Laboratório de Toxinologia Aplicada

17 de janeiro de 2012 - 18:33

O LATA tem como objetivos o estudo e a utilização de toxinas animais em modelos in vivo e in vitro de patologias humanas e animais, bem como a avaliação de propriedades antimicrobianas de compostos isolados de venenos e secreções animais. Atualmente em fase de reimplantação, o LATA está se concentrando no estudo de toxinas com atividades antibacteriana e antifúngica, obtendo resultados significativos. Após sua implantação plena, o LATA terá com áreas de atuação a biologia celular aplicada e a farmacologia aplicada.

Coordenador: Bruno Andrade Cardii – bcarditoxinol@gmail.com
Vice-Coordenador: Krishnamurti de Morais Carvalho –  carvalhokris@gmail.com

Professores:

Dr. Krishnamurti de Morais Carvalho (ISCB/UECE)

Dra. Maria Denise Fernandes Carvalho (ISCB/UECE)
  Dra. Paula Matias Soares (ISC/UECE)
  Nauília Costa Fontenele Cardi (colab – Hospital São José de Doenças Infecciosas)

Linhas de Pesquisa: Avaliação da Atividade antimicrobiana de toxinas e venenos animais do Estado do Ceará

Sobre os Professores

Dr. Bruno Andrade Cardi: Prof Adjunto da UECE, biólogo, Dr. em Ciências pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN/USP).
Currículo Lattes

Dr. Krishnamurti de Morais Carvalho: Prof. Titular da UECE, médico, Dr. em Farmacologia pela USP, Pós-doutor em Farmacologia Clínica pela Université Pierre et Marie Curie, Paris VI, França.
Currículo Lattes

Dra. Denise Carvalho:  Professora da UECE, médica, Dra.  em  Genética  pela Universidade de São Paulo – USP.
Currículo Lattes

Dra. Paula Matias Soares:  Professora da UECE, graduada em Educação Física, Dra.  em  Biotecnologia pelo Renorbio-UFC.
Currículo Lattes

Nauíla Costa Fontenele Cardi:  Médica Infectologista do Hospital São José de Doenças Infecciosas.

Principais Trabalhos

Leptoglycin: a new Glycine/Leucine-rich antimicrobial peptide isolated from the skin secretion of the South American frog Leptodactylus pentadactylus (Leptodactylidae).

Isolation and pharmacological effects of leptoxin, a novel proteic toxin from Leptodactylus pentadactylus skin secretion.

Principais Projetos de Pesquisa:

Avaliação da atividade antimicrobiana de toxinas e venenos animais do estado do Ceará

Dissertações

Avaliação qualitativa da atividade antibacteriana de componentes bioativos presentes em secreções tóxicas de anênomas marinhas. Sérgio Fellipe de Negreiros Pinto.

Jones Baroni Ferreira de Menezes
Estudo da ação antifúngica de fraçoes extraídas da secreção cutâne da rã Leptodactylus pentadactylus (Leptodactilidae)

Prêmios

Primeiro prêmio na seção de posters sobre Infecções bacterianas, associadas aos cuidados de saúde, Antimicrobianos e Resistência microbiana, no 6º Congresso Paulista de Infectologia, Atibaia, SP., Sociedade Paulista de Infectologia, 2008.