BIOLOGIA FECLESC
ATIVIDADES DE NOVEMBRO 2024
14/11/2024: Reunião Inicial entre CA e supervisoras para apresentação do Subprojeto de Biologia da UECE; dos Bolsistas de Iniciação à Docência (BID) de cada escola parceira; das etapas de execução do Projeto Institucional, da acolhida dos BID nas escolas pela comunidade escolar; para solicitação dos documentos comprobatórios dos currículos das professoras e orientação das ações necessárias à implantação do Projeto Institucional nas Plataforma Freire e na SCBA.
18/11/2024: Os bolsistas de iniciação à docência (BIDs) deslocaram-se até a escola EEF Pe. Vicente Gonçalves de Albuquerque, localizada no município de Quixadá, para fazer o reconhecimento do ambiente em que vão passar os dois anos de bolsa, sendo recebidos pela supervisora Roselene Sousa.
21/11/2024: Ocorreu a primeira visita dos bolsistas pibidianos, a EEF José Bonifácio de Sousa, juntamente com a coordenadora de área Profa. Jamili Silva. A professora supervisora nos recepcionou na escola, nos apresentando a direção e aos funcionários presentes, e também falou sobre o projeto ao qual fazíamos parte.
25/11/2024: Encontro presencial na escola Gonzaga Mota com a professora supervisora Renatinha que iniciou o encontro com uma apresentação e acolhida de boas vindas.
28/11/2024: Reunião com a Coordenadora de Área com compartilhar das apresentações nas escolas.
28/11/2024: Reunião de Planejamento com todos os CAs dos subprojetos de Biologia da UECE. Planejamento dos Círculos Formativos na Área de Ciências e Biologia.
Imagem 1 – Dinâmica Mãodala. Arquivo pessoal.
ATIVIDADES DE DEZEMBRO 2024
03/12/2024 – Reconhecimento da Escola de Ensino Fundamental Padre Vicente Gonçalves de Albuquerque e Estudo do PPP com a Supervisora Profa. Rose e Encontro dos Bolsistas com a Supervisora Juliana na Escola de Ensino Fundamental José Bonifácio de Souza para estudo Projeto Político Pedagógico.
04/12/2024 – Encontro dos Bolsistas com a supervisora Profa. Renatinha na escola de Ensino Médio Governador Luiz Gonzaga da Fonseca Mota para estudo do Projeto Político Pedagógico para ser apresentado na reunião do núcleo com a professora Jamili.
10/12/24 – Estudo do Regimento Escolar da Escola de Ensino Fundamental Padre Vicente e da Escola de Ensino Fundamental José Bonifácio.
05/12/2024 (tarde) – Encontro com a coordenadora de área para apresentação e discussão dos PPP.
05/12/2024 (noite) Reunião de planejamento de formação conjunta dos núcleos de Alfabetização e Biologia da FECLESC, momento no qual as coordenadoras de área projetaram um calendário para as formações com definição dos temas e possíveis colaboradores.
11/12/2024 – Encontro dos Bolsistas com a supervisora Profa. Renatinha na escola Gonzaga Mota para estudo do Regimento Escolar.
11/12/2024 Reunião de planejamento Reunião de Planejamento dos Círculos Formativos dos Subprojetos de Biologia da Universidade Estadual do Ceará (UECE) com o discente de quarto semestre, de Design digital pela UFC Campus Quixadá, Alexandre Ferreira.
17/12/2024 – Encontro com a coordenadora de área para dar continuidade ao estudo dos PPP.
19/12/2024 – Reunião com a Supervisora Rose para tirar dúvidas sobre o PPP e continuação do Estudo do Regimento da Escola de Ensino Fundamental Padre Vicente.
Imagem 2 – Charge reflexiva apresentada na reunião
Link da imagem: https://drive.google.com/file/d/1xUdSLIAdIplzp8hSUt1J7zmGZf0F1Qji/view?usp=sharing
Elaboração e Publicação de Cards sobre Semana/Jornada Pedagógica na página do PIBID Biologia da FECLESC/UECE:
Elaboração e Publicação de Cards sobre a participação na Jornada Pedagógica Municipal de Quixadá na página do PIBID Biologia da FECLESC/UECE:
ATIVIDADES DE JANEIRO 2025
08/01/2025 – os bolsistas se reuniram na escola Gonzaga Mota para o encontro com a supervisora (Renatinha). Foi iniciado o estudo sobre a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), DCR (Documento Curricular Referencial do Ceará) e LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). Na reta final do encontro, os bolsistas e a supervisora receberam a ilustre presença de membros do projeto “Profetas da chuva” com um convite especial para os bolsistas, de estarem presentes no 29° encontro dos profetas da chuva em Quixadá-CE.
Encontro com a supervisora Profetas da chuva
08/01/2025 – Com o retorno das atividades a supervisora Julianna realizou um encontro com os pibidianos com a finalidade de alinhar alguns pontos em relação ao estudo do Regimento Escolar da EEF José Bonifácio de Sousa.
Na quinta-feira, dia 9 de janeiro, aconteceu a reunião com nossa coordenadora do PIBID, que teve como objetivo continuar o compartilhamento do estudo crítico do Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas onde ocorreu um momento de troca de ideias, reflexões coletivas, dúvidas e curiosidades. Também tivemos a apresentação do novo cronograma do programa, que foi mostrado o que vamos fazer semestre por semestre. Desde observações em sala de aula, até nossas regências. Também foi pedido para fazer um portfólio individual com início em fevereiro, para observar nossas atividades na bolsa.
Reunião com a coordenadora Jamili Silva Fialho
20/01/2025 – Jornada Pedagógica do Município de Quixadá com as escolas do município de Quixadá. A Escola Padre Vicente, que abrange sete distritos educacionais, promoveu um encontro reunindo todos os membros do núcleo educacional para discutir a alocação dos professores e tratar de temas essenciais para o planejamento do ano letivo.
Jornada Pedagógica
21/01/2025 – Semana Pedagógica do Município de Quixadá aconteceu a Construção de Curso Anual das escolas de nível fundamental. Os planos anuais de ensino foram atualizados, e nos de 9º ano na área de Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens foram adicionados no currículo o Sistema Avalia.
Além disso, os coordenadores solicitaram que as aulas fossem iniciadas com algum texto reflexivo contribuindo assim para a construção do pensamento crítico e reflexivo dos alunos.
20 a 22/01/2025: JORNADA PEDAGÓGICA NO DISTRITO EDUCACIONAL CAMPO NOVO
A Jornada Pedagógica do Município teve sua abertura no dia 17/01, foi quando encerrou o recesso dos professores e da Supervisora Juliana Matos, porém os BIDs puderam participar somente a partir do dia 20 , nas pautas que aconteceriam em cada distrito educacional. No dia 20 a Jornada iniciou com uma palestra sobre Autocuidado, frisando a importância do docente está se sentindo bem para conseguir executar um bom trabalho. Posteriormente, houve a discussão e definição das particularidades do calendário letivo local. Até o momento, a Supervisora irá lecionar Ciências em 12 turmas de 7º a 9º ano e Ensino Religioso em três turmas de 9º ano.
Registros do 1° dia da Semana Pedagógica 20/01:
No dia 21/01 participamos do primeiro encontro de alinhamento para Planejamento Anual Municipal de Ciências da Natureza. O encontro foi mediado pela formadora municipal de ciências, Viviane Messias e todos os professores do componente.
para projetos educacionais – interdisciplinares ou não, entre outros.
Registros do 2° dia da Semana Pedagógica 21/01:
O último dia da Jornada, 22/01, veio com a notícia de que a reforma realmente não iria ser concluída a tempo e que o retorno das aulas seguiria o calendário letivo. Porém, iniciando no formado remoto, através de grupos de whatsApp, já no dia seguinte (23/01). Como os professores ainda não receberam seus horários individuais, para saber exatamente em quais turmas estão com seus componentes, a Coordenadora pedagógica formulou um horário provisório para o dia seguinte. Então os professores passaram a planejar o primeiro dia de aula, buscando materiais de acolhimento e mais diagnósticos para esse contato inicial.
Registros do 3° dia da Semana Pedagógica 22/01:
21/01/2025 – I Formação de Professores de Naturezas (Anos Finais)
A primeira formação de professores de Naturezas do município de Quixadá, voltada para professores dos Anos Finais do ensino fundamental iniciou com o cronograma de aulas do Sistema Avalia – que consiste numa espécie de planejamento de aulas que propõe preparar os alunos para o exame do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).
A professora que estava ministrando a formação explicou o modo de funcionamento, ou seja, como a Secretaria de Educação tinha planejado os módulos de uma forma que ficassem sincronizados com o plano de ensino anual de cada turma, assim os professores conseguiriam conciliar o que o Sistema Avalia propõe de acordo com o conteúdo do livro didático planejado para cada período.
22/01/2025- Planejamento na escola e tira dúvidas da Formação anterior
As bolsistas Camilla e Sara participaram do planejamento de aula juntamente com a Professora Preceptora Rose, onde a professora aproveitou para organizar as frequências dos bolsistas, em seguida a formadora de ciências da natureza Viviane Alves da secretária de educação veio para tirar qualquer dúvida que tenha ficado sobre o Sistema Avalia, que é um sistema que a prefeitura disponibilizou para as turmas avaliadas (5°, 6° e 9°).
Na imagem estão presentes as bolsistas Camilla e Sara, a professora preceptora Rose e a formadora da secretaria Viviane.
21/01/2025 – Palestra: A transversalidade da Educação das Relações Étnico-Raciais – Quixadá/CE
A palestra teve a participação de Edna Macedo, assessora pedagógica e a professora Dra Eliane Boa Morte. Ela se formou em pedagogia pela UFBA e se especializou em história e cultura afro-brasileira e indígena além de ser a autora do livro: “História e cultura da África nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Médio”. O objetivo da palestra era discutir as heranças de povos africanos e de povos indígenas no processo de construção da sociedade brasileira e a obrigatoriedade desses elementos na educação, para uma reflexão sobre a educação das relações étnico-raciais.
23/01/2025 – Formação sobre Cordel Científico – 1º encontro
Nesse dia tivemos o início da formação intitulada: O folheto de cordel científico (FCC) como recurso educacional de ensino-aprendizagem e de alfabetização científica na abordagem da Neurociência Educacional. Essa formação está sendo ministrada pelo professor doutorando, poeta e cordelista Ênio José Gondim Guimarães e está acontecendo juntamente ao núcleo de pedagogia coordenado pela professora Maria Lenúcia de Moura. O objetivo dessa formação é compreender o que é o FCC e como utilizá-lo na educação como um recurso metodológico de ensino, a fim de propiciar o ensino-aprendizagem dos estudantes.
30/01/2025 – Formação sobre Cordel 2º encontro
No presente dia foi dado continuidade a formação sobre: O folheto de cordel científico (FCC). O professor Ênio ministrante da formação, iniciou mostrando algumas de suas obras, para que servisse de inspiração e entendermos melhor como elaborar um cordel, após isso ele informou o passo a passo para iniciarmos a escrita de um cordel. Primeiramente deve ser feita a escolha do tema, após a escolha do tema é necessário fazer um resumo e mapeamento dos conceitos principais do tema escolhido, tendo feito isso precisa escolher uma métrica e já pode ser iniciado a escrita do cordel.
31/01/2025 – Formação sobre Cordel 3º encontro
Demos continuidade a formação, onde o momento foi dedicado para a produção dos cordéis que deverão ser apresentados na quinta feira da próxima semana. As equipes estão nesse processo de criação e podemos ver que alguns têm mais facilidade do que outros, mas a gente vai se ajudando e colaborando uns com os outros.
23/01/2025 – Confraternização PIBID
Iniciamos nosso encontro com uma confraternização organizada por nossa coordenadora de área Jamili, com o intuito de proporcionar um momento de descontração e socialização entre todos os bolsistas. Primeiro se iniciou com o lanche, depois fomos para um momento de descontração, lemos as frases que estavam junto com as lembrancinhas que ganhamos, algumas pessoas comentaram e outras não. No segundo momento ocorreu um sorteio, onde poderíamos escolher um presente e trocar o nosso pelo de outras pessoas, muitas pessoas queriam o mesmo brinde então se tornou uma disputa bem acirrada. A intenção dessa brincadeira era saber se éramos ou não apegados a bens materiais. Esse momento de descontração foi muito mais que uma simples brincadeira, esse momento nos deixou uma reflexão sobre o que realmente valorizamos em nossas vidas. Enquanto alguns se apegavam aos presentes escolhidos, outros demonstravam uma abertura para experimentar algo novo e trocar com o colega o presente escolhido. Essa dinâmica nos levou a questionar: até que ponto estamos realmente ligados a objetos materiais? Fica a pergunta.
27/01/2025 – Postagem no Instagram @pibidbiofeclesc sobre o que é a semana pedagógica.
Fonte: Autoral
Descrição: Card. Na tonalidade azul-claro ou azul pastel, com tonalidade branca e centralizada com o título sobreposto à mesma. O poste também possui elementos e textura.
28/01/2025 – Postagem no Instagram sobre a participação dos bolsistas na semana pedagógica da escola Padre Vicente.
Descrição: Card. Na tonalidade amarelo claro e um amarelo meio laranja nas bordas, com título centralizado “ Jornada Pedagógica Padre Vicente”.
28/01/2025 PLANEJAMENTO COLETIVO NA EEF JOSÉ BONIFÁCIO DE SOUSA
As terças-feiras são destinadas ao planejamento coletivo de Ciências da Natureza. A Supervisora Juliana Matos é a única professora lotada nesse componente na EEF José Bonifácio de Sousa e, mesmo planejando individualmente e com a escola funcionando no formato remoto devido a reforma, lhe foi exigido que fosse planejar de forma presencial na EEF Nemésio Bezerra.
30/01/2025 – Postagem no Instagram sobre a participação dos bolsistas na Semana Pedagógica da escola José Bonifácio.
Registo dos bolsistas durante a Semana Pedagógica da escola José Bonifácio.
Fonte : Autoral
Descrição: Card na tonalidade verde escuro com detalhes em verde claro. Título centralizado “Semana Pedagógica José Bonifácio” logo abaixo, foto dos bolsistas juntamente com o restante do corpo docente da escola.