Ações do mês de outubro 2024
Reunião Geral de Início das Atividades
Encontro de orientação com todos os núcleos do PIBID CED/UECE, abordando o funcionamento do programa, seus objetivos e a importância de cada ação no contexto educacional.
XXIX Semana Universitária UECE
De 21 a 25 de outubro, durante a XXIX Semana Universitária UECE: Palestras do FORPIBID-RP e Stand do Núcleo de Alfabetização e Multiletramentos, com exposição e apresentação de materiais didáticos e pedagógicos.
Ações do mês de novembro 2024
Apresentação do Subprojeto PIBID Alfabetização
Foi realizada, em 14 de novembro, uma reunião com bolsistas e supervisores para a apresentação do subprojeto PIBID Alfabetização e Multiletramentos, conduzida pela coordenadora de área, Tânia Serra Azul. O encontro aconteceu no PPGE/CED.
Primeiro Contato na Escola
Entre os dias 18 e 20 de outubro, o PIBID Núcleo Alfabetização do CED/UECE deu início às suas atividades dentro da escola. Neste período, ocorreu a apresentação da escola e das turmas, além da distribuição dos bolsistas com as supervisoras nas escolas-campo.
Socialização das Experiências
Em 21 de novembro, ocorreu um momento de roda de conversa e socialização, onde os bolsistas compartilharam suas experiências e reflexões sobre o primeiro contato nas escolas, com foco na observação do ambiente escolar.
Ações do mês de dezembro 2024
Formação dos Bolsistas
Realizamos, em 5 de dezembro, uma formação no PPGE/CED sobre alfabetização, linguagens e letramentos, conduzida pela professora Dra. Tânia Serra Azul.
Piquenique Literário e Atividade de Autorretrato
O Piquenique Literário aconteceu em 10 de dezembro, na EMEIEF Paulo Sarasate, utilizando literaturas afrorreferenciadas. A atividade proporcionou um momento de leitura e troca de experiências. Após uma contação de história, realizamos uma atividade de autorretrato com espelhos, onde cada criança se recriou no desenho, expressando como se percebe.
Confecção do Kabuletê
Em 11 de dezembro, na EMEIEF Paulo Sarasate, realizamos com os alunos do 1º ano a confecção de um kabuletê, instrumento musical africano. Para sua construção, utilizamos materiais como papelão ondulado, tinta, pincéis e tampas de garrafa PET.
Encerramento do Ano Letivo
Em 17 de dezembro, para concluir nossas atividades na EMEIEF Paulo Sarasate, os alunos confeccionaram cartões natalinos, que seriam trocados no dia 18, último dia de aula. Também organizamos um lanche coletivo para despedir os bolsistas e celebrar o início das férias.
Encerramento das Atividades
No CEI João Marçal Mesquita, em 17 de dezembro, promovemos uma atividade para celebrar o natal, com o intuito de incentivar a interação e o trabalho em conjunto entre as crianças. A atividade foi realizada alinhada ao campo de experiência da educação infantil, que valoriza a cooperação e o coletivo. A estrutura da árvore de natal foi dividida para que cada criança pudesse participar ativamente da construção do pinheiro e também dos seus enfeites.
Formação dos Bolsistas
Em nossas formações semanais, promovemos discussões sobre os diversos atravessamentos que permeiam o cotidiano escolar, articulando teoria e prática a partir das leituras realizadas. Além disso, apresentamos os projetos de intervenção a serem desenvolvidos nas escolas do nosso núcleo e debatemos, junto à Coordenadora de Área, Profª Dra. Tânia Serra Azul, as alterações necessárias em nosso relatório.
Atividades Formativas Externas
No mês de março, realizamos visitas a espaços de multiletramentos fora do ambiente escolar, como a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) e a Pinacoteca do Ceará. Ao final dessas experiências, promovemos uma roda de conversa para refletir sobre as linguagens que permeiam nossas (re)existências e identificar as expressões multiletradas presentes nesses ambientes, com foco no processo de alfabetização cultural.
Algumas ações nas escolas do Núcleo Alfabetização no primeiro semestre de 2025
CEI João Marçal Mesquita
Iniciamos o ano com uma atividade lúdica que explorou as primeiras letras dos nomes das crianças, combinando música, pintura e colagem com materiais recicláveis para promover a familiarização divertida com o alfabeto.
As bolsistas realizaram uma roda de conversa sobre os povos originários com um teatro de sombras da história “Tuíupe e o Maracá Mágico”. As crianças expressaram suas reflexões e confeccionaram maracás com materiais recicláveis, vivenciando o instrumento musical da cultura indígena.
No mês de maio celebramos o ‘Dia da Família’ no CEI, com a participação das famílias das crianças. Os bolsistas realizaram a contação da história “DRUFFS”, de Eva Furnari, que aborda a família sob o olhar das crianças. Em seguida, as famílias desenharam suas representações familiares em retalhos de tecido, que foram unidos para formar uma colcha da união, afeto e diversidade.
EMEIF Prof. José Valdevino de Carvalho
Para apoiar o processo de alfabetização, os bolsistas utilizam atividades lúdicas e alfabeto móvel, tornando o aprendizado mais interativo. Essas práticas realizadas na biblioteca buscam promover um ambiente que considere as dificuldades e incentive a participação ativa das crianças na leitura e escrita.
Com o objetivo de apoiar a Feira de Ciências, os bolsistas estão colaborando na criação de materiais sobre Robótica Sustentável. Esses recursos serão apresentados pela turma do 4º ano da escola, promovendo por meio dessa temática o interesse por tecnologia e sustentabilidade.
EMEIEF Paulo Sarasate
Para proporcionar uma experiência com a natureza, a turma foi dividida em dois grupos: enquanto um realizou o plantio de pimentões na sala, o outro explorou a horta da escola, registrando imagens das plantas com uma câmera digital e observando como elas se desenvolvem após o plantio. Essa atividade permitiu às crianças descobrir que nem todas as plantas se originam de sementes — como a batata-doce, que se reproduz a partir das raízes.
A atividade “Caça às Frutas” teve como objetivo desenvolver a leitura e escrita das crianças, respeitando seus níveis de alfabetização. A turma foi dividida em dois grupos: o primeiro, com ‘pré-silábicos’ e ‘silábicos sem valor sonoro’, trabalhou com cartas que continham desenhos e nomes das frutas, seguindo comandos específicos; o segundo, com ‘silábicos com valor sonoro’, montou palavras usando sílabas recortadas.
No mês de março, trabalhamos a ciranda como forma de preparar as crianças para a visita à Caixa Cultural, que apresentava a exposição sobre Lia de Itamaracá. Como parte dessa vivência, realizamos a contação do livro “Maria, a menina que gostava de cirandas”, iniciando com uma roda de conversa sobre o que é uma ciranda. Em seguida, apresentamos a artista Lia de Itamaracá, destacando sua importância na cultura popular. Para encerrar, realizamos uma ciranda na sala, com uma de suas músicas.
Visita à Caixa Cultural
No mês de abril, realizamos uma visita à Caixa Cultural, onde as crianças conheceram a exposição sobre a Lia de Itamaracá. Foi uma experiência cheia de encantamento, especialmente por ser a primeira vez delas nesse espaço cultural. Além de explorarem a exposição, as crianças também dançaram ciranda ao redor das roupas de Lia, vivenciando a cultura apresentada.
Audiência Pública na
Assembleia Legislativa do Ceará (Alece)
Em maio participamos de uma audiência pública pela Comissão de Ciência, Tecnologia e Educação Superior na Alece, para a discussão sobre o fortalecimento do PIBID e a transformação do Programa em uma política de Estado. Na mesa estávamos representados por nossa Coordenadora Institucional do PIBID-UECE profa. Dra. Jaqueline Rabelo de Lima e também pela supervisora do nosso núcleo profa. Esp. Anna Catarine Amaral.
Participação no XV
Fórum Internacional de pedagogia (FIPED)
Entre os dias 28 e 30 de maio de 2025, os bolsistas do Núcleo Alfabetização e Multiletramentos participaram do XV FIPED, realizado em Serra Talhada, Pernambuco. Durante o evento, os bolsistas apresentaram trabalhos sobre suas experiências no PIBID e participaram de oficinas, algumas delas voltadas para alfabetização e letramento por meio de atividades lúdicas. Além disso, uma das bolsistas mediou a conferência do professor Cipriano Luckesi, sobre a avaliação da aprendizagem.