PÓS-DOUTORADO

DA REALIZAÇÃO DE PÓS-DOUTORADO

 

O PPCCLIS poderá receber pós-doutorando, nos moldes da legislação vigente, devendo o projeto de pesquisa para ingresso ao estágio pós-doutoral estar contemplado em uma das linhas de pesquisa do Programa.

 

1. MODALIDADE COM BOLSA

No momento, o cadastro de novos bolsistas está suspenso. Estamos aguardando novos editais das agências financiadoras.

 

2. MODALIDADE SEM BOLSA

Fluxo contínuo para inscrição.

Resolução 1777/2022 – CONSU, de 16 de maio de 2022.

Estabelece normas para estágio pós-doutoral na Universidade Estadual do Ceará.

 

Documentação conforme Resolução 1777/2022 – CONSU

I. Carta endereçada à coordenação do Programa/Curso de Pós-Graduação stricto sensu com solicitação de estágio pós-doutoral, indicando a linha de pesquisa e o grupo no qual pretende realizar suas atividades;
II. Carta de aceite do docente supervisor vinculado ao programa pretendido;
III. Cópia do diploma de doutor;
IV. Curriculum vitae gerado pela Plataforma Lattes, ou CNPq, e, no caso de estrangeiro, currículo impresso;
V. Plano de trabalho, em que conste o projeto de pesquisa resumido com, no máximo, 20 (vinte) páginas, incluindo cronograma das atividades previstas a serem desenvolvidas ou outras atividades acadêmicas;
VI. Documento oficial com anuência da instituição de origem do candidato para a realização do estágio pós-doutoral na UECE, caso o doutorado tenha vínculo empregatício;
VII. Comprovante de financiamento ou de bolsa de estudos, caso o candidato disponha de bolsa ou de outro recurso financeiro;
VIII. Declaração de que o candidato tem recursos próprios para cobrir despesas pessoais e de custeio da pesquisa, no caso de não receber bolsa.

 

ESTAGIO PÓS DOUTORAL – 2025

 

Pós-doutoramento em andamento

Drª. Ana Larissa Gomes Machado

Doutora em Enfermagem pela UFC e Mestre em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela UECE. Bolsista de Pós-doutorado Sênior (CNPq), é professora da graduação e dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem e em Ciências da Saúde da UFPI. Pesquisadora dos grupos GPeSC (Saúde Coletiva/UFPI) e ITECS (Inovação e Tecnologia no Ensino e Cuidado em Saúde). Atua com ênfase em Saúde Coletiva, abordando temas como saúde do idoso, letramento e educação em saúde, tecnologia educacional e saúde pública.

 

Pós-doutoramento em andamento

Drª. AURILENE LIMA DA SILVA

Enfermeira. Doutora (2017) e Mestre (2012) pelo Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCCLIS/UECE). Especialista em Estomaterapia (UECE, 2003), título TiSOBEST (2018), com especializações em Controle de Infecção Hospitalar (Faculdade São Camilo, 1994) e Residência em Enfermagem em Cardiologia (UNICOR/SP, 1994). É titulada como perfusionista pela Sociedade Brasileira de Circulação Extracorpórea (SBCEC). Graduada em Enfermagem pela UECE (1990), atua como enfermeira estomaterapeuta no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (Fortaleza/CE). Foi coordenadora da Especialização em Enfermagem em Estomaterapia da Faculdade Rodolfo Teófilo (2020–2024). É professora convidada da UECE e da Faculdade Redentor/IDE, atuando em cursos de especialização em Enfermagem em Cardiologia, Hemodinâmica, Centro Cirúrgico e Central de Material. Integra o grupo de pesquisa GRUPEESS (UECE) e é membro da Academia Cearense de Enfermagem. Atua nas áreas de cardiologia, pneumologia, circulação extracorpórea, feridas e estomias.

 

Pós-doutoramento em andamento

Drª. EDINE DIAS PIMENTEL GOMES

Graduada em Fonoaudiologia (Unifor) e Letras Libras (Uniasselvi), com especializações em Audiologia, Educação e Saúde, Saúde da Família (residência – UVA), e Preceptoria pelo SUS (Sírio-Libanês e Hcor). É mestre em Ensino na Saúde e doutora em Cuidados Clínicos pela UECE. Atua como coordenadora do curso de Fonoaudiologia do UNINTA, participa do projeto de extensão “Em sintonia com a saúde” (Web Rádio AJIR) e do grupo de pesquisa Políticas, Saberes e Práticas em Enfermagem e Saúde Coletiva (LAPRACS). Já atuou como preceptora de Fonoaudiologia na Escola de Formação Visconde de Sabóia.

 

Drª KARLLA DA CONCEIÇÃO BEZERRA BRITO VERAS

Enfermeira. Doutora em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (UECE, 2023) e Mestre em Ensino na Saúde (UECE, 2017). Especialista em Obstetrícia (FAMETRO, 2014) e graduada em Enfermagem pela UNIFOR (2011). Servidora concursada da Prefeitura de São Benedito-CE desde 2012, atuou como coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE) e do NASF (2014–2017). Docente do Centro Universitário Inta (UNINTA), leciona nos cursos de Enfermagem e Fonoaudiologia, além de exercer a função de Gestora de Extensão e Responsabilidade Social do curso de Fonoaudiologia. Integra o projeto de extensão "Em Sintonia com a Saúde (S@S)", via Web Rádio AJIR (PROEX/UECE), e o grupo de pesquisa Políticas, Saberes e Práticas em Enfermagem e Saúde Coletiva (LAPRACS/UECE). Seus interesses incluem: Saúde Coletiva, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em Saúde, Saúde da Mulher, Saúde Sexual e Reprodutiva, Adolescência e Juventudes.

 

Pós-doutoramento em andamento

DRª. Keila Maria de Azevedo Ponte

Enfermeira. Doutora (2015) e Mestre (2011) em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pelo PPCCLIS/UECE. Especialista em Enfermagem Cardiovascular (UECE, 2008) e graduada pela UVA (2004). É Professora Adjunta do curso de Enfermagem da UVA, diretora adjunta do Centro de Ciências da Saúde (CCS-UVA), colaboradora da RENASF/UVA e pesquisadora do GEVS/CNPq. Coordena a Liga de Enfermagem em Cardiologia (LECARDIO/UVA) e atua nas áreas de vulnerabilidade em saúde, doenças cardiovasculares, tecnologias educativas, cuidado de enfermagem e teorias de enfermagem. Mãe de dois filhos, com licenças maternidade em 2013 e 2018.

 

Pós-doutoramento em andamento

Drª. Maria Solange Nogueira dos Santos

Enfermeira, doutora em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela UECE (2024). Iniciou sua formação em Enfermagem pela FAMETRO (2013), concluindo o mestrado profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem pela UNIFOR (2017). Possui especializações em Enfermagem Pediátrica e Neonatal (FAMETRO), Gestão em Saúde (ENSP/Fiocruz) e Estomaterapia (UFC). Integra o grupo de pesquisa "Cuidados à Saúde da Criança e do Adolescente" na UECE, com foco em práticas de enfermagem nos diferentes níveis de atenção. Atuou como enfermeira intensivista neonatal e pediátrica no Hospital Geral de Fortaleza e no Hospital Infantil Albert Sabin. Sua trajetória inclui bolsa CAPES e forte dedicação à pesquisa e ao cuidado em saúde infantil.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais informações

E-mail: secretaria.ppcclis@uece.br

Telefone: (85) 3101.9823 (Ligações e WhatsApp)