Ações de Internacionalização

A discente Emanuel Gomes Falcão realizou o  Doutorado Sanduíche exercido na Toronto Metropolitan University, no Canadá.  Dentro de seis meses ela participou de diversas atividades essenciais para a elaboração de sua Tese voltada para a construção de um chatbot com inteligência artificial para o letramento em saúde materna. A discente compartilhou um pouco de sua experiência durante o esse período:

 

Como enfermeira obstetra e doutoranda, tive o privilégio de realizar parte da minha tese em solo canadense, durante um período de doutorado-sanduíche que foi transformador. Foram meses dedicados à construção de um chatbot com inteligência artificial para o letramento em saúde materna, fruto de muitas revisões, estudos aprofundados e trocas riquíssimas com profissionais e pesquisadores de diversas áreas. Enfrentei o frio rigoroso do inverno ❄️ (sim, mínima de -24°C é real!), mas isso não me impediu de aproveitar cada oportunidade: fiz visitas técnicas a maternidades, participei de cursos especializados, assisti a palestras inspiradoras e pude ver de perto modelos de cuidado que colocam a mulher verdadeiramente no centro do processo de parto. Volto com a bagagem cheia de ideias, experiências e com a certeza de que a tecnologia, aliada ao cuidado humanizado, pode transformar realidades — aqui e em qualquer lugar do mundo.”

 

O PPCCLIS parabeniza Emanuela Gomes pela sua realização de mais um passo na sua formação profissional e incentiva aos demais discentes à experiência enriquecedora do Doutorado Sanduíche.

Egresso do PPCCLIS, Darlan Lima Paiva esteve em Portugal no período de 02 a 07 de dezembro de 2024, na cidade de Aveiro para participar de uma imersão pedagógica sobre metodologias ativas proporcionado pela rede municipal de educação de Fortaleza.

“Como egresso do PPCCLIS pude refletir sobre a aplicação das metodologias ativas, considerando também o autocuidado no espaço escolar. As salas Maker das escolas municipais podem ser espaço de interdicisplinaridade em que o cuidado e autocuidado em saúde e saúde mental podem caminhar juntos na elaboração de projetos com esse fim. Desde a elaboração de panfletos a objetos impressos em impressora 3D que impulsionem o diálogo em saúde com as juventudes. As tecnologias e as metodologias atividades devem ser facilitadoras da aprendizagem e porque não disparadora de reflexão sobre o cuidado humano em saúde, no contexto trans e interdisciplinar, na escola, é possível.”, relatou Darlan.

       

 

 

 

 

Nos dias 21, 22 e 23 de agosto de 2024, nossa mestranda Rebeca Furtado, orientada pela Professora Dra. Rhanna Emanuela, fez uma visita técnica à Facultad de Medicina de la Universidad de Chile, Santiago, durante o I Congresso Internacional Comemorativo da Obstetrícia Profissional – 190 anos da Carreira Obstétrica.

Além da visita e participação no congresso, nossa aluna também apresentou dois trabalhos científicos.

 

 

 

 

 

Nossa egressa Me. Marília Fontenele foi selecionada no Programa Professor Sem Fronteiras, para realizar um curso de extensão em Limerick, Irlanda, na Mary Immavulate College (MIC). 🇧🇷🇮🇪 A oportunidade garante trocas de experiências e aprendizado nas áreas de educação e saúde. Além disso, nossa egressa leva o PPCCLIS para mundo.

“Foi uma vivência possibilitada pelo crescimento acadêmico que tive na minha inserção no PPCCLIS. A Prefeitura abriu edital e tive a pontuação necessária para ser aceita no Intercâmbio por conta das produções acadêmicas que tive com a minha orientadora Professora Thereza Maria Magalhães Moreira.”, relatou Marília Fontenele.

 

 

 

 

A doutoranda Emanuela Gomes Falcão foi aprovada no Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE – Edital nº 06/2024) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com internacionalização para conduzir sua pesquisa intitulada DESENVOLVIMENTO E EVIDÊNCIA DE VALIDADE DE UM CHATBOT PARA LETRAMENTO EM SAÚDE MATERNA, na Toronto Metropolitan University (TMU) no Canadá. 🇧🇷🇨🇦

 

 

 

 

 

 

Profª. Drª. Vera Mendes e Profª. Drª. Thereza Moreira visitam a Escola de Enfermagem Daphne Cockwell da Universidade Metropolitana de Toronto.

 

 

 

 

Em junho, a nossa Profa. Dra. Luciana Martins Quixadá fez uma visita técnica à Aix-Marseille Université, na França. 🇫🇷

Segundo a Professora Dra. Luciana, “o mais importante foi cruzar experiências, fazer circular saberes e reencontrar colegas com vasta experiência em pesquisa qualitativa”. Dentre tantas coisas, a professora apresentou seus trabalhos da UECE, conheceu diversas escolas e trabalhos para o cuidado ao bem-estar de alunos, equipe escolar e famílias de alunos, bem como fortaleceu as relações com os pesquisadores internacionais integrados à equipe da pesquisa “Como fazer da escola território de uma cultura/sentido comum?”, coordenada por ela.

 

 

 

 

 

Nossa aluna de doutorado Vitória Pessoa, orientanda da Profa.Dra. Vera Mendes, contemplando as atividades de internacionalização com sua participação no Congresso “Philosophy and Politics Care”, realizado nos dias 16 e 18 de maio de 2024, na cidade de Verona, Itália.

A doutoranda apresentou trabalho no referido Congresso, representando o nosso Programa e seu Grupo de Pesquisa CardioPavs.

 

 

 

 

 

Nosso doutorando Ariel Costa, orientando da Profa. Dra. Vera Mendes, está fazendo seu estágio doutoral pelo Programa de Doutorado Sanduíche, financiado pela CAPES, na Toronto Metropolitan University, no Canadá. 🇧🇷🇨🇦

📌 Em suas ações de internacionalização, Ariel está sob a supervisão da Profa. Dra. Suzanne Fredericks (RN, PHD, FESC, FCAN) e nos contou um pouco de como têm sido suas experiências nesse primeiro mês!

“A experiência do estágio doutoral aqui em Toronto tem sido a concretização de um sonho antigo! Os desafios são muitos: novo idioma, nova cultura e nova rotina, mas tudo isso se torna mais fácil com o suporte que a Toronto Metropolitan University oferece: estrutura, conforto e tecnologia! Já noto grandes avanços na forma de me entender como pesquisador e estou a cada dia mais empolgado com as novas oportunidades de crescimento!”

“Fui convidado pela Dra. Fredericks à apresentar o tema “Applying theory in practice” para a turma de mestrado da Daphne Cockwell School of Nursing, na ocasião descrevi o percurso metodológico da minha dissertação de mestrado, com desenvolvimento de um protocolo clínico (HEMOCARDIO in/out) para a aplicação na prática de enfermeiros atuantes em cardiologia intervencionista e de como nós podemos com pesquisa desenvolver estratégias para a melhoria do cuidado”, relatou Ariel.

 

 

 

 

 

Destacamos as atividades de Internacionalização protagonizadas pela aluna de doutorado Angelina Monteiro Furtado, sob orientação da Professora Doutora Célia Freitas. No âmbito dessas atividades, a doutoranda participa do Congresso Internacional de Investigação em Enfermagem, organizado pela Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP), onde apresenta dois trabalhos derivados das pesquisas conduzidas pelo grupo de pesquisa da Profa. Célia Freitas “Cuidado Clínico de Enfermagem à Pessoa Idosa e as Práticas Educativas” da Universidade Estadual do Ceará (UECE).