Internacionalização
Palestras e Aulas Inaugurais
Ao longo do quadriênio (2020-2024) o PPGHCE promoveu uma série de atividades, entre aulas inaugurais e palestras, com representantes de diversas universidades estrangeiras. A primeira atividade foi realizada em 15/07/2021, com a palestra intitulada: “O Brasil só pode ser comparado a outro império”: independência, fronteiras e população na era das revoluções atlânticas, proferida pelo Prof. Dr. Miqueias Mugge, associate research scholar Princeton University.
Em 28/09/2021, ocorreu a aula inaugural com o título: “Presença francesa na imprensa do Primeiro Reinado”, com a Prof.ª Drª Isabel Lustosa, do Centro de Humanidades – CHAM – da Universidade Nova de Lisboa.
Em 27/10/2021, realizou-se a palestra intitulada: “Palavras que resistem: censura e promoção literária na Ditadura de Getúlio Vargas (1937-1945), proferida pela Prof.ª Drª Gabriela de Lima Grecco, investigadora Pós-Doutoral do Departamento de História Contemporânea da Universidad Autónoma de Madrid.
Em 17/11/2021, ocorreu a palestra intitulada: “Privacidade e segredos alquímicos em laboratórios do século XVI: estratégias, espaços e políticas dinásticas”, com Natacha Klein Kafer, pós-doutoranda da University of Copenhagen.
Em 10/12/2021, ocorreu a palestra intitulada: “Arrancados da terra” – história e narrativa: judeus migrações e espacialidades, com Lira Neto, doutorando em História na Universidade do Porto.
Em 30/03/2022, realizou-se a aula inaugural, com o título: “Uma reconsideração da história global do direito a partir do movimento constitucional chinês no início do século XX”, com o Prof. Dr. Egas Bender de Moniz Bandeira, pesquisador afiliado ao Max Planck Institute of Legal History and Legal Theory, Professor na Friedrich-Alexander – Universität Erlangen-Nürnberg.
No dia 13/04/2022, ocorreu a palestra intitulada: “O choque fatal – a atual crise energética explicada pela história global do petróleo”, proferida pelo Prof. Dr. Bruno Biasetto, York University.
Em 26/05/2022, ocorreu a palestra intitulada: “De volta à natureza? Utopia e dinâmicas sócio-espaciais no Brasil durante a pandemia da Covid-19”, proferida pela Prof.ª Drª Danielle Heberle Viegas, Munich Centre for Global History – LMU.
Em 21/06/2022, ocorreu a palestra intitulada: “As cidades invisíveis: cidades latino-americanas nos mercados globais de capitais – 1880-1930 – uma experiência global e transdisciplinar, com o Prof. Dr. José Augusto Miranda, da Universidade Austral de Chile.
Na organização das atividades considerou-se a área de concentração do curso e suas respectivas linhas de pesquisa. Assim, as referidas aulas inaugurais e palestras favoreceram a difusão do conhecimento, promovendo o intercâmbio de saberes, a partir da comunicação dos estudos realizados pelos(as) docentes convidados(as), bem como possibilitaram aos(as) discentes e docentes do PPGHCE conhecerem as experiências de pesquisa e docência no exterior.
Vale, ainda, destacar que todas as atividades foram realizadas de forma remota, através da plataforma de streaming – Stream Yard -, transmitidas pelo canal do PPGHCE no Youtube, recurso que ampliou a audiência, uma vez que todas as atividades foram gravadas e disponibilizadas no site do curso, podendo ser consultada após a realização.
Inserção Internacional dos Docentes
Além das lives, palestras e aulas inaugurais, as atividades de pesquisa e participação em eventos de três docentes permanentes merecem destaque e enfatizam a internacionalização: Patrício Carneiro Araújo, Inez Martins Gonçalves e Sílvia Alves Siqueira. Os 3 tiveram e mantêm ainda vínculos com outros países e pesquisadores estrangeiros.
PROF. DR. PATRÍCIO ARAÚJO
LICENÇA CAPACITAÇÃO (LIMA-PERU)
No caso de Patrício, destacamos algumas atividades internacionais. A primeira delas foi uma licença capacitação entre 03 de junho a 31 de agosto de 2024 na Universidad Cientifica del Sur, em Lima-Peru.
OBJETIVOS
Aprimorar o uso do Espanhol através da imersão, visando o desenvolvimento de pesquisas posteriores, inclusive durante o futuro Estágio de Pós-Doutorado; Estabelecer contatos, redes e alianças com instituições latino-americanas, com as quais posteriormente se poderá firmar acordos de cooperação acadêmica; Atualização nas leituras sobre alimentação e sustentabilidade entre povos tradicionais dos países andinos; Estabelecer as primeiras aproximações com um campo de pesquisa e rede de interlocutores, visando pesquisas posteriores; Dar os primeiros passos na direção da construção do projeto de pesquisa a ser desenvolvido no pós-doutorado (2025), cujo tema envolverá alimentação tradicional e sustentabilidade em países andinos. Estes objetivos constam do próprio relatório entregue à UNILAB pelo professor após a licença.
b) DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:
– Historia y Geografía Gastronómica
– Taller en Servicios Turísticos I
– Introducción a la Investigación Científica
– X Seminario Internacional “Afrodescendientes: reparaciones históricas, Participación Política, Tierra y Terrório, Medio Ambiente”
– Saídas a campo (Cieneguilla, Pachacamac, Barranco, Áspero e Caral)
– 02 Aulas ministradas na UCSUR
– 02 Aulas ministradas na UNMSM
– Participação com coordenação de GT, apresentação de trabalho e conferência na 34ª Reunião Brasileira de Antropologia (RBA)
– Organização e participação, com apresentação de trabalho, do Congreso de Políticas Públicas y Gestión Cultural de la Cátedra Unesco: El patrimonio culinario en el marco de los nuevos movimientos turísticos – Políticas Públicas en Turismo relacionadas a patrimonio culinario como estrategias de etnodesarrollo. Palestra: “Comida de Terreiro y Comida de Quilombo: una reflexión sobre alimentación, cocinas afrodescendientes y nuevos movimientos turísticos en Brasil”
– Escrita de artigos e submissão em revistas especializadas
– Leitura sistemática da obra de José Maria Arguedas (“Pai da Antropologia Peruana”)
– Manutenção de Diário de Campo (140 páginas, disponível e à disposição da PROPPG)
– Organização de Dossiê Temático (Revista Mangut de Gastronomia – UFF – Brasil.
– Capítulo de livro
– Resumos de 04 artigos para apresentação oral em Congresso
– Participação em Lançamento de livro
– Reuniões de trabalho para organização de eventos
– Aprimoramento do uso do idioma Espanhol através de trabalho voluntário (imersão em forma de convivência com espanohablantes e manejo da língua falada)
DISCUSSÕES
Foi estabelecida uma imersão profunda na história e cultura do Perú (país anfitrião), sempre a partir do Espanhol (língua do país anfitrião) e de múltiplas ações, atividades e inciativas, que foram comprovadas por farta documentação anexadas ao relatório. A participação em aulas de três disciplinas ministradas pela supervisora da Licença Capacitação, em duas universidades de Lima (Universidad Científica del Sur e Universidad Nacional Mayor San Marcos), as idas a campo, as articulações com professores/as e pesquisadores/as do país e a leitura sistemática de obras relacionadas aos temas afins aos meus interesses de pesquisa e estudos possibilitaram uma ampliação dos conhecimentos teórico-metodológicos no campo dos estudos de alimentação, preparando assim o ambiente favorável para a futura pesquisa de pós-doutorado naquele país e outros desdobramentos. Além disso, a convivência no meio acadêmico daquele país, em seu próprio idioma, mostrou-se como estratégia eficaz para um aprimoramento do Espanhol, o que oportunizou a articulação de parcerias e a ampliação das redes estratégicas que podem ser fundamentais não só para o docente, mas também para a própria universidade e o PPGHCE, já que os acordos de cooperação acadêmica também podem beneficiar estudantes e professores/as da UECE e do programa no Perú. Some-se a tudo isso a imersão na língua falada através de trabalho voluntário junto a uma obra social que atende idosos em situação de vulnerabilidade social em Lima.
RESULTADOS OBTIDOS
Como sabemos, uma experiência como esta, de três meses de Licença Capacitação em outro país, possibilita resultados que vão muito além do aprimoramento pessoal como docente e pesquisador. Nesse sentido, entre os muitos resultados, destacamos os seguintes: a) ampliação e melhoramento da proficiência e manejo do idioma Espanhol; b) aprofundamento do conhecimento sobre a história e cultura do Perú e do mundo andino, com destaque para seus povos tradicionais e cosmopercepções, em consonância com uma convergência epistemológica sul-sul; c) visita, conhecimento e articulações junto a três universidades peruanas localizadas em Lima (Universidad Científica del Sur, Universidad Nacional Mayor San Marcos e Universidad Católica Sede Sapientiae), nas quais, além de acompanhar três disciplinas, o docente pode conhecer professores/as, coordenadores/as e diretores/as de diversas áreas de conhecimento que exercem diferentes funções docentes, de pesquisa e administrativas, com os/as quais o docente pode conversar e articular parcerias relacionadas com ensino, pesquisa e mobilidade acadêmica, sempre pensando no desenvolvimento pessoal como profissional, na ampliação das redes estratégicas e no melhoramento dos índices de internacionalização do PPGHCE; d) aquisição e leitura de bibliografia específica sobre Antropologia, História, estudos de classe, alimentação, religião, educação etc. no Peru e mundo andino; e) Realização de idas a campo, na companhia de professores/as e estudantes das universidades visitadas, o que possibilitou um conhecimento mais prático dos sítios arqueológicos e das culturas/povos locais, além de se aproximar mais dos/as docentes e pesquisadores/as, conhecendo melhor seus métodos e suas referências teóricas; f) Realização de trabalho voluntário (como estratégia de Pré-Campo e imersão na língua e nos problemas sociais locais) numa obra social na qual pretendo desenvolver parte da pesquisa de campo do meu Pós-Doutorado, programado para o período de março de 2025 a março de 2026.
OBSERVAÇÕES
Conforme já havia sido anunciado no Plano de Trabalho, algumas atividades relacionadas com a Licença Capacitação foram realizadas no Brasil, outras foram realizadas em datas após o término legal do afastamento para Licença Capacitação em função do planejamento das instituições e outras ainda foram realizadas durante o período abrangido pela Licença Capacitação, mas se completaram em períodos posteriores à Licença. Todas essas atividades também foram comprovadas no relatório já que constavam no Plano de Trabalho. As atividades foram as seguintes:
a) De 18 de junho a 11 de setembro de 2024, estágio voluntário na Obra Social Casa San Martín de Porres, dos Frades Dominicanos de Lima-Peru. Pesquisa de campo sobre alimentação e questões sociais, que constitui objeto de seu Pós-Doutorado a partir de março de 2025, no México, como explicamos mais adiante.
b) X Seminário Internacional “Afrodescendientes: reparaciones históricas, participación política, tierra y território, medio ambiente”, Lima, Peru, de 25 a 28 de junho de 2024. Volta à tona a questão da equidade étnico-racial.
c) 34ª Reunião Brasileira de Antropologia (RBA), em Belo Horizonte (Brasil), entre 23 e 26 de julho de 2024. Durante essa participação foram desenvolvidas as seguintes atividades:
(i) Coordenação do Grupo de Trabalho 090: Religiões afro-ameríndias entre Norte e Nordeste do Brasil: territórios, trânsitos e práticas;
(ii) Apresentação do trabalho O posicionamento da Antropologia acerca do racismo religioso no Brasil deve ser um compromisso ético-político com quem historicamente sempre colaborou com o desenvolvimento desta ciência e disciplina, no Simpósio Especial 15 – Laicidade e Democracia em Perspectiva;
(iii) Apresentação do trabalho As Sete Encruzilhadas de Obá no candomblé cearense: agência e protagonismo da pomba-gira e do orixá na configuração do empoderamento feminino no candomblé ketu em Fortaleza (CE), no GT 090 já citado.
d) Participação no II Congreso Internacional en Políticas Públicas y Gestión Cultural: Patrimonio culinario y nuevos movimentos turísticos, promovido pela Universidad Científica del Sur e Cátedra UNESCO Políticas Públicas y Gestión Cultural, em Lima, Peru. Mesa sobre “Políticas Públicas en Turismo relacionadas a patrimonio culinário como estrategias de etnodesarrollo”. Na ocasião, sua participação foi a seguinte:
(i) Conferência intitulada Comida de Terreiro y Comida de Quilombo: una reflexión sobre alimentación, cocinas afrodescendientes y nuevos movimientos turísticos en Brasil.
e) Trabalhos apresentados no XXXIV Congreso ALAS RD-Caribe (congresso bianual da Associação Latino Americana de Sociologia), que aconteceu na cidade de Santo Domingo (República Dominicana), entre os dias 03 a 08 de novembro de 2024. Neste congresso apresentou (de forma virtual) os seguintes trabalhos:
(i) “Mãe Obassi e sua descendência: liderança afroreligiosa feminina no Nordeste do Brasil e o enfrentamento da violência de gênero” (no GT 26 – Sociología de las Religiones);
(ii) “Cocinas de terreiro: una mirada a las formas y significados asumidos por la cocina ancestral afrodiaspórica en Brazil” (no GT 30 – Alimentación y Cocinas en las Américas y Caribe).
f) Trabalhos apresentados (de forma presencial) no IV Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina e no Congresso Internacional Pensamento e Pesquisa sobre a América Latina, realizado na USP, São Paulo (Brasil), entre os dias 04 a 08 de novembro de 2024. Nestes eventos, sua participação (resultado do período da Licença Capacitação) foi a seguinte:
(i) Apresentação do trabalho “A respeito de uma Pacha Manca: saberes ancestrais, conhecimento acadêmico e turismo em Cieneguilla, Peru (2024)” no Seminário de Pesquisa 12 – Interações Sociais, Ecossistêmicas e Desenvolvimento nas Comunidades Tradicionais, Étnicas e Camponesas Latino-Americanas;
(ii) Apresentação do trabalho “Sobre a conformação do campo afroreligioso no Ceará: Mãe Obassy e as trocas entre Ceará, Rio de Janeiro e Bahia” no Seminário de Pesquisa 37 – Questões étnico-raciais e Patrimônio Cultural na afrodiáspora latino-americana e caribenha;
(iii) Lançamento do livro “Mesa Fria: um estudo das formas hiper-ritualizadas de alimentar no candomblé” no Seminário de Pesquisa 37 – Questões étnico-raciais e Patrimônio Cultural na afrodiáspora latino-americana e caribenha.
CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO
Ainda como desdobramento imediato dessa licença capacitação, o docente concedeu, ainda em Lima uma entrevista ao CampUCSS em que fala das suas pesquisas e de sua participação futura no I Congreso Internacional «Educación sin barreras: Comprometidos con la equidad, la inclusión y la interculturalidad» nos dias 24 e 25 de outubro de 2024. Por fim, ele participou do Congresso, recebendo o certificado. Sua entrevista está transcrita e publicada no site CamPUCSS, periódico da Universidade Católica.
O I Congreso Internacional de Educación ocorreu na Universidade Católica Sedes Sapientiae, na Facultad de Ciencias de la Educación y Humanidades, e se definiu da seguinte forma: “La Universidad Católica Sedes Sapientiae (UCSS), fiel a su identidad, asume con responsabilidad su misión de ser un espacio donde el saber y la creatividad se orienten al bien común, siempre en búsqueda de la verdad. Como expresión de este compromiso, surge el I Congreso Internacional: “Educación sin barreras: Comprometidos con la equidad, la inclusión y la interculturalidad”, organizado por la Facultad de Ciencias de la Educación y Humanidades. Este congreso tiene como objetivo promover el intercambio de experiencias e investigaciones entre instituciones, expertos, investigadores y líderes comunitarios del Perú y otros países. La modalidad virtual del congreso permite una participación global, facilitando el diálogo intercultural y el aprendizaje compartido. A lo largo del evento, se presentarán ponencias internacionales, nacionales y experiencias exitosas en el ámbito de la educación básica y superior que servirán de inspiración a educadores y profesionales comprometidos con la mejora continua.” São as palavras da Mestre Marietta Arellano Cabo, Diretora da Faculdade de Ciências da Educação, sobre a internacionalização e o intercâmbio entre as instituições, assegurados pelo formato virtual, com a participação de palestrantes de diversas nacionalidades: peruanos, brasileiros, um italiano, um croata, um colombiano e um chileno.
A palestra de Patrício ocorreu em 25 de outubro de 2024: “Educación, interculturalidad y equidad racial en la perspectiva del sur global: el caso de la Universidad de la integración Internacional de la Lusofonía afrobrasileña”. Aborda o papel da UNILAB, em Redenção-CE (onde é professor), na questão do ensino, da política afirmativa de inclusão, da pluralidade e equidade étnico-racial, na perspectiva do Sul Global, pós-colonial e global, articulando o terceiro mundo: África e América Latina. Busca-se, portanto, uma inversão das centralidades. Reforça-se, assim, o prisma das múltiplas espacialidades e da História Global, previstas, respectivamente, na Área de Concentração e, sobretudo, na Linha de Pesquisa de Espaços, Sociedades e Experiências.
A Revista da Universidade reforça isso:
“Además, se abordarán experiencias educativas exitosas que promueven la equidad e inclusión en diversas realidades.
[…] La UCSS expresó su gratitud a los aliados estratégicos que contribuyeron a hacer realidad este espacio de reflexión académica, donde se abordan temas cruciales para la construcción de una educación más justa y accesible para todos.
Este congreso marca un paso significativo en el compromiso de la universidad por una enseñanza inclusiva, reafirmando su rol como promotora del diálogo académico y la equidad.”
Enfatiza, portanto, as políticas afirmativas de inclusão e acessibilidade.
GT DA UNILAB
Entre 28 de julho e 28 de novembro de 2023, Patrício foi instituído via Portaria para compor, como representante do Instituto de Humanidades, o Grupo de Trabalho que construiu as diretrizes de internacionalização da UNILAB. O GT foi responsável pela elaboração do Plano de Internacionalização da UNILAB, submetido depois aos conselhos da administração superior. As reuniões e os trabalhos do grupo foram assessorados pela Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais. A partir daí foram criados subsídios concretos para o Convênio assinado entre a UNILAB e a Universidade Veracruzana e, em seguida, a realização do Pós-Doutorado de Patrício no México, com parte da pesquisa de campo e etnográfica na capital do Peru.
MÉXICO
O perfil internacional de Patrício se estende ao México. Proferiu conferência no “I Coloquio Internacional Alimentación en Mexico y America Latina. Problemáticas actuales y alternativas a futuro”, no Instituto de Antropologia da Universidade Veracruzana (Xalapa, México). Sua intervenção se intitulou: “Los conocimientos tradicionales de los pueblos tradicionales afrobrasileños para una nueva ecología de comer”, na manhã de 23 de agosto de 2022. O colóquio, ocorrido em 22 e 24 de agosto de 2022, foi organizado pelo grupo de pesquisa “Estudios sobre Territorio y Patrimonio Cultural” e pela “Academia de Estudios de Etnohistóricos y Culturales”, e visava possibilitar um diálogo acadêmico entre pesquisadores da Universidade Veracruzana e destacados intelectuais nacionais e internacionais. Tinha a intenção de possibilitar reuniões de trabalho para consolidar redes de colaboração interinstitucionais, nacionais e internacionais, sobretudo a coedição de coletânea e o desenvolvimento de uma rede de pesquisadores, à qual Patrício se vinculou e com a qual empreendeu publicações. Inclusive, o grupo de pesquisa ao qual se vinculou no Pós-Doutorado a partir de março de 2025 é esse mesmo: “Estudios Antropológicos sobre Territorio y Patrimonio Cultural”.
Já em 30 de agosto 2023, proferiu a conferência: “¿Qué come la Tierra? Tradiciones alimentarias ancestrales y reciprocidad en las religiones afro-brasileñas”, no segundo “Coloquio Internacional Alimentación en Mexico y America Latina” organizado pelo mesmo grupo de pesquisa e pela mesma Academia indicados acima, no Instituto de Antropología da Universidade Veracruzana, de 12 de abril a 13 de dezembro de 2023. É o que explica o próprio Patrício quando perguntado sobre esse evento pela Coordenação do PPGHCE: “Este seminário funcionou ao longo de todo o ano, com uma conferência a cada mês. Cada mês um pesquisador discutia um tema diferente a partir da experiência de seu país, como se fosse um curso.” (03/03/2025)
Atualmente, de 15 de março de 2025 a 15 de março de 2026, está afastado para fazer Pós-Doutorado na Universidade Veracruzana, no Instituto de Antropologia, sob a supervisão da Profa. Dra. Yuribia Velásquez Galindo. Seu projeto se intitula: “Alimentación y dignidad humana: la cocina de la casa San Martín de Porres en la atención a adultos mayores en situación de vulnerabilidad en Lima, Perú,”. As atividades previstas incluem: cursos, aulas, oficinas, conferências e outras atividades do grupo de pesquisa Estudios Antropológicos sobre Patrimonio Cultural e do Laboratório de Etnografia Contemporânea, coordenado por sua supervisora. Na Carta de Aceite, o Instituto e a supervisora reforçam a intenção de que o intercâmbio entre pesquisadores de ambas as instituições (UNILAB/PPGHCE e Univ. Veracruzana) resulte em publicações conjuntas, participação em eventos acadêmicos e outras colaborações interinstitucionais em decorrência do recente Convênio de colaboração assinada entre a UNILAB e a Universidade Veracruzana (UV). Antes disso, no plano de atividades e na carta de solicitação do Pós-Doutorado a sua supervisora, Patrício já enfatizou sua intenção com a pesquisa: realizar estudos avançados sobre Antropologia e História da alimentação, gastronomia e culturas alimentares. Reforçou igualmente as colaborações previstas no Acordo de Cooperação assinado entre a UNILAB e a UV.
É o que prevê o projeto de Pós-Doutorado submetido por Patrício à UV e igualmente apresentado à coordenação do PPGHCE para subsidiar o registro do afastamento e da internacionalização do programa no relatório quadrienal e para já constar na Plataforma Sucupira para o coleta 2025.
No curso do seu Pós-Doutorado no México, Patrício voltará a fazer um estágio voluntário e de pesquisa na Obra Social San Martín de Porres (Lima-Peru) de 16 de julho a 2 de janeiro de 2026, quando fará o levantamento de material etnográfico.
Na segunda 17/03/2025, o professor informou por mensagem escrita ao coordenador do PPGHCE, que o tem acompanhado de perto, o início de suas atividades de Pós-Doutorado: “Boa tarde. Estou passando só para dizer que já estou em Xalapa. Deu tudo certo no trânsito entre Brasil e México e já estou bem instalado por aqui. Terei minha própria sala de trabalho no Instituto de Antropologia e poderei trabalhar tranquilamente.” Além disso, ressaltou o que já estava previsto no projeto e no Plano de Atividades: “Sendo assim, se precisar, pode registrar na avaliação da Sucupira o Pós-Doutorado no México, com campo de pesquisa no Peru, como atividade de internacionalização.” Veja a consciência da relevância da sua própria atividade e o conhecimento dos critérios exigidos pela CAPES.
ARGENTINA
Em 2024, apresentou a comunicação “El orígen y la estética: soberanía alimentaria y comida ancestral en comunidades afroreligiosas en Brasil”, no I Encuentro Internacional sobre la Cuestión Social en el Siglo XXI: “La cuestión social, emociones y territorios: diálogos polifónicos en la era transglobal”, de 20 a 22 de novembro de 2024, na Universidad Nacional de La Matanza, Buenos Aires (Argentina). Ele compôs a Mesa Redonda 3: “Alimentación, comensalidad y el comer”. O evento é parte da Rede Internacional de Sociologia de las Sensibilidades e a MR 3 foi coordenada Angélica Arriola (Universidad Científica del Sur, Peru).
Ainda a respeito das redes de pesquisadores, quando perguntado pela coordenação se ele compõe alguma dessas redes na Universidade Veracruzana (México), onde está fazendo o Pós-Doutorado nesse momento, Patrício afirma, categoricamente: “Sim, participo de um grupo, uma rede internacional de estudos da alimentação, que se chama: Grupo de Trabalho “Alimentación y Cocinas en América Latina y Caribe”. Portanto, em seu caso, a internacionalização está bem consolidada e diversificada em mais de um país: Brasil-Peru-México-Argentina.
PROFA. DRA. INEZ MARTINS
A atuação internacional de Inez Martins ocorreu na Suécia e Portugal em abril de 2023: 1) Participou do European Social Science History Conference (ESSHC – 2023), na Universidade de Gotemburgo (Suécia), de 12 a 15/04/2023. A programação consta no site, com o resumo da comunicação da docente (Programme 2023 | ESSHC: https://esshc.iisg.amsterdam/en/media/993). 2) Compôs a Comissão de Organização do Colóquio Entre teatros e coretos: práticas e repertórios para banda no longo século XIX, na Universidade Nova de Lisboa (Portugal), de 20 a 21/04/2023. 3) Proferiu a conferência Circulação Atlântica de músicos, instrumentos e repertório no século XIX, no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), em 22/04/2023. O PPGHCE foi parceiro efetivo do Colóquio em Lisboa e teve sua logo afixada na capa da Programação. Como resultado do colóquio, a professora está concluindo com um colega português um texto a ser publicado no livro (coletânea de textos) “Echoes of 19th-Century Liberalism in the Iberian and Latin American Music”, pela editora americana/inglesa (Nova York/Oxford) Berghahn. Os organizadores da coletânea são espanhóis e portugueses. Com o mesmo colega português está organizando o dossiê de uma revista A1 no Brasil.
Como desdobramento do Colóquio, o Prof. Dr. Rui Vieira Nery, da Universidade Nova de Lisboa, foi convidado para a Universidade Estadual do Ceará e proferiu a aula inaugural do segundo semestre de 2024 do PPGHCE, sob a mediação da Profa. Inez: “Portugal e Brasil: 4 séculos de trocas musicais”.
Está afastada para pós-doutorado na Universidade Nova de Lisboa, de 01/03/2025 a 01/03/2026, projeto:0 “Luigi Maria Smido e a circulação transnacional de músicos, repertórios e instrumentos”, Grupo de pesquisa: Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, supervisão: Profa. Dra. Luísa Mariana de O. R. Cymbron. Professora visitante no CESEM, um centro de pesquisa internacional ligada à UNL. É também associada à IMS – International Musicology Society.
PROFA. DRA. SILVIA SIQUEIRA
A internacionalização de Sílvia Siqueira se deu pela participação no International Congress “Women and writing in the Roman West”, em 21 e 22 de novembro de 2024, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. A apresentação foi em formato de banner/comunicação oral e fez parte do tema “Escrita e mulheres na iconografia” (Women, Writing and Iconography). A pesquisa propôs a diversificação do uso de documentação para o estudo de mulheres no século IV, visto a predominância dos estudos epigráficos. O estudo “Quando o texto silencia, a imagem comunica: história e iconografia no Itinerarium Egeriae e imagens fúnebres” demonstra como as artes visuais podem complementar a abordagem ao proporcionar aos historiadores(as) acesso às condições sociais de um espectro mais amplo das mulheres. O estudo propõe uma análise comparativa entre o texto escrito, especialmente as passagens bíblicas e algumas imagens presentes em catacumbas e monumentos fúnebres de mulheres elaboradas entre o III século e o IV d.C. Por meio da iconografia, procura verificar possível identificação entre texto e imagem em uma semântica elaborada para as figuras femininas na arte cristã primitiva, as quais desempenharam papéis significativos na transmissão da fé.
No âmbito das relações de internacionalização a participação é relevante seja na apresentação do estudo, seja na audiência e aprendizado nas intervenções de especialistas, assim como no intercâmbio com estudiosos e estudiosas sobre mulheres no mundo antigo. Foi estabelecida uma parceria com a Uniarq – Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa, bem como com a Faculdade de Letras. Um primeiro diálogo foi estabelecido e enseja possíveis trabalhos posteriores com Hérica Valladares, do Departament of Classical Studies at the University of Pennsylvania, cujo estudo sobre a escrita de mulheres em Pompeia coincide com as preocupações da docente Silvia Siqueira, sobretudo no interesse deste programa de ampliação do network de pesquisadoras da antiguidade.