ACOMPANHAMENTO DOS EGRESSOS

 

 

 

Destino, atuação e avaliação dos egressos do Programa em relação à formação recebida

 

Entre 2016, ano em que a primeira turma de doutorado do PPCCLIS foi concluída, e 2022, o programa contabilizou 169 egressos de mestrado e doutorado. Desses, foi possível acompanhar 130 (77%). Todos os egressos recebem anualmente um formulário por e-mail, disponível no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdt5IQiUc6GgHYCNHRsFL7fmHrANF0viUEt9Mxg7Q30ZOvmCw/viewform

De maneira geral, o perfil do egresso do PPCCLIS é de cor parda 60 (52,4%), e recebe de 6 a 10 salários mínimos 45 (41%). Observa-se que 31,5% dos nossos alunos de mestrado prosseguem para o curso de doutorado no PPCCLIS, 35,8% com bolsa CAPES e 23,3% com bolsa FUNCAP.
Os egressos do programa estão presentes em todas as regiões do Brasil, com destaque para a região Nordeste, onde os egressos desenvolvem atividades em todos os estados. A nível internacional, o programa tem egressos nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Chile, todos desenvolvendo atividades de ensino e pesquisa nas universidades locais. Esses dados destacam o progresso da inserção nacional e internacional do programa.

Quanto à formação recebida, 91,5% dos egressos avaliam como boa ou muito boa, assim como as disciplinas ofertadas pelo programa (90%). Um dado relevante é que 99,2% recomendariam o programa para colegas ou familiares. Além disso, 65% mantêm vínculo com o programa, seja por meio da publicação de trabalhos científicos (46,7%) ou participação em reuniões de grupos de pesquisa (29,2%). Adicionalmente, 76,7% dos egressos afirmam que o curso contribuiu para qualificar suas práticas profissionais. Dentre os egressos, 45,4% estão trabalhando em instituições de ensino superior, com 32,3% orientando Iniciação Científica (IC) e 26,9% em cargos de chefia. Esses dados demonstram a inserção de nossos egressos nas áreas de pesquisa, extensão, ensino e gestão, tanto regionalmente quanto a nível nacional e internacional.

 

 

 

 

 

EGRESSOS DESTAQUES

 

A escolha dos egressos destaques realizou-se com base nas respostas dos questionários de acompanhamento, citados anteriormente e disponíveis no site. Os egressos indicados destacam-se por suas contribuições nas áreas acadêmica, assistencial e de pesquisa. Esses profissionais exemplificam a missão do programa em formar líderes capazes de transformar a realidade das práticas de enfermagem e saúde ao nível nacional e internacional.

 

 

Egressa 2018

Egressa - 2018

Dra. Liane Araújo Teixeira

Ocupa cargos de liderança internacional, contribuindo para a formação de profissionais e avanços científicos na enfermagem.

Saiba mais

Egresso - 2019

Dr. Francisco Gilberto Fernandes Pereira

Combina ensino e pesquisa em sua atuação acadêmica e recebe reconhecimento por inovações na área.

Saiba mais

Egresso - 2020

Dr. Eduardo Carvalho de Souza

Integra ensino superior e liderança em saúde pública, com uma trajetória marcada por forte impacto na política de saúde e metodologias educacionais.

Saiba mais

Egressa - 2021

Dra. Maria Sinara Farias

Agrega ensino, pesquisa e práticas inovadoras, com reconhecimentos que realçam sua influência na área cardiovascular.

Saiba mais

Egressa - 2022

Dra. Virna Ribeiro Feitosa Cestari

Se destaca por suas contribuições na análise avançada de dados e vulnerabilidades, além de sua importante atuação no fortalecimento de metodologias científicas.

Saiba mais

Egresso - 2022

Dr. George Jó Bezerra Sousa

Alia a expertise acadêmica e tecnológica com ações em políticas públicas, contribuindo significativamente para o avanço no enfrentamento de doenças infecciosas.

Saiba mais

Egressa - 2023

Dra. Mirna Neyara Alexandre de Sá Barreto Marinho

Distingue-se por sua sólida formação e ampla experiência nas áreas de saúde coletiva, saúde da mulher, saúde do adolescente e ensino na saúde. Professora adjunta da Universidade Regional do Cariri (URCA) – Campus de Iguatu, e técnica na Coordenadoria da Gestão do Cuidado Integral à Saúde na Superintendência Regional de Saúde Sul do Ceará.

Saiba mais