Ações do mês de outubro 2024
Reunião de início das atividades
Nos dias 15 e 16 de outubro, o PIBID Núcleo Alfabetização da FECISC/UECE iniciou seus trabalhos. Aconteceu a apresentação do projeto e a distribuição dos bolsistas com as supervisoras nas escolas-campo.
Ações do mês de novembro 2024
Encerramento do ano letivo na CEI Frei João Pedro
Na sexta-feira (29/11) as/os bolsistas do PIBID participaram de uma atividade de encerramento do ano letivo com duas turmas do Infantil V sob responsabilidade das supervisoras Lidiana e Claudia no CEI Frei João Pedro, uma das escolas-campo do Projeto.
Piquenique Literário
No dia 28 de novembro, o PIBID Núcleo de Alfabetização participou de uma atividade do Centro de Educação Infantil Frei João Pedro, uma das escolas-campo do Projeto. A atividade consistiu em um Piquenique com troca de livros e um momento de confraternização das crianças.
Ações do mês de dezembro 2024
Encerramento na Escola-campo CAIC Alfredo Coelho De Magalhães
O PIBID Núcleo de Alfabetização participou entre os dias 02 e 06 de dezembro de atividades na Escola-campo CAIC Alfredo Coelho De Magalhães. As (os) Pibidianas (os) ficaram sob a orientação da Supervisora Fernanda Sousa com uma turma do 1º ano do ensino fundamental – anos iniciais.
Oficina de Alfabetização
Na terça-feira (10) o PIBID Alfabetização da Pedagogia/FECISC organizou uma atividade formativa com a profa. Dra. Ana Maura Tavares dos Anjos. A Atividade consistiu em conceitos iniciais sobre alfabetização e letramento.
Oficina de Introdução a Plataforma Freire e Resumo acadêmico
Na terça-feira (10) o PIBID Alfabetização da Pedagogia/FECISC organizou uma atividade formativa com o prof. Dr. Victor Hugo de Oliveira Henrique. A Atividade consistiu em uma introdução a Plataforma Freire e construção de resumos acadêmicos-científicos para eventos na área da educação.
Atividade de reforço no CAIC – ALFREDO COELHO DE MAGALHÃES
Entre os dias 09 e 13 de dezembro, os bolsistas do PIBID realizaram atividades de reforço escolar na escola-campo CAIC – ALFREDO COELHO DE MAGALHÃES com as turmas do 1° ano do ensino fundamental.
Ações do mês de janeiro 2025
Reunião de planejamento
Nos dias 20 e 21 de janeiro o PIBID Alfabetização da FECISC iniciou suas atividades de 2025 com duas reuniões de planejamento tendo as seguintes pautas:
1) Definição do cronograma de reuniões; 2) Relatórios mensais; 3) Encontros formativos do PIBID; 4) Campanha de doação de material escolar; 5) Semana da Pedagogia; 6) Colóquio de Educação Química; 7) Fórum Internacional de Pedagogia (FIPED).
Encontro formativo com o GEALEF
No dia 22 de janeiro de 2025, bolsistas do PIBID Alfabetização da FECISC participaram do primeiro encontro do ano do Grupo de Estudos em Aprendizagens, Linguagens, Educação Infantil e Formação (GEALEF) coordenado pela professora doutora Ana Maura Tavares dos Anjos. No encontro foram discutidos os capítulos “4 – Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil e 5 – A psicologia experimental e o desenvolvimento infantil” da obra “Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem” de L. S. Vigostskii, A. R. Luria e A. N. Leontiev.
Ações do mês de fevereiro 2025
Inicio do ano letivo
A rede municipal de educação de Canindé iniciou o ano letivo na segunda-feira(17) e as/os Bolsistas do PIBID participaram ativamente das atividades de acolhimento e recepção das turmas, sob a orientação das professoras-supervisoras nas escolas-campo.
Atividades relacionadas ao Carnaval
A folia começou por aqui 🎉
As bolsistas de iniciação à docência colaboraram com as atividades de carnaval da escola-campo CEI João Pedro.
Confira os vídeos aqui: FJP FOLIA Parte (1) FJP FOLIA Parte (2) FJP FOLIA Parte (3)
Diálogo com a Gestão do CEI Frei João Pedro
Na última quinta-feira (06) o Coordenador do PIBID Alfabetização da FECISC/UECE realizou um diálogo com a nova diretora da escola-campo CEI Frei João Pedro. Estavam presentes também as professoras supervisoras Lidiana e Claudia. A nova gestão da escola reforçou a parceria com o PIBID e sinalizou de forma positiva, a abertura da escola para futuras parceiras com o curso de Pedagogia da FECISC/UECE.
Ações do mês de março 2025
Atividade da Dengue
Todas e todos contra a Dengue
As (os) BIDs da CEI Frei João Pedro participaram, juntamente com as supervisoras, de atividades de sensibilização contra a Dengue.
Atividade com a obra “A casa e seu dono”
As BIDs da E.M.E.F.I. CAIC – Alfredo Coelho de Magalhães participaram de uma atividade lúdica com a poesia “A casa e seu dono” de Elias José com a turma do 1º ano.
Confira os vídeos aqui: A casa é seu dono – Apresentação Crianças A casa é seu dono – dança
Ações do mês de abril 2025
Atividade de ditado
O “Ditado Estourado” foi uma atividade lúdica realizada pela professora supervisora e pelas (os) BIDs na escola-campo CEI Frei João Pedro.
O ditado é uma ferramenta pedagógica fundamental na alfabetização, pois ajuda a desenvolver a atenção, a memória auditiva, a ortografia e a escrita.
Atividade de jogos matemáticos
Jogos matemáticos na educação infantil são uma forma lúdica de ensinar conceitos matemáticos. A utilização dos jogos na sala de aula pode ser um recurso metodológico eficaz e motivador do ensino-aprendizagem da Matemática. Assim, as brincadeiras adaptadas à Matemática podem obter grande avanço na percepção, concentração, conhecimento de espaço, tempo, seriação, operações, números, quantidade, força, localização, discriminação e velocidade, além de aprender a respeitar as exigências das normas e dos controles.
Atividade de leitura
A leitura e a alfabetização são processos interligados e complementares que envolvem a aquisição de códigos e práticas sociais. Aprender a ler é uma etapa fundamental no processo de alfabetização. Assim as (os) BIDs realizaram atividades de leitura com a turma do 1º ano do ensino fundamental anos iniciais da escola-campo CAIC Alfredo Coelho De Magalhães.
Atividades de Letramento Matemático são realizadas na escola-campo CEI Frei João Pedro
O Letramento matemático é a capacidade de usar a matemática para resolver problemas do dia a dia e compreender o seu papel na sociedade. É uma habilidade que se desenvolve ao longo da vida e que pode ser aplicada em diversas situações.
Atividade de regência
A regência consiste em uma das atividades do PIBID, ela contribui no processo de formação inicial das futuras e dos futuros professores e professoras.
Escola-campo: CEI Frei João Pedro.
Atividade de leitura e escrita
Momentos de leitura e de escrita consistem em atividades significativas para o processo de alfabetização. Nesse sentido as (os) BIDs da escola-campo Frei João Pedro realizaram práticas de leitura de histórias e de escrita com a turma do Infantil V.
Atividade de história e musicalização
As BIDs realizam atividades de contação de história e musicalização com a turma do Infantil V juntamente com a professora supervisora na escola-campo CEI Frei João Pedro.
A contação de histórias é uma prática pedagógica que estimula a imaginação, a oralidade, a criatividade e a expressão das crianças. É uma atividade prazerosa que ajuda a desenvolver o pensamento, a autonomia, a afetividade e a socialização.
Já a musicalização na educação infantil é uma metodologia que usa a música para estimular o desenvolvimento da criança. Ela ajuda a desenvolver a sensibilidade auditiva, a coordenação motora, a expressão corporal, a criatividade e o senso rítmico.
Confira diretamente da página do Instagram
Dia de conscientização sobre o autismo
Na semana de Conscientização do Autismo, as/os bolsistas participaram de atividades na escola-campo CAIC Alfredo Coelho De Magalhães.
O mês de abril é conhecido como o mês de conscientização sobre o autismo, e o dia 2 de abril é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A campanha “Abril Azul” tem como objetivo promover a inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Feira Literária CEI Frei João Pedro
BIDs participam da Feira Literária da escola-campo CEI Frei João Pedro
No mês de abril, aconteceu a 3ª Feira Literária – Pé de Imaginação da escola CEI Frei João Pedro e contou com a participação de toda a comunidade escolar.
Ações do mês de maio 2025
Atividade dia das mães
BIDs participam de atividade do dia das mães
As BIDs da escola-campo CAIC Alfredo Magalhães participaram da atividade do dia das mães com as crianças.
Atividade “Momento Literário”
As BIDs realizaram atividades de contação de histórias e momentos de leitura com as crianças do Infantil V.
Atividade com a Parlenda “A casa da vovó”.
As (os) bolsistas de iniciação à docência (BIDs) participam de atividade com a Parlenda “A casa da vovó”.
Uma parlenda é um tipo de texto curto, normalmente infantil, caracterizado por versos simples, ritmados e com rimas, que são recitados ou cantados em brincadeiras e jogos.
Confira aqui o vídeo aqui: Parlenda a casa da Vovó
Atividade de Alfabetização – Dia da Pedagoga
Dia da (o) Pedagoga (o) é marcado por atividades de alfabetização na escola – campo CAIC Alfredo Coelho de Magalhães.
Dia 20 de maio é comemorado o dia da (o) profissional da Pedagogia e as BIDs comemoraram realizando atividades de Alfabetização com a professora-supervisora Fernanda na escola – campo CAIC Alfredo Coelho de Magalhães.
Atividade de contação de história
BIDs realizam atividade de contação de história na escola-campo CAIC Alfredo Coelho De Magalhães.
As BIDs continuam suas atividades na escola-campo CAIC Alfredo Coelho De Magalhães com atividades de contação de história para as crianças do 1º ano, sob a supervisão da professora-supervisora.
Contação de história em Libras
As BIDs realizaram uma atividade de contação de história em Libras com as crianças do Infantil V da escola-campo CEI Frei João Pedro.
História: As mãos de Sofhia
Confira aqui: Contação de história em Libras
Atividade de Inclusão – Alfabeto em Libras
BIDs realizam atividade em Libras.
As bolsistas do PIBID juntamente com a supervisora Lidiana realizaram uma atividade lúdica com as crianças do Infantil V sobre o alfabeto em Libras.
Atividade realizada na escola-campo CEI Frei João Pedro.
Confira aqui: Alfabeto em Libras
Atividade de inclusão – Libras
Atividade de inclusão é realizada pela Bid sobre as Qualidades das mães em LIBRAS.
Confira aqui: Qualidades das mães em LIBRAS
Atividade de Letramento Matemático
Os (as) Bids assumiram atividades de regência, em especial com atividades de letramento matemático nas duas escolas-campo do PIBID com o acompanhamento das professoras supervisoras.
Confira aqui: Letramento Matemático
Atividade lúdica de alfabetização
Os bolsistas participam de atividades de alfabetização por meio da ludicidade, como o “biscoito da leitura”.
Desenhos a favor do PIBID
Abaixo Assinado produzido pelas crianças.
A favor da aprovação do PL 3.970/2021, que pleiteia o Programa de Iniciação à docência – Pibid como uma política de Estado, nossas crianças realizaram seu abaixo assinado por meio de desenhos, evidenciando a importância do Pibid.
Feira Literária da escola CAIC
BIDs participam da Feira Literária da escola-campo CAIC Alfredo Coelho De Magalhães.
No dia 17 de maio, aconteceu a Feira Literária da escola-campo CAIC Alfredo Coelho De Magalhães e teve a participação das bolsistas do PIBID Núcleo Alfabetização.
A atividade contou com diversas apresentações relacionadas a literatura infantil, por meio de obras clássicas.
Mesa Redonda Sobre o PIBID – Semana da Pedagogia
Mesa redonda “Pibid e a formação docente no Sertão de Canindé” na I Semana da Pedagogia da FECISC
A I Semana da Pedagogia da Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Sertão de Canindé (FECISC) é um evento de extensão que busca articular ensino, pesquisa e extensão para fortalecer a formação crítica dos futuros pedagogos. Com o tema “Os desafios da Educação Popular e as políticas públicas, no Campo e na Cidade”, o evento aconteceu presencialmente entre os dias 20 e 23 de maio de 2025 na FECISC/UECE, em Canindé, CE.
Em sua programação constou uma mesa redonda com o tema: “Pibid e a formação docente no Sertão de Canindé” que teve a participação do coordenador do Núcleo de Alfabetização, prof. Victor Hugo de Oliveira Henrique, das professoras-supervisoras Fernanda Santos Sousa, Antônia Claudia Sousa Feitosa e Francisca Lidiana Cunha Rheinheimer e das BIDs Stefanny Lourenço, Lilia Paiva Furtado e Ana Patricia Silva Uchoa, relatando suas vivências no PIBID.
Produção Áudio visual realizada pelas (os) BIDs
BIDs produzem vídeos sobre suas atividades realizadas nas escolas
As bolsistas e os bolsistas do PIBID Núcleo Alfabetização produziram materiais audiovisuais sobre o PIBID e suas atividades nas escolas.
Produção do Jornal do Pibid
“Pibid News”, professoras supervisoras produzem material com atividades do Pibid.
As professoras supervisoras da escola-campo CEI Frei João Pedro intitulado “Pibid News”. O material possui as principais atividades realizadas pelo Pibid em conjunto com as professoras e a escola-campo.
Semana da Pedagogia – apresentações orais
Professoras-supervisoras do Núcleo de Alfabetização submetem trabalhos na I Semana da Pedagogia da FECISC.
Entre os dias 20 e 23 de maio de 2025 na FECISC/UECE, em Canindé, CE, aconteceu a I Semana da Pedagogia, tendo como tema “Os desafios da Educação Popular e as políticas públicas, no Campo e na Cidade”. Consistiu em um evento de extensão que busca articular ensino, pesquisa e extensão para fortalecer a formação crítica dos futuros pedagogos e futuras pedagogas.
A programação contou com palestras, mesas redondas, oficinas e apresentações orais. As professoras-supervisoras submeteram dois resumos e obtiveram aprovação, ambos os trabalhos foram apresentados pelo coordenador do Núcleo, professor Victor Hugo de Oliveira Henrique, devido às atividades das professoras nas escolas.
Título: ALFABETIZAÇÃO COM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CANINDÉ – CE.
Autoria: Fernanda Santos Sousa – CAIC Alfredo Coelho De Magalhães.
Título: A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Autoria: Antônia Claudia Sousa Feitosa – CEI Frei João Pedro. Francisca Lidiana Cunha Rheinheimer – CEI Frei João Pedro
Trabalhos apresentados em eventos científicos – CONAPE
BIDs apresentam trabalhos sobre o PIBID no I Congresso Amazônico de Pedagogia
As (os) BIDs submeteram e apresentaram trabalhos resultados das experiências do PIBID no I Congresso Amazônico de Pedagogia: Inovação, Inclusão e Qualidade no Ensino (I CONAPE). O evento foi realizado pelo o Instituto Federal de Rondônia (IFRO), em parceria a UNIR, o IFAM, o IFTO e a SEMED de Porto Velho e surge para ser um espaço de diálogo e troca de experiências entre estudantes, profissionais da educação e pesquisadores da área de pedagogia e da educação básica.
Trabalhos apresentados:
1. VIVÊNCIAS INICIAIS NO PIBID: UM RELATO DO NÚCLEO DE ALFABETIZAÇÃO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS INTEGRADAS DO SERTÃO DE CANINDÉ DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (FECISC/UECE).
Autoria: JULIO CESAR ALMEIDA CIRINO, JOÃO EMANUEL PAULINO MAGALHÃES, BIANCA MARIA SOUSA AMORIM, MARIA KAROLINA OLIVEIRA MACEDO, HELLEN CARDOSO ALVES e VICTOR HUGO DE OLIVEIRA HENRIQUE.
Eixo Temático (ET) 09: Linguagens e Letramento: Alfabetização, letramento e desenvolvimento de linguagens.
2. AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DO PIBID ALFABETIZAÇÃO.
Autoria: CHAIANE RODRIGUES PEREIRA, ANA PATRÍCIA SILVA UCHOA, ELINETE FERREIRA DA SILVA, SENDYA GOMES DE SOUSA MENDONÇA, ANA MAURA TAVARES DOS ANJOS e VICTOR HUGO DE OLIVEIRA HENRIQUE
Eixo Temático (ET) 01: Formação e Identidade Docente: Desenvolvimento profissional e identidade dos educadores
3. PIBID ALFABETIZAÇÃO: REFLEXÕES INICIAIS EM RELAÇÃO A FORMAÇÃO DE PEDAGOGAS E PEDAGOGOS NO SERTÃO DE CANINDÉ.
Autoria: VICTOR HUGO DE OLIVEIRA HENRIQUE, ANA MAURA TAVARES DOS ANJOS, FRANCISCA LIDIANA CUNHA RHEINHEIMER, ANTÔNIA CLÁUDIA SOUSA FEITOSA e FERNANDA DOS SANTOS SOUSA.
Eixo Temático (ET) 01: Formação e Identidade Docente: Desenvolvimento profissional e identidade dos educadores
Trabalhos apresentados em eventos científicos – FIPED
BIDs marcam participação no XV Fórum Internacional de Pedagogia com apresentações de trabalhos.
As (os) BIDs apresentaram trabalhos oriundos de suas vivências e experiências no PIBID Núcleo Alfabetização da Fecisc/Uece no XV Fórum Internacional de Pedagogia. O evento ocorreu no período de 28 a 30 de maio de 2025, em formato híbrido, na cidade de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú/Pernambuco. Foi promovido pela parceria entre a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE / UAST), Autarquia Educacional de Serra Talhada (AESET), a Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia (AINPGP) e a Universidad Nacional de Colombia.
Trabalhos apresentados:
1. AS VIVÊNCIAS NO PIBID ALFABETIZAÇÃO DA FECISC/UECE.
Autoria: Ilana Maria Vitorino Rocha, Jucelio Abreu dos Santos, Mylenna Ferreira Braga, Victor Hugo de Oliveira Henrique e Ana Maura Tavares dos Anjos.
GT 10 – Alfabetização, Letramento(s) e Formação Docente
2. EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PIBID ALFABETIZAÇÃO.
Autoria: Lilia Paiva Furtado, Francisca Erivania Paulino Gomes, Vitória dos Santos Marcelino, Victor Hugo de Oliveira Henrique e Ana Maura Tavares dos Anjos.
GT 10 – Alfabetização, Letramento(s) e Formação Docente
3.PROJETO ABRIL LITERÁRIO: promovendo a literatura por meio da contação de histórias na educação infantil.
Autoria: Antonia Claudia Sousa Feitosa, Francisca Lidiana Cunha Rheinheimer, Fernanda Santos Sousa e Victor Hugo de Oliveira Henrique.
GT 03 – Educação Infantil