Professora Sandra Gadelha tem projeto aprovado em Edital da Universidade de Salamanca para mobilidade docente/professor visitante

9 de novembro de 2025 - 17:05

     A Profa. Sandra Maria Gadelha de Carvalho, docente e coordenadora do Programa de Pós Graduação em Educação e Ensino (PPGEEN/ UECE), intercampi FAFIDAM/FECLESC, apresentou projeto que foi aprovado para professora visitante ao Edital 2025de Mobilidade docente para Universidades estrangeiras com as quais a Universidade de Salamanca (USAL)/Espanha tem Convênio institucionalizado. O referido edital exigia a apresentação da proposta por um docente da USAL, no caso, sendo apresentado pelo Prof. Ángel Baldomero Espina Barrio e contemplava atividades acadêmicas variadas, assim como conferia bolsa de permanência, priorizando atividades de internacionalização anteriores dos(as) candidatos(as).

    

Abertura do X Fórum Internacional da ABS no Centro de Estudos Brasileiros (CEB) da Universidade de Salamanca (USAL)

     A Profa. Sandra Gadelha cumpriu o período previsto no Edital para o máximo de 30 dias, entre os meses de setembro e outubro, nos quais desenvolveu atividades variadas na Faculdade de Filosofia, Direito, Ciências Sociais e Economia, junto ao Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais de Ibero América (mestrado e doutorado) da USAL. Dentre as atividades desenvolvidas , participou da organização, coordenou sessão e apresentou trabalho no X Fórum Internacional Educação, Direito e Diversidade, ocorrido no Centro de Estudos Brasileiros ( CEB) da referida Universidade, que completa 25 anos em 2025, e foi promovido pela Associação de Alunos(as) Brasileiros(as) da Universidade de Salamanca (ABS), com a coordenação do Prof. Dr. Daniel Valério. A profa. Sandra Gadelha também compôs bancas em “Tribunal de Tesis Doctoral” , cujo Diretor era o Prof. Ángel Espina dos doutorandos Pedro Salvado e de Pedro Henrique Nogueira, este último, o primeiro mestrando egresso do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE), que agora integra o PPGEEN, a defender tese doutoral em uma Universidade de país estrangeiro.

Tribunal de Tesis de Pedro Henrique Silvestre Nogueira (esquerda) e Tribunal de tesis de Sr. Pedro Salvado (direita), ambos na USAL

     Como parte das atividades docentes, a Profa. Sandra Gadelha, também realizou junto ao Prof. Ángel Espina, reuniões de planejamento para as atividades do convênio no ano vindouro, entre as quais se avistam, aditivo para co-tutela em doutorado, estágios recíprocos para doutorado sanduíche, formação de grupos de pesquisa, futuras publicações, realização de novas mobilidades docentes e seminários entre ambas Universidades. Desta forma, são alvissareiras as atividades previstas no âmbito do Convênio, que certamente fortalecerá a dimensão de internacionalização, pesquisa e ensino, no âmbito do PPGEEN e da Pós Graduação da Universidade de Salamanca, notadamente, o Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais de Ibero América (mestrado e doutorado) da USAL, cujo corpo docente integra o Prof. Dr. Ángel-Baldomero Espina Barrio. Sobre a experiência a Profa. Sandra Gadelha afirma: ” O Programa de mobilidade docente da USAL, abre portas para atividades acadêmicas diversificadas, ao tempo que fortalece a dimensão da internacionalização com Convênios firmados e, no caso do PPGEEN, também a interiorização da Pós graduação. À medida que são garantidas bolsas aos docentes contemplados, temos atividades internacionais de forma mais simétrica. Foi uma emoção participar como professora visitante, entre outras atividades acadêmicas, do “Tribunal de Tese” de Pedro Henrique Nogueira, e Pedro Salvado, em tão renomada Universidade! Agradecemos muito a parceria ao Profa. Ángel Espina!!”.

Participantes do GT Educação no X Forum da ABS/ CEB na Univ. Salamanca.

 

Texto e Fotos: Sandra Maria Gadelha de Carvalho