Ações do mês de outubro 2024

 

Reunião Geral de Início das Atividades

Encontro de orientação com todos os núcleos do PIBID CED/UECE, abordando o funcionamento do programa, seus objetivos e a importância de cada ação no contexto educacional.

XXIX Semana Universitária UECE

De 21 a 25 de outubro, durante a XXIX Semana Universitária UECE: Palestras do FORPIBID-RP e Stand do Núcleo de Alfabetização e Multiletramentos, com exposição e apresentação de materiais didáticos e pedagógicos.

 

Ações do mês de novembro 2024

 

Apresentação do Subprojeto PIBID Alfabetização

Foi realizada, em 14 de novembro, uma reunião com bolsistas e supervisores para a apresentação do subprojeto PIBID Alfabetização e Multiletramentos, conduzida pela coordenadora de área, Tânia Serra Azul. O encontro aconteceu no PPGE/CED.

 

Primeiro Contato na Escola

Entre os dias 18 e 20 de outubro, o PIBID Núcleo Alfabetização do CED/UECE deu início às suas atividades dentro da escola. Neste período, ocorreu a apresentação da escola e das turmas, além da distribuição dos bolsistas com as supervisoras nas escolas-campo.

 

Socialização das Experiências

Em 21 de novembro, ocorreu um momento de roda de conversa e socialização, onde os bolsistas compartilharam suas experiências e reflexões sobre o primeiro contato nas escolas, com foco na observação do ambiente escolar.

 

Ações do mês de dezembro 2024

 

Formação dos Bolsistas

Realizamos, em 5 de dezembro, uma formação no PPGE/CED sobre alfabetização, linguagens e letramentos, conduzida pela professora Dra. Tânia Serra Azul.

 

Piquenique Literário e Atividade de Autorretrato

O Piquenique Literário aconteceu em 10 de dezembro, na EMEIEF Paulo Sarasate, utilizando literaturas afrorreferenciadas. A atividade proporcionou um momento de leitura e troca de experiências. Após uma contação de história, realizamos uma atividade de autorretrato com espelhos, onde cada criança se recriou no desenho, expressando como se percebe.

 

Confecção do Kabuletê

Em 11 de dezembro, na EMEIEF Paulo Sarasate, realizamos com os alunos do 1º ano a confecção de um kabuletê, instrumento musical africano. Para sua construção, utilizamos materiais como papelão ondulado, tinta, pincéis e tampas de garrafa PET.

 

Encerramento do Ano Letivo

Em 17 de dezembro, para concluir nossas atividades na EMEIEF Paulo Sarasate, os alunos confeccionaram cartões natalinos, que seriam trocados no dia 18, último dia de aula. Também organizamos um lanche coletivo para despedir os bolsistas e celebrar o início das férias.

 

Encerramento das Atividades

No CEI João Marçal Mesquita, em 17 de dezembro, promovemos uma atividade para celebrar o natal, com o intuito de incentivar a interação e o trabalho em conjunto entre as crianças. A atividade foi realizada alinhada ao campo de experiência da educação infantil, que valoriza a cooperação e o coletivo. A estrutura da árvore de natal foi dividida para que cada criança pudesse participar ativamente da construção do pinheiro e também dos seus enfeites.

 

Formação dos Bolsistas

Em nossas formações semanais, promovemos discussões sobre os diversos atravessamentos que permeiam o cotidiano escolar, articulando teoria e prática a partir das leituras realizadas. Além disso, apresentamos os projetos de intervenção a serem desenvolvidos nas escolas do nosso núcleo e debatemos, junto à Coordenadora de Área, Profª Dra. Tânia Serra Azul, as alterações necessárias em nosso relatório.

 

Atividades Formativas Externas

No mês de março, realizamos visitas a espaços de multiletramentos fora do ambiente escolar, como a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) e a Pinacoteca do Ceará. Ao final dessas experiências, promovemos uma roda de conversa para refletir sobre as linguagens que permeiam nossas (re)existências e identificar as expressões multiletradas presentes nesses ambientes, com foco no processo de alfabetização cultural.

 

Algumas ações nas escolas do Núcleo Alfabetização no primeiro semestre de 2025

 

CEI João Marçal Mesquita

Iniciamos o ano com uma atividade lúdica que explorou as primeiras letras dos nomes das crianças, combinando música, pintura  e colagem com materiais recicláveis para promover a familiarização divertida com o alfabeto.

 

As bolsistas realizaram uma roda de conversa sobre os povos originários com um teatro de sombras da história “Tuíupe e o Maracá Mágico”. As crianças expressaram suas reflexões e confeccionaram maracás com materiais recicláveis, vivenciando o instrumento musical da cultura indígena.

 

No mês de maio celebramos o ‘Dia da Família’ no CEI, com a participação das famílias das crianças. Os bolsistas realizaram a contação da história “DRUFFS”, de Eva Furnari, que aborda a família sob o olhar das crianças. Em seguida, as famílias desenharam suas representações familiares em retalhos de tecido, que foram unidos para formar uma colcha da união, afeto e diversidade.

 

EMEIF Prof. José Valdevino de Carvalho

Para apoiar o processo de alfabetização, os bolsistas utilizam atividades lúdicas e alfabeto móvel, tornando o aprendizado mais interativo. Essas práticas realizadas na biblioteca buscam promover um ambiente que considere as dificuldades e incentive a participação ativa das crianças na leitura e escrita.

Com o objetivo de apoiar a Feira de Ciências, os bolsistas estão colaborando na criação de materiais sobre Robótica Sustentável. Esses recursos serão apresentados pela turma do 4º ano da escola, promovendo por meio dessa temática o interesse por tecnologia e sustentabilidade.

 

EMEIEF Paulo Sarasate

Para proporcionar uma experiência com a natureza, a turma foi dividida em dois grupos: enquanto um realizou o plantio de pimentões na sala, o outro explorou a horta da escola, registrando imagens das plantas com uma câmera digital e observando como elas se desenvolvem após o plantio. Essa atividade permitiu às crianças descobrir que nem todas as plantas se originam de sementes — como a batata-doce, que se reproduz a partir das raízes.

 

A atividade “Caça às Frutas” teve como objetivo desenvolver a leitura e escrita das crianças, respeitando seus níveis de alfabetização. A turma foi dividida em dois grupos: o primeiro, com ‘pré-silábicos’ e ‘silábicos sem valor sonoro’, trabalhou com cartas que continham desenhos e nomes das frutas, seguindo comandos específicos; o segundo, com ‘silábicos com valor sonoro’, montou palavras usando sílabas recortadas.

 

No mês de março, trabalhamos a ciranda como forma de preparar as crianças para a visita à Caixa Cultural, que apresentava a exposição sobre Lia de Itamaracá. Como parte dessa vivência, realizamos a contação do livro “Maria, a menina que gostava de cirandas”, iniciando com uma roda de conversa sobre o que é uma ciranda. Em seguida, apresentamos a artista Lia de Itamaracá, destacando sua importância na cultura popular. Para encerrar, realizamos uma ciranda na sala, com uma de suas músicas.

 

Visita à Caixa Cultural

No mês de abril, realizamos uma visita à Caixa Cultural, onde as crianças conheceram a exposição sobre a Lia de Itamaracá. Foi uma experiência cheia de encantamento, especialmente por ser a primeira vez delas nesse espaço cultural. Além de explorarem a exposição, as crianças também dançaram ciranda ao redor das roupas de Lia, vivenciando a cultura apresentada.

 

 

Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece)

Em maio participamos de uma audiência pública pela Comissão de Ciência, Tecnologia e Educação Superior na Alece, para a discussão sobre o fortalecimento do PIBID e a transformação do Programa em uma política de Estado. Na mesa estávamos representados por nossa Coordenadora Institucional do PIBID-UECE profa. Dra. Jaqueline Rabelo de Lima e também pela supervisora do nosso núcleo profa. Esp. Anna Catarine Amaral.

 

Participação no XV Fórum Internacional de pedagogia (FIPED)

Entre os dias 28 e 30 de maio de 2025, os bolsistas do Núcleo Alfabetização e Multiletramentos participaram do XV FIPED, realizado em Serra Talhada, Pernambuco. Durante o evento, os bolsistas apresentaram trabalhos sobre suas experiências no PIBID e participaram de oficinas, algumas delas voltadas para alfabetização e letramento por meio de atividades lúdicas. Além disso, uma das bolsistas mediou a conferência do professor Cipriano Luckesi, sobre a avaliação da aprendizagem.

   

 

CEI João Marçal Mesquita

“Quem te ensinou a nadar, marinheiro?” – Essa atividade, realizada com as crianças do Infantil IV, envolveu música, roda de conversa e coordenação motora com as crianças colorindo os peixes de papelão.

A atividade do “quebra-cabeça numérico” teve como foco o reconhecimento dos números e sua relação com as quantidades. As crianças puderam explorar e associar o numeral às quantidades, exercitar a coordenação motora fina e desenvolver a oralidade ao compartilhar suas descobertas, favorecendo o processo de alfabetização de maneira significativa.

Essa ação teve início com uma roda de conversa, na qual as crianças compartilharam suas experiências com a cultura nordestina. Após trazerem elementos da festa junina, como a decoração, comidas e roupas típicas, realizaram a confecção de bandeirinhas para enfeitar a sala nesse período festivo. As bandeirinhas foram decoradas com desenhos, escritas e colagens dos seus rostos das crianças.

Durante o mês de junho, as atividades foram voltadas para a valorização da cultura nordestina, culminando na realização da Festa Junina da escola. As crianças, juntamente com os bolsistas, participaram da confecção da “Vila do PIBID”, um cenário temático simbolizando a presença dos bolsistas no ambiente escolar, reforçando a parceria entre universidade e escola.

Além disso, foram organizadas quatro brincadeiras típicas: pescaria, boca do palhaço, argolas e derruba-latas, com o objetivo de promover a socialização, o trabalho coletivo e o desenvolvimento motor por meio da ludicidade.

Em um dos momentos, as crianças do Infantil IV, os bolsistas e a professora supervisora, apresentaram a dança da música “Coco Penerue”, envolvendo a musicalidade e as tradições populares, encerrando o primeiro semestre.

 

EMEIEF Paulo Sarasate

Como parte da culminância do projeto de intervenção “Protagonismo Infantil na Alfabetização: descobrindo o eu, reconhecendo o outro e tecendo o nós”, o mês de junho foi dedicado à finalização das produções que integrariam a exposição final. Entre as atividades desenvolvidas, destacou-se a oficina de mandalas, planejada para possibilitar às crianças a exploração de diferentes artefatos culturais e artísticos. Durante a atividade, foram apresentados os significados das mandalas em diversas culturas e, em seguida, as crianças confeccionaram suas próprias mandalas.

O projeto “Protagonismo Infantil na Alfabetização: descobrindo o eu, reconhecendo o outro e tecendo o nós” surgiu com o propósito de desenvolver uma alfabetização cultural baseada nos multiletramentos. A culminância aconteceu por meio de uma exposição que evidenciou as experiências das crianças nas ações do PIBID, ampliando as práticas de leitura e escrita para além do letramento tradicional.

A exposição foi organizada em seções que refletiram as vivências das crianças: “Pelas minhas lentes eu vejo…”: com fotografias feitas pelas próprias crianças, registrando como viam o mundo ao seu redor. “Cores que contam histórias”: apresentando pinturas feitas com aquarela, tintas naturais e representações do céu, inspiradas na leitura do livro “Bernardo e o Céu Estrelado”, de Vinicius Ferraz. “Sinto o que sinto”: reunindo desenhos que expressavam suas percepções, emoções e vivências ao longo do semestre. “No ritmo do batuque”: com instrumentos musicais confeccionados pelas crianças. “Cirandando a vida”: momento interativo em que todos os presentes participaram de uma grande ciranda. “Que país é esse?”:  com registros fotográficos da visita à Caixa Cultural, realizada em abril. O nome da seção surgiu a partir da fala espontânea de algumas crianças que, ao retornarem da visita, perguntaram: “Que país é esse?”, revelando o impacto e o contraste entre o que vivenciaram e a realidade que conhecem.

A culminância contou com a presença das famílias, professores, equipe gestora, e também da professora Patrícia Adjokè, representante da célula de Diversidade e Inclusão do distrito e da nossa Coordenadora de Área, professora Dra. Tânia Serra Azul.

 

EMEIF Prof. José Valdevino de Carvalho

O projeto de intervenção “Biblioteca Viva” foi posto em prática com o objetivo de reativar a biblioteca como um espaço acessível, de leitura e multiletramentos. Para a reativação do ambiente, os bolsistas organizaram o acervo de livros, preparando-o para receber as crianças. Após sua reabertura, a biblioteca também passou a ser utilizada como um espaço de acompanhamento pedagógico individualizado com as crianças que apresentam dificuldades na leitura e escrita, com o apoio de materiais didáticos específicos.

Durante o mês de junho, foram desenvolvidas atividades individuais voltadas à alfabetização, com foco nas crianças que estão em processo de consolidação da leitura e da escrita. Essa abordagem permitiu um acompanhamento mais próximo, favorecendo a compreensão das  singularidades de cada um.

Como junho é tradicionalmente marcado pelas festividades juninas, os bolsistas prepararam, junto às crianças do 4º ano, a apresentação da música “Fogaréu”. Os ensaios aconteceram ao longo do mês, visando à participação na Festa Junina da escola, que marcou o encerramento das atividades do semestre.

 

FORMAÇÃO DOS BOLSISTAS

Durante o mês de julho, realizamos formações voltadas ao alinhamento dos propósitos e ao planejamento das ações para o segundo semestre. Os bolsistas também puderam compartilhar suas considerações sobre o período de observação e conhecimento das escolas, discutindo os aprendizados e desafios identificados nesse momento.

O Núcleo de Alfabetização/CED foi convidado a participar do “Compartilhando Saberes”, um momento da reunião da Coordenação Institucional do PIBID com os Coordenadores de Área, destinado à socialização das atividades desenvolvidas pelos núcleos nas escolas. A coordenadora de área, Profª Dra. Tânia Serra Azul, incentivou que os próprios bolsistas compartilhassem suas vivências no cotidiano escolar e para representar o núcleo de Alfabetização/CED, foi escolhido um bolsista de cada escola. A participação possibilitou uma troca de experiências e destacou o envolvimento do grupo nas ações.

Na última reunião do mês de julho, discutimos os objetivos do nosso núcleo e organizamos o grupo de estudos, escolhendo o livro que será estudado e debatido coletivamente. Ao final, realizamos uma confraternização em comemoração aos bolsistas aniversariantes do primeiro semestre.