Impacto do Programa

 

Disseminação do Programa em redes sociais e na mídia


O PPGA participa ativamente das redes sociais mundialmente mais populares no intuito de promover eventos, publicações científicas, participações em congressos, grupos de pesquisa, defesas, dentre outras atividades. O objetivo é engajar os seguidores e tornar públicas suas principais atividades, implementando, assim, sua política de visibilidade. O programa mantém atualizado o conteúdo da página na web, seguindo padrão adotado pelo Governo do Estado do Ceará, e publica conteúdos na fanpage do Facebook (https://pt-br.facebook.com/ppgauece/) e Instagram (https://www.instagram.com/ppgauece/).

Os links para as nossas redes sociais (Instagram e Facebook) estão localizados no final da página.

 

De maneira específica, o projeto Cidades Inteligentes, voltado a cidades do semiárido, com foco na interação entre a administração pública e a população, trouxe grande visibilidade ao programa. Diversas reportagens sobre seus resultados continuam sendo veiculadas na televisão (TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo no Ceará e na TV O Povo), no rádio e nos dois principais jornais do Estado, tendo como representantes os Professores Dr. Samuel Câmara, Dr. Hermano Carvalho e Dr. Roberto Pinto. O grupo continuou no esforço de divulgação, utilizando jornais de grande circulação, mídias sociais, páginas WEB, e a publicação de artigos em periódicos e eventos. O Professor Dr. Samuel participou da rede de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, na Federação das Indústrias do Ceará, tendo coordenado, com o Professor Dr. Hermano, grupos de trabalho no Programa Fortaleza 2040 (Planejamento da Cidade de Fortaleza-CE para 2040), realizado no Instituto de Planejamento de Fortaleza, sendo agraciado com o título “Amigo do Observatório”.

Repercussão da Produção Intelectual dos Docentes Permanentes


Além das redes sociais populares, os docentes interagem em redes sociais acadêmicas, como o ResearchGate. Pode-se evidenciar as ótimas métricas e o impacto das pesquisas nos principais indexadores de citação como h-index e i10-index, do Google Acadêmico, H-index Scopus, índice H Spell.

Nome DocenteResearchGate (score)Leituras dos artigos publicados CitaçõesH-indexH-index-10ScopusSpell
Ana Augusta Ferreira de Freitas15,235.000235131824
Ana Cristina Batista dos Santos10,584.000367612
Ana Silvia Rocha Ipiranga15,775.300236131816
Danielle Miranda de Oliveira Arruda Gomes10,6316.000799713
Elda Fontinele Tahim6,255.30035732
Elias Lopes Pereira Júnior6,352.200225312
Francisco Roberto Pinto11,185.200396312
Márcio de Oliveira Mota13,286.1002428633
Paulo César de Sousa Batista7,113.3126510102
Samuel Façanha Câmara15,836.700487512
Sérgio Henrique de Oliveira Lima7,342.352166862
Verónica Lídia Peñaloza Fuentes11,532.80057101024

 

 

Contribuições do Programa para o ensino e para a pesquisa pedagógica


Seguem listadas contribuições do PPGA referentes ao ensino e pesquisa nos vários níveis de formação:

 

1- Todos os professores do programa atuam na graduação. Os graduandos participam de diversos grupos de pesquisa do PPGA. Em 2020, treze graduandos foram contemplados com bolsas de IC por meio de agências de fomento (FUNCAP, CAPES e CNPq). Os bolsistas IC formados pelo PPGA têm representado parte significativa dos aprovados em seleções de mestrado.

2- O Estágio de Docência é atividade obrigatória para os discentes do PPGA, cumprindo o objetivo de capacitá-los num processo de formação de professores. O resultado de tal política formativa evidencia-se pelo número expressivo de egressos que participam como docentes em instituições de ensino superior, em várias unidades da Federação. Em 2020, foram realizados 30 estágios, todos sob a supervisão de docentes do PPGA. Sendo a docência um pilar da formação, o PPGA oferta, desde 2017, a disciplina Ensino e Pesquisa em Administração (Profa. Dra. Adriana Bastos).

3- Há parcerias com a SATE (Secretária de Apoio às Tecnologias Educacionais), da UECE. Docentes do PPGA participam com a oferta de disciplinas, na modalidade EAD, em cursos de graduação e pós-graduação.

4- Realização do Ciclo de Palestras Integra Saberes entre Graduação e PPGA, projeto coordenado pela Profa. Dra. Ana Batista que treina, através dos doutorandos, bolsistas de IC e mestrandos no Software Atlas TI. O projeto também oferta oficinas de produção textual para periódicos, com mestrandos e doutorandos egressos.

5- O PPGA se envolve no principal evento científico da UECE (Semana Universitária), conforme comprovações via CV Lattes. Como exemplo, em 2018, na XXIII Semana Universitária, o Prof. Dr. Hermano Carvalho ministrou a oficina Complexidade e Gestão de Cidades, aberta para graduandos e pós-graduandos de todos os cursos da UECE. Na ocasião, foi inaugurada a REDE INOVACID com participação de representantes de diversos cursos universitários e alunos do curso técnico de administração da Escola Estadual Professor Antônio Walmir da Silva.

6- A Profa. Dra. Ana Silvia Ipiranga coordena o grupo em Estudos Organizacionais (EOR), desenvolvendo pesquisas na abordagem das Práticas e do Organizar. Participam do grupo graduandos, bolsistas de IC, mestrandos, doutorandos,  e uma pesquisadora em estágio pós-doutoral. Os projetos do Grupo EOR são financiados pelos editais competitivos das agências de fomento.

7- O Prof. Dr. Elias Lopes coordena o Laboratório de Estratégia, Marketing, Empreendedorismo e Inovação e dois alunos participam, como bolsistas de IC, de uma pesquisa vinculada ao projeto “Mapeamento da maturidade tecnológica e da demanda tecnológica da Região do Cariri”.

8- O grupo de pesquisa liderado pela Profa. Dra. Danielle Arruda desenvolve estudos na área de Marketing envolvendo graduandos e discentes do PPGA. O grupo tem impactado na vida acadêmica dos participantes, que obtiveram bolsas de iniciação científica (CNPq e FUNCAP).

9- O grupo de pesquisa Integra Saberes sobre Trabalho, Organizações e Gestão, liderado pela Profa. Dra. Ana Batista, desenvolve estudos sobre a Psicodinâmica do Trabalho, agregando bolsistas de IC,  graduandos elaborando TCCs, mestrandos e doutorandos, gerando produções nos diversos níveis de formação, vinculadas ao projeto “A psicodinâmica do trabalho em tempos de capitalismo flexível: um estudo comparativo nos contextos de trabalho público, privado e autônomo” (financiamento do CNPq e bolsas de IC).

Contribuições do Programa para o desenvolvimento local, regional ou nacional


Muitas das atividades desenvolvidas pelo PPGA contribuem com o desenvolvimento local, regional e nacional, inclusive, com projetos e impactos em contextos produtivos, na gestão de organizações públicas, privadas e não-governamentais. Seguem listados diversos impactos que são destacados por meio de políticas e planejamento do PPGA/UECE e por ações específicas dos docentes:

 

1- O projeto Rede de Empreendedorismo é liderado pelos professores Dr. Jerfesson Teixeira e Dr. Hermano Carvalho que colocaram os discentes em contato com as necessidades e dificuldades dos empreendedores universitários e com o desafio da formulação de modelos de gestão para ambientes em rede. Ressalte-se que o projeto visa também a confecção de aplicativo de colaboração da rede, em parceria com docentes e discentes do curso de Computação da UECE.

2- O Prof. Dr. Hermano Carvalho iniciou o projeto com a Escola Salaberga Torquato Gomes de Matos, denominado Escola Inteligente, que estabelece a interação da escola com o Projeto de Gestão Inteligente de Cidades. Desta parceria resultou a realização de seminários com professores sobre a interação Universidade-Escola. Em 2018, foi dado continuidade ao projeto de transferência da plataforma Maranguape Inteligente para a Gestão da Escola.

3- Participação dos alunos na gestão da RedeNit-CE, projeto liderado pelo Prof. Dr. Samuel Câmara, que organiza e estimula a rede dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) de 20 ICTs do estado do Ceará, permitindo acesso à prática da gestão de redes e de ambientes inovativos e a troca de conhecimento com outras áreas do saber, ligados a esses NITs, como a Biotecnologia e a Tecnologia da Informação, além dos diferentes aspectos ligados aos processos de transferência de tecnologia.

4- Formação de grupos de trabalho, liderados pelos professores Dr. Samuel Façanha e Dr. Hermano Carvalho, no Planejamento da Cidade de Fortaleza-CE para 2040, denominado Programa Fortaleza 2040, realizado no IPLANFOR (Instituto de Planejamento de Fortaleza). Ressalte-se que é um projeto alinhado com a linha de pesquisa Relações Interorganizacionais e Ambientes interconectando o PPGA, a Prefeitura de Fortaleza e demais instituições não governamentais.

5- Professores do corpo permanente do PPGA, Dra. Ana Augusta Freitas, Dr. Samuel Façanha e Dr. Hermano Carvalho, participaram de um importante projeto de regularização fundiária em Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS), na cidade de Fortaleza, aproveitando a expertise gerada em projetos anteriores sobre Cidades Inteligentes, e trabalhando na perspectiva de projetos de intervenção na área de trabalho e geração de renda nessas comunidades. O projeto, que tem apoio financeiro do IPLANFOR e da Secretaria das Cidades, atendeu a um público aproximado de 112.000 pessoas.

6- Os professores Dr. Samuel Câmara e Dr. Roberto Pinto produziram um white paper que foi publicado na página da UECE e encaminhado ao Sebrae e outras secretarias do Governo do Estado do Ceará, o qual ajudou na coleta de informações desses órgãos em seus planejamentos de enfrentamento à COVID-19 no Estado do Ceará. Em seguida, foi publicado em periódico: CÂMARA, Samuel Façanha; PINTO, F. Roberto; ROBERTO, Felipe; SOUSA, Felipe G. P. Socioeconomic vulnerability in the face of COVID-19 in municipalities of Ceará. RAP. Revista Brasileira de Administração Pública, v. 54, p. 1037-1051, 2020.

7- Revisita e proposição de nova escala de avaliação de contextos laborais públicos e privados, a partir das dimensões da psicodinâmica do trabalho. Essa ação, liderada pelos professores doutores Ana Batista e Roberto Pinto, impacta na gestão de pessoas nos mais diversos contextos produtivos, por meio do uso da escala.

Integração do PPGA com outros PPGs, com organizações e com instituições setoriais voltadas ao desenvolvimento


Sobre a cooperação com outros PPGs e outras instituições:

 

1- O Grupo EOR desenvolve projetos em cooperação com o PPGA/UFMG, por meio do Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade. Os Professores Luiz Saraiva (NEOS/UFMG) e Ana Silvia (PPGA/UECE) lideram o Tema Cidades e Estudos Organizacionais: História, Gestão e Prática Social, na Divisão de Estudos Organizacionais (ANPAD).

Destaca-se a cooperação entre a Profa. Ana Silvia e o Prof. Dr. Alex Faria (FGV/EBAPE), o qual coorientou dissertação, além de ser coautor em trabalhos publicados. Atualmente, a Profa. Dra. Fabiana Almeida (UNILAB) cumpre estágio pós-doutoral no PPGA/UECE, desenvolvendo pesquisa relacionada ao projeto.

2- Os professores Hermano Carvalho, Samuel Câmara e Roberto Pinto lideram o “Laboratórios Associados de Inovação e Sustentabilidade”, espaço que contém laboratórios: a) em aerodinâmica; b) de qualidade do ar; c) de energia solar; d) um FabLAb voltado a prototipação; e e) de incubação de empresas, em parceria com o Mestrado em Física Aplicada (UECE).

3- A Rede dos NITs do Estado do Ceará implantou um modelo de gestão de rede que contou com a participação do Prof. Dr. Jorge Verschoore (PPGA/Unisinos) e do Prof. Dr. Samuel Câmara (PPGA/UECE).

4- A Profa. Dra. Ana Augusta Freitas lidera o projeto Análise longitudinal do desempenho de negócios apoiados por programas de microcrédito, apoiado pelo CNPq, com a participação do Prof. Dr. Lucas Souza (PPGA/Unifor) e do Prof. Dr. José Dias (IUL, Lisboa).

5- O Prof. Dr. Márcio Mota realizou estágio de pós-doutoramento na FGV/EAESP sob a supervisão do Prof. Dr. Delane Botelho, no âmbito de um programa PROCAD (PPGA/UECE e FGV/EAESP).

6- Os professores Dra. Ana Batista e Dr. Márcio Mota são docentes do Mestrado Profissional em Gestão em Saúde.

 

Em relação à cooperação com instituições setoriais e entidades voltadas ao desenvolvimento:

 

1- Destacam-se, do GESTIC, o Projeto de Gestão Inteligente de Cidades e o Projeto Otimiza tech, que se dedica à simulação e otimização empresarial, o qual tem parceria com o programa de Mestrado Acadêmico em Computação (UECE). É registrado no CATI/MCT que o qualificou a receber recursos da Lei de Informática. Em 2019, o GESTIC, em parceria com o IDESCO e com NC2+, instalou o Laboratório de Modelagem de Negócios Inovadores que atua na geração de spin offs acadêmicas. Em 2019, foi instalado o BlueLab (Laboratório de Estudos e Pesquisa em Economia do Mar) conectado ao Atlantic International Research Centre (AIR). Professores do PPGA/UECE participam do convênio, que envolve instituições como FUNCEME, LABOMAR e ITA.

2- A Profa. Dra. Ana Silvia participa do Observatório Cearense da Cultura Alimentar com o objetivo de mapear o domínio da cultura alimentar cearense e prestar assessoria a órgãos públicos e privados. A referida professora representa a UECE na Câmera Setorial de Economia Criativa da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará.

3- Fruto do projeto ZEIS, a equipe de professores (Dra. Ana Augusta Freitas, Dr. Hermano Carvalho, Dr. Samuel Câmara) desenvolveu diagnósticos socioeconômicos e apresentou proposições à Prefeitura Municipal de Fortaleza tendo, como consequência do Decreto que institui os Planos Integrados de Regularização Fundiária das ZEIS prioritárias de Fortaleza.

Experiências inovadoras de formação, ações afirmativas e de extensão


Quanto às experiências inovadoras de formação, ações afirmativas e de extensão:

 

1- O projeto do Grupo EOR “O Organizar de Práticas Cotidianas: Gênero, Resistência e Empreendedorismo” gerou ações afirmativas e de extensão em parceria com o Atelier de Arte Sustentável e foi um dos contextos de estudos da Tese de Doutorado da egressa Rosa Cristina Lima Ribeiro.

2- O Prof. Dr. Hermano Carvalho participou do X Cidades em Debate e XX Seminário de Gestão Social.

3- A Profa. Danielle Arruda coordena programa integrativo de pesquisa em Marketing, envolvendo alunos e egressos da graduação e do PPGA/UECE.