MARCO HISTÓRICO NA FAFIDAM/UECE 2025 – AULA MAGNA NO PRIMEIRO DOUTORADO EM EDUCAÇÃO NO INTERIOR DO CEARÁ, NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO (PPGEEN)
8 de agosto de 2025 - 13:37
No âmbito das festividades dos 50 anos da Universidade Estadual do Ceará (UECE), no dia 29 de julho, aconteceu a Aula Magna da turma 2025 do primeiro curso de Doutorado em Educação no interior do Ceará, constituindo, junto ao Mestrado Intercampi em Educação e Ensino (MAIE, iniciado em 2013), o Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino (PPGEEN). A Aula Magna é data marcante da interiorização da pós-graduação Stricto Sensu, em nosso estado, e aconteceu na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), onde fica a sede do PPGEEN, no município de Limoeiro do Norte – CE, no Vale do Jaguaribe. O caráter intercampi do PPGEEN se dá, por ser integrado à Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), localizada em Quixadá, onde se desenvolvem também as atividades acadêmicas.
O cerimonialista, professor Gedeon Carneiro, abriu o evento para dar boas-vindas a um auditório quase lotado, com a presença de pós-graduandos(as), docentes da graduação e da pós stricto sensu na FAFIDAM e de várias instituições de ensino superior do vale jaguaribano, professores(as) da educação básica, autoridades municipais, estudantes e egressos(as) do MAIE, desde a primeira turma, bem como participantes da sociedade limoeirense. No primeiro momento especial da noite, aconteceu a emocionante mística envolvendo pós graduandos(as) do mestrado e do doutorado com leituras de trechos de apresentação do Programa e ao som de canções, os 13 doutorandos(as) entraram em fila, apresentando símbolos de seus projetos de pesquisa. Logo após, o cerimonialista compôs a mesa institucional, convidando para falar do momento histórico a coordenadora do Programa, a professora Dra. Sandra Maria Gadelha de Carvalho (PPGEEN), o professor Dr. Rameres (M21), a professora Dra. Célia Maria Sampaio (PROPGPq//UECE), o professor Dr. João Paulo (IFCE/Limoeiro do Norte), Sr. Francisco Baltazar (Vice-prefeito/Limoeiro do Norte, representando a prefeita Dilmara Amaral, que estava em Brasília), a Sra. Emília Celedônio (CREDE 10/Russas), o professor Dr. Cândido Jorge Lobo (Diretor UFC/Russas), e o vereador Heraldo Holanda (Câmara Municipal/Limoeiro do Norte), e concluindo se manifestaram a diretora Dra. Lucenir Jerônimo (FAFIDAM/UECE), e o Mag. Reitor Prof. Hildebrando dos Santos Soares (UECE).
Após a abertura, houve a entrega de placas alusivas ao momento para os convidados(as) e ao Prof. Dr. José Ernandi Mendes, a quem a coordenadora Profa. Dra. Sandra Gadelha homenageou, tendo em vista ter sido ele quem submeteu a proposta de mestrado, em 2012, foi coordenador do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) de 2017-2022, período em que se alcançou a nota quatro na avaliação quadrienal da CAPES/Ministério da Educação(MEC), que permitiu a submissão da proposta do Doutorado, sendo esta também em sua maior parte, por ele escrita, e posteriormente aprovada pela CAPES, com o Programa passando a se denominar PPGEEN. A profa. Sandra Gadelha também referenciou a Profa. Dra. Maria das Dores Mendes Segundo que foi a primeira coordenadora do Mestrado (2013-2016), tendo realizado todo o trabalho de implantação do curso. Os docentes que compõem o PPGEEN no Doutorado são os(as) profs. Drs. Sandra Maria Gadelha de Carvalho (coordenadora), Lúcia Helena de Brito (vice coordenadora), Maria das Dores Mendes Segundo, José Ernandi Mendes, Claudiana Nogueira de Alencar, José Eudes Baima Bezerra, Cecília Rosa Lacerda, Luís Távora Ribeiro, Ana Cristina de Moraes, Antônia Solange Xerez, Lia Pinheiro de Moraes, Isabel Sabino de Freitas e Emerson Augusto de Medeiros. Também se somam como docentes no mestrado os(as) profs. Drs. Diana Nara da Silva Oliveira, Francisco Wagner Soares de Oliveira, Nilson de Sousa Cardoso, João Rameres Reges, Carlos Rochester Ferreira Lima e Sirneto Vicente da Silva.
No segundo momento do evento histórico na FAFIDAM/UECE, foi dado início a Aula Magna com a Conferência proferida pela professora Dra. Miriam Fábia Alves, professora titular da Universidade Federal de Goiás (UFG), e presidenta da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação-ANPED Nacional, que explanou sobre a temática: Pós-Graduação e a Pesquisa em Educação: Interiorização e Democracia.
O curso de doutorado do PPGEEN é um passo histórico e democrático, no caminho da consolidação da interiorização do ensino superior aprovado pela CAPES, com área de concentração em “Educação, Escola e Movimentos Sociais”, estruturado em três linhas de pesquisas inovadoras: Escola, Currículo, Formação Docente e Práticas Pedagógicas e Culturais; EJA, movimentos sociais, educação popular e do campo, práticas discursivas e diversidade; Trabalho, História e Políticas Educacionais.
A coordenadora do programa de doutorado, professora Dra. Sandra Maria Gadelha de Carvalho comemorou com todos esta conquista e afirma ser “Uma realização de grande relevância, permitindo que muitos professores da educação básica, jovens que concluíram sua graduação e outros interessados possam dar continuidade a sua formação na pós-graduação stricto sensu em uma região mais próxima de onde residem”. Ainda ressaltou que foi um sonho planejado e realizado coletivamente que exigiu planejamento e dedicação dos docentes ao longo de 12 anos do mestrado, como fortalecimento da interiorização da pós graduação stricto sensu em nosso estado.
Sendo uma iniciativa pioneira e inédita da Universidade Estadual do Ceará com o primeiro doutorado na região do Semiárido Cearense, o objetivo geral do programa na FAFIDAM/FECLESC, tem como foco formar pesquisadores qualificados e educadores capazes de compreender o fenômeno educativo em seus diversos determinantes socioculturais que incidem sobre o universo educacional, na escola, em seu entorno, e em organizações da sociedade civil, com vistas à atuação científica e transformadora no interior do Ceará, nas regiões do Vale do Jaguaribe, do Sertão Central e demais municípios do semiárido cearense, no Nordeste e no Brasil, na perspectiva da redução das desigualdades sociais e das assimetrias educacionais, e do fortalecimento do direito à educação e da escola pública de qualidade, inclusiva, sintonizada com os valores humanos e democráticos.
Viva o primeiro curso de doutorado em educação do interior do Ceará, marco histórico de 2025 na FAFIDAM/UECE. Seja bem-vindo!