Projetos de Pesquisa
1. Prof. Dr. Alexandre Magno Rodrigues Teixeira
I. Desenvolvimento de protótipos de fármacos e nanocorpos de camelídeos para o tratamento da COVID-19: design & prospecção quântica e ensaios biológicos (EDITAL 01/2020: PROGRAMA INOVA FIOCRUZ-CE/ FUNCAP – Processo Nº: FIO-0167-00060.02.00/20
Descrição: A presente proposta objetiva desenvolver insumos farmacêuticos ativos (IFA) antivirais empregando como alvo a neutralização viral (proteína Spike (S) do SARS-CoV-2) e a replicação viral (protease Mpro e Polimerase RNA-dependente – RdRp). Para tanto, serão investigados protótipos, moléculas naturais e sintéticas, e nanocorpos de camelídeos (anti-SARS-CoV-2) para o tratamento de COVID-19. As moléculas líderes serão associadas aos nanocorpos com vistas ao direcionamento ao alvo terapêutico (molécula+anti-SARS-CoV-2). Para identificação das moléculas capazes de inibir o SARS-CoV-2 (replicação viral) serão utilizadas ferramentas de biologia computacional e ensaios biológicos in vitro. Como ponto de partida para os ensaios in silico, moléculas candidatas, como chalconas, cumarinas, alcaloides e glucosídeos fenólicos, foram selecionadas de acordo com evidências científicas e/ou resultados preliminares do grupo. Entre os objetivos específicos que conta com minha colaboração é a caracterização das substâncias por técnicas de determinação estrutural e espectroscópicas, e cálculos de primeiros princípios.
Situação: Em andamento;
Natureza: Pesquisa.
II. Propriedades de estado sólido de chalconas, derivados de fármacos, e nanopartículas funcionalizadas (Chamada CNPq Nº 4/2021 – Bolsas de Produtividade em Pesquisa – PQ)
Descrição: O objetivo geral deste projeto é investigar as propriedades estruturais e espectroscópicas de novas moléculas e cristais de chalconas e derivados de chalconas; de novas moléculas e cristais derivados dos fármacos comerciais apresolina, isoniazida e ibuprefeno; e de novas nanopartículas magnéticas funcionalizadas com chalconas..
Situação: Em andamento
Natureza: Pesquisa.
2. Prof. Dr. Antônio Joel Ramiro de Castro
I. Ensino de Nanociência e Nanotecnologia para educação básica e superior
Descrição: O projeto tem como finalidade introduzir conceitos fundamentais de nanociência e nanotecnologia em diferentes níveis de ensino, adaptando conteúdos para estudantes da educação básica e superior. A proposta é desenvolver materiais didáticos e estratégias pedagógicas que facilitem a compreensão dessas áreas emergentes, promovendo um ensino acessível e contextualizado. A iniciativa busca despertar o interesse pela ciência e tecnologia entre os alunos, capacitando professores e criando recursos que integram teoria e prática.
Situação: Em andamento;
Natureza: Pesquisa.
II. Estudo das propriedades magnéticas, eletrônicas evibracionais de (nano)compósitos à base de biomassa e niobatos/molibdatos
Descrição: EDITAL N 09/2023 – FUNCAP – BOLSA DE PÓS-DOUTORADO. Concessão de Auxílio à Pesquisa para apoio a projeto de pesquisa científica e/ou tecnológica. Financiamento de projeto de pesquisa e bolsa de pós-doc..
Situação: Em andamento;
Natureza: Pesquisa.
III. Ciência e Sertão: Uma Perspectiva Interdisciplinar através das Ciências Humanas e Naturais na divulgação científica
Descrição: O projeto Ciência e Sertão tem como objetivo, levar a divulgação científica para as escolas de ensino fundamental e médio do sertão central, praças dos bairros, comunidades embrenhadas por estradas carroçais, periferias, bairros de riscos, instituições em geral, através de vários projetos já existentes em nossas instituições de ensino, tais como os subprojetos: Astronomia para todos, História e Guerra Fria, Física On, Fun Física, Nanociencia e Nanotecnologia, entre outros. Estes subprojetos concentram-se na divulgação científica de forma interdisciplinar, explorando a intersecção entre a ciências, tecnologia, cultura, história e a política. O desenvolvimento dos subprojetos agrega uma grande variedade de atividades científicas e humanísticas com carácter interdisciplinar entre os sujeitos envolvidos (escolas, universidades, estudantes, professores e comunidade em geral). As atividades desenvolvidas são caracterizadas por meio de eventos, palestras, workshops, uso de plataformas streaming e redes sociais, feira de ciências, observatório astronômicas nas praças e escolas localizadas nas cidades do interior do Estado, entre outras. Essas ações têm servido como fonte de inspiração para o surgimento de novas abordagens na divulgação científica, ao mesmo tempo em que fortalecem e solidificam os laços de comunicação entre a sociedade e a universidade.
Situação: Em andamento;
Natureza: Pesquisa.
IV. Materiais (nano)estruturados multifuncionais para aplicações em adsorção, catálise e energias renováveis
Descrição: Este projeto tem como objetivo conduzir uma pesquisa envolvendo o desenvolvimento, análise e exploração das propriedades físico-químicos de materiais (nano)estruturados multifuncionais à base de biomassas (metal/carbono), óxidos e rejeitos minerais. Os nanomaterias a base Biomassas (metal/carbono) e óxidos serão obtidos por rotas sintéticas distintas incluindo método hidrotérmico utilizando biomassa, nanomoldagem dentre outros. Já os rejeitos minerais, também ricos em óxidos, serão obtidos nas minas de extração dos estados do Ceará e Rio Grande do Norte, onde temos colaborações estabelecidas. Em seguida, faremos uma aplicação destes compósitos como catalisadores para a produção de valiosos intermediários químicos e energia em processos de reforma de metano, oxidação de hidrocarbonetos, e processos adsortivos voltadas para a remoção de metais pesados. A investigação abrangerá um estudo das características estruturais e vibracionais usando técnicas como difração de raios-X (XRD), espectroscopia Raman e espectroscopia de infravermelho por transformada de Fourier (FTIR). Adicionalmente, a morfologia será avaliada por Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), enquanto a composição será analisada por Espectroscopia de Raios-X por Dispersão de Energia (EDS), Análise Elementar (CHNs) e Análise Termogravimétrica (TGA). Além disso, as propriedades texturais e magnéticas serão examinadas usando Vibrating Sample Magnetometry (VSM), adaptada de acordo com o metal específico utilizado na síntese. A ampla aplicabilidade desses materiais é de grande interesse científico e comercial, devido ao seu potencial de aplicação em diversas áreas do conhecimento. Os materiais multifuncionais apresentam diversas utilidades derivadas de suas características inerentes, como porosidade, extensas áreas de superfície, condutividade notável, capacidades de sensor, potencial catalítico e aplicabilidade ambiental por meio de processos de adsorção química. Essa empreitada contribui, assim, para ampliar a compreensão científica dessas propriedades recém-descobertas e de seus potenciais aplicações, reforçando a competitividade da indústria nacional. A análise e a aplicação desses materiais terão efeitos de longo alcance em indústrias que abrangem química, farmacêutica, biocombustíveis verdes, biomateriais, compostos inorgânicos e produção de painéis solares. NÚMERO DO PROCESSO: UNI-0210-00410.01.00/23EDITAL N 06/2023 – FUNCAP UNIVERSAL.
Situação: Em andamento;
Natureza: Pesquisa.
6. Prof. Dr. Bruno Tavares de Oliveira Abagaro
7. Prof. Dr. Célio Rodrigues Muniz
8. Prof. Dr. Daniel Linhares Militão Vasconcelos
I. Materiais (nano)estruturados multifuncionais para aplicações em adsorção, catálise e energias renováveis
Descrição: Este projeto tem como objetivo conduzir uma pesquisa envolvendo o desenvolvimento, análise e exploração das propriedades físico-químicos de materiais (nano)estruturados multifuncionais à base de biomassas (metal/carbono), óxidos e rejeitos minerais. Os nanomaterias a base Biomassas (metal/carbono) e óxidos serão obtidos por rotas sintéticas distintas incluindo método hidrotérmico utilizando biomassa, nanomoldagem dentre outros. Já os rejeitos minerais, também ricos em óxidos, serão obtidos nas minas de extração dos estados do Ceará e Rio Grande do Norte, onde temos colaborações estabelecidas. Em seguida, faremos uma aplicação destes compósitos como catalisadores para a produção de valiosos intermediários químicos e energia em processos de reforma de metano, oxidação de hidrocarbonetos, e processos adsortivos voltadas para a remoção de metais pesados. A investigação abrangerá um estudo das características estruturais e vibracionais usando técnicas como difração de raios-X (XRD), espectroscopia Raman e espectroscopia de infravermelho por transformada de Fourier (FTIR). Adicionalmente, a morfologia será avaliada por Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), enquanto a composição será analisada por Espectroscopia de Raios-X por Dispersão de Energia (EDS), Análise Elementar (CHNs) e Análise Termogravimétrica (TGA). Além disso, as propriedades texturais e magnéticas serão examinadas usando Vibrating Sample Magnetometry (VSM), adaptada de acordo com o metal específico utilizado na síntese. A ampla aplicabilidade desses materiais é de grande interesse científico e comercial, devido ao seu potencial de aplicação em diversas áreas do conhecimento. Os materiais multifuncionais apresentam diversas utilidades derivadas de suas características inerentes, como porosidade, extensas áreas de superfície, condutividade notável, capacidades de sensor, potencial catalítico e aplicabilidade ambiental por meio de processos de adsorção química. Essa empreitada contribui, assim, para ampliar a compreensão científica dessas propriedades recém-descobertas e de seus potenciais aplicações, reforçando a competitividade da indústria nacional. A análise e a aplicação desses materiais terão efeitos de longo alcance em indústrias que abrangem química, farmacêutica, biocombustíveis verdes, biomateriais, compostos inorgânicos e produção de painéis solares. NÚMERO DO PROCESSO: UNI-0210-00410.01.00/23EDITAL N 06/2023 – FUNCAP UNIVERSAL..
Situação: Em andamento;
Natureza: Pesquisa.
II. Ciência e Sertão: Uma Perspectiva Interdisciplinar através das Ciências Humanas e Naturais na divulgação científica
9. Profa. Dra. Danusa Mendes Almeida
10. Prof. Dr. Fellipe dos Santos Campelo Rêgo
11. Prof. Dr. Fernando Martins de Paiva
12. Prof. Dr. Francisco Carlos Carneiro Soares Salomão
13. Prof. Dr. Francisco Holanda Soares Júnior
14. Prof. Dr. Francisco Wagner Vasconcelos da Costa
15. Prof. Dr. Gilberto Dantas Saraiva
16. Prof. Dr. Gladeston da Costa Leite
17. Prof. Dr. José Gadelha da Silva Filho
18. Prof. Dr. José Robson Maia
19. Profa. Dra. Lázara Silveira Castrillo
20. Prof. Dr. Makarius Oliveira Tahim
21. Prof. Dr. Marcony Silva Cunha
22. Profa. Dra. Maria Lenúcia de Moura
23. Profa. Dra. Maria Márcia Melo de Castro Martins
24. Prof. Dr. Michel Lopes Granjeiro
25. Prof. Dr. Nildo Loiola Dias
26. Profa. Dra. Paulyne Matthews Jucá
27. Prof. Dr. Raimundo Ivan de Oliveira Júnior
28. Profa. Dra. Raissa Maria Pimentel Neves
29. Profa. Dra. Roberta da Silva
30. Prof. Dr. Robson Guimarães Sanábio
31. Profa. Dra. Rocicler Oliveira Holanda
32. Prof. Dr. Sérgio Gomes dos Santos
33. Prof. Dr. Tácito Thadeu Leite Rolim
34. Prof. Dr. Thiago Soares Ribeiro
35. Prof. Dr. Vanderley Aguiar de Lima Júnior