Laboratório de Animais Peçonhentos

17 de janeiro de 2012 - 20:58

 

 

O LAPE tem como objetivos o estudo de animais peçonhentos típicos do Estado do Ceará, se concentrando especificamente em animais marinhos, artrópodes, serpentes e anfíbios. O laboratório desenvolve estudo em comportamento de animais peçonhentos em cativeiro, bem como a manutenção, criação e manejo dos mesmos, objetivando a obtenção de secreções tóxicas destinadas a estudo fisiofarmacológicos e bioquímicos. Em relação aos anfíbios e serpentes, vários trabalhos foram desenvolvidos utilizando produtos oriundos da secreção cutânea de espécimes de anfíbios mantidos no LAPE. Atualmente o LAPE está passando por reforma para maior adequação aos seus objetivos, quais seja a manutenção de animais marinhos e artrópodes. 

 
Coordenador: Prof. Dr. Bruno Andrade Cardi – bcarditoxinol@gmail.com
 
Linhas de Pesquisa

Toxinologia de Venenos Animais Típicos do Nordeste

 

Modelos de lesão e reparo muscular envolvendo miotoxinas

 

Manejo de serpentes peçonhentas em cativeiro

 

Biodistribuição de toxinas animais em modelos in vivo e in vitro

 
 

Sobre os Professores

Bruno Andrade Cardi: Professor da UECE, biólogo, Doutorado em Ciências pelo IPEN (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares).
Currículo Lattes

Krishnamurti de Morais Carvalho: Prof. Titular da UECE, Dr. em Farmacologia pela USP, Pós-doutor em Farmacologia Clínica pela Université Pierre et Marie Curie, Paris VI, França.
Currículo Lattes

 

Principais Trabalhos

Leptoglycin: a new Glycine/Leucine-rich antimicrobial peptide isolated from the skin secretion of the South American frog Leptodactylus pentadactylus (Leptodactylidae).

 

Isolation and pharmacological effects of leptoxin, a novel proteic toxin from Leptodactylus pentadactylus skin secretion.

 

Projetos de Pesquisa:

Avaliação da atividade antimicrobiana de toxinas e venenos animais do estado do Ceará

 

Dissertações

Avaliação qualitativa da atividade antibacteriana de componentes bioativos presentes em secreções tóxicas de anêmonas marinhasluno. Sérgio Fellipe de Negreiros Pinto

Estudos da ação antifúngica de frações extraídas da secreção cutânea da rã Leptodactylus pentadactylus (Leptodactilidae). Jones Baroni Ferreira de Menezes