Pesquisa

 

As linhas de pesquisa e desenvolvimento do MNPEF-SBF estão organizadas de forma a classificar as dissertações ou materiais instrucionais produzidos pelos alunos como requisito para a obtenção do título de mestre. Identificamos preliminarmente três importantes vertentes:

 

1 – Física no Ensino Fundamental.

Área de concentração:

Física na Educação Básica.

Desenvolvimento de produtos e formas de abordagem visando conteúdos de Física adequados a estudantes do Ensino Fundamental, de forma integrada com outras disciplinas.

 

2 – Física no Ensino Médio.

Área de concentração:

Física na Educação Básica.

Atualização do currículo de Física para o Ensino Médio de modo a contemplar resultados e teorias da Física Contemporânea visando uma compreensão adequada das mudanças que esses conhecimentos provocaram e irão provocar na vida dos cidadãos.

 

3 – Processos de Ensino e Aprendizagem e Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Física.

Área de concentração:

Formação de professores de Física em nível de mestrado.

Desenvolvimento de produtos e processos de ensino e aprendizagem que utilizem tecnologias de informação e comunicação tais como aplicativos para computadores, midia para tablets, plataforma para simulações e modelagem computacionais, aquisição automática de dados, celulares e redes sociais.