Laboratório de Genética Médica

17 de janeiro de 2012 - 19:36

O LAGEM é um laboratório voltado para a pesquisa de ponta sobre diagnóstico genético molecular de doenças monogênicas (Exemplo: Fibrose Cística e Atrofia Espinhal Progressiva),  doenças complexas (Transtorno bipolar) e pesquisa básica e pré-clínica com células-tronco mesenquimais de cordão umbilical humano. Atualmente o LAGEM conta com três professores e dois colaboradores e outros agregados. Utilizando técnicas de extração de DNA Humano, Reação em Cadeia de Polimerase (PCR), Extração e cultivo de células-tronco mesenquimais de cordão umbilical e análise de géis (RFLP, SSCP, etc) , conseguimos obter avanços no conhecimento da epidemiologia genética das doenças e abrir perspectivas de tratamento com células-tronco mesenquimias de cordão umbilical nas doenças complexas. O LAGEM também vem buscando excelência, sendo o primeiro laboratório do Ceará a iniciar estudos de polimorfismos envolvendo Farmacogenética. Dra. Denise Carvalho e o Dr. Krishnamurti de Morais Carvalho iniciaram estudos envolvendo os polimorfismos nos genes GRK3 e Val66Met em doenças multifatoriais.

Coordenador: Dra. Maria Denise Fernandes Carvalho – denacarvalho@yahoo.com.br
Vice-Coordenador: Dr. Krishnamurti de Morais Carvalho – carvalhokris@gmail.com

Professores: Dr. Bruno Andrade Cardi
  Dra. Paula Matias Soares
  Dra. Maria Izabel Florindo Guedes
  Dra. Maria das Graças Barbosa Peixoto

Linhas de Pesquisa:

Genética Molecular de Doenças Monogênicas

Genética Molecular de Doenças Complexas

Células-Tronco

Farmacogenética

Grupo de pesquisa CNPq:
Metabolismo de Peptídeos Biologicamente Ativos

Sobre os Professores

Dra. Denise Carvalho: Professora da UECE, médica, Dra.  em  Genética  pela Universidade de São Paulo – USP.
Currículo Lattes

Dr. Krishnamurti de Morais Carvalho:Prof. Titular da UECE, Dr. em Farmacologia pela USP, Pós-doutor em Farmacologia Clínica pela Université Pierre et Marie Curie, Paris VI, França.
Currículo Lattes

Dr. Bruno Andrade Cardi: Professor da UECE, biólogo, Doutorado em Ciências pelo IPEN (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares).
Currículo Lattes

Dra. Paula Soares: Profa da UECE, graduada em Educação Física, Dra.  em  Biotecnologia pelo Renorbio-UFC.
Currículo Lattes

Dra. Maria Izabel Florindo Guedes: Professora da UECE, agrônoma, Dra.  em  Bioquímica  pela Universidade Federal do Ceará-UFC.
Currículo Lattes

Ms. Maria das Graças Barbosa Peixoto: Profa da UECE, enfermeira, Mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará – UFC.

Principais Trabalhos

Multipotent stem cells from umbilical cord: cord is richer than blood!. Stem Cells.

Mesenchymal Stem Cells from umbilical cord: do not discard the cord!.

Principais Projetos de Pesquisa:

Isolamento e Processamento de Células-Tronco Mesenquimais do Cordão Umbilical Humano para tratamento de doenças complexas.

Avaliação Clínica e Molecular de Pacientes com Atrofia Espinhal Progressiva no Estado do Ceará e seus familiares

Estudo Molecular das mutações DF508, G542X, G551D, R553X, N1303K, R1162X e 2183AA-G em pacientes com Fibrose Cística no Estado do Ceará e seus familiares.

Farmacogenética: Estudo dos polimorfismos nos genes GRK3 e Val66Met em doenças multifatoriais.

Bioética

Resoluções CEPE: 04497423-0; CEPE:25000035557/2003-43; CEPE: 115848371; CEPE: 115848398

Dissertações

Projeto do Aluno Giovanna Nunes Teixeira

Data da Defesa: 05/09/2011

Orientador: Dr. Krishnamurti de Morais Carvalho

Co-Orientador: Dra. Maria Denise Fernandes Carvalho

Prêmios

Menção honrosa no XXVI Outubro Médico de 2011 com o trabalho (1o lugar): “Avaliação Clínica e Molecular de pacientes com Atrofia Muscular Espinhal do Estado do Ceará”

Voto de Congratulação por trabalho realizado com células-tronco no Centro de Estudos do Genoma Humano da USP, Assembléia Legislativa do Estado do Ceará ofício n. AL04490/07 aprovado em Plenário em 2007.