Atividade desenvolvida por alunos bolsistas do PIBID do núcleo de alfabetização FECLI no Fórum Internacional de Pedagogia

 

Nos dias 29 de maio no XV Fórum Internacional de Pedagogia/FIPED em Serra Talhada–PE, os bolsistas do PIBID Karen Virgínia e Ronis Oliveira do Núcleo de Alfabetização do curso de Pedagogia FECLI, desenvolveram um minicurso com o tema “Lei 10/639/03 como potencializadora na construção de como ser um educador antirracista em uma perspectiva contra colonial”. O minicurso teve por objetivo, trabalhar a construção formativa para uma docência antirracista usando histórias infantis. Essa atividade está articulada com as políticas nacionais da Educação Básica, que em sua proposta visa contribuir com a formação inicial e melhoria da qualidade de ensino.

 

Atividade desenvolvida com as crianças da escola campo Elze Lima Verde Município de Iguatu

 

Dia 05 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para celebrar esta data tão importante, as bolsistas do PIBID Pedagogia/FECLI — Lívia, Luciana, Priscila e Sabrina — do núcleo da manhã da Escola Elze Lima Verde Montenegro, com a supervisão da Profa. Geany Viana, realizaram uma ação com a turma de 1 ano sobre coleta seletiva e reciclagem.
Durante a ação, as bolsistas trabalharam a conscientização sobre a importância da coleta seletiva e os benefícios da separação do lixo e reciclagem para o meio ambiente. As crianças aproveitaram o momento para tirar as dúvidas e aprenderem mais sobre a temática, participando e interagindo em todos os momentos.

          

 

Projeto “MEU DIÁRIO TEM COR”

O registro pedagógico constitui uma ação fundamental na formação dos Pibidianos, pois propicia a reflexão, a organização e o aprimoramento da prática pedagógica. No Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) realizado no curso de Pedagogia da FECLI, o projeto intitulado “Meu Diário Tem Cor” visa promover e estimular o ato de registro pedagógico a partir das vivências formativas. Nesta atividade, os estudantes são agraciados, a cada semestre, com um caderno ilustrado, que lhes permite elaborar suas considerações em relação ao processo de formação pessoal e à prática pedagógica no ambiente escolar. Esta atividade fundamenta-se no conceito freiriano de ação-reflexão-ação, ou seja, possibilitando que o futuro educador compreenda a prática escolar a partir de sua própria percepção.

Campanha de doação de livros Infantis – 1

Campanha de doação de livros Infantis – 2

 

Retorno das aulas nas escolas Escola Carlota Távora e Escola Elze Montenegro Lima Verde

O retorno às atividades escolares é um período repleto de entusiasmo e novas experiências. Este ambiente educacional propicia interações sociais, estimula a curiosidade e fomenta o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais, moldando o futuro das crianças. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), além de favorecer a formação dos estudantes de licenciatura, também estimula o desenvolvimento das crianças no ambiente escolar, promovendo momentos como o reinício das aulas com atividades integrativas.

       

 

Curso Afroletrar: como construir uma educação antirracista em processos de alfabetização e letramento.

Nos dias 26, 27 e 28, os bolsistas e Supervisores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) estiveram envolvidos no curso Afroletrar: como construir uma educação antirracista em processos de alfabetização e letramento. O curso visou fomentar uma reflexão sobre as práticas pedagógicas direcionadas à alfabetização e ao letramento antirracista, que reconheçam a pluralidade e a diversidade existentes em nossa sociedade, promovendo a valorização da cultura, das contribuições e dos conhecimentos africanos e afro-brasileiros, conforme estipulado pela Lei n.º 10.639/03.
É fundamental ressaltar que os responsáveis pela condução do curso são os docentes da Prefeitura de Iguatu-Ce, Antônio Ronisquel de Oliveira e Karen Virginia Ferreira, ambos ex-alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).

 

 

Projeto intitulado “O Pequeno Leitor”

Durante o período de 10 a 14 de novembro de 2025, os bolsistas PIBID atuaram nas turmas de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental da Escola Carlota Távora com o projeto intitulado “O Pequeno Leitor”. A iniciativa visa, primordialmente, incentivar a prática da leitura e a apreciação literária, almejando expandir o vocabulário infantil, suscitar o deleite pelas obras literárias e pelas narrativas, além de oferecer atividades recreativas. Reconhece-se a relevância da promoção da leitura e está em consonância com as iniciativas realizadas pelo subprojeto PIBID, implementado pelo curso de Pedagogia da FECLI.