História FAFIDAM
Descrição
Em 2020 tivemos aprovação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com o projeto intitulado: Desafios da transição entre a formação acadêmica e a práxis docente escolar.
O Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por
instituições de educação superior (IES) em parceria com as redes de ensino.
O PIBID visa estimular, desde o início de sua formação, a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica.
Os discentes são acompanhados por um professor da escola e por um docente de uma das instituições de educação superior participantes do programa.
O projeto “Desafios da transição entre a formação acadêmica e a práxis docente escolar” (2020/2021), curso de História da FAFIDAM/UECE na modalidade presencial contempla bolsista das Escolas de Ensino Básico da cidade de Limoeiro do Norte, a saber: E.E.F Padre Joaquim de Menezes, E.E.I.F José Hamilton de Oliveira e E.E.M Lauro Rebouças de Oliveira. Em fase de desenvolvimento o projeto vem contribuindo com a compreensão e superação dos dilemas cotidianos vivenciados pelos docentes em formação quando iniciam as suas atividades práticas no ambiente escolar.
Os docentes em formação enfrentam um conflito entre praticar os conhecimentos teóricos-metodológicos apreendidos na Universidade ou reproduzir os rituais docentes, em vigor, nas Escolas, denominado de realidade escolar ou cultura escolar.
Esse dilema interfere na renovação do ensino e inviabiliza a valorização e troca de experiências e conhecimentos produzidos nos dois espaços educativos: a Escola e a Universidade.
Portanto, no intuito de promover a integração dos saberes e experiências entre a práxis Escolar e a formação acadêmica, captando e reelaborando contribuições múltiplas, que se faz necessário o desenvolvimento desse projeto que tem como objetivo principal melhorar a qualidade da formação docente, de modo a influenciar e contribuir efetivamente, com a prática docente dos estudantes em formação. Os outros objetivos destinam-se a:
– Conhecer os processos de reelaborações entre as diretrizes curriculares oficiais e o currículo escolar em ação;
– Analisar os dilemas e desafios entre a formação inicial acadêmica e a práxis docente escolar;
– Identificar os significantes dos rituais simbólicos do processo educativo dos gestores escolares, professores e alunos;
– Realizar observações e interações com os estudantes escolares para conhecer as demandas socioeducativas e o seu campo social;
– Discutir sobre os fazeres, os limites e as perspectivas das diretrizes socioeducativas da relação ensino-aprendizagem;
– Desenvolver propostas metodológicas que articulem o processo de síntese entre o saber acadêmico e os materiais didáticos escolares;
– Perceber as complexidades que envolvem a concepção de ensino, os conceitos, os métodos e objetivos em torno de uma variedade significativa de documentos/linguagens na produção do conhecimento e no ensino de História;
– Organizar e disponibilizar dossiês de materiais didáticos para o ensino escolar que articule as aprendizagens acadêmicas dos docentes em formação e a experiência do professor escolar;
– Mapear os espaços de memória da cidade e através dos patrimônios/documentos desenvolver práticas de educação patrimonial no ensino de história;
– A par dos espaços de memória e/ou da documentação problematizar as noções sobre história, patrimônio, documento, memória, fonte, bem como discutir temáticas sobre a história local;
– Produzir banners e materiais informativos sobre o projeto para deste modo chamar a comunidade escolar a participar das atividades nas escolas em que atuamos;
– Publicar os resultados da experiência com a divulgação dos materiais e propostas pedagógicas nela desenvolvida, através de relatos e produção teórica em torno do tema do ensino de história, em revistas e periódicos da área de educação e da área específica de ensino de história, assim como apresentar os resultados do projeto nos eventos da área.
Eventos que foram promovidos pelo subprojeto de História da FAFIDAM:
Web Conferência: “História do DCRC: as perspectivas teórico-epistemológicos subalternizadas”. Ministrada pelo Prof° Dr. Carlos Rochester.
Promovida pelo PIBID e Residência Pedagógica do curso de História da FAFIDAM/UECE, aos 19/01/2021. A o ministrante deu ênfase na efetiva implementação das propostas em contraponto com as questões pedagógicas do dia a dia na escola.
Imagens sobre o evento Residentes e pibidianos: conversas sobre práticas de ensino-aprendizagem, realizado aos 10/02/2021.
Segue também o caderno de resumos em PDF. Caderno de resumos