AÇÕES NO MÊS DE OUTUBRO DE 2024
PARTICIPAÇÃO NO XV ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA XXIX SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE
AÇÕES NO MÊS DE NOVEMBRO DE 2024
SOCIALIZAÇÃO/AMBIENTAÇÃO NA ESCOLA-CAMPO
I ENCONTRO FORMATIVO DO NÚCLEO ALFABETIZAÇÃO/ FECLESC, REALIZADO NA IES
AÇÕES NO MÊS DE DEZEMBRO DE 2024
II ENCONTRO FORMATIVO DO NÚCLEO ALFABETIZAÇÃO/ FECLESC, REALIZADO NA IES / CONFRATERNIZAÇÃO DE NATAL
Apresentação da pesquisa de Pós-Doutorado da Profa. Dra. Joana Adelaide Cabral Moreira, sobre o PAIC
AÇÕES NO MÊS DE JANEIRO DE 2025
JORNADA PEDAGÓGICA 2025, REALIZADA NO COMPLEXO EDUCACIONAL DE QUIXADÁ, NO DIA 17 DE JANEIRO
Da esquerda à direita da tela: Professora Alexsandra Alves (Coordenadora Pedagógica da escola-campo Terra dos Monólitos); as BIDs Rebeca Rabelo e Larisse Tibúrcio, as supervisoras Elizangela Nascimento e Adelaide Araújo e as BIDs Karla Patrícia, Júlia Razelly e Ana Victoria.
Da esquerda à direita da tela: as BIDs Karla Patrícia, Larisse Tibúrcio, Ana Victoria, Rebeca Rabelo e Júlia Razelly
Registro da Equipe supervisionada pela professora Elizangela do Nascimento. Da esquerda à direita da tela – BIDs Karla Patrícia e Rebeca Rabelo, Supervisora Elizangela e BIDs Ivânia Pereira, Larisse Tibúrcio e Júlia Razelly.
Da esquerda à direita – BID Lívia Leitão, Supervisora Elizangela, Coordenadora Pedagógica da Terra dos Monólitos Alexsandra Alves, BIDs Ana Clara, Ivânia Pereira, Rebeca Rabelo, Karla Patrícia Pêssoa, Supervisoras Ana Paula Conrado e Adelaide Araújo, BID Larisse Tibúrcio, Diretora do Distrito Centro Saronita Cavalcante e as BIDs Ana Victoria Braga e Júlia Razelly.
PLANEJAMENTO ANUAL 2025, NO DIA 21 DE JANEIRO.
ESCOLA-CAMPO TERRA DOS MONÓLITOS, EQUIPE DA SUPERVISORA ANA PAULA CONRADO
Momento de planejamento da Equipe supervisionada pela professora Paula Conrado (1º ano). Da esquerda à direita – BIDs Jéssica Naiane, Laisa Lopes, Ádila, Lívia Monteiro e Lívia Ferreira. Ao fundo, a Supervisora Paula Conrado.
PLANEJAMENTO ANUAL 2025, NO DIA 21 DE JANEIRO.
ESCOLA-CAMPO TERRA DOS MONÓLITOS, EQUIPE DA SUPERVISORA ELIZANGELA NASCIMENTO
Momento de planejamento dos BIDs com a supervisora Elizangela, que atua no 2º ano, anos iniciais. Da esquerda à direita – BID Karyne Aguiar, supervisora Elizangela e as BIDs Sara Nepomuceno, Larisse Tibúrcio, Karla Patrícia e Taiza Alcantara.
PLANEJAMENTO ANUAL 2025, NO DIA 21 DE JANEIRO.
ESCOLA-CAMPO JOSÉ LINHARES DA PÁSCOA, EQUIPE DA SUPERVISORA ADELAIDE ARAÚJO
Registro do momento de planejamento anual, conduzido pela coordenadora pedagógica da EEF Jóse Linhares da Páscoa, professora Maria Eliane Rufino Pereira, que teve a participação de BIDs.
AÇÕES NO MÊS DE FEVEREIRO DE 2025
Momento da formação voltada para as (os) professoras (es) do 1º ano, anos inicias.
Supervisora Paula Conrado, acompanhada das BIDs – Lívia Ferreira, Jéssica Naiane e Laisa Lopes.
Fonte: imagem postada no grupo do whatsapp das supervisoras.
Os BIDs que atuam no 5º ano integral conseguiram participar da 1ª formação do Sistema AVALIA, ministrada por um professor ligado à Editora B3, que ocorreu no início de fevereiro.
Fonte: acervo pessoal da BID Carla Suiane.
MATERIAL DIDÁTICO DO SISTEMA AVALIA
Imagem ilustrativa da capa do livro de Língua Portuguesa (1º ano)
Fonte: imagens postadas no grupo do whatsapp das supervisoras.
Imagem ilustrativa da capa do livro de Língua Portuguesa (2º ano)
Fonte: imagem postada no grupo do whatsapp das supervisoras.
PROJETOS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Um dos principais desafios postos hoje para a escola, com implicações nas atividades do tipo intervenção pedagógica no PIBID, tem sido o fato do sistema municipal, em especial nos anos iniciais, está trabalhando com um conjunto de material didático o que, por conseguinte, tem “levado” as professoras a preterir alguns materiais, em detrimento de outros. Há uma inquietação das docentes sobre o pouco espaço na carga horária para desenvolver projetos de intervenção pedagógica. Como essa questão afeta o trabalho do nosso Núcleo? Se a escola não está conseguindo trabalhar com projetos de intervenção, para além do material didático, como o PIBID irá atuar nesse sentido? Dito isso, os registros a seguir, apresentam a atuação das (o) BIDs em projetos ou atividades planejadas pelas supervisoras.
ESCOLA-CAMPO: EEF Terra dos Monólitos
SUPERVISORA: Paula Conrado
SÉRIE: 1º ano/ Tarde
Projeto “De Combate as Arboviroses – dengue, zika, febre Chikungunya”. Esse momento foi compartilhado com a turma do 2º ano da supervisora Elizangela (03/02/2025).
Fonte: imagem postada nos relatórios dos BIDs.
Ensaios com as Professoras Paula e Elizangela e as BIDS (Jéssica Naiane, Ana Kelli e Laisa Lopes) para a Culminância do Projeto ‘’De Combate as Arboviroses’’ na EEF Terra dos Monólitos.
Atividade de recomposição da aprendizagem. Participação das BIDs Laísa Lopes, Lívia Ferreira e Inaiara (05/02/2025).
Fonte: imagem postada nos relatórios dos BIDs.
ESCOLA-CAMPO: EEF Terra dos Monólitos
SUPERVISORA: Elizangela
SÉRIE: 2º ano/ Manhã
Participação das BIDs Taiza na confecção do material didático Jogo de Bingo das Rimas, cujo objetivo era trabalhar o som das palavras, auxiliando os(as) alunos(as) a identificarem rimas e pronúncias.
Fonte: Acervo pessoal da BID Taiza Alcantara.
Aluno do 2° ano A participando da atividade “Bingo das sílabas”, relacionada ao Projeto De Combate as Arboviroses”
Fonte: Acervo pessoal BID Rebeca Rabelo.
ATIVIDADE DO PROJETO “DE COMBATE AS ARBOVIROSES – DENGUE, ZIKA, FEBRE CHIKUNGUNYA” NA TURMA DO 5º ANO, COM A SUPERVISORA ADELAIDE
Fonte: imagem postada nos relatórios dos BIDs.
Fonte: imagem postada nos relatórios dos BIDs.
FORMAÇÃO PROMOVIDA PELO LABOMÁTICA
PIBID Alfabetização/FECLESC na formação do Labomática
Turma do 5º ano da escola-campo José Linhares da Páscoa
Fonte: imagem cedida pela supervisora Adelaide Araújo.
VISITA À ESCOLA-CAMPO EEF TERRA DOS MONÓLITOS
Registro da reunião com a presença da coordenadora pedagógica da EEF Terra dos Monólitos, professora Alexsandra Pinheiro (ao centro da foto), e com as supervisoras Elizangela do Nascimento e Paula Conrado.
Contou com a participação da BID Ana Clara que estava em atividade de planejamento.
VISITA À ESCOLA-CAMPO EEF JOSÉ LINHARES DA PÁSCOA
Registro da reunião com a coordenadora pedagógica da EEF José Linhares da Páscoa, professora Eliane Rufino, com a supervisora Adelaide Araújo. Contou a participação das BIDs Ana Victoria e Lívia Leitão que estava participando do planejamento da escola.
ESCOLA-CAMPO: José Linhares da Páscoa
SUPERVISORA: Adelaide Araújo
SÉRIE: 5º ano
Momento de planejamento com as BIDs Luiza Gabriele, Ana Victoria e Lívia Leitão. Apresentação do material didático do Sistema Avalia e dos livros do PNLD.
Fonte: imagem postada no grupo do whatsapp das supervisoras.
AÇÕES NO MÊS DE MARÇO DE 2025
ESCOLA-CAMPO TERRA DOS MONÓLITOS
INAUGURAÇÃO DO PROJETO ACONCHEGO LITERÁRIO, COM A CONTAÇÃO DA HISTÓRIA “A CESTA DA DONA MARICOTA”
Supervisora Ana Paula Conrado, acompanhada das BIDs – Ádila Vitória Martins, Ana Clara Rabelo e Lívia Maria Monteiro, com a turma do 1º Ano do Ensino Fundamental.
Supervisora Elizangela Nascimento, acompanhada das BIDs – Taiza Alcantara, Ivânia Pereira e Sara Nepomuceno, com a turma do 2º ano do Ensino Fundamental.
ATIVIDADES DE PLANEJAMENTO SEMANAL
Estudo do material didático e de apoio literário – Os três porquinhos – do Sistema AVALIA, com foco no componente curricular de Língua Portuguesa. Estudo do alfabeto fônico e prática de fluência leitora (11/03/2025).
Supervisora Ana Paula Conrado, do 1º ano do Ensino Fundamental, Anos Iniciais, acompanhada das BIDs – Inaiara Saraiva, Laísa Lopes e Jéssica Naiane.
Apresentação do sistema Aluno on line eaboração das avaliações bimestrais e planejamento da aplicação da avaliação diagnóstica de Língua Portuguesa do Sistema AVALIA (14/03/2025).
Supervisora Elizangela Nascimento, do 2º ano do Ensino Fundamental, acompanhada das BIDs – Karyne Aguiar, Taiza Alcantara, Sara Nepomuceno, Ivânia Pereira, Rebeca Rabelo e Júlia Razelly.
Planejamento semanal com foco no acompanhamento e avaliação das atividades e revisão das avaliações bimestrais (26/03/2025).
Supervisora Elizangela Nascimento, do 2º ano do Ensino Fundamental, Anos Iniciais, acompanhada das BIDs – Taiza Alcantara, Karla Patrícia Pêssoa e Larrise Tibúrcio.
OBSERVAÇÕES EM SALA DE AULA
BID Sara Nepomuceno no momento da contação da livro de apoio literário do Sistema AVALIA, história da Cinderela. (14/03/2025)
Aula da supervisora Ana Paula Conrado na turma do 1º Ano do Ensino Fundamental. BID Lívia Maria Monteiro Momento da encenação da história Os três porquinhos. (14/03/2025)
Aula da supervisora Elizangela Nascimento, acompanhada das BIDs – Larisse Tibúrcio, Rebeca Rabelo, Júlia Razelly e Karla Patrícia, com a turma do 2º ano do Ensino Fundamental. Momento de contação da história A Gotinha Plim Plim, em homenagem ao Dia Mundial da Água (17/03/2025)
INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS
BID’s nas ações de Recomposição de Aprendizagem cujo objetivo central é a melhoria da aprendizagem na área da leitura e escrita das crianças que apresentam maior defasagem nas avaliações diagnósticas e nas atividades em sala de aula. A identificação desse grupo de crianças é realizada por meio do monitoramento de leitura e escrita, com a aplicação de um instrumento de avaliação diagnóstica baseado na teoria da psicogênese da língua escrita de Emília Ferreiro e Ana Teberosky.
Atividade de formação de palavras, a partir de identificação de objetos com uso do alfabeto móvel, conduzida pelas BID’s – Rebeca Rabelo (à esquerda) e Taiza Alcantara (à direita). (17/03/2025).
Equipe de BIDs das Supervisoras Paula Conrado e Elizangela Nascimento, da escola-campo Terra dos Monólitos. Produção de material pedagógico
Fonte: acervo pessoal da BID Rebeca Rabelo.
ESCOLA-CAMPO JOSÉ LINHARES DA PÁSCOA
CULMINÂNCIA DA COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER (10/03/2025)
Supervisora Adelaide Araújo, acompanhada das BIDs – Ana Victoria Braga e Lívia Stefany Félix, com a turma do 5º ano do Ensino Fundamental.
BIDs Caline Araújo e Carla Suiane, em atividade de recomposição de aprendizagem da leitura, com alunos (as) da turma do 5º ano, que não consolidaram o processo de alfabetização e letramento
Fonte: acervo pessoal da BID Carla Suiane.
BID Carla Suiane em atividade de recomposição de aprendizagem da leitura, com alunos (as) da turma do 5º ano, que não consolidaram o processo de alfabetização e letramento
Fonte: acervo pessoal da BID Carla Suiane.
BID Luiza Carolina (20/03/2025)
Fonte: acervo pessoal da BID Luiza Carolina.
Projeto “Escola vai ao Cinema”. Turma do 5º ano da escola-campo José Linhares da Páscoa
Fonte: acervo pessoal da BID Carla Suiane.
Atividades do mês de março de 2025.
AÇÕES NO MÊS DE ABRIL DE 2025
VISITA DA COORDENAÇÃO DE ÁREA Á ESCOLA-CAMPO TERRA DOS MONÓLITOS
Reunião com a presença da diretora do Distrito Educacional Centro, professora Saronita Cavalcante, da coordenadora pedagógica da escola-campo Terra dos Monólitos, professora Alexsandra Pinheiro, das supervisoras Ana Paula Conrado (1º ano) e Elizangela Nascimento (2º ano), acompanhadas das BID’s – Ana Kelli e Lívia Ferreira, em atividade de planejamento semanal.
Registros da visita da coordenadora de área na sala de aula da turma do 2º ano, da professora/supervisora Elizangela do Nascimento, com a presença das BIDs Júlia Razelly e Rebeca Rabelo, em atividades em sala de aula.
VISITA DA COORDENAÇÃO DE ÁREA À ESCOLA-CAMPO JOSÉ LINHARES DA PÁSCOA
Reunião com a presença da coordenadora pedagógica da escola-campo José Linhares da Páscoa, professora Eliane Rufino, da supervisora Adelaide Araújo Batista (5º ano) da BID Ana Victoria, em atividade de planejamento semanal.
VISITA DA COORDENAÇÃO DE ÁREA Á ESCOLA-CAMPO TERRA DOS MONÓLITOS
Reunião com a professora/supervisora Ana Paula Conrado e coordenadora pedagógica da escola-campo Terra dos Monólitos para conhecer o material do Sistema AVALIA. Um dos materiais apresentados foi a avaliação diagnóstica voltada para as turmas do 1º ano do Ensino Fundamental, Anos Iniciais. Percebemos que se trata de um instrumental que segue o modelo do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), do Ministério da Educação (MEC), Governo Federal. Também foi abordado o trabalho desenvolvido até aquele momento pelas(os) BID’s e as possibilidades de propormos projetos de intervenção pedagógica, protagonizado pelas(os) bolsistas do PIBID.
VISITA DA COORDENAÇÃO DE ÁREA Á ESCOLA-CAMPO TERRA DOS MONÓLITOS
Reunião com a professora/supervisora Ana Paula Conrado e coordenadora pedagógica da escola-campo Terra dos Monólitos para conhecer o material do Sistema AVALIA. Um dos materiais apresentados foi a avaliação diagnóstica voltada para as turmas do 1º ano do Ensino Fundamental, Anos Iniciais. Percebemos que se trata de um instrumental que segue o modelo do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), do Ministério da Educação (MEC), Governo Federal. Também foi abordado o trabalho desenvolvido até aquele momento pelas(os) BID’s e as possibilidades de propormos projetos de intervenção pedagógica, protagonizado pelas(os) bolsistas do PIBID.
VISITA DA COORDENAÇÃO DE ÁREA Á ESCOLA-CAMPO JOSÉ LINHARES DA PÁSCOA
Registro com a supervisora Adelaide Araújo (5º ano), acampanhada das BID’s – Luiza Gabriele (à esquerda) e Ana Victoria (à direita), que estavam em atividades na escola-campo (29/04/2025)
PLANEJAMENTO COLETIVO – I WORKSHOP DE PRODUÇÃO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS DO DISTRITO EDUCACIONAL CENTRO
Supervisoras Ana Paula Conrado (1º ano), Elizangela Nascimento (2º ano) e Adelaide Araújo (5º ano), acompanhadas das BID’s – Rebeca Rabelo, Larisse Tibúrcio, Karla Patrícia, Caline Freitas, Ádila Vitória Martins, Júlia Razelly e Laísa Lopes.
Abertura do I Workshop de Produção de Recursos Pedagógicos do Distrito Educacional Centro, com a fala da diretora, professora Saronita Cavalcante.
Registros do momento da produção de materiais pedagógicos para uso das escolas do Distrito Educacional Centro.
Material produzido no WORKSHOP.
FORMAÇÃO SISTEMA AVALIA
Registro da participação das BID’s – Laísa Lopes, Jéssica e Lívia Ferreira – acompanhando a formação do Sistema AVALIA, promovida pela SME Quixadá, voltada para o 1º ano do Ensino Fundamental, Anos Iniciais. O encontro iniciou promovendo o diálogo sobre neurociência e estratégias de aprendizagem, com ênfase nas especificidades deste público. Foi ressaltado, ainda, as três etapas presentes no processo de aprendizagem, sendo elas: atenção, codificação e consolidação (08/04/2025)
GRUPO DE ESTUDO LINGUAGEM, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
O Núcleo Alfabetização/FECLESC, coordenado pela professora Danusa Mendes, realizou uma parceria com a professora Joana Adelaide para a participação das(os) BID’s em seu grupo de estudo “Linguagem, Alfabetização e Letramento”. O Grupo apresenta como objetivos, a saber: 1) promover leituras e discussões acerca do materialismo histórico dialético na perspectiva da construção do homem novo/integral e sobre alfabetização e letramento numa vertente interativa, dialógica e emancipatória; 2) possibilitar a troca de experiências entre educadores dos anos iniciais da educação básica e os professores em formação das licenciaturas da FECLESC.
Estudo do texto de Arthur Gomes de Morais e Alexsandro da Silva intitulado “Alfabetização e Letramento na Educação Infantil: o legado de Magda Soares (14/04/2025)
ESCOLA-CAMPO TERRA DOS MONÓLITOS
COMEMORAÇÃO DO DIA DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO NA TURMA DO 1º ANO (02/04/2025)
PROJETO ACONCHEGO LITERÁRIO, COM A CONTAÇÃO DA HISTÓRIA “A MENINA QUE NÃO GOSTAVA DE FRUTA”
Da esquerda à direta, supervisora Ana Paula Conrado (1º ano), BID’s Ádila Vitória, Lívia Monteiro e Laísa Lopes e supervisora Elizangela (2º ano). (28/04/2025)
APRESENTAÇÃO DA PEÇA CINDERELA, INSPIRADA NO MATERIAL DE APOIO LITERÁRIO DO SISTEMA AVALIA
BID’s Taiza Alcantara, Ivania Pereira e Sara Nepomuceno, observando o ensaio da turma do 2º ano (MANHÃ) da apresentação da peça sobre o material de apoio literário do AVALIA, a história da Cinderela. Em seguida, apresentação no pátio da escola-campo.
Supervisora Ana Paula Conrado (1º ano) e as BID’s Laísa Lopes, Lívia Ferreira e Jéssica Naiane, auxiliando as crianças numa atividade de Arte
ATIVIDADES DE PLANEJAMENTO SEMANAL
BIDs – Ana Kelli, Laísa Lopes e Jéssica Naiane no estudo do material didático e de apoio literário do Sistema AVALIA
Atividade de planejamento e estudo do material do Sistema AVALIA. Supervisora Ana Paula Conrado do 1º ano do Enisno Fundamental, acompanhada das BID’s – Lívia Monteiro e Ádila Vitória (15/04/2025)
Atividade de planejamento semanal da supervisora Ana Paula Conrado do 1º ano do Ensino Fundamental, acompanhada das BID’s – Inaiara Saraiva, Laísa Lopes e Jéssica Naiane (22/04/2025)
Atividade de planejamento semanal da supervisora Ana Paula Conrado do 1º ano do Ensino Fundamental, acompanhada das BID’s – Ana Kelli e Jéssica Naiane (29/04/2025)
OBSERVAÇÕES PARTICIPANTES EM SALA DE AULA
Participação da BID Lívia Ferreira na apresentação da música do sítio do pica-pau, após assistiram ao filme em alusão ao Dia do Livro.
HORA DA HISTÓRIA
BID’s Lívia Ferreira e Ana Kelli, observando a atividade na “Hora da História”, no Centro de Mídia da escola-campo Terra dos Monólitos (23/04/2025)
BID’s Taiza Alcantara e Sara Nepomuceno, auxiliando as crianças na atividade com o alfabeto móvel, cujo objetivo era formar palavras a partir de figuras relacionadas a frutas ou legumes, tentando reproduzir o nome de cada alimento e expandir seu vocabulário.
CONTRIBUIÇÃO PARA A ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
BIDs Taiza Alcantara e Ivania Pereira na produção de um livro de literatura, em formato “gigante” para a turma do 2º ano (14/04/2025)
BID’s Taiza Alcantara e Ivania Pereira na produção de um livro de literatura, em formato “gigante” para a turma do 2º ano (14/04/2025)
ESCOLA-CAMPO JOSÉ LINHARES DA PÁSCOA
CONTRIBUIÇÃO PARA A ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
BID’s Kauã Castro e Luiza Carolina na produção de material didático para trabalhar com a turma do 5º ano (08/04/2025)
INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS
Recomposição de Aprendizagem com alunos(as) do 5º Ano da escola-campo José Linhares da Páscoa, conduzida pelas BID’s Caline Araújo, Carla Suiane e Ana Victoria (10/04/2025)
AÇÕES NO MÊS DE MAIO DE 2025
ENCONTRO FORMATIVO
Temática – Pesquisa e Prática na Área da Alfabetização de Crianças
Registros do Encontro Formativo, com a participação das(os) BID’s e das supervisoras do Núcleo Alfabetização FECLESC
Registro da equipe do Núcleo Alfabetização (FECLESC/UECE), coordenado pela professora Dr.ª Danusa Mendes Almeida
Comemoração das(o) aniversariantes dos meses de janeiro a maio de 2025. Da esquerda à direita – Lívia Maria Monteiro, Gabriela Maria Pinheiro, Kauã Araújo, Carolene Gomes, Karla Patrícia, Caline Freitas, Luiza Carolina de Souza, Luiza Gabriele Pereira (BID’s); professora Danusa Mendes (CA) e Sara Nepomuceno (BID).
GRUPO DE ESTUDO LINGUAGEM, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Estudo da Parte I – Sentidos da Alfabetização nas Lições dos Mestres do livro” Alfabetização e seus sentidos: o que sabemos, fazemos e queremos?”, organizado por Maria do Rosário Longo Mortatti e Isabel Cristina Alves da Silva. Exploraram, inicialmente, o texto “Homenagem a Paulo Freire: utopia e esperança”, de Mário Sérgio Cortella, que proporcionou uma reflexão sobre a vida, os ideais e as contribuições de Paulo Freire para a educação; a importância da esperança como força transformadora e do compromisso ético na prática educativa. Na sequência, houve o estudo do texto” Alfabetização: o saber, o fazer, o querer”, de Magda Soares, com foco no tema da alfabetização, considerando a integração dos diversos saberes e práticas pedagógicas.
ESCOLA-CAMPO TERRA DOS MONÓLITOS
ATIVIDADES DE PLANEJAMENTO SEMANAL
BID’s – Sara Nepomuceno e Taiza Alcantara, em atividade de planejamento semanal para as intervenções pedagógicas voltadas à turma do 2º Ano.
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
Aplicada bimestralmente, a avaliação diagnóstica para monitorar o desenvolvimento do processo de alfabetização é baseada no teste das “quatro palavras e uma frase” proposta pela teoria da psicogênese da língua escrita, com base nos estudos e pesquisas de Emília Ferreiro e Ana Teberosky. Apartir dos resultados desse diagnóstico, as crianças são divididas por níveis (pré-silábico, silábico, silábico-alfabético, alfabético) para a intervenção pedagógica de recomposição do aprendizagem, em especial com aquelas que ainda se encontram nos níveis pré-silábico e silábico. Busca-se, por meio de atividades e momentos de estudos mais intensificados, auxiliar as crianças para que possam avançar na aprendizagem na área da leitura e escrita. Tais atividades são supervisionadas pelas professoras bolsistas do PIBID.
Modelo do instrumental da avaliação diagnóstica
BID’s no momento da aplicação da avaliação diagnóstica, com a supervisão da professora Elizangela Nascimento (09/05/2025)
BID’s Karla Patrícia, Larisse Tibúrcio e Carolene Gomes no momento da aplicação da avaliação diagnóstica (09/05/2025)
BID’s Ivânia Pereira e Sara Nepomuceno no momento da aplicação da avaliação diagnóstica (09/05/2025)
OBSERVAÇÕES PARTICIPANTES EM SALA DE AULA
BID’s Ana Kelli Lourenço e Lívia Ferreira Lima em atividade de observação da aula da supervisora Ana Paula Conrado (1º Ano), sobre a “família da letra J”.
INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS
Recomposição de Aprendizagem com alunos(as) do 2º Ano da escola-campo Terra dos Monólitos, conduzida pelas BID’s Carolene Gomes, Karla Patrícia e Larisse Tibúrcio. Trabalharam o reconhecimento das letras do alfabeto, a distinção entre vogais e consoantes, a leitura e escrita das famílias silábicas simples. (14/05/2025)
BID’s Júlia Razelly, Rebeca Rabelo, Karla Patrícia e Larisse Tibúrcio – Recomposição da Aprendizagem na área da alfabetização, com crianças que se encontravam no nível silábico. Trabalharam: alfabeto móvel, promovendo a leitura coletiva; associação de letras com palavras com suas iniciais, abordando a identificação e o reconhecimento sonoro-grafêmico; ordem alfabética crescente, sendo observado que as crianças ainda confundem letras com sons semelhantes, como o P e o B. Exploraram a junção das consoantes com as vogais, identificando as dificuldades no reconhecimento e uso das consoantes. (15/05/2025)
Recomposição de Aprendizagem com alunos(as) do 2º Ano da escola-campo Terra dos Monólitos, conduzida pelas BID’s Sara Nepomuceno e Ivânia Pereira. Atividade diagnóstica de escrita do nome completo e reconhecimento das letras do alfabeto. Trabalharam, inicialmente, a escrita do nome das crianças, seguido do reconhecimento das letras do alfabeto, utilizando o “Alfabeto Móvel”. (16/05/2025)
BID’s Sara Nepomuceno e Ivânia Pereira com alunos do 2º Ano, conduzindo atividades de reconhecimento das letras do alfabeto, utilizando Alfabeto Móvel”. (16/05/2025)
Recomposição de Aprendizagem com crianças do 2º Ano, conduzida pela BID Karla Patrícia, com enfoque na leitura e prática do alfabeto, destacando vogais e consoantes, e trabalhando as famílias silábicas. Foram utilizados jogos para trabalhar o conteúdo descrito acima, tais como, o bingo das sílabas e um caça palavras, que exloravam a associação de palavras à imagens correspondentes. (21/05/2025)
Recomposição de Aprendizagem com alunos(as) do 2º Ano da escola-campo Terra dos Monólitos, conduzida pelas BID’s Carolene Gomes, Karla Patrícia e Larisse Tibúrcio, com enfoque na leitura e prática do alfabeto, destacando vogais e consoantes, e trabalhando as famílias silábicas. Foi utilizado uma atividade impressa, um ditado de palavras simples. (22/05/2025)
BID Ivania Pereira em atividade de Recomposição de Aprendizagem (RA), com apoio do vídeo educativo “As letras têm sons”. O vídeo estimula a consciência fonológica, etapa importante no processo de alfabetização. Em um segundo momento, foi realizada a leitura do livro de apoio literário do Sistema AVALIA “Gildo”, seguida da atividade prática de formação de palavras, utilizando o alfabeto móvel. (22/05/2025)
BID Ivania Pereira em atividade de Recomposição de Aprendizagem (RA), utilizando o jogo da memória das rimas e do livro intitulado “A Mala maluca”. (26/05/2025)
ESCOLA-CAMPO JOSÉ LINHARES DA PÁSCOA
EVENTO “JOGOS, DESAFIOS, DESAFIOS, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS”
Supervisora Adelaide Araújo, acompanhada das BID’s – Caline Araújo e Lívia Stefany, coordenando o espaço “Matemática é a poesia escrita com números”.
BID Carla Suiane apresentando a história “ Viajando com as formas Geométricas”.
Alunos(as) do 5º Ano/ Integral da escola-campo José Linhares da Páscoa, apresentando aos alunos da escola-campo Terra dos Monólitos os materiais didáticos para trabalhar a área da matemática.
Supervisora Adelaide Araújo e coordenadora pedagógica Eliane Rufino, acompanhadas de professores, das BID’s Carla Suiane e Lívia Leitão e de alunos(as) da escola-campo José Linhares da Páscoa.
Fonte: acervo pessoal da BID Carla Suiane.
CAMPANHA FAÇA BONITO
Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Supervisora Adelaide Araújo, acompanhada das(o) BID’s – Kauã Araújo, Caline Freitas, Luiza Carolina de Souza e Carla Suiane. Momento da confeção do material.
BID’s Carla Suiane, Caline Araújo, Kauã Araújo e Luiza Carolina, no âmbito do Projeto “Maio Laranja”, confecçionaram córdeis que abordam o tema sobre o combate à violência e ao abuso sexual infantil no Brasil. Omaterial foi trabalhado com a turma do 5º Ano da escola-campo José Linhares da Páscoa.
Supervisora Adelaide Araújo, acompanhada das(o) BID’s – Luiza Gabriele e Kauã Araújo, com a turma do 5º Ano
Dinâmica gimnômica “Semáforo do TOC”, cujo objetivo era ensinar, de forma corporal e visual, os limites do toque no corpo. A dinâmica permitiu que as crianças participassem, ativamente, compreendendo de maneira concreta e respeitosa os limites do próprio corpo e o direito ao seu respeito e proteção.
Registros dos (as) alunos (as) do 5º Ano apresentando os jogos – Jogo da Vida, Jogo da Memória e Jogo da Gol da Adição e Subtração.
Fonte: acervo pessoal da BID Carla Suiane.
ATIVIDADE SOBRE O GÊNERO TEXTUAL LITERATURA DE CORDEL
A atividade consistiu em trabalhar, de forma lúfica, o gênero do cordel, adaptando-o a uma narrativa que culminou com uma encenação protagonizada pelos(as) alunos(as) do 5º Ano, que representaram os personagens da “História da Baratinha”. A proposta, além de valorizar a cultura popular nordestina por meio do cordel, também incentivou a oralidade, a expressão corporal, a criatividade e o trabalho em grupo. Foi um momento marcante, tanto para as crianças quanto paras as BID’s enquanto professoras em formação, pois mostrou como a literatura pode ser trabalhada no processo de alfabetização e letramento das crianças.
Crianças do 5º Ano na encenação da peça “A História da Baratinha”.
Supervisora Adelaide Araújo, acompanhada das BID’s – Lívia Stefany, Luiza Carolina e Gabriela Maria, e alunos(as) da turma do 5º Ano/Integral.
ATIVIDADES DE PLANEJAMENTO SEMANAL
Supervisora Adelaide Araújo, acompanhada das(o) BID’s – Luiza Carolina de Souza, Carla Suiane, Kauã Castro e Caline Araújo, em atividade de planejamento semanal para as intervenções pedagógicas voltadas à turma do 5º Ano. (06/05/2025)
Supervisora Adelaide Araújo, acompanhada das(o) BID’s – Carla Suiane e Caline Araújo, em atividade de planejamento semanal para as intervenções pedagógicas voltadas à turma do 5º Ano. (30/05/2025)

















































































































































































