PPGA-UECE participa da organização do Workshop Gênero, Trabalho e as Organizações

8 de outubro de 2019 - 11:10

Gênero, Trabalho e as Organizações [Invisíveis Feministas]

Nos anos recentes as questões de gênero e feminismo ganharam novos olhares, envolvendo as diversas configurações das relações de trabalho, os aspectos relacionados a masculinidades e feminilidades no mundo organizacional, a convergência com a problematização do neocolonialismo, a interseccionalidade envolvendo gênero, raça e classe e idade o impacto da violência doméstica nas organizações, o organizar das práticas das mulheres buscando novas configurações no mundo do trabalho. Enfim, as visões são multidisciplinares e os olhares são repletos de perspectivas e públicos ainda não examinados.

No entanto, a discussão dessas temáticas no Brasil e nos demais países da América do Sul precisa ainda avançar e ganhar densidade, notadamente na intersecção com o mundo do trabalho e dos negócios. Exemplo disso é que apenas recentemente disciplinas relacionadas a estudos de gênero foram introduzidas nos cursos de graduação de escolas de negócios brasileiras. Sob essa ótica, o Brasil e os países irmãos necessitam impulsionar sua participação nas discussões sobre gênero no âmbito dos estudos organizacionais.

Assim, considerando esse contexto, o Workshop Gênero, Trabalho e as Organizações [Invisíveis Feministas] se propõe a ser um novo espaço para uma rica interação de públicos, olhares, compreensões e resistências.

O destaque proposto para as organizações de porte muito pequeno ou, ainda, pela informalidade, as organizações [feministas invisíveis], funciona não como um segregador, mas como uma ponte, uma menção para que elas não sejam esquecidas. A situação de invisibilidade da mulher no autoemprego e na informalidade, no âmbito nas suas interseções com gênero, carece de novos e amplos olhares, diante do grande contingente de mulheres empreendedoras no Brasil: somos 24,8 milhões de acordo com o relatório GEM (2017).

Muitas mulheres sustentam suas famílias em ambientes nos quais a pobreza e o machismo patriarcal, presente na sociedade brasileira, se fazem presentes de forma muito ostensiva. Hoje no Brasil, por exemplo, 40% das famílias são chefiadas por mulheres.

Sobre o workshop

Objetivos:

Um dos principais objetivos do Workshop é estimular a discussão e produção de pesquisa em temas de gênero, trabalho e organizações em países de lingua portuguesa e espanhola da América do Sul.

O propósito é conectar pesquisadores que estão envolvidos com estas questões e prover um ambiente amigável, contributivo e combativo para construção de parcerias e uma rede interdisciplinar e interinstitucional.

Histórico e Motivação:

A proposta de organizar este evento nasceu durante as discussões na 10ª Conferência Bienal Gender, Work & Organization – GWO, ocorrida em 2018, na Macquarie University, em Sydney, Austrália. A GWO Conference é organizada pelo periódico acadêmico de mesmo nome, lançado em 1994, que foi o primeiro a oferecer um espaço dedicado ao debate e análise das relações, a organização e as construções de gênero nas organizações. O evento tem atraído mais de 400 acadêmicos e pesquisadores internacionais de mais de 30 países a cada dois anos. A próxima conferência vai acontecer em 2020, na Universidade de Kent, Reino Unido.

Com a motivação de trazer um escopo maior e mais representatividade para a discussão, nós estamos entusiasticamente encorajadas a propor um GWO Workshop, que oferece uma oportunidade para encontros entre as conferências bi-anuais. Este evento menor também adiciona novas e importantes vozes do Brasil e da América do Sul na conversação e constrói uma comunidade sul-americana.

Com o Workshop GWO Sul-americano nós pretendemos reunir cerca de 50 pesquisadores da comunidade da América do Sul com um grupo de pesquisadores de outras partes do mundo e começar um diálogo promissor.

Organização:

Este é o primeiro Gender, Work and Organization Workshop a ser realizado em São Paulo, Brasil. Eventos anteriores ocorreram em Perth, Australia e Amsterdam, Holanda. Estes workshops oferecem uma oportunidade para o desenvolvimento de pesquisas que tenham o potencial de ser publicas no periódico Gender, Work and Organization Journal editado por Alison Pullen, Patricia Lewis e Banu Ozkazanc-Pan.

Formato:

Workshop acadêmico com submissão de Resumos com até 500 palavras.

Painéis com academia, organizações e ativistas.

Agenda Preliminar

21 de Novembro, Manhã: Café de boas-vindas e Palestra de abertura

21 de Novembro, Tarde: Sessões paralelas de apresentação de trabalhos

21 de Novembro, Final da tarde: Painel “Organizando ações para mulheres” e “Ações relacionadas a Violência Doméstica”

22 de Novembro, Manhã: Painel “Gênero e empreendedorismo no Brasil”

22 de Novembro, Tarde: Sessões paralelas de apresentação de trabalhos,

22 de Novembro, Final da Tarde: Painel “Gênero, feminismo e neocolonialismo”, “Assédio na academia”, e “Diversidade nas organizações: Práticas no Brasil”

23 de Novembro, Manhã: Parent in Science e Encerramento do GWO South America Workshop.

23 de Novembro, Tarde: Workshop Writing com a Prof. Alison Pullen, editora da Gender, Work e Organization [Atividade adicional com inscrição e submissão específicas]

Organized by

Alice Oleto (EAESP/GV); Alison Pullen (GWO); Ana Silvia Rocha Ipiranga (UECE); Banu Ozkazanc-Pan (GWO); João Paulo Resende de Lima (USP); Liege Moraes (USP); Maria José Tonelli (EAESP/GV); Rosa Ribeiro (UECE); Silvia Casa Nova (USP)

Inscrições e mais informações: https://www.even3.com.br/gwobr/