Pedagogia CED (Prof. Barreto)
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO MÊS DE OUTUBRO DE 2024
No mês de outubro, realizamos várias atividades para a efetivação do PIBID junto aos atores do nosso núcleo (Coordenador de Área, Bolsistas de Iniciação à docência – BIDS – e a Professoras Supervisoras). Uma delas, foi a criação de um grupo de WhatsApp envolvendo todos os atores, a outra, a criação de um grupo de WhatsApp englobando somente o Coordenadores de Área e as Supervisoras. Houve a apresentação da proposta do PIBID aos diretores da Escolas conveniadas ao nosso núcleo.
➢ Encontro com as redes para estreitar relações e Reuniões/ encontros na escola para divulgação do PIBID e início das atividades.
No mês de outubro, o Coordenador de Área se apresentou nas três escolas conveniadas ao núcleo de Pedagogia CED/BARRETO. Na oportunidade, foi realizado uma exposição sobre os objetivos e a importância do PIBID, destacando a relevância desse projeto na promoção de parcerias Escola e Universidade. Também foi pedido que os diretores assinassem as três cartas de recomendação e compromissos. As referidas escolas são: Escola Municipal Professor Francisco de Melo Jaborandi; Escola Municipal Mattos Dourado; e Escola Moreira Campos. A primeira escola atende crianças e jovens do Bairro Jangurussu, circunscrita aos Bairros São Cristovão e Palmeiras. A segunda escola atende alunos do Bairros Edson Queiroz e a terceira e última escola, aos estudantes do Parque Santa Rosa.
APRESENTAÇÃO E ASSINATURA DAS CARTAS DE APRESENTAÇÃO AS ESCOLAS CONVENIADAS DO PIBID_PEDAGOGIA_CED_BARRETO
Figura 1 – Apresentação à Escola Francisco de Melo Jaborandi
Fonte: Dados pessoais do Coordenador de Área
Observando a Figura 1, apontamos o Coordenador de Área Luiz Barreto, juntamente com o Coordenador Pedagógica da Escola e a Diretora, Profa. Rejane Brasil.
Figura 2 – Apresentação à Escola Mattos Dourado
Fonte: Dados pessoais do Coordenador de Área
Observando a Figura 2, apontamos, da esquerda para a direita, a Supervisora Profa. Enildes com o coordenador de Área Professor Luiz Barreto (centro da foto) e, a direita, o diretor da referida escola.
Figura 3 – Apresentação à Escola Moreira Campos
Fonte: Dados pessoais do Coordenador de Área
Observando a Figura 3, apontamos, da esquerda para a direita, o diretor da Escola Prof. Carlos Augusto, a Supervisora Najla com o coordenador de Área Professor Luiz Barreto (à direita da foto).
➢ Atividade pedagógicas articuladas com as políticas nacionais da EB.
FORMAÇÕES
Formações realizadas no mês de outubro de 2024, promovidas pelo PIBID com diversas parcerias, na organização da Semana Universitária da UECE, ANO DE 2024: XXIX SEMANA UNIVERSITÁRIA UECE com o seguinte tema: “Inclusão e Interdisciplinaridade na produção de conhecimento”.
Foram realizadas três formações:
Figura 1 – Primeira Formação Figura 2 – Segunda Formação Figura 3 – Terceira Formação
Fonte: Dados pessoais do Coordenador de Área
➢ Promoção de processos formativos na escola e na universidade por meio de oficinas, seminários, palestras… e Mini curso promovido na semana universitária.
MINICURSO REALIZADO NA SEMANA UNIVERSITÁRIA
AS ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS NA FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
RESUMO
O minicurso tem como objetivo fundamentar teórico-metodologicamente os participantes na Teoria dos Campos Conceituais e nas Estruturas Multiplicativas. Segundo Pais (2011), uma das propostas da Teoria dos Campos Conceituais, desenvolvida pelo pesquisador Gerard Vergnaud, é repensar as condições de aprendizagem de um determinado conceito matemático, de modo que essa se torne mais fácil a sua compreensão. É uma teoria que indica uma consistente proposta didática para o problema da construção do significado do saber escolar, enfatizando a sua contextualização com o papel ativo do aluno no processo cognitivo. Trabalha-se a questão da aquisição de conceitos negando a proposta tradicional de ensino baseado na simples transferência de conhecimentos prontos e acabados. Em função disso, a compreensão de um conceito, por mais simples que seja, não pode estar baseado em apenas uma única situação, mas em várias, assim como uma única situação pode envolver vários conceitos. Portanto, devemos estudar campos conceituais. Um dos campos conceituais são as Estruturas Multiplicativas (englobando diversos conceitos e situações relativos à multiplicação e a divisão). O minicurso será desenvolvido em duas etapas. Na etapa 1, haverá a apresentação e discussão dos fundamentos da referida teoria. Na etapa dois, os conteúdos das Estruturas Multiplicativas serão estudados.
REFERÊNCIAS: GITIRANA, V. et al. Repensando multiplicação e divisão: contribuições da Teoria dos 48 Campos Conceituais. São Paulo: Proem, 2014. PAIS, L. C. Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. 3a. ed. Belo Horizonte: Autentica, 2011. v. 1000. 136p . VERGNAUD, G. A. A criança, a matemática e a realidade: problemas do ensino da Matemática na escolar elementar. Curitiba: UFPR, 2009.
➢ Encontros de planejamento e avaliação
A Coordenação Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência, da Universidade Estadual do Ceará – PIBID/UECE convoca os/as docentes coordenadores(as) de área do Programa para reunião deste colegiado. A referida reunião será realizada no dia 09 de outubro de 2024 a partir das 14:00h, por meio de webconferência do Google Meet.
Pautas:
1. Apresentação Geral:
➢ Núcleos Contemplados
➢ Objetivos PIBID
➢ Cronograma de Reuniões
2. Início das Atividades:
➢ Cadastro participantes nas Plataformas Freire e SCBA
➢ Planejamento Geral
3. Planejamento Geral das Atividades
➢ Distribuição atividades 2024
➢ Distribuição atividades 2025 e 2026
4. Programa de Formação
➢ Link para levantamento de propostas: https://forms.gle/7zpFSVhMtw7WJjrDA
5. Participação na Semana Universitária
6. Levantamento do Perfil
✔ Bolsistas ID – https://forms.gle/s7RvVezFzdsxDcXt9
✔ Supervisores – https://forms.gle/4oMwQY7tEZxqSc7f7
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO MÊS DE NOVEMBRO DE 2024
➢ Reuniões/ encontros na escola para divulgação do PIBID e início das atividades.
No mês de novembro, ainda na dinâmica de reuniões ou encontros na escola para divulgação do PIBID e início das atividades, A Professora Supervisora Maria Enildes realizou um carinhoso acolhimento, entregando a cada BID um Kit didático-pedagógico (vide Figura 1).
Figura 01: A supervisora de Escola Mattos Dourado juntamente com os BID com seu kit pedagógico
Fonte: Dados pessoais do Coordenador de Área
A Professora Supervisora Nájla apresentou os bolsistas de iniciação à docência ao Diretor e a Coordenadora Pedagógica da Escola vinculada ao PIBID. o evento foi realizado no dia 21 de novembro de 2024 na Escola Moreira Campos (vide Figura 02 e Figura 03).
Figura 02: A supervisora da Escola Moreira Campos juntamente com os BIDs, a secretária, o Diretor e a Coordenadora pedagógica
Fonte: Dados pessoais do Coordenador de Área
Figura 03: A supervisora juntamente com os BIDs, o Diretor e alguns professores da referida escola
Fonte: Dados pessoais do Coordenador de Área
Ainda no mês de novembro, ainda na dinâmica de reuniões ou encontros na escola para divulgação do PIBID e início das atividades, A Professora Supervisora Allinsson fez um bonito acolhimento, dando a cada BID um kit didático pedagógico, contendo um caderno para que os alunos possam anotar e escrever as situações vicenciandas na Escola. O evento foi realizado no dia 19 de novembro de 2024 na Escola Professor Francisco de Melo Jaborandi (vide Figura 04).
Figura 04: A supervisora de Escola Melo Jaborandi juntamente com os BID com seu kit pedagógico
Fonte: Dados pessoais do Coordenador de Área
➢ Relatórios reflexivos por núcleo
O relatório é voltado para os Bolsistas de Iniciação à docência (BIDs), cada BID escreve e produz o seu relatório do mês passado.
Nesse relatório, em formato do Google Forms, contém informações pessoais, solicitando o nome e o email da cada bolsista. Em seguida, é perguntado o período (indique o mês/ano no qual as atividades foram desenvolvidas).
O outro item solicita que o BID descreva as atividades desenvolvidas durante esse período. Consiste em elencar todos os itens realizados no mês anterior.
O próximo solicia que o aluno bolsista descreva o conhecimento que ele conseguiu elaborar por meios das atividades desenvolvidas (argumentos, conceitos, dados, opiniões, práticas pedagógicas etc).
O penúltimo item trata do BID inserir os registros fotográficos das atividades. Faça uma breve descrição dos registros e insira o link da pasta das fotos.
Finalmente o último item consiste em inserir no espaço do formulário outros tipos de produções (banners, roteiros de experimentos, apostilas, material didático produzido),
Em anexo, em suas páginas irão conter o relatório dos BIDs do meses de novembro e dezembro.
Novo relatório: MÊS DE NOVEMBRO DE 2025
O relatório é voltado para os Bolsistas de Iniciação à docência (BIDs), cada BID escreve e produz o seu relatório do mês passado.
Nesse relatório, em formato do Google Forms, contém informações pessoais, solicitando o nome e o email da cada bolsista. Em seguida, é perguntado o período (indique o mês/ano no qual as atividades foram desenvolvidas).
O outro item solicita que o BID descreva as atividades desenvolvidas durante esse período. Consiste em elencar todos os itens realizados no mês anterior.
O próximo solicia que o aluno bolsista descreva o conhecimento que ele conseguiu elaborar por meios das atividades desenvolvidas (argumentos, conceitos, dados, opiniões, práticas pedagógicas etc).
O penúltimo item trata do BID inserir os registros fotográficos das atividades. Faça uma breve descrição dos registros e insira o link da pasta das fotos.
Finalmente o último item consiste em inserir no espaço do formulário outros tipos de produções (banners, roteiros de experimentos, apostilas, material didático produzido),
A seguir, as próximas páginas irão conter o relatório dos BIDs do meses de novembro e dezembro.
LINK: https://drive.google.com/file/d/1_bCk7sHXY3rmbTmpdVAAryVRSZWhKNHU/view?usp=drive_link
➢ Atividade pedagógicas articuladas com as políticas nacionais da EB
No mês de novembro, houve uma leitura, estudo e discussão dos documentos tais como: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC) e o Documento Curricular Referencial de Fortaleza (DCRFor).
No mês de novembro, houve uma leitura, estudo e discussão dos documentos tais como: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC) e o Documento Curricular Referencial de Fortaleza (DCRFor).
Figura 1: Os BIDs estudanto e comparando o DCRC e o DCRFor
Fonte: Dados pessoais do Coordenador de Área
A seguir, iremos mostrar um comentário (síntese) de um bolsista de iniciação à docência sobre o estudo comparativo entre os documentos oficiais. Trata-se de uma bolsista da ESCOLA Professor Francisco de Melo Jaborandi.
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID NÚCLEO DE PEDAGOGIA COM PROFESSOR BARRETO
Relatório de novembro de 2024
No mês de novembro de 2024 iniciou o Projeto do Núcleo de Pedagogia/UECE com o Professor Barreto e apresentou aos bolsistas o caráter acadêmico, profissional e político do projeto a ser desenvolvido pelos próximos 23 meses.
Por meio das visitas às escolas e estudos dos documentos adentramos em um mundo de possibilidades de ações que podem ser realizadas ao decorrer do projeto. Iniciamos então com a releitura do documento que originou a base da educação: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nele percebemos os princípios e competências que devem ser seguidas e estimuladas no âmbito escolar a fim de melhorar a educação básica, dividido entre as etapas de ensino da Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais, as bolsistas iniciaram o reconhecimento dos princípios de uma educação que busca integrar o desenvolvimento dos alunos e garantir o acesso ao conhecimento.
Contudo, em uma análise crítica do documento, percebemos que a ideia de uma base nacional de educação não engloba as singularidades de cada região do país de forma objetiva e aprofundada, sendo necessário a criação de outros documentos como o Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC) e o Documento Curricular Referencial de Fortaleza (DCRFor). Este último foi o mais estudado durante os encontros das bolsistas na escola por ser o mais recente e o que mais engloba o trabalho direto nas salas de aula, trazendo a concepção de temas integradores e diversas possibilidades de ações educativas. Por temas integradores, entendemos que nenhum conteúdo escolar está isolado de outros conhecimentos, então, por exemplo, em uma aula de matemática pode-se trabalhar a educação do trânsito ou do meio ambiente, situando os conhecimentos em contextos vivenciados pelos estudantes. Dessa forma, o estudo do DCRFor fomentou na primeira construção do Plano de Aula das bolsistas, o qual foi proposto pela Professora-Supervisora que escolhessem um livro dos Anos Iniciais do Fundamental disponível na biblioteca da escola e o objeto de conhecimento para embasar o planejamento. Então as bolsistas conheceram a formatação e as exigências colocadas em um plano de aula.
A seguir, iremos mostrar uma nota de aula de um bolsista de iniciação à docência sobre o estudo comparativo entre os documentos oficiais. Trata-se de um bolsista da Escola Moreira Campos.
MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS (3º Ano)
Ensino da matemática nos iniciais segundo a BNCC (2018) e o DCRFor 2019 visa ao desenvolvimento do letramento matemático, que se expressa nas:
[,..] competências e habilidades de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente, de modo a favorecer o estabelecimento de conjecturas, a formulação e a resolução de problemas em uma variedade de contextos, utilizando conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas (Brasil, 2018, p. 222).
Visando promover, em cada estudante, o domínio e a capacidade de utilizar conceitos e recursos matemáticos para investigar, compreender, elaborar hipóteses, argumentar e atuar no mundo com autonomia, pensamento crítico e criatividade.
Em resumo, ao longo do Ensino Fundamental o estudante precisa ser capaz de resolver problemas que envolvam as operações fundamentais com números naturais, inteiros e racionais, dando significado a esses cálculos.
(EF03MA01) – Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de unidade de milhar), compreendendo as características do sistema de numeração decimal (sistema cifranávico): valor posicional e função do zero.
1. Sistema de Numeração Decimal
● Estrutura do sistema:
○ Base 10.
○ Valor posicional (unidades, dezenas, centenas, milhares).
○ Importância do zero como marcador de posição.
● Operações básicas:
○ Contagem e agrupamento.
○ Representação de números de diferentes formas (numérica, concreta, escrita por extenso).
● Exemplos práticos:
○ Representação de números em material dourado (blocos de base 10).
○ Relação entre agrupamentos e decomposição de números (ex.: 345 = 300 + 40 + 5).
2. Números Ordinais
● Conceito:
○ Indicam posição em uma sequência ou ordem.
○ Uso prático em situações como filas, competições, endereços.
● Forma de representação:
○ Por extenso (primeiro, segundo, terceiro).
○ Em números (1º, 2º, 3º).
● Diferença entre ordinal e cardinal:
○ Cardinal = quantidade; Ordinal = posição.
3. Representação Numérica e Contextualização
● Cardinais: Uso em contagens, quantidades e operações matemáticas.
● Ordinais: Utilizados para ordenar elementos, como em filas ou rankings.
● Relacionar os dois conceitos: Entender que ambos fazem parte da numeração, mas têm aplicações distintas.
4. Operações Matemáticas Relacionadas
● Comparação e ordenação de números:
○ Identificar maior, menor e igual.
○ Trabalhar com números até a unidade de milhar, respeitando a BNCC.
● Séries numéricas e progressões simples:
○ Exemplo: Preencher lacunas em sequências (1º, 2º, , 4º).
5. Contextos Históricos e Culturais
● Origem do sistema decimal.
● Papel do zero no sistema de numeração (origem na cultura indiana e introdução no Ocidente pelos árabes).
● Uso dos números em diferentes contextos históricos.
6. Desenvolvimento de Competências Didáticas
● Estratégias de ensino:
○ Propor atividades práticas e lúdicas.
○ Uso de recursos concretos e digitais (jogos, aplicativos, material dourado, tabelas).
● Diagnóstico de dificuldades:
○ Identificar e trabalhar com alunos que têm dificuldades em entender valor posicional ou em distinguir ordinal de cardinal.
● Avaliação:
○ Planejar atividades avaliativas que contemplem comparação, ordenação e uso prático dos números.
Atividade para Sala de Aula
1. Cardinais: Pergunte: “Quantos alunos têm mochilas azuis?” (contagem).
2. Ordinais: Faça uma fila e pergunte: “Quem está na terceira posição?”