Laboratórios

 

 

1. LABORATÓRIO DE EMBALAGENS DE ALIMENTOS
Coordenadora: Prof. Roselayne Ferro Furtado

Mais informações: O Laboratório de embalagens de alimentos da Embrapa Agroindústria tropical atua na pesquisa de novas embalagens e revestimentos a partir de biopolímeros, desenvolvimento de biossensores para a análise da qualidade de alimentos e método de encapsulamento de bioativos.

 

2. LABORATÓRIO DE BIOENSAIOS QUÍMICO-FARMACOLÓGICO E AMBIENTAL (LABQFAM)
Coordenadora: Profa. Dra. Jane Eire Silva Alencar de Menezes

Mais informações: O Laboratório de Bioensaios Químico-Farmacológico e Ambiental (LABQFAM) atua na pesquisa para o desenvolvimento de bioprodutos, especialmente, na área Químico-Farmacológico e Ambiental utilizando o modelo animal zebrafish (Danio rerio). Os estudos são voltados para a preservação ambiental e aproveitamento dos recursos naturais do Semi-árido e litoral Nordestino.

Contatos:
E-mail: jane.menezes@uece.br

Instagram: https://instagram.com/labzebrafish?igshid=YjNmNGQ3MDY=

 

3. LABORATÓRIO DE CONVERSÃO ENERGÉTICA (LCE+)
Coordenadora: Profa Drª. Mona Lisa Moura de Oliveira

Mais Informações: É coordenado pela Profa Drª. Mona Lisa Moura de Oliveira e está localizado nas instalações do ambiente LAIS/UECE (www.uece.br/lais). Neste laboratório, desenvolvem-se projetos nas áreas de ciências térmicas (combustão, pirólise, reforma e gaseificação), veículos automotores, biocombustíveis/biomassa(bio-óleo, biocarvão, syngas) hidrogênio, energias alternativas, Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) de produtos/processos, monitoramento e controle de emissões, catálise ambiental e adsorção.

Mais informações:www.uece.br/lais

Contato : laceema@uece.br ou lais@uece.br

Fone : (85) 3101-9902

Instagram: https://www.instagram.com/laisuece/

 

4. LABORATÓRIO DE QUÍMICA DE PRODUTOS NATURAIS

(LQPN)

Coordenadora: Profa. Dra. Sônia Maria Costa Siqueira

O Laboratório de Química de Produtos Naturais (LQPN) atua na pesquisa no âmbito de isolamento, síntese e caracterização química de novos princípios ativos de plantas, além de realizar análise de prospecção fitoquímica, antioxidante, antiacetilcolinesterase e atividade biológica utilizando o modelo animal zebrafish (Danio rerio), em parceria com o LABQFAM. Os estudos são voltados para a preservação ambiental e aproveitamento dos recursos naturais do Semi-árido e litoral Nordestino.

Contato: sonia.costa@uece.br

Linha de Pesquisa: Aproveitamento/Monitoramento de Recursos Naturais.

 

5. LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA (LABMIC) Conversão 

É coordenado pela Profa Drª. Raquel Oliveira dos Santos Fontenelle e está localizado em Sobral, na Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA. Neste laboratório, desenvolvem-se projetos nas áreas de microbiologia e bioprospecção de produtos naturais.

Contato : raquelbios@yahoo.com.br

Fone : (88) 9.9290-2372

 

6. LABORATÓRIO DE QUÍMICA ANALÍTICA APLICADA (LAQA) 

Coordenador: Prof. Dr. Murilo Sérgio da Silva Julião

Mais informações: O LAQA foi criado em março de 2007 com recursos da FINEP e FUNCAP para desenvolver as seguintes pesquisas: a) caracterização físico-química de águas da região Norte do Ceará com interesse agrícola e ambiental; b) determinação eletroanalítica de resíduos de pesticidas em águas naturais e em alimentos; c) desenvolvimento de biossensores a partir de enzimas extraídas de plantas do semiárido cearense; d) comportamento eletroquímico de metabólitos secundários isolados da flora do semiárido cearense; e) estudo do mecanismo redox de ação biológica de compostos sintetizados com atividade biológica.

Contato: (88) 99919-3664 e E-mail: murilo.juliao@uece.br

 

7. LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA DA BIOMASSA – EMBRAPA AGROINDÚSTRIA TROPICAL

Coordenador: Adriano Lincoln Albuquerque Mattos

 

8. LABORATÓRIO DE BIOLOGIA VEGETAL – LABIV

Coordenador: Prof. Dr. Eliseu Marlônio Pereira de Lucena

 

9. LABORATÓRIO DE POLÍMEROS NATURAIS – LAPONAT

Coordenadora: Flávia Oliveira Monteiro da Silva Abreu

Contato:  flavia.monteiro@uece.br

Mais informações:  O LAPONAT realiza atividades relacionadas à pesquisa e ao ensino de polímeros naturais. Seu principal objetivo é o de utilizar polímeros naturais de origem regional, e agregar valor aos materiais através de estudos químicos visando a produção de materiais funcionais para diversas aplicações. Dentre as aplicações ambientais tem-se a funcionalização de polissacarídeos para a remoção de metais pesados e ou pesticidas, ou como biocoagulante para reaproveitamento de águas. Dentre as aplicações biomédicas, a produção de nanopartículas polissacarídicas para encapsulamento e liberação de fármacos ativos de características antelminticas ou antimicrobianas, promovendo assim a ampliação do conhecimento e a aplicabilidade de polímeros naturais de espécies presentes nordeste do Brasil.