Defesa de Tese do Doutorando Jean Elyson Rodrigues Borges
24 de outubro de 2025 - 13:54
A tese do doutorando Jean Elyson Rodrigues Borges deixa um legado como patrimônio e acervo do tesouro museal comunitário, herança à posteridade, pilar fortalecedor sustentável às lutas sociopolíticas e sociocomunitárias locais, sobretudo, protagonizadas pela Rede de Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável (Rede DLIS).
Para tanto, (a)colhe narrativas, objetivando compreender histórias e salvaguardar memórias dos engajamentos sociopolíticos protagonizados por cinco militantes e lideranças femininas desta Rede, considerando a repercussão impulsora dessas ações no empoderamento coletivo para a sustentabilidade da organização popular e das lutas sociocomunitárias por políticas públicas no território do Grande Bom Jardim (GBJ).
Localizado geopoliticamente a sudoeste da cidade de Fortaleza (Ceará), na periferia do sistema-mundo e, nomeado pela população residente como Planalto das Carnaubeiras, até a década de 1980-90, detém hoje um nomeador comum, sugerido pelas lideranças locais, como proposta orgânica, integradora e sociopolítico-identitária entre cinco bairros.
O referencial teórico-metodológico adotado nesta artesania advém do sul global, das epistemologias feministas e cosmovisões decoloniais, ratificando o engajamento ético-político, cujas lentes condizem com a realidade e o objeto investigados. Trata-se de uma pesquisa-ação de natureza qualitativa, caráter militante e empírico, cujo lócus é o território-campo-vivência do GBJ.
O corpus forja-se de metodologias e ferramentas de jardinagem para a salvaguarda mnemônica das colheitas de narrativas histórias como colheita e florescimentos no grande (bom) jardim, sendo: investigações de documentos institucionais do Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (CDVHS) e da Rede DLIS; diários de campo e entrevistas narrativas.
