Atividade desenvolvida por alunos bolsistas do PIBID do núcleo de alfabetização FECLI no Fórum Internacional de Pedagogia

 

Nos dias 29 de maio no XV Fórum Internacional de Pedagogia/FIPED em Serra Talhada–PE, os bolsistas do PIBID Karen Virgínia e Ronis Oliveira do Núcleo de Alfabetização do curso de Pedagogia FECLI, desenvolveram um minicurso com o tema “Lei 10/639/03 como potencializadora na construção de como ser um educador antirracista em uma perspectiva contra colonial”. O minicurso teve por objetivo, trabalhar a construção formativa para uma docência antirracista usando histórias infantis. Essa atividade está articulada com as políticas nacionais da Educação Básica, que em sua proposta visa contribuir com a formação inicial e melhoria da qualidade de ensino.

 

Atividade desenvolvida com as crianças da escola campo Elze Lima Verde Município de Iguatu

 

Dia 05 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para celebrar esta data tão importante, as bolsistas do PIBID Pedagogia/FECLI — Lívia, Luciana, Priscila e Sabrina — do núcleo da manhã da Escola Elze Lima Verde Montenegro, com a supervisão da Profa. Geany Viana, realizaram uma ação com a turma de 1 ano sobre coleta seletiva e reciclagem.
Durante a ação, as bolsistas trabalharam a conscientização sobre a importância da coleta seletiva e os benefícios da separação do lixo e reciclagem para o meio ambiente. As crianças aproveitaram o momento para tirar as dúvidas e aprenderem mais sobre a temática, participando e interagindo em todos os momentos.

   

 

Projeto “MEU DIÁRIO TEM COR”

O registro pedagógico constitui uma ação fundamental na formação dos Pibidianos, pois propicia a reflexão, a organização e o aprimoramento da prática pedagógica. No Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) realizado no curso de Pedagogia da FECLI, o projeto intitulado “Meu Diário Tem Cor” visa promover e estimular o ato de registro pedagógico a partir das vivências formativas. Nesta atividade, os estudantes são agraciados, a cada semestre, com um caderno ilustrado, que lhes permite elaborar suas considerações em relação ao processo de formação pessoal e à prática pedagógica no ambiente escolar. Esta atividade fundamenta-se no conceito freiriano de ação-reflexão-ação, ou seja, possibilitando que o futuro educador compreenda a prática escolar a partir de sua própria percepção.

Campanha de doação de livros Infantis – 1

Campanha de doação de livros Infantis – 2

 

Retorno das aulas nas escolas Escola Carlota Távora e Escola Elze Montenegro Lima Verde

O retorno às atividades escolares é um período repleto de entusiasmo e novas experiências. Este ambiente educacional propicia interações sociais, estimula a curiosidade e fomenta o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais, moldando o futuro das crianças. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), além de favorecer a formação dos estudantes de licenciatura, também estimula o desenvolvimento das crianças no ambiente escolar, promovendo momentos como o reinício das aulas com atividades integrativas.