Universidade Estadual do Ceará e Tutora do PETSS (Programa de Educação Tutorial- do curso de Serviço Social da UECE). Atual Presidenta da ABEPSS na gestão 2023/2024. Atua principalmente nos temas: serviço social, trabalho, educação, instrumentalidade
Francisca Rejane Bezerra Andrade
Francisca Rejane Bezerra Andrade

Vínculo: Permanente
E-mail: rejane.bezerra@uece.br
Orcid iD: orcid.org/0000-0001-8761-6489
Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (1992), especialista em Ciência Política pela Universidade Federal do Ceará (1994), mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1995) e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2000)
Grupo de Pesquisa do CNPQ
Políticas Públicas e Exclusão Social
Francisco Elionardo de Melo Nascimento
Francisco Elionardo de Melo Nascimento
Vínculo: Permanente
E-mail: elionardo.nascimento@uece.br
Google Acadêmico
Etnógrafo. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará (PPGS/UECE), do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP/UECE), da Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Sertão de Canindé (FECISC/UECE), Professor da Faculdade 05 de Julho e Pesquisador do Laboratório de Estudos sobre a Conflitualidade e Violência (COVIO). Atuou onze anos como Policial Penal (2013-2024) efetivo, vinculado a Secretaria de Administração Penitenciária do Ceará (SAP/CE). É Doutor e Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará (PPGS/UECE), com Estágio Pós-Doutoral realizado entre 2023 e 2024 no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de Brasília (PPGSOL/UNB). Especialista em Educação a Distância pela Universidade Federal do Ceará. Graduado em Serviço Social pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada, Gestão da Produção Industrial pelo Centro Universitário Internacional e em Sociologia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci.Possui experiência nas Áreas de Serviço Social, Sociologia e Educação, com interesse específico nos temas: Metodologias Ativas; Ensino e Aprendizagem; Educação a Distância; Violência Urbana; Processos de Formação de Políticas de Estado; Dinâmicas Prisionais; Ressocialização; Trabalho Prisional; Polícia Penal; Facções; Relações de Poder; Fronteiras; Sociabilidades; Masculinidades; Gênero, Sexualidade, Travestilidades e Trajetórias.
Francisco Horácio da Silva Frota
Francisco Horácio da Silva Frota

Vínculo: Permanente
E-mail: fhsfgm@gmail.com
Orcid: orcid.org/0000-0001-6534-1349
Graduado em Ciências Sociais pela Universidade de Fortaleza (1978), mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1992) e doutor em Sociologia – Universidad de Salamanca (1998).
Grupo de Pesquisa do CNPQ
Direitos Humanos e Políticas de Segurança Pública
Políticas Sociais Trabalho e Cidadania
Helena de Lima Marinho Rodrigues Araujo
Helena de Lima Marinho Rodrigues Araujo
Vínculo: Permanente
E-mail: helena.marinho@uece.br
Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), na Linha de Pesquisa: Formação, Didática e Trabalho Docente. Professora do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas (PPGPP) -Doutorado da UECE, na linha de pesquisa Avaliação em Políticas Públicas. É orientadora de doutorado, mestrado e iniciação científica. Professora Adjunta do setor Didática, Práticas de Ensino e Currículo, do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FACEDI), Coordenadora de Estágio Supervisionado do curso de Pedagogia (Resolução n 31/2024). Pós-doutora em Educação pela UECE; doutora em Educação Brasileira pela UFC; mestra em Filosofia pela UFC; especialista em Gestão Escolar pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e Educação a Distância pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC); graduada em Pedagogia e Filosofia (licenciatura) ambas pela UECE. É discente do Curso Superior em Gestão Pública pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU) (2022/ em conclusão). Coordenadora do Grupo de Estudo Estágio Supervisionado e Práticas Educativas (GEESPE) e do Seminário de Estágio Supervisionado e Práticas Educativas (SEPE) da FACEDI/UECE. Pesquisadora do grupo de Pesquisa Práticas Educativas, Memórias e Oralidades (PEMO) da UECE/CNPq. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Docência no Ensino Superior e na Educação Básica (GDESEB) da UECE/CNPq. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Investigação em Arte, Ensino e História (IARTEH). Membro da Comissão de Elaboração do Programa de Pós Graduação da FACEDI (SISPESSOAL/PORTARIA/FACEDI n 3/2024); Comissão – Escolha de novos cursos de Graduação da FACEDI (SISPESSOAL/PORTARIA/FACEDI n 5/2024); Coordenação do Laboratório Universitário de Educação Popular, Trabalho e Movimentos Sociais (Lutemos) (SISPESSOAL/PORTARIA/FACEDI n 61/2023). Organizadora, parecerista Ad hoc de eventos científicos e membro de comitê editorial de revistas acadêmicas. Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed). Consultora na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Programa de Apoio às Reformas Sociais (PROARES III), parceria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Secretaria da Proteção Social (SPS)/CE (2023-2020). Apoio na Coordenação pedagógica e professora no curso de Pedagogia (UAB/Uece) do Centro de Educação (CED) (2021-2012). Coordenadora dos cursos de Formação integrados ao Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane) da UFC (2019-2018). Professora Formadora do Plano Nacional de Professor (PARFOR) pela UFC/UECE (2021-2019). Integrante da equipe de professoras formadoras da Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza (2018-2017). Coordenadora adjunta e vice-coordenadora no curso de Especialização em Gestão Escolar do Programa Escola de Gestores da UFC (2014-2011). Professora e orientadora de Estágio supervisionado, concursada em 2003 (Edital n 003/2004), da Secretaria de Educação – SEDUC/CE, lotada no Instituto de Educação do Ceará (IEC) no Curso Normal de formação de professores em nível Médio (2010-2004).Tem experiência na área de Gestão, Educação a Distância, Consultoria, Pesquisa e docência atuando nos seguintes temas: História e Memória da Educação, Formação de Professores, Didática e Currículo, Estágio Supervisionado, Políticas Públicas e Gestão, Consultoria e Avaliação de Projetos Sociais.
Iasmin da Costa Marinho
Iasmin da Costa Marinho
Vínculo: Permanente
E-mail: iasmin.costa@uece.br
Orcid iD
Currículo Lattes
Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará (UECE), vinculada a Faculdade de Educação do Campus de Itapipoca (FACEDI). Foi professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), vinculada ao Departamento de Educação na área de Política e planejamento; Estágio em Espaço Escolar e Não Escolar. Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) na linha Estado, Sociedade e Educação. Doutora em Educação na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Concluiu Pedagogia Licenciatura Plena na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Coordena o Programa Brasil Alfabetizado no âmbito do município de Mossoró (RN). Foi formadora do eixo de Educação Infantil no Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Auxiliou no desenvolvimento de pesquisas e eventos científicos em diversas instituições, quais sejam: Fundação Carlos Chagas (FCC); Fundação Vanzolini (FV); Fundação Victor Civita (FVC) e Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação comunitária (CENPEC). É pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa Política Educacional, Gestão e Aprendizagem (GPPEGA) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Educação e Sociedade (GEPEES) na UERN. Atualmente está como bolsista na Pesquisa Estados e Municípios Eficazes na Gestão da Aprendizagem pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desenvolve pesquisas sobre Administração/Gestão Escolar; Políticas Educacionais, Desigualdades Educacionais e Formação de professores.
José Joaquim Neto Cisne
José Joaquim Neto Cisne

Vínculo: Permanente
E-mail: joaquim.cisne\@uece.br
Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-0206-9533
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Ceará (1985), graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (1997) e em Administração Pública pela Universidade Estadual do Ceará (1998). Mestre em Gestão e Modernização Pública pela Universidade Internacional em Lisboa (2001). Obteve seu Diploma de Estudio Avanzado pela Universidade de Barcelona (2003). Doutor em Integração e Desenvolvimento Econômico pela Universidade Autônoma de Madri, Espanha (2012). Professor Adjunto do Curso de Administração de Empresas da Universidade Estadual do Ceará. Atualmente exerce o cargo de Diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados – CESA desta Universidade.
Grupos de Pesquisa do CNPQ
Dimensões do Conhecimento do Poder Judiciário
Marcos Paulo Campos
Marcos Paulo Campos

Vínculo: Permanente
E-mail:marcos.campos@uece.br
Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UECE. Professor Adjunto do Curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Doutor em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ) com doutorado-sanduíche no International Institute of Social Studies of Erasmus University Rotterdam (ISS-EUR). Prêmio José Gomes da Silva (2019) de Melhor Tese em Sociologia Rural da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Menção Honrosa da ANPOCS (2012) na categoria Dissertação de Mestrado. Graduado em Ciências Sociais pela UFC. Filiado à Associação Brasileira de Ciência Política. Bolsista de Produtividade em Pesquisa, Estímulo à Interiorização e Inovação Tecnológica da Funcap (Edital BPI 04/2022). Membro dos seguintes grupos de pesquisa do CNPq: Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Democracia, Desenvolvimento e Território (NEDET/UVA); Grupo de Pesquisa Democracia, Partidos e Políticas Públicas do PPGPP-UECE; Núcleo de Estudos em Teoria Social e América Latina (NETSAL/IESP-UERJ); e Laboratório de Estudos sobre Política, Eleições e Mídia (LEPEM/UFC). Pesquisa nas áreas de sociologia política e políticas públicas com projetos nas seguintes temáticas: 1) movimentos sociais, demorcacia e agricultura familiar; 2) segurança hídrica, agricultura familiar e políticas públicas; 3) mobilização social, teoria social e teoria política da democracia
Maria do Socorro Ferreira Osterne
Maria do Socorro Ferreira Osterne

Vínculo: Colaborador
E-mail: socorro.osterne@uece.br
Orcid iD: orcid.org/0000-0001-5627-6784
Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (1974), mestra em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1991, doutora em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (2005).
Grupo de Pesquisa do CNPQ
Direitos Humanos e Políticas de Segurança Pública
Gênero, Família e Geração nas Políticas Sociais
Maria Helena de Paula Frota
Maria Helena de Paula Frota

Vínculo: Permanente
E-mail: helenapfrota@gmail.com
Orcid iD: orcid.org/0000-0002-3327-146X
Graduada em Curso de Serviço Social pela Universidade Federal do Ceará (1970), Especialista em Desigualdad Cooperación y Desarrollo doutorado pela Universidad Complutense de Madrid, UCM, Espanha (1995), Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1994), Doutora em Sociología pela Universidad de Salamanca – Espanha (2000).
Grupo de Pesquisa do CNPQ
Gênero, Família e Geração nas Políticas Sociais
HYPATIA – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gêneros, Ciências e Culturas
Políticas Sociais, Trabalho e Cidadania
Marinina Gruska Benevides
Marinina Gruska Benevides

Vínculo: Permanente
E-mail: marininagruska@gmail.com
Orcid iD: orcid.org/0000-0002-5656-365X
Bacharel em Psicologia (UNIFOR), Bacharel em Direito (UNIFOR), Especialista em Abordagem Sistêmica da Família (UNIFOR) e Especialista em Medicina Tradicional Chinesa (UECE), Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho (CRP), Mestra em Sociologia (UFC), Doutora em Sociologia (UFC).
Grupo de Pesquisa do CNPQ
Oralidade, Cultura e Sociedade
Monalisa Lima Torres
Monalisa Lima Torres
Vínculo: Permanente
E-mail:monalisa.torres@uece.br
Professora adjunto do curso de Ciências Sociais da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI-UECE). Possui doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestrado em Políticas Públicas e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pesquisadora vinculada ao Laboratório de Estudos sobre Política, Eleições e Mídia (LEPEM/UFC). Desenvolve pesquisas sobre a política cearense. Integra o projeto Observatório das Eleições (parceria UOL e INCT) e atua como analista política, colaborando com o debate político em jornais locais e nacionais. Atua principalmente nas seguintes áreas de pesquisa: Eleições, Poder Local e Antropologia da Política.
Mônica Duarte Cavaignac
Mônica Duarte Cavaignac

Vínculo: Permanente
E-mail: monica.cavaignac@uece.br
Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e em Direito pelo Centro Universitário Estácio de Sá. É mestra em Educação e doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Curso de Serviço Social e do Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social (MASS) da UECE. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Exclusão Social (GEPPES/UECE). Pós-doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE). Pró-reitora de Políticas Estudantis da UECE.
Potyguara Alencar dos Santos
Potyguara Alencar dos Santos
Vínculo: Permanente
E-mail: potyguara.alencar@uece.br
Possui doutorado e mestrado em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (UnB) e bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE), curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Faculdade de Educação de Itapipoca (Facedi). Integra os corpos docentes do Doutorado em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará (PPGPP/UECE) e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Piauí (PPGAnt/UFPI); nesse último, realizou estágio pós-doutoral na modalidade PNPD/Capes. Tem marcado suas atuações em torno de uma antropologia da linguagem, das emoções e do corpo, com ênfase nas formas constitutivas, destitutivas e subtrativas dos sujeitos contemporâneos. Realiza pesquisas em contextos urbanos e rurais da África Norte-saariana e do Egito do período do Ba’d al-Thaura (pós-Revolução), onde vem explorando temas metapolíticos presentes no cotidiano emocional expressivo dos indivíduos e nas vivências das suas artes verbais, pictográficas e corporais criativas. Como iniciativa mais recente, mantém projeto de pesquisa sobre os núcleos de povoamento afroindígenas da margem ocidental do Médio Rio Turiaçu, Amazônia Legal maranhense, com foco nas suas terapêuticas que interseccionam pajelança e conhecimentos biomédicos. É coordenador do Grupo de Estudos em Antropologias Subtrativas (AntroSubtra) e do Núcleo de Artes Cênicas da Facedi/UECE. Foi secretário e pesquisador do Laboratório de Estudos da Globalização e do Desenvolvimento (LEG/UnB) e é pesquisador colaborador do Laboratório e Grupo de Estudos em Relações Interétnicas (Lageri/UnB) e do seu projeto Etnologia Indígena em contextos nacionais: Brasil, Austrália, Canadá. Como atividades técnicas em Antropologia, acumula experiências em produção de protocolos bioculturais, facilitação de processos participativos com Povos Indígenas, Povos e Comunidades Tradicionais e/ou Agricultores Familiares (PIPCTAFs) e coordenação de equipes de consultores responsáveis pela produção de relatórios antropológicos, laudos periciais antropológicos, estudos do componente indígena de planos básicos ambientais e relatórios de avaliação de políticas públicas pela ONU/Unesco, ONU/PNUD, MEC, Incra, MPF, Funai, Ibama, JFCE/BNB e Interpi.
Victor Hugo de Oliveira Henrique
Victor Hugo de Oliveira Henrique
Vínculo: Permanente
E-mail: victorhugo.henrique@uece.br
Professor efetivo da Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Sertão de Canindé-FECISC/UECE e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas (PPGPP/UECE). Graduado em Ciências Biológicas (UFMT), Pedagogia (UNISERRA), Química (UNIFIEO) e Física (FATEC-SP), Especialista em Educação, Diversidade e Cidadania (FAEL) em Educação Inclusiva (Faculdade São Vicente – SP), em Tutoria em Educação a Distância (Instituto Souza) e em Gestão Ambiental (FATEC-SP), Mestre em Educação (UNESP), Doutor em Ciências Ambientais (UNEMAT), atuando nas áreas de Ensino de Ciências da Natureza, Biologia, Química e Física, Educação ambiental, Diversidades Educacionais, Gênero e Sexualidade, Alfabetização Científica, Educação Inclusiva, Educação em/para Saúde e Metodologia da Pesquisa Científica.