Núcleos
Biologia FAEC

COORDENADOR DE ÁREA: FABRICIO BONFIM SUDÉRIO
No subprojeto para a área de Biologia da Faculdade de Educação e Ciências Integradas de Crateús FAEC (PIBID/Bio/FAEC), as etapas da educação básica contempladas são os Anos Finais do Ensino Fundamental (6º a 9º Anos), o Ensino Médio e disciplinas de Biologia do Curso Técnico Integrado de Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
A proposta trabalha, principalmente, com as temáticas de Cultura Digital, Tecnologia da Educação e Educação em Tempo Integral. Os principais objetivos do subprojeto são: fazer com que os(as) bolsistas de iniciação à docência (BID) percebam a realidade do trabalho docente, na prática; contribuir com o enriquecimento dos(as) bolsistas do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da FAEC/UECE por meio de ações coletivas com outros programas e/ou outros subprojetos do PIBID; gerar impactos positivos no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da FAEC/UECE a partir de ações que terão uma relação direta com os demais estudantes do
curso. As ações do subprojeto preveem o desenvolvimento de Estratégias metodológicas que serão aplicadas com os(as) estudantes da escola. Essas estratégias serão posteriormente avaliadas de forma coletiva pelos integrantes do núcleo, mediante aplicação de questionários diagnósticos com os(as) estudantes das escolas campo.
ESCOLAS DE ATUAÇÃO E INTEGRANTES
Escola de Cidadania Maria José Bezerra de Melo Supervisora: Leomária Inácio do Nascimento | EEMTI Regina Pacis Supervisor: Rafael Bezerra e Silva | IFCE/CRATEÚS Supervisora: Aline Maria Brito Lucas |
---|---|---|
Estefani Alves de Oliveira | Anna Victoria Macedo Aguiar | Carlos Felipe Leitão Martins |
Francisca Janaina Gomes da Silva | Denise Nascimento Araujo Lira | Maria Letícia Martins da Costa |
Francisco Thiago de Sousa Lopes | Francisco das Chagas de Araujo Rodrigues | Nara Paulina Araujo de Melo |
Gessica Rodrigues Lopes | Francisco Diones de Souza da Silva | Natielli de Sousa Jorge |
Júlia Aragão Bonfim | Francisco Matheus da Silva Jorge | Samara da Silva Costa |
Kaluana Leitao Ribeiro | Larissa de Sousa Bomfim | Sara Cristine Gomes Pinheiro |
Karolyne Alves Nobre | Rafaela Cavalcante Rocha | Valentino Vieira Gomes Neto |
Mislene Ferreira da Silva | Samuel Veras Zacarias Araújo | Ythallo Riquelme Gomes Moura |
Biologia CCS

COORDENADORA DE ÁREA: ISABEL CRISTINA HIGINO SANTANA
No subprojeto para a área de Biologia do Centro de Ciências da Saúde (PIBID/CCB/CCS), são contempladas as séries do Ensino Médio da educação básica. A proposta trabalha, com foco nas temáticas de Cultura Digital, Tecnologia da Educação e Educação ambiental. Os principais objetivos do subprojeto são: inserir os BID, através de trabalho coletivo, em vivencias com a docência, e com isso, fazer com que percebam a realidade do trabalho docente. Colaborar de forma positiva e significativa na formação inicial e continuada de todos os envolvidos de forma direta ou indireta, no subprojeto. Promover o crescimento pessoal e profissional através das ações/atividades coletivas com outros subprojetos. As ações do subprojeto preveem ainda, o desenvolvimento de ações interventivas que possam ser aplicadas preferencialmente nas escolas parceiras. Todas as ações/atividades executadas serão avaliadas de forma coletiva pelos integrantes do núcleo, durante os encontros (rodas de conversas, ateliê didático), através de instrumentos de diagnose, entre outros instrumentos, aplicados com os(as) estudantes das escolas campo.
ESCOLAS DE ATUAÇÃO E INTEGRANTES
EEM Deputado Francisco de Almeida Monte Supervisor: Hemerson Thiago de Lima Cordeiro | EEMTI Integrada 2 de Maio Supervisora: Rossana C. de Azevedo Sousa Vasconcelos | EEFM Félix de Azevedo Supervisora: Camila Cruz Araújo |
---|---|---|
Edilane Maria de Moura Bezerra | Greiciane Marinho Paiva | Bianca Mendes Pinto |
Franciele Sousa de Oliveira | Juan Pablo de Oliveira Viana | Isaac Bem-Hur G. da Silva |
Guilherme Mendes Sousa | Kaylane Freitas Silva | Isaac Yuri R. de F. Rocha |
Juliane Maria Maciel Oliveira | Leticia de Sousa Silva | Julia Lopes de P. Nogueira |
Lucas Manoel Sousa | Maria Raquel Ferreira Lopes | Letícia Laysla de S. Santos |
Paulo Kauan Gouveia da Silva | Mariana Clara Martins de Oliveira | Luiza de Souza Martins |
Pedro Lucas Inácio Araújo | Mariana de Sousa Evangelista | Pedro Henrique S. Sousa |
Vládia Pereira de Oliveira | Monique Fernandes dos Santos | Bianca Mendes Pinto |
Biologia CECITEC
Biologia FECLESC

COORDENADORA DE ÁREA: JAMILI SILVA FIALHO
As ações/atividades previstas no subprojeto PIBID para a área de Biologia (PIBID-Bio) farão com que os(as) bolsistas de iniciação à docência (BID) percebam a realidade do trabalho docente, na prática. Essas ações/atividades resultarão em uma maior desenvoltura e maturidade desses(as) licenciandos(as), considerando que à medida em que participarem das mesmas terão um contato direto com os(as) alunos(as) das escolas em várias atividades docentes, podendo perceber como o(a) professor(a) se comporta em tais atividades, agora com um olhar de docente em formação inicial e não mais com o olhar de estudante. O subprojeto PIBID-Bio da UECE terá como prioridade alguns pontos fundamentais para a formação docente de BID no espaço escolar, como:
1. compreender aspectos da estrutura, do funcionamento, da gestão e do planejamento das atividades escolares;
2. observar o contexto sociocultural dos(as) estudantes e realizar abordagens das temáticas biológicas em articulação com suas vivências e seus conhecimentos prévios;
3. ampliar o conhecimento e estimular o trabalho coletivo;
4. praticar a identidade cultural e a responsabilidade social.
As atividades do PIBID-Bio gerarão impactos positivos nas licenciaturas em Ciências Biológicas da UECE, a partir de ações que terão uma relação direta com os demais estudantes do curso.
ESCOLAS DE ATUAÇÃO E INTEGRANTES
Escola de Ensino Fundamental Padre Vicente Gonçalves de Albuquerque Supervisora: Roselene Ferreira Sousa | Escola de Ensino Fundamental José Bonifácio de Sousa Supervisora: Juliana Matos Figueiredo | Escola de Ensino Médio Governador Luiz Gonzaga da Fonseca Mota Supervisora: Francisca Antônia da Silva (Renatinha) |
---|---|---|
Evilly Vivian Queiroz | Cintia de Sousa Moreira | Stephany Kelly Oliveira Pereira |
Francisco Gustavo da Silva Maciel | Talita de Souza Silva | Beatriz da Costa Freitas |
Maria Camila Silva Rabelo | Alessandro Ferreira de Castro | André da Silva Nascimento |
Marília Pessoa Germano | Dayane de Assis de Lima | Débora Helen Rodrigues e Souza |
Maria Cristina da Cruz Nascimento | Maria Rosimelry de Lima | Jamile Cavalcante Queiroz |
Estela de Morais Rodrigues | Miguel Castro de Lima | Leivânia Xavier de Lima |
Andreza Gondim de Abreu | Ana Letícia Avelino Barbosa | Francisca Sabrina Mendes de Oliveira |
Sara Ferreira da Silva | Arthur Grangeiro Gadelha | Cícero Romão Batista Oliveira Paula |
Alfabetização CED
Alfabetização FECLESC (Profa. Danusa)

COORDENADORA DE ÁREA: DANUSA MENDES ALMEIDA
O Núcleo Alfabetização da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC) integra o Subprojeto de Alfabetização do Projeto Institucional do PIBID da Universidade Estadual do Ceará e apresenta como objetivo central aperfeiçoar a formação inicial dos alunos do curso de Pedagogia/FECLESC, para atuar na alfabetização e letramento de crianças, mediante a realização de ações que fortaleçam o campo da teoria e prática docente, nos Anos Iniciais do Fundamental, de modo a contribuir na melhoria de qualidade da educação, das escolas-campo, na referida área. As ações na área da Alfabetização serão articuladas à temática da Educação Midiática, em consonância com o Programa Criança Alfabetizada, que reconhece o papel das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no fomentar a cultural digital, tanto de estudantes quanto dos professores, e o uso pedagógico da tecnologia na educação, visando a melhoria dos indicadores educacionais. O PIBID é um programa de iniciação à docência pioneiro e comprometido com o processo formativo, com potencial para contribuir na melhoria dos índices na alfabetização do município de Quixadá, a ser contemplado com este projeto.
ESCOLAS DE ATUAÇÃO E INTEGRANTES
Escola de Ensino Fundamental Terra dos Monólitos Supervisora: Elizangela Nascimento da Costa | Escola de Ensino Fundamental Terra dos Monólitos Supervisora: Ana Paula Conrado Pereira Oliveira | Escola de Ensino Fundamental José Linhares da Páscoa Supervisora: Adelaide Batista Araújo |
---|---|---|
Ivania Pereira da Silva | Ádila Vitória Martins Cruz | Ana Victoria Braga da Silva |
Júlia Razelly Viana de Andrade | Ana Clara Rabelo de Lima | Caline Araújo de Freitas |
Karla Patrícia Pessoa dos Santos | Ana Kelli Lourenço | Carla Suiane Barbosa Martins |
Karyne de Lima de Aguiar | Inaiara Saraiva Costa | Gabriela Maria dos Santos Pinheiro |
Larisse Tibúrcio Sousa | Jéssica Naiane de Sousa Nobre | Luiza Carolina de Souza dos Santos |
Rebeca Rabelo Soares de Oliveira | Laísa Lopes Feitosa | Luiza Gabriele Pereira dos Santos |
Sara do Nascimento Nepomuceno | Lívia Ferreira Lima | Kauã Araújo Castro |
Taiza de Souza Alcantara | Livia Maria Gomes Monteiro | Lívia Stefany Felix Leitão |
Alfabetização FECLESC (Profa. Lenucia)

COORDENADORA DE ÁREA: MARIA LENUCIA DE MOURA
De que modo se configura a relação entre teoria e prática na formação docente? Até que ponto os discentes da graduação estão preparados para adentrar no cotidiano escolar? Em que medida os professores da Educação Básica se distanciaram das teorias e práticas pedagógicas e abraçaram a dinâmica mecanicista da realidade escolar? Como o processo de alfabetização está sendo desenvolvido nas escolas? Através do PIBID, programa executado pela CAPES e que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o fortalecimento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira, essas e muitas outras questões podem ser refletidas. Eis, as questões que fomentam o núcleo de Alfabetização coordenado pela professora Drª Maria Lenúcia de Moura e desenvolvido nas Escola Rosa Baquit, José Jean Silva e Francisca Pereira das Virgens no município de Quixadá. A inserção do PIBID promoverá uma interação real do contexto universitário com a realidade escolar num processo de troca de conhecimento e produção de práticas pedagógicas.
Sem dúvida, é imperativo afirmar que o processo de alfabetização representa um dos marcos cruciais na educação, não apenas na vida dos discentes, mas também em qualquer trajetória de desenvolvimento humano. É o momento do despertar para a
escrita, para a leitura, para o mundo (FREIRE, 1996). A alfabetização é um momento de grandes descobertas e assimilações do mundo, do tempo e da realidade que cerca o educando. O educador assume um papel fundamental, atento ao contexto temporal e cultural único de cada criança, para criar um ambiente educativo diversificado que possibilite o pleno desenvolvimento dessas habilidades.
ESCOLAS DE ATUAÇÃO E INTEGRANTES
EEF Rosa Baquit Supervisora: Adrícia Emanuela Soares de Sousa | EEF José Jean da Silva Pereira Supervisora: Maria Elizabete Lino da Silva | EEF Francisca Pereira das Virgens Supervisor: Daniele Holanda da Silva |
---|---|---|
Cauane da Silva Feitosa | Ana Clara Terto da Silva | Breno do Nascimento Leal |
Lais de Almeida Viana | Ana Taissa Oliveira Ferreira | Francisco Tomaz Silva Gomes |
Lorena Bernaldo Faustino | Jéssica Silva dos Santos | Evelyn Souza Raulino |
Mara Nívea Nascimento de Sousa | Maria Darliane da Silva Pereira | Maria de Fatima de Sousa |
Rute Garcia de Souza | Maria Elijoice de Castro Moreira | Maria de Fátima Venâncio da Silva |
Ana Beatriz Sousa de Albuquerque | Maria Rozilene da Costa | Maria Leocricia Monteiro da Silva |
Sophia Lara Ferreira de Oliveira | Olavo Micael Costa Bezerra | Pâmela Lima Lopes |
José Alberto de Melo Junior | Vitória Leite Mesquita | Emanuelle Bezerra da Silva |
Alfabetização FECISC

COORDENADOR DE ÁREA: VICTOR HUGO DE OLIVEIRA HENRIQUE
O Núcleo de Alfabetização da FECISC, intitulado “Alfabetização na perspectiva discursiva: brincando e aprendendo” propõe-se a trabalhar com a área de “Alfabetização” de modo a favorecer, entre licenciandas/os e professoras de Educação Infantil e ciclo de alfabetização (1º ano do ensino fundamental), o desenvolvimento e o aprofundamento de conhecimentos e saberes na esfera da aprendizagem da linguagem escrita em sua relação praxiológica. O núcleo atua no sentido de instrumentalizar as/os licenciandas/os para que desenvolvam, reflexivamente, projetos de intervenção na Educação Infantil (Infantil V) e 1º ano do ensino fundamental.
ESCOLAS DE ATUAÇÃO E INTEGRANTES
CEI Frei João Pedro Supervisora: Professora Antônia Claudia Sousa Feitosa | CEI Frei João Pedro Supervisora: Professora Francisca Lidiana Cunha | CAIC Alfredo Coelho De Magalhães Supervisora: Professora Fernanda Santos Sousa |
---|---|---|
Lilia Paiva Furtado | Rosimeiry Bezerra da Silva | Joao Emanuel Paulino Magalhães |
Francisca Erivânia Paulino Gomes | Mylenna Ferreira Braga | Ana Patrícia Silva Uchôa |
Maria Edineide dos Santos Franco Nascimento | Jessica Maciel Bezerra | Vitória Santos Marcelino |
Kamila Sousa de Oliveira | Francisca Jucilene Queiroz Cavalcante | Vanessa Alves dos Santos |
Júlio César Almeida Cirino | Francisca Naiane Saraiva Sobrinho | Ilana Maria Vitorino Rocha |
Bianca Maria Sousa Amorim | Elinete Ferreira da Silva | Jucélio Abreu dos Santos |
Hellen Cardoso Alves | Sendya Gomes de Sousa Mendonça | Gabriele Silva Nascimento |
Maria Karolina Oliveira Macedo | Chaiane Rodrigues Pereira | Marcelo Pereira de Sousa |
Alfabetização FECLI

COORDENADORA DE ÁREA: PROFA. MARYLAND BESSA PEREIRA MAIA
O Subprojeto de Alfabetização, vinculado ao curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu/UECE, apresenta como objetivo principal a formação inicial dos licenciandos em Pedagogia na área de Alfabetização e Multiletramento de crianças. Em face às variadas demandas identificadas no cenário das escolas da Educação Básica, o Subprojeto se propõe a fortalecer a relação teoria e prática a partir de quatro eixos, a saber:
1) Pesquisa e Prática na área da Alfabetização de Crianças;
2) Estudos na área de Alfabetização e Multiletramento de Crianças;
3) Educação Midiática: E, por fim,
4) Prática e Identidade Profissional. Esses eixos norteadores estão presentes em diversas atividades desenvolvidas com os bolsistas, como grupos de estudo, cursos de extensão, oficinas pedagógicas e eventos acadêmicos.
ESCOLAS DE ATUAÇÃO E INTEGRANTES
Escola EEF Carlota Távora Supervisora: Ana Gleivania Felipe Duarte | Escola EEF Carlota Távora Supervisora: Maria Evilenia Maia de Carvalho | EEFI Elze Lima Verde Montenegro Supervisora: Maria Geany dos Santos Viana |
---|---|---|
José Leandro Candido Rodrigues | Maria Aparecida Felix Diniz | Priscila Thaiana Alves de Oliveira |
Daniele Vitória da Silva | Francisca Luana Mariano da Silva | Geiza Ferreira de Oliveira |
Deyse Silva Lima | Dayana Soares Lopes de Sousa | Bianca da Silva Moraes |
Tais Ferreira Lima | Andreza Moreira Silva | Sara Vieira Alexandre |
Laiany Ramos da Silva | Fernanda Vieira dos Santos | Karen da Silva Guedes |
Livia Ferreira da Silva | Maria Yaya de Almeida Feitosa | Gabriela Freire Queiroz |
Eva Maria dos Santos | Francélia Alves da Silva | Antônio Roniskel de Oliveira |
Leticia Gomes Moreira | Cristiano Coelho Bezerra | Maria Jéssica Uchoa Felismino |
Educação Física CCS (Profa. Vanessa)

COORDENADORA DE ÁREA: VANESSA DA SILVA LIMA
O Subprojeto Educação Física do PIBID-UECE tem como objetivo principal contribuir para a formação dos licenciandos em Educação Física, proporcionando uma formação humanizada, técnica, crítica e ética, voltada para a qualificação da intervenção docente com base no rigor científico. O projeto oferece a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos na universidade no contexto escolar, permitindo aos licenciandos vivenciarem de forma progressiva a realidade da escola, com foco neste núcleo na Educação Física no Ensino Infantil e Fundamental (anos iniciais e finais).
Além disso, fortalece o protagonismo dos licenciandos, incentivando o desenvolvimento de sua identidade profissional docente. A aproximação entre teoria e prática escolar possibilita uma compreensão mais profunda das características socioculturais e educacionais do ambiente escolar e da comunidade, promovendo uma reflexão crítica e a transformação do espaço educacional por meio da intervenção pedagógica. O subprojeto também contribui para a valorização do magistério e estimula o desenvolvimento profissional dos futuros professores, com ações de formação em cultura digital e no uso pedagógico de tecnologias, preparando-os para os desafios contemporâneos da educação.
ESCOLAS DE ATUAÇÃO E INTEGRANTES
CEI Augusto Pontes Supervisora: Vilanir Lima dos Santos | EM Pe. Felice Pistone Supervisor: José Messias Vieira | EMEIF Conceição Mourão Supervisor: Antônio Igor Teodozio |
---|---|---|
Joana Rachel Alves de Sousa | Caio Alves Brito | João Victor Oliveira de Almeida |
Elani da Silva Pereira | Beatriz Costa Couto | Levi Lopes dos Santos Júnior |
Reginaldo da Silva Moreira Júnior | Luanna Costa Matos Bezerra | Palloma Julião Magalhães |
Douglas Freitas Sousa | Ýcaro Miqueias Facundo Lourenço da Silva | Francisco Jonathas da Silva Sampaio |
Lucas Rodrigues de Souza | Vinicius Marley Alves Cabral | Arthur dos Santos Nogueira |
Maria Eduarda da Sliva Câmara | João Ângelo Abreu de Oliveira | Vitória Nobre Landim |
Alejandro Caliel Cabral Bezerra | Ana Fabrizia de Sousa Oliveira | Rondineli Sales Silva |
Beatriz de Lima Martins | Lia Maia Lemos | Thiago de Oliveira Coutinho |
Educação Física CCS (Profa. Paula)

COORDENADORA DE ÁREA: PROFA. PAULA MATIAS SOARES
O Subprojeto Educação Física do PIBID-UECE tem como objetivo principal contribuir para a formação dos licenciandos em Educação Física, proporcionando uma formação humanizada, técnica, crítica e ética, voltada para a qualificação da intervenção docente com base no rigor científico. O projeto oferece a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos na universidade no contexto escolar, permitindo aos licenciandos vivenciarem de forma progressiva a realidade da escola, com foco, especificamente neste núcleo, no Ensino Fundamental (anos finais) e Médio.
Além disso, fortalece o protagonismo dos licenciandos, incentivando o desenvolvimento de sua identidade profissional docente. A aproximação entre teoria e prática escolar possibilita uma compreensão mais profunda das características socioculturais e educacionais do ambiente escolar e da comunidade, promovendo uma reflexão crítica e a transformação do espaço educacional por meio da intervenção pedagógica. O subprojeto também contribui para a valorização do magistério e estimula o desenvolvimento profissional dos futuros professores, com ações de formação em cultura digital e no uso pedagógico de tecnologias, preparando-os para os desafios contemporâneos da educação.
ESCOLAS DE ATUAÇÃO E INTEGRANTES
E.M.T.I. MARIA DO SOCORRO ALVES CARNEIRO (Ensino Fundamental II) Supervisora: Elainny Patrícia Lima Barros | E.E.F.M. DOM HELDER CÂMARA (Ensino Médio) Supervisora: Ana Carla Araújo de Lima | E.E.F.M. JOSÉ LEOPOLDINO DA SILVA FILHO (Ensino Médio) Supervisora: Iriadélia Soraya Ribeiro Rabelo |
---|---|---|
Alan Derick de Oliveira Menezes | Ana Lívia Gregório Henrique | Abigail Thamyres Lima da Silva |
Ana Karoline Ramalho Lima | Eucário Silva Sousa | Arthur Maia Caúla |
Davi Cunha de Abreu | Ianna Nogueira Alcântara | Ellen Karoline Moura da Silva |
Igal Rodovalho | Iara Emili Costa da Silva | Erika Matos Felício |
João Pedro Cândido Tavares | Ivina Vitória Bezerra de Freitas Ferreira | Graziely Agapito Veríssimo |
Maria Eduarda Vieira Lourenço | Matheus Ribeiro de Lima | Guilherme Vasconcelos Leite |
Nicole Ingrid Maia Silva | Vitor Fideles do Nascimento | Herbert Thiago Ferreira de Sousa |
Ricardo Ícaro Lemos Rodrigues | Weverton Ravel Nogueira de Sousa | Raul Castro Abreu |
Ciências Sociais CH
Filosofia CH

COORDENADOR DE ÁREA: VICENTE THIAGO FREIRE BRAZIL
A proposta consiste em articular teoria e prática na formação dos Licenciandos e Supervisores da Escola por meio do desenvolvimento de habilidades e competências voltadas à observação participante; ao aprimoramento da compreensão dos diversos níveis de planejamento docente e escolar; pela construção coletiva de uma experiência qualificada com a regência em Filosofia na sala de aula do Nível Médio; em razão da elaboração de materiais e recursos didáticos; sobretudo pelo relacionamento do exercício da docência com a utilização das tecnologias de aprendizagem; através do conhecimento e aplicação de metodologias ativas de ensino; em função do cultivo do ensino em perspectiva interdisciplinar; pelo fomento ao ensino de filosofia baseado em princípios democráticos e inclusivos; a partir da promoção do ensino de filosofia associado à cultura afro-brasileira e indígena; pelo estímulo à compreensão do funcionamento da Escola, ao conhecimento do Projeto Político Pedagógico, dos principais documentos oficiais relativos ao Ensino Médio; a partir da realização de oficinas e instâncias de formação continuada; pela articulação da docência universitária à educação básica; em função da organização coletiva de encontros entre os diversos atores que compõem o PIBID, seja entre Coordenação Institucional, Coordenação de área com bolsistas e/ou com Supervisores em cada semestre e pela consequente interação dos integrantes do núcleo a propósito da observação participante e da regência em Filosofia, assim como estabelecer diálogo entre as instâncias formativas de Licenciatura no Curso de Filosofia (UECE), através dos Estágios Supervisionados, do Fórum de Ensino de Filosofia e outros grupos ou projetos que possam contribuir para o pleno desenvolvimento do Licenciando e do Docente Supervisor.
ESCOLAS DE ATUAÇÃO E INTEGRANTES
EEEP JUAREZ TÁVORA Supervisora: Márcia Araújo da Costa | EEEP DONA CREUSA DO CARMO ROCHA Supervisora: Emanuel Lucas de Sousa Nobre | EEMTI ESTADO DE ALAGOAS Supervisor: Renata de Freitas Chaves |
---|---|---|
Jeane Oliveira de Souza | Carlos Samuel Sousa Assunção | Ariadna Railane Maria Barbosa Ferreira |
Jaciara Carlos Alves | Thiago Vasconcelos da Rocha | Luan Fofano Leandro |
Vitória Miranda Baltazar de Sousa | Thais Camelo Tavares | João Francisco Lucas y Sousa |
Vitor Olívio Maciel Feijó | Kaio Rodrigues Ximenes | Paulo Henrique Marques Silva |
Débora Luiza de Araújo | Leandro Ferreira de Paula | Felipe Cardoso de Souza |
Laila Gadelha De Abreu | João Gabriel Sousa Cavalcante | Lucas Menezes Vieira |
Luiz Carlos Dantas dos Santos | Liam de Moura Silva Feitosa Lima | Stefany Almeida Silva |
Leonel Bruno Araújo Mendes Frota | Samara Carey Lira Braga | Robson Antonio Monteiro Santos |
Física CCT

COORDENADORA DE ÁREA: IVONEIDE PINHEIRO DE LIMA
O subprojeto de Física do Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual do Ceará, tem sua ações desenvolvidas no Ensino Médio da educação básica. A proposta trabalha, principalmente, com a temática de Cultura digital e tecnologia da educação. Possui como objetivo inserir os(as) licenciandos(as) de Física na escola para o desenvolvimento de diferentes atividades que visem a criação e a vivências de caráter coletivo, inovador, criativo e interdisciplinar; e contribuir para atualização da formação continuada dos(as) professores(as) de educação básica envolvidos na proposta.
ESCOLAS DE ATUAÇÃO E INTEGRANTES
EEMTI Antônio Bezerra Supervisora: Raphaela de Araújo Lima | IFCE - Campus Fortaleza – Supervisor: Nizomar de Sousa Gonçalves | IFCE - Campus Fortaleza Supervisor: Paulo Willyam Simão de Oliveira |
---|---|---|
Flávio Moreira Ramos | Ariadne Isabel Pires Bernardo Vieira | Ana Luiza Leite Epifânio |
Francisca Lyandra de Morais Rodrigues | Eduardo Átila Ribeiro Bantim | Andressa Liane Maciel Cavalcante |
Gabriel Carvalho Venancio | Ilana do Nascimento Barbosa | Ian Ribeiro Leite |
Heitor Fernandes Pereira | Isadora de Lima Carneiro | Joziel Santos Vieira |
João Mateus Lima da Silva | Luciane Alves Vasconcelos | Larissa Mota Anchieta |
Lorena Lima da Silva | Luis Guilherme da Rocha Silva | Micael Souza Moura |
Maria Rita Alencar de Castro | Pedro Henrique Sousa Sales | Ricardo Xavier Ferreira Filho |
Marília Andrade de Araújo Gomes | Vinícius Andrades Moreira | Vinícius Henrique Gondim Sales |
História FAEC

COORDENADOR DE ÁREA: CAIO LUCAS MORAIS PINHEIRO
Intitulado Formação Docente e Ensino de História nos Sertões de Crateús: novas e velhas teorias, epistemologias e conhecimentos didáticos”, o PIBID História tem como objetivo desenvolver e incentivar a conexão entre a universidade e a escola a partir da reflexão sobre o ensino de história hoje e a formação de professores no Campus da Faculdade de Educação e de Ciências Integradas de Crateús (FAEC/UECE).
O Núcleo de Iniciação à Docência (NID) pretende examinar os desafios para o ensino e a aprendizagem histórica nos Sertões de Crateús, buscando refletir acerca das metodologias, instrumentos didáticos e experiências específicas dos discentes da região, além de compreender como as tradicionais e as novas discussões teórico-epistemológicas redimensionam a formação dos professores de História e seu impacto para os professores supervisores.
ESCOLAS DE ATUAÇÃO E INTEGRANTES
Escola de Cidadania Maria José Bezerra de Melo Supervisora: Rogéria Alves Soares | EEEP MANOEL MANO Supervisor: Francisco de Assis Coriolano | IFCE – CRATEÚS Supervisor: Sergiano Alcantara da Silva |
---|---|---|
Antonia Helainny Miranda | Ana Beatriz Morais da Silva | Cesar Morais Rodrigues |
Ana Beatriz da Silva Lima | Gabriele Dos Santos Bulhões | Daniela Fernandes de Araújo |
Camila Rodrigues de Almeida | Humberto Hinnis Martins Souza Mota | Emanuella Aparecida Goes |
Francisca Jessiane Fernandes Cavalcante | Jamile Felipe da Silva | Giovana Alves da Silva |
Maria Cleuvirlandia Marinho | Jorge Martins de Sousa | José Levy Anchieta da Silva |
Maria Veronica Braz Lima | Maria do Socorro Sousa | Luiza Helena Antunes |
Marilia Ferreira de Sousa | Edinardo Morais | Samyla Vieira Melo |
Tamires Alves da Silva | Naely Carvalho | Sunamita Sousa Tavares |
História FAFIDAM

COORDENADOR DE ÁREA: GUSTAVO ADOLFO D’ALMEIDA LÔBO
Objetivos do subprojeto:
a) Aprimorar a articulação entre teoria e prática na formação inicial do(a) professor(a) de História e priorizar a formação para a docência nos cursos de História.
b) Fomentar a permanência no curso através da bolsa.
c) Estimular, na sala de aula da EB, a atividade da docência em História.
d) Desenvolver o conhecimento sobre os aspectos constitutivos da docência e promover a valorização do magistério.
e) Proporcionar a criação, a aplicação e avaliação de estratégias pedagógicas adequadas às aulas de História, articulando teoria e prática docente.
f) Contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de História nas escolas públicas, introduzindo práticas pedagógicas inovadoras para o contexto sócio-cultural dos alunos.
g) Incentivar as escolas da EB e seus docentes a participar como coformadores no processo de formação inicial de professores(as).
h) Estimular a participação em eventos acadêmicos e/ou escolares, publicação em periódicos científicos como forma de divulgação e publicização das ações de ensino e aprendizagem vivenciadas no PIBID.
ESCOLAS DE ATUAÇÃO E INTEGRANTES
IFCE - Campus Limoeiro do Norte Supervisor: Kelson Gérison Oliveira Chaves | EEF Ministro Alysson Paulinelli Supervisor: José Augusto de Andrade | EEF Padre Joaquim de Meneses Supervisor: Paulo Draigo Nunes de Freitas |
---|---|---|
Vitória Lourenço Soares | Joselir Tiago Rodrigues | Leidilaura Lima Ribeiro |
Francisco Tharles da Silva Alves | Samuel da Silva Lima | Ana Luiza Silva de Lima |
Arthur de Oliveira Damasceno | Bruna de Sousa Alcântara | Vitória Vanessa Dantas Mendes |
Roberto de Deus Nogueira | Ana Eloisa da Silva | Ingrid Silva Oliveira |
Rebeka Malveira Silva | Maria Eduarda Chaves Cunha | Gabriela Chaves de Sousa |
Jheniffer Wanne de Oliveira Lima Colares | Isabelle Gomes Nogueira | Ana Letícia Nogueira da Costa |
João Vitor Campelo Neves | Miguel Aprígio Freire da Silva | Luciana Idalina Alves Moura |
Maria Arliane de Oliveira Santos | Elizabete Cristine Ribeiro da Silva | Fernanda Suely Melo Moura |
História FECLESC

COORDENADORA DE ÁREA: LIDIA NOEMIA SILVA DOS SANTOS
Objetivos:
a) Aprimorar a articulação entre teoria e prática na formação inicial do(a) professor(a) de História e priorizar a formação para a docência nos cursos de História.
b) Fomentar a permanência no curso através da bolsa.
c) Estimular, na sala de aula da EB, a atividade da docência em História.
d) Desenvolver o conhecimento sobre os aspectos constitutivos da docência e promover a valorização do magistério.
e) Proporcionar a criação, a aplicação e avaliação de estratégias pedagógicas adequadas às aulas de História, articulando teoria e prática docente.
f) Contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de História nas escolas públicas, introduzindo práticas pedagógicas inovadoras para o contexto sócio-cultural dos alunos.
g) Incentivar as escolas da EB e seus docentes a participar como coformadores no processo de formação inicial de professores(as).
h) Estimular a participação em eventos acadêmicos e/ou escolares, publicação em periódicos científicos como forma de divulgação e publicização das ações de ensino e aprendizagem vivenciadas no PIBID.
Apoio Local: Laboratório Integrado de Residência Pedagógica da História LIRPh – lirp.historia@uece.br
ESCOLAS DE ATUAÇÃO E INTEGRANTES
Escola de Ensino Fundamental José Jucá (Quixadá) Supervisora: Ms. Aglaízia de Sousa Marinho Pinto | Escola Estadual de Tempo Integral Governador César Cals (Quixadá) Supervisores: Ms. Antônia Natália de Lima | Escola Estadual de Tempo Integral Governador César Cals (Quixadá) Supervisores: Ms. Jeovane Sousa Saraiva |
---|---|---|
Antônia Camily Bezerra dos Santos | Evilla da Silva Bezerra | Alice de Oliveira Freitas |
Brena Kézzia Holanda Lopes | Fabricia Ellen Monte Lima | Joana Maria da Silva Abreu |
Breno Silva Vieira dos Santos | Guilherme Martins Bezerra | Joao Gustavo Mendes Juca |
Francisco Felipe Monteiro Alves | Isabelly Costa de Sousa | Leia Sabrine Nunes da Silva Soares |
Italo Marcondes Nogueira Batista | Lucas de Oliveira Arraes | Maria Chaiany de Souza Moura |
Karina Bandeira de Lima | Maria Jaciara Lopes Magalhães | Mateus Vieira de Almeida |
Maria Darlene Lima Oliveira | Nafftaly Sousa Silva | Ricardo Augusto Silva |
Maria Magnólia da Silva Freitas | Vitoria Alves de Sousa | Vivianny Nascimento da Silva |
Interdisciplinar Biologia/Física/Química FAFIDAM

COORDENADOR DE ÁREA: FRANCISCO RANULFO FREITAS MARTINS JUNIOR
Objetivos:
Elevar a qualidade da formação docente (inicial e continuada) dos envolvidos com o Projeto, assim como a qualidade da educação básica, repercutindo na elevação qualitativa de seus indicadores educacionais;
Desenvolver, de modo interdisciplinar, um conjunto de práticas docentes fundadas em estratégias metodológicas de ensino, recursos didáticos e avaliações de aprendizagem;
Associar pesquisa e ensino nas AIDC, realizando boas práticas que se consolidam e promovem divulgação de resultados significativos.
ESCOLAS DE ATUAÇÃO E INTEGRANTES
Escola: EEF José Hamilton de Oliveira Supervisor: João Paulo de Andrade Nunes | Escola: EEM Lauro Rebouças de Oliveira Supervisora: Adriana Cássia Freitas de Moisés | Escola: EEMTI Arsênio Ferreira Maia Supervisora: Márcia Jean Amorim Batista |
---|---|---|
Aline Nobre Moreira | Luzimar Ferreira Sombra | José Gildemberg dos Santos Girão |
Ana Raquel da Silva Sampaio de Oliveira | Thierry Vieira Diógenes Mourão | Mateus da Silva Gonçalves |
Pedro Arthur Nogueira Maia | Jeniffer Tamara Freitas de Sousa | Raionára Bruna Silva Costa |
John Victor Bezerra de Melo | Jefferson Kauan Costa Barbosa | Guilherme de Oliveira Sousa |
Edimara Ellen Lima Bezerra | Áurea Muniz Pinheiro | Érica Machado da Silva |
Raiane Sousa Oliveira | Lilliane Santiago Silva | Thiago Soares Carneiro |
Francisco Lucas da Silva | Elysabeth Fernandes Guimarães | Francisco Erik Freire |
Kauan Feitosa de Freitas Moura | Paula Graziele Moreira da Silva | Luis Felipe Oliveira Lima |
Interdisciplinar Biologia/Química FACEDI

COORDENADOR DE ÁREA: PETRONIO AUGUSTO SIMÃO DE SOUZA
Este Subprojeto Interdisciplinar de Química e Biologia da FACEDI trabalhará a formação docente objetivando melhor integrar e inter-relacionar teoria e prática, envolvendo diferentes experiências e práticas de iniciação à docência, de modo a promover o engajamento dos(as) alunos(as) dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e de Licenciatura em Química nas escolas parceiras, com atividades que envolvem planejamento didático, montagem de sequências didáticas baseadas nos conteúdos da área de ciências para as turmas do ensino fundamental séries finais, 6º. ao 9º. ano, elaboração de planos de aula, montagem e/ou criação de recursos didáticos, com diferentes ações de intervenção pedagógica, elaboração de roteiros para aulas experimentais, planejamento de aulas de campo e outras atividades que envolvam a práxis docente em uma perspectiva dialógica e mutirreferencial.
ESCOLAS DE ATUAÇÃO E INTEGRANTES
EEB Dr. Geraldo Gomes de Azevedo Supervisora: Jocimara Alves de Freitas | EEB Dr. Geraldo Gomes de Azevedo Supervisora: Raimária Martins Freire | EEB Francisca de Morais Pontes Supervisora: Nirla dos Santos Barbosa |
---|---|---|
Alexia Raiza Umberlino de Oliveira | Alexsandra Kêya Vieira Sousa | Antonio Douglas Teixeira Barbosa |
Antonio Reginaldo Albuquerque Dias | Francisco Enzo Mota Alves | Emylle Maria de Oliveira Tabosa Sousa |
Caio Lipe Gomes Oliveira | Francisco Gomes de Sousa Neto | Francisco Gerlieu Ricardo da Rocha |
Isabel Mayara da Costa Magalhães | Gabriely de Sousa Rodrigues | Iana Maria da Silva Soares |
Lana Jessica da Silva Araújo | Izabel Matias Fernandes | Laura Cabral Mesquita Soares |
Lucas Aguiar dos Santos | João Alex dos Santos Freitas | Lavinha de Sousa Silva |
Maria Eduarda Sousa Viana | Maria Josieuda Braga de Sousa | Lidiane Livia de Sales Santos |
Wermesson Pinto dos Santos | Matheus Lopes da Mota | Nágila Maria Teixeira Pires |
Interdisciplinar Música/Pedagogia CH/CED

COORDENADORA DE ÁREA: LUCILA PEREIRA DA SILVA BASILE
Objetivos:
O Subprojeto Interdisciplinar Música e Pedagogia: mediação, encantamento e produção de conhecimento na relação com o patrimônio cultural promove por meio de práticas interdisciplinares que integram Música e Pedagogia, a formação estética dos(as) licenciandos(as) através da articulação entre as experiências docentes, a vivência com o patrimônio cultural e a problematização dos bens simbólicos, tanto no aspecto de suas poéticas quanto relativo às suas formas de realização na Escola.
O projeto procura articular práticas pedagógicas interdisciplinares voltadas à formação docente, inicial e continuada, considerando a cultura musical como possuidora de uma vasta formação na oralidade e na pluralidade de manifestações artísticas, como por exemplo, a música dos povos originários e a música afro-brasileira, bem como o conhecimento da produção artística do Ceará.
Por meio de três eixos de ação integrados, sendo eles aulas de campo, formação e pesquisa e práticas pedagógicas, busca-se promover nas escolas a vivência com a arte e a valorização da cultura material, imaterial e natural ampliando e garantindo o acesso à diversidade e aos bens simbólicos. Este subprojeto interdisciplinar proporcionará ao(à) licenciando(a) em Música a construção de sua identidade como docente, muitas vezes confundida com o Bacharel, e ao(à) licenciando(a) em Pedagogia, oferecerá ganho em experiência com a arte, instrumentalizando suas experiências criativas e guarnecendo sua fundamentação de forma articulada entre teoria e prática. Ambos ampliarão o conhecimento das manifestações artísticas e do patrimônio cultural por meio das vivências.
ESCOLAS DE ATUAÇÃO E INTEGRANTES
EMEIEF Anísio Teixeira Supervisora: Camila Oliveira | EMEIEF Teófilo Girão Supervisora: Viviane Alves Teixeira | Escola Municipal Projeto Nascente Supervisora: Mirthis Yammilit da Conceição Almeida |
---|---|---|
Amabiyly Paulina Carcalho Pessoa | Ana Carolina Pinheiro Oliveira | Davi Lima de Menezes |
Ana Vitória Batista da Silva | Beatriz Florentino Serafim | Gabriela Mendes Barros |
Ana Joicy de Sousa Frota | Dágilla Maria Lima de Oliveira | Ianni Maciel de Macário |
Fernando de Almeida Xavier | Francisco Wellington da Silva Sousa | Maria Eduarda Silva de Lima |
Francisco Rogério Gomes de Lima | Ismael Silva de Oliveira | Matheus Lopes |
Lucas Eduardo França Gomes | Jaqueline Sousa Duarte | Nayany Queiroz Silva |
Wagston Lima Araújo | Maria Cleidiane da Silva Lima | Pedro Emmanuel Maia de Moura |
Yago Vieira dos Santos | Raimundo Tiago Mendes de Santana | Thiciane da Costa Alexandre |
Geografia CCT

COORDENADORA DE ÁREA: VICTÓRIA SABBADO MENEZES
Objetivos:
– Aproximar os licenciandos das escolas da rede pública do Ceará a fim de conhecer as realidades socioespaciais das mesmas com vistas a contribuir para a sua formação docente;
– Identificar as demandas e potencialidades das escolas parceiras para orientar o planejamento de atividades que sejam contextualizadas às especificidades de cada instituição e comunidade escolar;
– Possibilitar experiências formativas ancoradas na integração teoria-prática, de maneira a contribuir para a constituição da identidade docente dos licenciandos;
– Promover a troca de saberes e experiências docentes entre licenciandos, professores do ensino básico (supervisores) e professor do ensino superior (coordenador de área) a fim de qualificar a formação inicial dos primeiros e a formação continuada dos demais;
– Estabelecer parcerias e fortalecer os laços entre universidade e escola a partir de uma concepção de formação docente cooperativa e colaborativa;
– Estimular o ensino, a pesquisa e extensão por meio do trabalho coletivo desenvolvido entre licenciandos, professores do ensino básico (supervisores) e professor do ensino superior (coordenador de área);
– Reconhecer as principais lacunas, fragilidades e desafios da Geografia escolar na contemporaneidade a partir de grupos de estudo para encaminhar a elaboração de propostas didático-pedagógicas efetivas e coerentes às especificidades de cada instituição parceira;
– Instigar a criação, autonomia e reflexão dos licenciandos no estudo, planejamento, desenvolvimento e avaliação das atividades de ensino de Geografia realizadas;
– Desenvolver materiais didáticos e propostas didático-pedagógicas pautadas na construção do conhecimento e do pensamento geográfico condizentes com as realidades escolares e comprometidas com inovações pedagógicas;
– Estimular a escrita crítico-reflexiva e a autoria dos licenciandos por meio dos registros e publicização das ações realizadas no âmbito do Programa;
– Fomentar a construção de propostas interdisciplinares com o intento de associar temáticas e abordagens da Geografia escolar com outras áreas para contribuir com a formação humana e integral dos estudantes do ensino básico;
– Criar espaços de partilha e socialização das atividades realizadas pelo PIBID/Geografia no interior da Licenciatura em Geografia, bem como no espaço acadêmico como um todo e no espaço escolar.
ESCOLAS DE ATUAÇÃO E INTEGRANTES
IFCE - Campus Fortaleza Supervisora: Fabiana Lima Abreu | EEFM Parque Presidente Vargas Supervisora: Rose dos Santos Maia | Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra Supervisor: Lucas de Holanda Almeida |
---|---|---|
Ana Nivea Rodrigues Lima | Thiago Edson Chaves Albuquerque | Maria Ranielly Menezes Ribeiro |
Romulo Cavalcante Marinho de Castro Filho | Amanda Alves da Silva | Paulo Roberto da Silva Morais Filho |
Lucas Costa Brilhante | Antonio Lewi da Silva Barros | Manuela Machado de Brito |
Aluísio Silva de Oliveira Filho | Francisco Samuel Pereira de Freitas | Ana Clara Soares Brito |
Vitória de Souza Bezerra | Luis Wellington de Lima Vieira | Francisco Lucas dos Santos Oliveira |
João da Costa Lima Filho | Miguel Ricardo da Rocha Gomes Pereira | Davi Andrade Duarte Bamberg |
Geane Oliveira dos Santos | Lucas do Nascimento Oliveira | Isadora da Silva Vieira |
Paulo Sérgio Sales Duarte | Laiza Silva dos Santos | Emilly Fernandes de Araújo |
Matemática FAFIDAM

COORDENADORA DE ÁREA: MARIA CRISTIANE MAGALHÃES BRANDÃO
O subprojeto da área de Matemática da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos – FAFIDAM realiza suas atividades na rede de ensino de Limoeiro do Norte-CE, especificamente, no Ensino Fundamental – Anos Finais e no Ensino Médio e tem como objetivos:
– Promover uma experiência colaborativa entre a Universidade e as escolas de educação básica na formação dos discentes do curso de licenciatura em Matemática da FAFIDAM;
– Desenvolver no licenciando a capacidade de identificar os problemas concernentes à prática docente, utilizando o referencial teórico-metodológico adquirido na sua formação para compreender suas causas e consequências e propor alternativas de solução;
– Proporcionar aos futuros professores de Matemática contato com as novas instrumentalizações para o ensino dessa área, aprimorando sua didática e possibilitando desenvolver experiências que valorizem sua criatividade;
– Proporcionar ao licenciando uma experiência que subsidie a compreensão de si e dos outros no exercício da docência, fortalecendo a capacidade de relacionamento interpessoal e inserção crítica e reflexiva no ambiente de trabalho;
– Contribuir para a melhoria da prática docente e, consequentemente, para a qualidade da educação das escolas parceiras através da experiência vivenciada no projeto.
ESCOLAS DE ATUAÇÃO E INTEGRANTES
E.E.F. Padre Joaquim de Meneses Supervisora: Margarida Marques Linhares | E.E.M. Lauro Rebouças de Oliveira Supervisora: Maria Eliene de Sousa | E.E.M.T.I. Arsênio Ferreira Maia Supervisor: Marciana Célia Moura Lopes |
---|---|---|
Adauto Justino Silva Bessa | Carlos Henrique Moura Costa | Ana Rute Sabino da Costa |
Ana Clara Pinheiro Gomes | Cícera Milena de Oliveira da Silva | Fernanda Moreira Lopes |
Elayne Costa Silva | Gabriel Serafim Silva Freire | Gabriel Oliveira da Silva |
Jailson Monteiro de Brito | José Maria Gonçalves da Costa Júnior | Júlia Mirela Damasceno Lima |
José Vanderlânio Gomes de Sousa | Levi Fonsêca Ramos | Karolaine Amaral de Oliveira |
Luis Gustavo Santos de Oliveira | Lucas Maia Guimarães | Livia Emile Teles Pinheiro |
Roziane de Paula Oliveira | Nalbert Guerreiro Lima | Luiza Fernanda da Silva |
Vinicius Moura Rocha | Raimundo Roberto de Sousa Freire | Sildenaide da Costa |
Língua Portuguesa CH

COORDENADOR DE ÁREA: MIGUEL LEOCÁDIO ARAÚJO NETO
O Núcleo de Língua Portuguesa do Centro de Humanidades do PIBID-UECE ocupa suas atividades junto a três escolas de ensino médio em Fortaleza, levando reflexões sobre o papel do licenciando em Letras na construção de um ensino significativo e moderno e trazendo a experiência de vivenciar a realidade escolar em variadas matizes. Entre os objetivos do subprojeto, estão: fortalecer a licenciatura, fomentando uma formação sólida a partir do contato de licenciandos com a educação básica; proporcionar oportunidades de convivência, criação e participação em experiências teóricas, metodológicas, tecnológicas e práticas docentes inovadoras no tocante ao ensino de Língua Portuguesa, expandir o aprendizado e o uso de metodologias de ensino de língua materna a partir de propostas contemporâneas, entre outros.
ESCOLAS DE ATUAÇÃO E INTEGRANTES
EEMTI Prof. Cel. José Aurélio Câmara Supervisora: Daniele Barbosa Bezerra | EEMTI Professora Telina Barbosa da Costa Supervisora: Lorena da Silva Rodrigues | EEMTI Santo Afonso Supervisora: Jéssica Barreto Damasceno |
---|---|---|
Arthur Sousa da Silva | Francisco Alison Andrade da Silva | Alan Bezerra Nunes |
Beatriz Queiroz dos Santos | Francisco Bruno Alvez Montenegro | Beatriz Pinto Carvalho |
Francisca Beatriz de Sousa do Nascimento | Izabelle Islayne Nunes Melo | Camila Maria Vasconcelos da Silva |
Jackson do Nascimento de Almeida | Luana Luynara Duarte de Souza | Francisco Henrique Alves Gadelha |
Júlia Jade Freire Dantas | Paulo Vítor da Costa Eduardo | Isabelle Maria de Sousa Ferreira |
Maria da Conceição de Lima | Ruan Roriz Monteiro da Silva | Nicole Lopes Maciel |
Samuel Távora Moreira | Victória Maria Ramos da Cruz | Maxwell Braga de Paulo |
Tiffany Isidório dos Santos | Vitória Beatriz Oliveira Pessoa | Roseanne de Souza Torres Saldanha |
Língua Portuguesa FECLESC

COORDENADOR DE ÁREA: JÚLIO CÉSAR DINOÁ DO NASCIMENTO
O Núcleo LÍNGUA PORTUGUESA/FECLESC da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC) integra o Subprojeto de Língua Portuguesa do Projeto Institucional do PIBID da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e tem como escopo, aplicar a Educação Midiática ao ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental, anos finais, do município de Quixadá-CE, e como iniciativa precípua, integrar recursos digitais e audiovisuais no ensino da disciplina, proporcionando uma abordagem inovadora e dinâmica para os estudantes. E é por meio da utilização de tecnologias midiáticas, que estimulamos a criatividade, a participação ativa dos alunos e o desenvolvimento de habilidades digitais. Desta maneira, a proposta deste Núcleo de Língua Portuguesa FECLESC/UECE, promove práticas pedagógicas mais atrativas e contextualizadas, adequadas ao contexto tecnológico, em que os estudantes estão inseridos. A aplicação midiática no ensino de Língua Portuguesa tem como objetivo potencializar o processo de ensino-aprendizagem, favorecendo a construção de conhecimento de forma colaborativa e estimulando a reflexão crítica sobre os conteúdos abordados. Esta proposta visa, portanto, contribuir para a formação de alunos mais engajados, críticos e criativos, preparando-os para a sociedade digital e promovendo uma educação mais significativa e conectada com as demandas contemporâneas, bem como um ensino menos prescritivo e mais produtivo de Língua Portuguesa, no ensino Fundamental, anos finais, que contribua para que os alunos, da rede municipal de ensino do município de Quixadá-CE, sejam capazes de perceber estratégias argumentativas, significativas e de relação social e cultural concretizadas no dizer, conseguindo se colocar como sujeito nas relações sociais, utilizando a língua para a consecução de seus propósitos comunicativos.
ESCOLAS DE ATUAÇÃO E INTEGRANTES
Escola de Ensino Fundamental José Jucá Supervisora: Emanoelyna Gonçalves Jucá | Escola de Ensino Fundamental José Jucá Supervisora: Francisca Valdenice Pinheiro da Silva | Escola de Ensino Fundamental Dr. Everardo Silveira Supervisor: Antônio Erivaldo Barbosa Marinho |
---|---|---|
Andresa Kelly Gonçalves dos Santos | Daniele de Assis de Lima | Aryane Goes Matos |
Antonio Geovanir Ferreira Silva | Geneva de Queiroz Castelo Branco Neta | Bárbara Jucá da Costa |
Emília Freire da Silva Bernardo | João Pedro da Silva Nascimento | Brenda Lima de Sousa |
Gabrielly Garcia da Silva | Leomar Lopes de Freitas | Kallyne Pereira Freire |
Lívia Sousa Chaves | Luana Oliveira Evangelista | Kawer Rabelo Freires |
Lívia da Silva Bezerra | Maria Clara Uchoa dos Santos | Maria Vitoria de Freitas Soares |
Sara da Silva Albuquerque | Maria Gabriela do Nascimento Pereira | Pablo Ryan Farias Nobre |
Wemes da Silva Soares | Priscila Kelly da Silva | Sara Rodrigues Ramos |
Língua Portuguesa FECLI
Pedagogia CED (Prof. Pedro)

COORDENADOR DE ÁREA: JOSÉ PEDRO GUIMARÃES DA SILVA
O subprojeto PIBID Pedagogia, no qual o núcleo do CED é integrante, objetiva contribuir na formação dos licenciandos e no fortalecimento do curso de Licenciatura em Pedagogia, assim como no trabalho desenvolvido nas escolas parceiras, com vistas à melhoria da qualidade educativa direcionada aos seus alunos.
As iniciativas formativas do subprojeto PIBID Pedagogia, serão desenvolvidas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, cujos principais objetivos destacam-se:
● Integrar os licenciandos em atividades formativas em escolas da rede pública de ensino que lhes possibilitem a melhor compreensão teórico-prática dos processos educativos das escolas, com a análise dos seus projetos pedagógicos, da organização, do funcionamento e da cultura escolar, considerando a colaboração dos docentes supervisores e dos coordenadores de área do subprojeto;
● Promover o desenvolvimento de ações formativas pedagógicas, por intermédio da inserção dos licenciandos dos Cursos de Pedagogia na escola, que valorizem o trabalho coletivo, dialógico, lúdico, interdisciplinar, plural e com intencionalidade pedagógica para os processos de ensino e de aprendizagem embasados em teorias da educação.
Fonte: Adaptação do texto do subprojeto da área de Pedagogia (UECE, 2024).
ESCOLAS DE ATUAÇÃO E INTEGRANTES
Escola Irmã Giuliana Galli Supervisor: Gerbet Dantas dos Santos | Escola Francisco Nunes Cavalcante Supervisor: Gabriel Linhares de Sousa | Escola Francisco Nunes Cavalcante Supervisora: Rachel Rachelley Matos Monteiro |
---|---|---|
Ana Vitoria Gabriel dos Santos | Douglas Nonato Silva da Conceição dos Santos | Geovana Santos de Castro |
Carla Geane de Sousa Lima | Isa Vitoria Oliveira da Silva Leandro | Iane Santos de Sousa |
Fernanda Soares de Melo | Larissa Karen de Paula Gomes | Isabela Lourrane Gomes de Souza |
Glyce Sampaio de Sousa | Letícia Nobre de Almeida | Jaysa Rayssa Viriato Carlos |
Lídia Maria Silva Oliveira | Naisa Marielly Vieira da Silva | Luciana Ferreira de Lima Farias |
Rachel Diógenes Mendonça Vieira | Nycole Freitas dos Santos Silva | Maria Eduarda de Sousa Paiva |
Thalyta Maria de Sousa Rodrigues | Regina Márcia da Silva Gomes | Renata da Silva Nascimento Pinheiro |
Victoria Lucia Moura Benevides | Tanara Lima Araújo | Vítor Mateus Ferreira Lima |
Pedagogia CED (Prof. Barreto)

COORDENADOR DE ÁREA: PROF. ANTONIO LUIZ DE OLIVEIRA BARRETO
O subprojeto PIBID Pedagogia, no qual o núcelo do CED é intregante, tem como objetivo promover e consolidar as contribuições na formação dos licenciandos e no fortalecimento do curso de Licenciatura em Pedagogia da UECE, assim como no trabalho desenvolvido nas escolas parceiras, com vistas à melhoria da qualidade educativa direcionada aos seus alunos.
As iniciativas formativas do subprojeto PIBID Pedagogia, serão desenvolvidas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, cujos principais objetivos destacam-se:
– Consolidar os estudos colaborativos, de ações de pesquisa e extensão como processos formativos e práticas pedagógicas respectivamente, integrando e interrelacionando, nestas ações, teoria e prática, em uma perspectiva de consolidação de práxis pedagógica, com diferentes estudos de teorias do campo da educação, visando fortalecer a formação pedagógica dos licenciandos, em contextos situados de sentidos e de significados de iniciação à docência e de construção da identidade profissional docente;
– Integrar os licenciandos em atividades formativas em escolas da rede pública de ensino que lhes possibilitem a melhor compreensão teórico-prática dos processos educativos das escolas, com a análise dos seus projetos pedagógicos, da organização, do funcionamento e da cultura escolar, considerando a colaboração dos docentes supervisores e dos coordenadores de área do subprojeto;
– Promover o desenvolvimento de ações formativas pedagógicas, por intermédio da inserção dos licenciandos dos Cursos de Pedagogia na escola, que valorizem o trabalho coletivo, dialógico, lúdico, interdisciplinar, plural e com intencionalidade pedagógica para os processos de ensino e de aprendizagem embasados em teorias da educação.
ESCOLAS DE ATUAÇÃO E INTEGRANTES
Escola Francisco Maurício de Mattos Dourado Supervisora: Maria Enildes Santos Antunes | Escola Professor Francisco de Melo Jaborandi Supervisor: Allisson Cajaseira de Queiroz Rodrigues | Escola José Maria Moreira Campo Supervisora: Najla Almeida Marques Pereira |
---|---|---|
Julia Fernandes do Nascimento | Vitoria Eduarda Batista da Costa | Lucyllia Elenir Rocha Castro |
Julia Kézia de Castro Bezerra | Cecília Carvalho Mota | Ana Biatriz Lima dos Santos |
Thalita Caitlyn Vasconcelos do Nascimento | Ana Carolina Moura do Nascimento | Larissa de Araújo Chaves Silva |
Ana Vitória Paiva Camilo | Antonia Lana Marinho Alves | Mebilly Stefany Paiva da Silva |
Adelaide Cristina Vital Rodrigues | Antonia Luana Oliveira Barbosa | Maria Erlane Silva Aguiar |
Camila Cordeiro de Amorim | Ana Aldanila Do Vale Felix | Janaina de Almada Sousa |
Carlos Nathan Ferreira Sousa | Lara Kelly Silva de Oliveira | Emanuele de Farias Dias |
Fernanda Karen Marinho Carvalho | Roberlania de Sousa Rodrigues Santos | Pedro José da Silva Neto |
Pedagogia CECITEC
Pedagogia FACEDI
Pedagogia FAEC

COORDENADOR DE ÁREA: PROF. LUCAS MELGAÇO DA SILVA
O Núcleo de Pedagogia/FAEC, parte do Projeto PIBID da Universidade Estadual do Ceará, tem como objetivo melhorar a formação dos estudantes de Licenciatura em Pedagogia, da Faculdade de Educação e Ciências Integradas de Crateús, e fortalecer o curso. Além disso, busca impactar positivamente as escolas parceiras, visando à melhoria da qualidade educativa para seus alunos.
As atividades formativas do PIBID Pedagogia/FAEC, inicialmente, serão realizadas nas Escolas Públicas de Cidadania Antônio Anísio da Frota (CAIC) e Padre Bonfim, em Crateús, nos anos iniciais do ensino fundamental. Elas facilitarão a imersão dos licenciandos em contextos educacionais, permitindo que eles explorem e analisem a realidade dos projetos pedagógicos e a estrutura escolar. Ademais, estimularão a criação de iniciativas pedagógicas que priorizem a interação e a troca de saberes, integrando os licenciandos nas práticas diárias das escolas, considerando a interdisciplinaridade e a promoção da inclusão.
Vale destacar que esta experiência será apoiada por professores supervisores, além do coordenador, promovendo uma visão abrangente do ambiente de ensino.
Assim, o Núcleo de Pedagogia FAEC visa formar profissionais competentes e contribuir para a educação nas comunidades atendidas.
ESCOLAS DE ATUAÇÃO E INTEGRANTES
ESCOLA DE CIDADANIA ANTONIO ANÍSIO DA FROTA (CAIC) Supervisora: Arilene Ferreira de Sousa | ESCOLA DE CIDADANIA PADRE BONFIM Supervisora: Midian Gomes Barroso | ESCOLA DE CIDADANIA PADRE BONFIM Supervisor: Francisco Jailson de Lima |
---|---|---|
Maria Clara Soares Sousa | Carine Stefany de S. Silva | Gabriela Alves Costa |
Pedro Kauan R. Viturino | Breno César da Silva Veras | Maria Laura Martins Ribeiro |
Kerlen Sousa Silva | Vanderley Gomes Soares | Viviane Rodrigues de Sousa |
Tais Lima do Nascimento | Ana Carolina G. de Sousa | Eduarda da Silva Almeida |
Tamyres da Silva Gomes | Jaine de Carvalho Alcantara | Isaac de Oliveira Barbosa |
Samila Veras Souza | Antonia Vanêssa Pereira Sousa | Fernanda Rodrigues Amaro |
Yvilla Rebeca Veras Farias | Ranyelle de Sousa Barros | Vitoria Luiza da Silva Lucas |
Maria Eduarda Pereira Pinto | Kailany Aguiar de Araujo | Anna Liris da S. Salgueiro |
Química CCT

COORDENADORA DE ÁREA: CRISTIANE MARIA SAMPAIO FORTE
Contribuir com a formação dos(as) bolsistas pelas vivências dos desafios próprios da docência, através das experiências proporcionadas aos longo de quatro eixos formativos, a saber: Pesquisas e práticas para o ensino e a aprendizagem de Química; Construção e valorização da relação Universidade-Escola; Projetos e práticas para o uso das tecnologias na educação e Prática e identidade profissional.
São objetivos do Núcleo de Química do PIBID/CCT: contribuir para o desenvolvimento da identidade e prática profissional dos(as) licenciandos(as) em Química na medida em que propiciará inúmeras oportunidades de vivência, integração e atuação no ambiente escolar através de práticas docentes inovadoras, como ensino por investigação, elaboração de materiais e sequências didáticas inclusivas, atividades interdisciplinares, experiências metodológicas, elaboração e implementação de projetos com área temática envolvendo Cultura Digital e Tecnologia na Educação, dentre outras importantes para formação e construção da profissionalidade docente e que busquem superar problemas e obstáculos identificados no processo de ensino e de aprendizagem, contribuindo para melhoria da qualidade da educação nas escolas-campo.
ESCOLAS DE ATUAÇÃO E INTEGRANTES
EEM Governador Adauto Bezerra Supervisora: Marcia Malveira Cruz Feitosa | EEMTI Liceu do Conjunto Ceará Supervisor: Marcelo Max Borges Calixto | EEMTI Colégio Estadual Justiniano de Serpa Supervisor: Thayllan Teixeira Bezerra |
---|---|---|
Andressa Bezerra Chaves | Ana Kétily Marcos Martins | Maria Gabrielle Pinheiro Faustino |
André Costa de Sena | Benjamin Helianthus do Carmo | Francisco Rikelme Moreira Silva |
Larissa Maria Ferreira | Elayne de Sousa Ribeiro | Leandro Oliveira de Lima |
Luiz Eduardo Ribeiro da Silva | Francisca Letícia Moura dos Santos | Leonardo Erminio Silva Rodrigues |
Maria Raquel Noronha de Castro Brasil | Kauana Xerez de Assis | Luis Rayson Araújo da Silva |
Michele do Nascimento da Silva | João Victor Bacelar Maia | Maria Mirna Lima da Silva |
Ronaldo Ferreira Santiago Filho | Pedro Jackson de Sousa Cantilio | Sabrina Santos da Silva |
Sara Maria de Lima Ramos | Marília Castro Alves | Steffy Kelly da Silva Lima |
Química FACEDI

COORDENADORA DE ÁREA: EDINILZA MARIA ANASTÁCIO FEITOSA
Objetivos:
O Subprojeto Química da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI/UECE), atua na etapa do ensino médio em escolas públicas do município de Itapipoca e tem como objetivo contribuir para o fortalecimento e aprofundamento da formação teórico-prática dos alunos do curso de Licenciatura em Química da FACEDI através de diversas atividades inerentes a prática docente realizada em escolas-campo que têm papel essencial na formação de novos professores. Para tanto o subprojeto Química FACEDI se propõe a melhorar a formação inicial dos alunos bolsistas e a formação continuada dos professores supervisores na área de técnicas de diagnóstico e avaliação da aprendizagem, uso da tecnologias digitais no ensino de química, uso de metodologias de ensino por investigação e metodologias de pesquisa na área de ensino; elaborar material didático baseado nas competências e habilidades definidas pela Base Nacional Comum Curricular(BNCC) para área de ciências da natureza e suas tecnologias; contribuir na preparação de material didático a ser trabalhado nas disciplinas eletivas definidas pela SEDUC-CE e publicizar por meios de seminários, encontros de avaliação e produção científica e as experiências vivenciadas.
ESCOLAS DE ATUAÇÃO E INTEGRANTES
Escola: E.E.M. Joaquim Magalhães Supervisora: Deidivania Pereira Teixeira | EEMTI Cel. Murilo Serpa Supervisor: Jorge Fernando Praciano Lima | E.E.M. Anastácio Alves Braga Supervisor: Andréia Nunes de Sousa |
---|---|---|
Carlos Daniel Sousa Vasconcelos | Amanda Cassia Soares de Oliveira | Ana Clara Matias dos Santos |
João Lucas Melgaço do Nascimento | Echiley Maiara Veloso Ribeiro | Antônio Márcio Alves dos Santos |
Jonas Teixeira Batista | Francisca Camila Teixeira | Italo Rian Lima de Sousa |
Luciana Rodrigues Rocha | Francisco Bernardo Rodrigues Braga | Jéssica Pereira Viana |
Nathalia Montenegro Melo | José Willame Soares Alves | João Vinicius de Lima Sousa |
Rodrigo Rodrigues de Oliveira | Ruan Emanuel Barroso de Sousa | Leidiane Mirla Costa da Silva |
Vitória de Sousa Silva | Samira de Sousa Silva | Mariana Oliveira Silva |
Zayde Lucas de Sousa Castro | Tiago da Silva Pereira | Vitoria Evylla da Mota Freires |