Participação do PPGEEN/UECE na II Jornada Formativa do FORPRED/NE
7 de julho de 2025 - 10:57
Entre os dias 11 e 13 de junho de 2025, a Universidade Estadual do Ceará (UECE) sediou a II Jornada Formativa do Fórum de Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Nordeste (FORPRED-NE), com organização e acolhimento do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE/ UECE), evento de grande relevância para o fortalecimento da pós-graduação stricto sensu da área de Educação na região.
O Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino (PPGEEN/UECE) teve participação destacada, com a presença ativa de sua coordenação (Professoras Sandra Gadelha e Lúcia Helena) e dos(as) docentes da Comissão de Programa e Bolsas Profa. Diana Nara e Profs. Ernandi Mendes e Sirneto Vicente e ainda das docentes Isabel Sabino, Cecília Lacerda e Solange Xerez, além do bolsista de Pós Doc, Gabriel Neto, ao longo da programação. O PPGEEN participou ativamente, contribuindo para os diálogos sobre a avaliação dos programas no quadriênio 2021-2024 e para a projeção de estratégias para o período 2025-2028, tendo em vista a nova ficha de avaliação.
O evento se consolidou como um espaço fundamental de escuta, constituição de aprendizados e estratégias, análise crítica e articulação coletiva entre os programas da região Nordeste, permitindo o compartilhamento de experiências, desafios e caminhos possíveis diante das exigências da avaliação da CAPES, no quadriênio que se inicia. Ao reunir representantes de diversos Programas de instituições de ensino superior nordestinas, a Jornada fortalece a coesão regional e reafirma o compromisso com a qualidade, a equidade, as ações afirmativas e a relevância social da pós-graduação strictu senso em Educação. Na carta final que sintetiza as principais deliberações e encaminhamentos, a região reafirmou seu compromisso com a defesa da democracia como essencial ao crescimento da pesquisa científica e dos Programas de Pós Graduação no país. E ainda deliberou notas contra o feminicídio em nosso país e em defesa do povo palestino.
A participação do PPGEEN/UECE no FORPRED-NE (que contou com nove docentes) e a ainda a mediação pela coordenadora Profa. Sandra M. Gadelha de Carvalho, da mesa sobre a primeira dimensão do Formulário de avaliação, cujo tema se refere ao Programa, reforça seu engajamento nos debates estratégicos da área, além de contribuir para o aprimoramento de suas práticas acadêmicas e institucionais. O PPGEEN afirma sua identidade e compromisso com a educação pública e inserção territorial e regional!