ETAPA: Imersão na escola, planejamento, sistematização e acompanhamento das atividades
Atividade: Apresentação dos BID ao Diretor de Ensino do IFCE/Crateús
No dia 14 de novembro de 2024, o IFCE/Crateús estava realizando um evento, o Universo IFCE, que contava com a realização de cursos, oficinas e outros momentos. Para um primeiro contato com a instituição, os bolsistas se dividiram em dois momentos para participarem de minicursos e aprofundarem o contato com a supervisora, conhecendo o diretor de ensino da instituição e as estruturas do IFCE. Ao final do minicurso, o diretor se fez presente no laboratório, dando boas-vindas aos bolsistas e destacando a importância do PIBID na formação dos licenciandos. Depois disso, a supervisora apresentou alguns locais da instituição, como os laboratórios onde normalmente são realizadas as aulas práticas da disciplina de biologia. Importante esclarecer que ainda no mês de outubro, o Docente Orientador (Prof. Fabrício Sudério) havia visitado a escola para conversa e apresentação do Subprojeto ao Diretor de Ensino do IFCE/Crateús.
Legenda: Encontro entre o Coordenador de Área (Prof. Fabrício Sudério) e o Diretor de Ensino do IFCE/Crateús para apresentação do Subprojeto PIBID/Biologia/FAEC
Legenda: Apresentação das instalações do IFCE/Crateús aos BID do Subprojeto PIBID/Biologia/FAEC com a presença do diretor de ensino da instituição
Atividade: Apresentação dos BID ao núcleo gestor da EEMTI Regina Pacis
No dia 12 de novembro de 2024, ocorreu a primeira visita dos BID à escola em que iriam atuar. Esta atividade ocorreu de forma presencial nas dependências da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Regina Pacis. Participaram desta ação o professor supervisor e os bolsistas de iniciação à docência. Nesta oportunidade, os BID’s foram apresentados ao grupo gestor da EEMTI Regina Pacis. Além disso, os bolsistas conheceram todos os ambientes de aprendizagem da escola-campo. Importante esclarecer que ainda no mês de outubro, o Docente Orientador (Prof. Fabrício Sudério) havia visitado a escola para conversa e apresentação do Subprojeto ao núcleo gestor da escola.
Legenda: Encontro entre o Coordenador de Área (Prof. Fabrício Sudério) e o núcleo gestor da EEMTI Regina Pacis para apresentação do Subprojeto PIBID/Biologia/FAEC
Legenda: Encontro inicial dos BID do Subprojeto PIBID/Biologia/FAEC com a gestão da EEMTI Regina Pacis
Atividade: Apresentação dos BID na Escola de Cidadania Maria José Bezerra de Melo
Nos dias 12 e 13 de novembro de 2024 houve visitas dos BID na escola campo para conhecer o ambiente escolar, núcleo gestor e a infraestrutura. Na ocasião, puderam ver que a escola conta com 13 salas de aulas, Biblioteca, sala do diretor, sala multifuncional para atendimentos especializados, auditório, sala da coordenação, sala dos professores que totaliza 28 professores, turmas do 1° ao 9°ano e Fundamental I e II. A Escola é em tempo Integral, mas apenas o 7° ano que é regular. Importante esclarecer que ainda no mês de outubro, o Docente Orientador havia visitado a escola para conversa e apresentação do Subprojeto ao núcleo gestor da escola.
Legenda: Encontro entre o Coordenador de Área (Prof. Fabrício Sudério) e o núcleo gestor da Escola de Cidadania Maria José Bezerra de Melo para apresentação do Subprojeto PIBID/Biologia/FAEC
Legenda: Registros da visita dos BID do Subprojeto PIBID/Biologia/FAEC na Escola de Cidadania Maria José Bezerra de Melo
ETAPA: Desenvolvimento de atividades formativas e didático-pedagógicas nas escolas
Atividade: Preparação dos trabalhos para apresentação na Mostra Científico-cultural da EEMTI Regina Pacis (Data 11/12/2024)
No dia 11 de dezembro de 2024, realizamos a preparação dos trabalhos para apresentação na Mostra Científico-cultural. Participaram desta ação o professor supervisor e os BID que atuam na EEMTI Regina Pacis. Esta atividade aconteceu na Sala 01 da escola-campo. Neste encontro, os BID realizaram a ornamentação da sala com TNT, EVA e balões. Além disso, posicionaram mesas e os trabalhos que seriam apresentados.
Legenda: Registro da ornamentação da sala para apresentação dos trabalhos na I Mostra Científico-cultural da EEMTI Regina Pacis no dia 11/12/2024 com a participação dos BID do Subprojeto PIBID/Biologia/FAEC
Atividade: Participação dos estudantes do PIBID na I Mostra Científico-cultural da EEMTI Regina Pacis (Data: 12/12/2024)
No dia 12 de dezembro de 2024, os BID do núcleo de Biologia da FAEC participaram da I Mostra Científico-cultural da EEMTI Regina Pacis. Nesta vivência, os BID atuaram no acompanhamento, orientação e apoio na apresentação dos trabalhos pelos estudantes do 1º ano do Ensino Médio. O evento ocorreu nos turnos manhã e tarde.
Legenda: Registro de participação dos BID do núcleo de Biologia da FAEC na I Mostra Científico-cultural na EEMTI Regina Pacis realizada no dia 12/12/2024
Atividade: Gincana Integrativa do Técnico Integrado em Química do IFCE/Crateús (Data: 18/12/2024)
No dia 18 de dezembro de 2024, foi realizada uma gincana presencial integrativa com as três turmas do ensino médio. A gincana envolvia atividades esportivas e contou com a participação dos bolsistas do PIBID/Biologia/FAEC para auxiliar na execução das atividades.
Legenda: Participação dos bolsistas do PIBID/Biologia/FAEC na gincana integrativa do IFCE no dia 18/12/2024
Atividade: Participação dos BID que atuam na Escola de Cidadania Maria José Bezerra de Melo na Culminância de um projeto realizado na Escola (Data: 05/12/2024)
O projeto foi realizado em três etapas, que foram: primeira etapa- Feira de ciências com turmas de várias idades. Uma turma apresentou o projeto “cantinho da leitura” com apresentação teatral no pátio da escola; segunda etapa- Consciência Negra: os alunos do nono ano fizeram uma apresentação com dança e peça teatral retratando o dia da consciência como um dia dedicado ao combate contra o racismo e todo o mal que ele causa ao nosso país; terceira etapa- Feira do Empreendedorismo: os alunos confeccionaram brinquedos com materiais recicláveis e colocaram em exposição em forma de maquete. Os BID acompanharam e vivenciaram todas essas etapas.
Legenda: Registros da participação dos BID do Subprojeto PIBID/Biologia/FAEC na Culminância de um projeto realizado na Escola de Cidadania Maria José Bezerra de Melo no dia 05/12/2024
Atividade: Semana pedagógica da EEMTI Regina Pacis e Jornada Pedagógica da Escola de Cidadania Maria José Bezerra de Melo
No dia 27 de janeiro, no auditório da escola-campo EEMTI Regina Pacis, houve a abertura da Semana Pedagógica para planejamento do ano letivo de 2025. Participaram desta atividade o professor supervisor e os BID. Neste primeiro encontro escolar, participaram apenas os professores efetivos, pois os professores temporários ainda não haviam sido contratados. Neste momento inicial, ocorreu uma palestra sobre educação especial intitulada “Neurodivergência em sala de aula: um olhar para a qualidade e equidade na educação”, ministrada pela professora Karine Rocha.
Legenda: Registro da Palestra sobre neurodivergência na Semana Pedagógica na EEMTI Regina Pacis no dia 27/01/2025 com a participação dos BID do Subprojeto PIBID/Biologia/FAEC
Atividade: No dia 28 de janeiro, no auditório da escola-campo EEMTI Regina Pacis, ocorreu a sequência da programação da Semana Pedagógica para planejamento do ano letivo de 2025. Participaram desta atividade o professor supervisor e os BID. Neste segundo encontro escolar, participaram apenas os professores efetivos, pois os professores temporários ainda não haviam sido contratados. Neste encontro, ocorreu a palestra sobre educação ambiental intitulada “Sustentabilidade e emergência climática no contexto da educação integral”, ministrada pela professora Doutrora Márcia Andrade.
Legenda: Registro da palestra sobre educação ambiental na Semana Pedagógica na EEMTI Regina Pacis no dia 28/01/2025 com a participação dos BID do Subprojeto PIBID/Biologia/FAEC
Atividade: Jornada Pedagógica da Escola de Cidadania Maria José Bezerra de Melo (MJ) realizada no dia 27/01/2025
Os BID tiveram a experiência de participar de uma reunião em geral com todo núcleo da escola, sendo apresentado o novo coordenador da Escola, Prof. Marcelo Claro e o calendário de todo o ano letivo.
Legenda: Jornada Pedagógica da Escola de Cidadania Maria José Bezerra de Melo (MJ) no dia 27/01/2025 com a participação dos BID do Subprojeto PIBID/Biologia/FAEC
Atividade: Início das observações de regências nas aulas de Biologia do Curso Técnico Integrado em Química do IFCE/Crateús (Data: 25/02/2025)
No dia 25 de fevereiro de 2025, os BID que atuam no IFCE/Crateús participaram da atividade de observação de regências de Biologia do Curso Técnico Integrado em Química. As aulas foram ministradas pela Professora Supervisora, Aline Mara Brito Lucas.
Legenda: Participação dos bolsistas do PIBID/Biologia/FAEC na observação de regências de Biologia do Curso Técnico Integrado em Química. As aulas ocorreram no dia 25 de fevereiro de 2025 e foram ministradas pela Professora Supervisora, Aline Mara Brito Lucas.
Setembro de 2025
Atividades de observação de regências, realização de regências e outras ações de vivências nas escolas-campo durante o primeiro semestre de 2025
Durante o primeiro semestre de 2025 (entre os meses de março e junho de 2025), houve acompanhamento de regências em diferentes turmas das três escolas-campo vinculadas ao núcleo PIBID/Biologia/FAEC/UECE. Em algumas ocasiões, os BID auxiliaram os(as) professores(as) supervisores(as) na realização de práticas laboratoriais ou atividades lúdicas de regências, além de terem participado de ações pedagógicas diversas do cotidiano das escolas e da atividade docente dos(as) supervisores(as).
Observação de regência com turmas do Curso Integrado em Química do IFCE/Crateús
Figura – Aula ministrada no dia de observação com a turma do 1º ano do Curso Técnico Integrado em Química do IFCE/Crateús. (Data: 13/03/2025).
Figura – Aula ministrada no dia de observação com a turma do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Química do IFCE/Crateús. (Data: 10/03/2025).
Observação de regência com turmas da Escola de Cidadania Maria José Bezerra de Melo
Figura – Observações de regências na Escola de Cidadania Maria José Bezerra de Melo em 10/03/2025.
No dia 10/03/2025, foi realizada a observação da segunda aula no 9° B da Escola de Cidadania Maria José Bezerra de Melo. Nessa aula, os alunos, em grupos, apresentaram o trabalho de ciências que a professora havia passado. O trabalho era sobre a Biogênese e Abiogênese, o Experimento de Redi e Needhah, a Origem da Vida.
Figura – Observações de regências e apresentação de trabalhos na Escola de Cidadania Maria José Bezerra de Melo em 10/03/2025.
10/03/2025 – Apresentação de trabalhos em grupo na Escola de Cidadania Maria José Bezerra de Melo. Neste dia, umas das bolsistas acompanhou a regência da professora supervisora durante uma atividade avaliativa com os alunos do 9º ano B e do 8º ano A. Os estudantes apresentaram trabalhos em grupo relacionados aos conteúdos que haviam sido estudados previamente em sala de aula. O momento também proporcionou uma avaliação formativa, já que os alunos receberam feedbacks após suas apresentações.
Figura – Observações de regências e apresentação de trabalhos na Escola de Cidadania Maria José Bezerra de Melo em 10/03/2025.
No dia 10/03/2025, foi realizada a observação da segunda aula no 9° B na Escola de Cidadania Maria José Bezerra de Melo. Nessa aula, a professora passou uma atividade em que os alunos tinham que fazer o “filho” deles. A professora trouxe folhas que tinham diferentes tipos de cabelo: cacheado, liso, e outras partes do corpo humano. Os alunos tinham que dizer o nome de seu “filho”, o nome do pai e o nome da mãe. Nessa atividade os mesmos tiveram a oportunidade de demonstrar como serão seus filhos no Futuro.
Figura – Observações de regências na Escola de Cidadania Maria José Bezerra de Melo em 10/03/2025.
No dia 27/05/2025, na Escola de Cidadania Maria José Bezerra de Melo, foi realizada a apresentação da atividade sobre a árvore genealógica de cada estudante. Nessa atividade, os estudantes tiveram a oportunidade de pesquisar e conhecer a história de seus antepassados, compartilhando fotos e a história da sua família.
08/05/2025 – Dinâmica com a turma do 8° ano na Escola de Cidadania Maria José Bezerra de Melo. Nesta ação, a bolsista organizou os alunos em círculo, deu uma bola para que ficasse passando de mão em mão e colocou uma música para tocar. Quando a música parasse teria que responder uma pergunta relacionada ao conteúdo estudado (reprodução). Para cada acerto ganhava um doce.
15/05/2025 – Na turma do 9° ano da Escola de Cidadania Maria José Bezerra de Melo foi realizada uma dinâmica em duplas com o objetivo de saber como seriam as gerações futuras de um casal. Os materiais utilizados foram desenhados para as duplas recortarem e colarem os membros necessários.
Figura – Dinâmica da hereditariedade na turma do 9° ano da Escola de Cidadania Maria José Bezerra de Melo.
Atividade: 29/04/2025 – Observação de regência de aula laboratorial no 1° ano do IFCE/Crateús. Nas aulas anteriores os alunos foram introduzidos ao conceito e importância do microscópio de forma teórica. O momento permitiu que os estudantes tivessem contato com o microscópio. Para realização da prática, a turma foi dividida em dois grupos, um permaneceu em sala realizando atividades do livro didático, enquanto o outro grupo dirigiu-se para o laboratório para a aula prática. Após o término da parte prática, os grupos revezaram-se, permitindo que todos os alunos participassem tanto da teoria quanto da prática. Os alunos BIDs foram essenciais para execução da aula.
Figura: Observação de regência e Bingo temático de microbiologia usado na observação de regência do 1° ano do IFCE/Crateús.
Atividade: 29/04/2025 – Observação de regência de aula laboratorial no 1° ano do IFCE/Crateús.
Figura: Observação de regência e Bingo temático de microbiologia usado na observação de regência do 1° ano do IFCE/Crateús.
06/05/2025 – Aula prática realizada com a turma do 1º ano do Curso Técnico Integrado em Química no IFCE/Crateús – Observação da osmose em células vegetais. A aula prática proporcionou uma experiência com a observação da osmose em células vegetais. Durante a aula, os alunos tiveram a oportunidade de observar as células vegetais de uma planta aquática sob o microscópio, compreendendo como a água se move através da membrana em resposta a soluções de diferentes concentrações. A participação ativa dos alunos, tanto na observação quanto na execução do experimento, favoreceu o desenvolvimento de habilidades científicas e contato com o método científico.
Figura – Aula prática: Observação da osmose em células vegetais no IFCE/Crateús.
09/05/2025 – Preparação de aula prática a ser realizada com a turma do segundo ano do ensino médio do IFCE/Crateús. A preparação da aula prática sobre meio de culturas e crescimento microbiano foi conduzida sob a supervisão da professora Aline, no laboratório de biologia do IFCE.
22/05/2025 – Realização de aula prática sobre crescimento microbiano com a turma do segundo ano do ensino médio do Curso Técnico Integrado em Química do IFCE/Crateús. Nesta data, do IFCE participaram de uma aula prática com foco no crescimento bacteriano e na importância da lavagem correta das mãos. Sob orientação dos bolsistas do PIBID, os estudantes coletaram amostras de diversas superfícies do instituto, como maçanetas, carteiras e pias, utilizando swabs estéreis. Essas amostras foram inoculadas em placas de Petri com meio de cultura adequado e incubadas na estufa para observar o desenvolvimento das colônias bacterianas. Paralelamente, os alunos receberam instruções sobre a técnica correta de higienização das mãos, enfatizando a importância de cada etapa do processo para a remoção eficaz de microrganismos e fizeram a comparação do crescimento microbiano antes e após a higienização utilizando sabonete antisséptico e álcool 70%.
Figura – Coleta de amostras do ambiente usando swabs estéreis e técnica da lavagem das mãos – prática no IFCE/Crateús.
Atividade: Atividades experimentais realizadas nos dias 5, 6, 7, 19, 20, 21, 26, 27 e 28 de maio de 2025, no LEC (Laboratório Educacional de Ciências) da EEEPM Regina Pacis,. Foram realizadas as seguintes práticas laboratoriais:
i – equipamentos de proteção individual, com turmas de 1º ano (Figura);
ii – observação de células, com turmas de 1º ano (Figura);
iii – conhecendo o microscópio óptico, com turmas de 1º ano (Figura);
iv – cultivo de mofo do pão, com turmas de 2º ano (Figura); e
v – extração do DNA da banana, com turmas de 3º ano (Figura).
Figura: atividade experimental para conhecer os equipamentos de proteção individual.
Atividade: Atividades experimentais realizadas nos dias 5, 6, 7, 19, 20, 21, 26, 27 e 28 de maio de 2025, no LEC (Laboratório Educacional de Ciências) da EEEPM Regina Pacis.
Figura: atividade experimental para conhecer o microscópio óptico.
Atividade: Atividades experimentais realizadas nos dias 5, 6, 7, 19, 20, 21, 26, 27 e 28 de maio de 2025, no LEC (Laboratório Educacional de Ciências) da EEEPM Regina Pacis.
Figura: atividade experimental para conhecer o microscópio óptico.
Atividade: Atividades experimentais realizadas nos dias 5, 6, 7, 19, 20, 21, 26, 27 e 28 de maio de 2025, no LEC (Laboratório Educacional de Ciências) da EEEPM Regina Pacis.
Figura: atividade experimental para analisar a origem de seres vivos.
Atividade: Atividades experimentais realizadas nos dias 5, 6, 7, 19, 20, 21, 26, 27 e 28 de maio de 2025, no LEC (Laboratório Educacional de Ciências) da EEEPM Regina Pacis.
Figura: atividade experimental para extração de DNA.
Atividade: Testagem de práticas laboratoriais na EEMTI Regina Pacis. Em 16 de abril de 2025, realizou-se uma testagem de práticas laboratoriais (Figura). A experimentação ocorreu no laboratório educacional de ciências (LEC) da EEMTI Regina Pacis. Na oportunidade, foram testadas as seguintes práticas laboratoriais: i) extração de DNA da banana; ii) utilização do microscópio óptico; iii) conhecer os equipamentos de proteção individual; iv) preparação de lâminas para observação de células.
Figura: Testagem de práticas laboratoriais.
Atividade: Desenvolvimento de material didático na EEMTI Regina Pacis. Em 23 de abril de 2025, desenvolvemos um material pedagógico no LEC da escola-campo. Na ocasião, os bolsistas desenvolveram um painel para apresentar os nomes das partes de um microscópio óptico. Foram utilizados isopor, cola, plástico adesivo, tesoura e impressões.
Figura: Testagem de práticas laboratoriais.
Atividade: Realização de práticas experimentais na EEMTI Regina Pacis. Em 28 de abril de 2025, os estudantes da escola-campo conheceram o microscópio óptico e os equipamentos de proteção individual.
Figura: Prática laboratorial de microscopia e EPI.
Atividade: 07/04/2025 – Observação em sala de aula e realização da dinâmica (Quiz) com a turma do 8° ano da Escola de Cidadania Maria José Bezerra de Melo.
Atividade: No dia 24/04/2025, foi realizada a Páscoa solidária e a entrega da premiação dos melhores desenhos, projeto proposto pelos pibidianos que atuam na Escola de Cidadania Maria José Bezerra de Melo com a temática quatro estações.
Figura – Páscoa solidária.
Atividade: Durante o mês de abril de 2025, houve um momento com os povos indígenas na Escola de Cidadania Maria José Bezerra de Melo. Na biblioteca, havia duas pessoas indígenas a falar. Alguns pontos discutidos foram: Os Potiguara não estão só aqui (estão em Tamboril, Monsenhor Tabosa, Novo-oriente); e Saúde indígena.
Figura- Momento com os povos indígenas.
Atividade: No dia 28/04/2025, foi realizada a VI Conferência do Meio-Ambiente na Escola de Cidadania Maria José Bezerra de Melo. Essa atividade aconteceu no auditório da escola, onde houve: Um desfile, em que, alunas do 8º e 9º ano desfilaram com roupas feitas de papel reciclável. Contação de história; Discussão sobre o Meio-Ambiente; Exposição de vídeo. No final, os estudantes foram separados por grupo para produzir cartazes com o nome do projeto e descrição das atividades.
Figura – VII Conferência do meio ambiente.
Figura – Desfile do material produzido por alunas da Escola de Cidadania Maria José Bezerra de Melo.
23/05/2025 – Observação de regência com a turma do segundo ano do IFCE/Crateús. No dia 23 de maio foi realizada uma aula com a turma do 2º ano do curso Técnico em Química. A docente aplicou a metodologia ativa de rotação por estações, abordando o tema “Vacinação”. Essa abordagem pedagógica permite que os alunos circulem por diferentes estações de aprendizagem, cada uma com uma atividade distinta, promovendo uma experiência diversificada e colaborativa. A aula teve a contribuição dos bolsistas do PIBID. Durante a aula, observou-se o engajamento e a participação ativa de todos os estudantes, evidenciando o sucesso da metodologia adotada.
Figura – Metodologia ativa: Rotação por estações sobre o tema vacinação no IFCE/Crateús.
27/05/2025 – Introdução à regência pelos alunos bolsistas que atuam no primeiro ano do Curso Técnico Integrado em Química do IFCE/Crateús. Nesta data, os BID que atuam no primeiro ano do ensino médio desempenharam um papel ativo na regência de aula, promovendo uma atividade lúdica para o ensino de citologia. Eles desenvolveram e aplicaram um bingo educativo, cujo objetivo era reforçar o conteúdo sobre citoplasma e organelas membranosas. As cartelas continham palavras-chaves relacionadas ao tema e as perguntas eram sorteadas para que os alunos as identificassem corretamente.
Figura – Aplicação do Bingo de citologia e Modelo da cartela do Bingo de citologia (IFCE/Crateús).
29/05/2025 – Introdução à regência pelos BIDS com a turma do segundo ano do Curso Técnico Integrado em Química. Nesta data, dois BID (Ytallo e Tadeu) conduziram uma aula para os estudantes do 2º ano do ensino médio (A2) com o tema “Malária”. Utilizando recursos audiovisuais, como slides, e complementando com anotações no quadro, abordaram aspectos essenciais da doença. A atuação dos bolsistas do PIBID demonstra o impacto positivo da parceria entre universidade e escola. A regência em sala permite uma participação ativa dos BID em sala de aula, contribuindo para sua formação acadêmica e atuação profissional.
Figura – Iniciação à regência pelos bolsistas do PIBID na turma do segundo ano do Ensino Médio do Curso Técnico Integrado em Química do IFCE/Crateús.
Atividade: Nos dias 02, 03 e 04 de junho, o grupo que atua na EEMTI Regina Pacis testou um material didático com turma de 2º ano do Ensino Médio (Figura). O material didático tratava-se de um jogo de perguntas e respostas (quiz), que continha questões sobre o conteúdo “fontes de energia”, abordado durante o 1º Período (fevereiro – abril) do corrente ano letivo. O quiz foi realizado em uma aula (50 minutos). O material didático foi produzido em arquivo de slide e exibido em monitor de TV disponível nas salas. Nas turmas do 2º ano “B”, “C” e “D”, o direcionamento das perguntas foi realizado de forma individual. Na turma do 2º ano “A”, ocorreu a divisão da sala em duas equipes, que competiram no formato de “responde ou passa”.
Figura: Desenvolvimento e testagem de material didático sobre coleta seletiva pelo grupo que atua na EEMTI Regina Pacis
Atividade: No dia 10/06/2025 – Apresentação dos modelos didáticos de DNA com a turma do 9° Ano da Escola de Cidadania Maria José Bezerra de Melo sob o acompanhamento dos BID. Durante essa atividade, os alunos aprenderam sobre o DNA de um jeito diferente e criativo.
Figura: Estrutura de modelo didático do DNA confeccionado pelos alunos da Escola de Cidadania Maria José Bezerra de Melo sob o acompanhamento dos BID.
Atividade: No dia 23/06/2025, os bolsistas que atuam na Escola de Cidadania Maria José Bezerra de Melo participaram de observação da segunda aula no 9° ano B. Nessa aula, aplicou-se um jogo de trilha sobre Genética.
Figura: Aplicação do jogo de trilha sobre Genética com a participação dos BID que atuam na Escola de Cidadania Maria José Bezerra de Melo.
Atividade: No dia 17/06/2025, houve a participação dos BID na VII Semana da Química do IFCE/Crateús. Na ocasião, houve uma série de atividades em alusão à Semana da Química. Dentre elas, os bolsistas participaram de um minicurso ministrado pela Professora Supervisora com o tema Bioquímica das proteínas. Inicialmente, houve uma explanação teórica, na qual foram abordados aspectos, como a estrutura, função e classificação das proteínas. Posteriormente, realizou-se a parte prática no Laboratório de Química, realizando-se testes para identificação de proteínas.
Figura: Registros de participação dos BID na VII Semana da Química do IFCE/Crateús com envolvimento no minicurso com o tema “Bioquímica das proteínas”.
Figura: Registros de participação dos BID na VII Semana da Química do IFCE/Crateús com envolvimento no minicurso com o tema “Bioquímica das proteínas”.
TRABALHOS APROVADOS EM EVENTOS ACADÊMICOS





























































































