Núcleos

Biologia FAEC

COORDENADOR DE ÁREA: FABRICIO BONFIM SUDÉRIO

No subprojeto para a área de Biologia da Faculdade de Educação e Ciências Integradas de Crateús FAEC (PIBID/Bio/FAEC), as etapas da educação básica contempladas são os Anos Finais do Ensino Fundamental (6º a 9º Anos), o Ensino Médio e disciplinas de Biologia do Curso Técnico Integrado de Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
A proposta trabalha, principalmente, com as temáticas de Cultura Digital, Tecnologia da Educação e Educação em Tempo Integral. Os principais objetivos do subprojeto são: fazer com que os(as) bolsistas de iniciação à docência (BID) percebam a realidade do trabalho docente, na prática; contribuir com o enriquecimento dos(as) bolsistas do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da FAEC/UECE por meio de ações coletivas com outros programas e/ou outros subprojetos do PIBID; gerar impactos positivos no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da FAEC/UECE a partir de ações que terão uma relação direta com os demais estudantes do
curso. As ações do subprojeto preveem o desenvolvimento de Estratégias metodológicas que serão aplicadas com os(as) estudantes da escola. Essas estratégias serão posteriormente avaliadas de forma coletiva pelos integrantes do núcleo, mediante aplicação de questionários diagnósticos com os(as) estudantes das escolas campo.

ESCOLAS DE ATUAÇÃO E INTEGRANTES

Escola de Cidadania Maria José Bezerra de Melo
Supervisora: Leomária Inácio do Nascimento
EEMTI Regina Pacis
Supervisor: Rafael Bezerra e Silva
IFCE/CRATEÚS
Supervisora: Aline Maria Brito Lucas
Estefani Alves de OliveiraAnna Victoria Macedo AguiarCarlos Felipe Leitão Martins
Francisca Janaina Gomes da Silva Denise Nascimento Araujo LiraMaria Letícia Martins da Costa
Francisco Thiago de Sousa Lopes Francisco das Chagas de Araujo RodriguesNara Paulina Araujo de Melo
Gessica Rodrigues LopesFrancisco Diones de Souza da SilvaNatielli de Sousa Jorge
Júlia Aragão BonfimFrancisco Matheus da Silva JorgeSamara da Silva Costa
Kaluana Leitao RibeiroLarissa de Sousa BomfimSara Cristine Gomes Pinheiro
Karolyne Alves NobreRafaela Cavalcante RochaValentino Vieira Gomes Neto
Mislene Ferreira da SilvaSamuel Veras Zacarias AraújoYthallo Riquelme Gomes Moura

 

Biologia CCS

COORDENADORA DE ÁREA: ISABEL CRISTINA HIGINO SANTANA

No subprojeto para a área de Biologia do Centro de Ciências da Saúde (PIBID/CCB/CCS), são contempladas as séries do Ensino Médio da educação básica. A proposta trabalha, com foco nas temáticas de Cultura Digital, Tecnologia da Educação e Educação ambiental. Os principais objetivos do subprojeto são: inserir os BID, através de trabalho coletivo, em vivencias com a docência, e com isso, fazer com que percebam a realidade do trabalho docente. Colaborar de forma positiva e significativa na formação inicial e continuada de todos os envolvidos de forma direta ou indireta, no subprojeto. Promover o crescimento pessoal e profissional através das ações/atividades coletivas com outros subprojetos. As ações do subprojeto preveem ainda, o desenvolvimento de ações interventivas que possam ser aplicadas preferencialmente nas escolas parceiras. Todas as ações/atividades executadas serão avaliadas de forma coletiva pelos integrantes do núcleo, durante os encontros (rodas de conversas, ateliê didático), através de instrumentos de diagnose, entre outros instrumentos, aplicados com os(as) estudantes das escolas campo.

ESCOLAS DE ATUAÇÃO E INTEGRANTES

EEM Deputado Francisco de Almeida Monte
Supervisor: Hemerson Thiago de Lima Cordeiro
EEMTI Integrada 2 de Maio
Supervisora: Rossana C. de Azevedo Sousa Vasconcelos
EEFM Félix de Azevedo
Supervisora: Camila Cruz Araújo
Edilane Maria de Moura BezerraGreiciane Marinho PaivaBianca Mendes Pinto
Franciele Sousa de OliveiraJuan Pablo de Oliveira VianaIsaac Bem-Hur G. da Silva
Guilherme Mendes SousaKaylane Freitas SilvaIsaac Yuri R. de F. Rocha
Juliane Maria Maciel OliveiraLeticia de Sousa SilvaJulia Lopes de P. Nogueira
Lucas Manoel SousaMaria Raquel Ferreira LopesLetícia Laysla de S. Santos
Paulo Kauan Gouveia da SilvaMariana Clara Martins de OliveiraLuiza de Souza Martins
Pedro Lucas Inácio AraújoMariana de Sousa EvangelistaPedro Henrique S. Sousa
Vládia Pereira de OliveiraMonique Fernandes dos SantosBianca Mendes Pinto

Biologia CECITEC

 

Biologia FECLESC

COORDENADORA DE ÁREA: JAMILI SILVA FIALHO

As ações/atividades previstas no subprojeto PIBID para a área de Biologia (PIBID-Bio) farão com que os(as) bolsistas de iniciação à docência (BID) percebam a realidade do trabalho docente, na prática. Essas ações/atividades resultarão em uma maior desenvoltura e maturidade desses(as) licenciandos(as), considerando que à medida em que participarem das mesmas terão um contato direto com os(as) alunos(as) das escolas em várias atividades docentes, podendo perceber como o(a) professor(a) se comporta em tais atividades, agora com um olhar de docente em formação inicial e não mais com o olhar de estudante. O subprojeto PIBID-Bio da UECE terá como prioridade alguns pontos fundamentais para a formação docente de BID no espaço escolar, como:

1. compreender aspectos da estrutura, do funcionamento, da gestão e do planejamento das atividades escolares;

2. observar o contexto sociocultural dos(as) estudantes e realizar abordagens das temáticas biológicas em articulação com suas vivências e seus conhecimentos prévios;

3. ampliar o conhecimento e estimular o trabalho coletivo;

4. praticar a identidade cultural e a responsabilidade social.

As atividades do PIBID-Bio gerarão impactos positivos nas licenciaturas em Ciências Biológicas da UECE, a partir de ações que terão uma relação direta com os demais estudantes do curso.

ESCOLAS DE ATUAÇÃO E INTEGRANTES

Escola de Ensino Fundamental Padre Vicente Gonçalves de Albuquerque
Supervisora: Roselene Ferreira Sousa
Escola de Ensino Fundamental José Bonifácio de Sousa
Supervisora: Juliana Matos Figueiredo
Escola de Ensino Médio Governador Luiz Gonzaga da Fonseca Mota
Supervisora: Francisca Antônia da Silva (Renatinha)
Evilly Vivian QueirozCintia de Sousa MoreiraStephany Kelly Oliveira Pereira
Francisco Gustavo da Silva MacielTalita de Souza SilvaBeatriz da Costa Freitas
Maria Camila Silva RabeloAlessandro Ferreira de CastroAndré da Silva Nascimento
Marília Pessoa GermanoDayane de Assis de LimaDébora Helen Rodrigues e Souza
Maria Cristina da Cruz NascimentoMaria Rosimelry de LimaJamile Cavalcante Queiroz
Estela de Morais RodriguesMiguel Castro de LimaLeivânia Xavier de Lima
Andreza Gondim de AbreuAna Letícia Avelino BarbosaFrancisca Sabrina Mendes de Oliveira
Sara Ferreira da SilvaArthur Grangeiro GadelhaCícero Romão Batista Oliveira Paula

Alfabetização CED

 

Alfabetização FECLESC (Profa. Danusa)

COORDENADORA DE ÁREA: DANUSA MENDES ALMEIDA

O Núcleo Alfabetização da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC) integra o Subprojeto de Alfabetização do Projeto Institucional do PIBID da Universidade Estadual do Ceará e apresenta como objetivo central aperfeiçoar a formação inicial dos alunos do curso de Pedagogia/FECLESC, para atuar na alfabetização e letramento de crianças, mediante a realização de ações que fortaleçam o campo da teoria e prática docente, nos Anos Iniciais do Fundamental, de modo a contribuir na melhoria de qualidade da educação, das escolas-campo, na referida área. As ações na área da Alfabetização serão articuladas à temática da Educação Midiática, em consonância com o Programa Criança Alfabetizada, que reconhece o papel das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no fomentar a cultural digital, tanto de estudantes quanto dos professores, e o uso pedagógico da tecnologia na educação, visando a melhoria dos indicadores educacionais. O PIBID é um programa de iniciação à docência pioneiro e comprometido com o processo formativo, com potencial para contribuir na melhoria dos índices na alfabetização do município de Quixadá, a ser contemplado com este projeto.

ESCOLAS DE ATUAÇÃO E INTEGRANTES

Escola de Ensino Fundamental Terra dos Monólitos
Supervisora: Elizangela Nascimento da Costa
Escola de Ensino Fundamental Terra dos Monólitos
Supervisora: Ana Paula Conrado Pereira Oliveira
Escola de Ensino Fundamental José Linhares da Páscoa
Supervisora: Adelaide Batista Araújo
Ivania Pereira da SilvaÁdila Vitória Martins CruzAna Victoria Braga da Silva
Júlia Razelly Viana de AndradeAna Clara Rabelo de LimaCaline Araújo de Freitas
Karla Patrícia Pessoa dos SantosAna Kelli LourençoCarla Suiane Barbosa Martins
Karyne de Lima de AguiarInaiara Saraiva CostaGabriela Maria dos Santos Pinheiro
Larisse Tibúrcio SousaJéssica Naiane de Sousa NobreLuiza Carolina de Souza dos Santos
Rebeca Rabelo Soares de OliveiraLaísa Lopes FeitosaLuiza Gabriele Pereira dos Santos
Sara do Nascimento NepomucenoLívia Ferreira LimaKauã Araújo Castro
Taiza de Souza AlcantaraLivia Maria Gomes MonteiroLívia Stefany Felix Leitão

Alfabetização FECLESC (Profa. Lenucia)

COORDENADORA DE ÁREA: MARIA LENUCIA DE MOURA

De que modo se configura a relação entre teoria e prática na formação docente? Até que ponto os discentes da graduação estão preparados para adentrar no cotidiano escolar? Em que medida os professores da Educação Básica se distanciaram das teorias e práticas pedagógicas e abraçaram a dinâmica mecanicista da realidade escolar? Como o processo de alfabetização está sendo desenvolvido nas escolas? Através do PIBID, programa executado pela CAPES e que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o fortalecimento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira, essas e muitas outras questões podem ser refletidas. Eis, as questões que fomentam o núcleo de Alfabetização coordenado pela professora Drª Maria Lenúcia de Moura e desenvolvido nas Escola Rosa Baquit, José Jean Silva e Francisca Pereira das Virgens no município de Quixadá. A inserção do PIBID promoverá uma interação real do contexto universitário com a realidade escolar num processo de troca de conhecimento e produção de práticas pedagógicas.
Sem dúvida, é imperativo afirmar que o processo de alfabetização representa um dos marcos cruciais na educação, não apenas na vida dos discentes, mas também em qualquer trajetória de desenvolvimento humano. É o momento do despertar para a
escrita, para a leitura, para o mundo (FREIRE, 1996). A alfabetização é um momento de grandes descobertas e assimilações do mundo, do tempo e da realidade que cerca o educando. O educador assume um papel fundamental, atento ao contexto temporal e cultural único de cada criança, para criar um ambiente educativo diversificado que possibilite o pleno desenvolvimento dessas habilidades.

ESCOLAS DE ATUAÇÃO E INTEGRANTES

EEF Rosa Baquit
Supervisora: Adrícia Emanuela Soares de Sousa
EEF José Jean da Silva Pereira
Supervisora: Maria Elizabete Lino da Silva
EEF Francisca Pereira das Virgens
Supervisor: Daniele Holanda da Silva
Cauane da Silva FeitosaAna Clara Terto da SilvaBreno do Nascimento Leal
Lais de Almeida VianaAna Taissa Oliveira FerreiraFrancisco Tomaz Silva Gomes
Lorena Bernaldo FaustinoJéssica Silva dos SantosEvelyn Souza Raulino
Mara Nívea Nascimento de SousaMaria Darliane da Silva Pereira Maria de Fatima de Sousa
Rute Garcia de Souza Maria Elijoice de Castro MoreiraMaria de Fátima Venâncio da Silva
Ana Beatriz Sousa de AlbuquerqueMaria Rozilene da CostaMaria Leocricia Monteiro da Silva
Sophia Lara Ferreira de OliveiraOlavo Micael Costa Bezerra Pâmela Lima Lopes
José Alberto de Melo JuniorVitória Leite MesquitaEmanuelle Bezerra da Silva

Alfabetização FECISC

COORDENADOR DE ÁREA: VICTOR HUGO DE OLIVEIRA HENRIQUE

O Núcleo de Alfabetização da FECISC, intitulado “Alfabetização na perspectiva discursiva: brincando e aprendendo” propõe-se a trabalhar com a área de “Alfabetização” de modo a favorecer, entre licenciandas/os e professoras de Educação Infantil e ciclo de alfabetização (1º ano do ensino fundamental), o desenvolvimento e o aprofundamento de conhecimentos e saberes na esfera da aprendizagem da linguagem escrita em sua relação praxiológica. O núcleo atua no sentido de instrumentalizar as/os licenciandas/os para que desenvolvam, reflexivamente, projetos de intervenção na Educação Infantil (Infantil V) e 1º ano do ensino fundamental.

ESCOLAS DE ATUAÇÃO E INTEGRANTES

CEI Frei João Pedro
Supervisora: Professora Antônia Claudia Sousa Feitosa
CEI Frei João Pedro
Supervisora: Professora Francisca Lidiana Cunha
CAIC Alfredo Coelho De Magalhães
Supervisora: Professora Fernanda Santos Sousa
Lilia Paiva FurtadoRosimeiry Bezerra da SilvaJoao Emanuel Paulino Magalhães
Francisca Erivânia Paulino GomesMylenna Ferreira BragaAna Patrícia Silva Uchôa
Maria Edineide dos Santos Franco NascimentoJessica Maciel BezerraVitória Santos Marcelino
Kamila Sousa de OliveiraFrancisca Jucilene Queiroz CavalcanteVanessa Alves dos Santos
Júlio César Almeida CirinoFrancisca Naiane Saraiva SobrinhoIlana Maria Vitorino Rocha
Bianca Maria Sousa AmorimElinete Ferreira da SilvaJucélio Abreu dos Santos
Hellen Cardoso AlvesSendya Gomes de Sousa MendonçaGabriele Silva Nascimento
Maria Karolina Oliveira MacedoChaiane Rodrigues PereiraMarcelo Pereira de Sousa

 

Alfabetização FECLI

COORDENADORA DE ÁREA: PROFA. MARYLAND BESSA PEREIRA MAIA

O Subprojeto de Alfabetização, vinculado ao curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu/UECE, apresenta como objetivo principal a formação inicial dos licenciandos em Pedagogia na área de Alfabetização e Multiletramento de crianças. Em face às variadas demandas identificadas no cenário das escolas da Educação Básica, o Subprojeto se propõe a fortalecer a relação teoria e prática a partir de quatro eixos, a saber:

1) Pesquisa e Prática na área da Alfabetização de Crianças;

2) Estudos na área de Alfabetização e Multiletramento de Crianças;

3) Educação Midiática: E, por fim,

4) Prática e Identidade Profissional. Esses eixos norteadores estão presentes em diversas atividades desenvolvidas com os bolsistas, como grupos de estudo, cursos de extensão, oficinas pedagógicas e eventos acadêmicos.

ESCOLAS DE ATUAÇÃO E INTEGRANTES

Escola EEF Carlota Távora
Supervisora: Ana Gleivania Felipe Duarte
Escola EEF Carlota Távora
Supervisora: Maria Evilenia Maia de Carvalho
EEFI Elze Lima Verde Montenegro
Supervisora: Maria Geany dos Santos Viana
José Leandro Candido RodriguesMaria Aparecida Felix DinizPriscila Thaiana Alves de Oliveira
Daniele Vitória da SilvaFrancisca Luana Mariano da SilvaGeiza Ferreira de Oliveira
Deyse Silva LimaDayana Soares Lopes de SousaBianca da Silva Moraes
Tais Ferreira LimaAndreza Moreira SilvaSara Vieira Alexandre
Laiany Ramos da SilvaFernanda Vieira dos SantosKaren da Silva Guedes
Livia Ferreira da SilvaMaria Yaya de Almeida  FeitosaGabriela Freire Queiroz
Eva Maria dos SantosFrancélia Alves da SilvaAntônio Roniskel de Oliveira
Leticia Gomes MoreiraCristiano Coelho BezerraMaria Jéssica Uchoa Felismino

Educação Física CCS (Profa. Vanessa)

COORDENADORA DE ÁREA: VANESSA DA SILVA LIMA

O Subprojeto Educação Física do PIBID-UECE tem como objetivo principal contribuir para a formação dos licenciandos em Educação Física, proporcionando uma formação humanizada, técnica, crítica e ética, voltada para a qualificação da intervenção docente com base no rigor científico. O projeto oferece a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos na universidade no contexto escolar, permitindo aos licenciandos vivenciarem de forma progressiva a realidade da escola, com foco neste núcleo na Educação Física no Ensino Infantil e Fundamental (anos iniciais e finais).
Além disso, fortalece o protagonismo dos licenciandos, incentivando o desenvolvimento de sua identidade profissional docente. A aproximação entre teoria e prática escolar possibilita uma compreensão mais profunda das características socioculturais e educacionais do ambiente escolar e da comunidade, promovendo uma reflexão crítica e a transformação do espaço educacional por meio da intervenção pedagógica. O subprojeto também contribui para a valorização do magistério e estimula o desenvolvimento profissional dos futuros professores, com ações de formação em cultura digital e no uso pedagógico de tecnologias, preparando-os para os desafios contemporâneos da educação.

ESCOLAS DE ATUAÇÃO E INTEGRANTES

CEI Augusto Pontes
Supervisora: Vilanir Lima dos Santos
EM Pe. Felice Pistone
Supervisor: José Messias Vieira
EMEIF Conceição Mourão
Supervisor: Antônio Igor Teodozio
Joana Rachel Alves de SousaCaio Alves BritoJoão Victor Oliveira de Almeida
Elani da Silva PereiraBeatriz Costa CoutoLevi Lopes dos Santos Júnior
Reginaldo da Silva Moreira JúniorLuanna Costa Matos BezerraPalloma Julião Magalhães
Douglas Freitas SousaÝcaro Miqueias Facundo Lourenço da SilvaFrancisco Jonathas da Silva Sampaio
Lucas Rodrigues de SouzaVinicius Marley Alves CabralArthur dos Santos Nogueira
Maria Eduarda da Sliva CâmaraJoão Ângelo Abreu de OliveiraVitória Nobre Landim
Alejandro Caliel Cabral BezerraAna Fabrizia de Sousa OliveiraRondineli Sales Silva
Beatriz de Lima MartinsLia Maia LemosThiago de Oliveira Coutinho

Educação Física CCS (Profa. Paula)

COORDENADORA DE ÁREA: PROFA. PAULA MATIAS SOARES

O Subprojeto Educação Física do PIBID-UECE tem como objetivo principal contribuir para a formação dos licenciandos em Educação Física, proporcionando uma formação humanizada, técnica, crítica e ética, voltada para a qualificação da intervenção docente com base no rigor científico. O projeto oferece a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos na universidade no contexto escolar, permitindo aos licenciandos vivenciarem de forma progressiva a realidade da escola, com foco, especificamente neste núcleo, no Ensino Fundamental (anos finais) e Médio.
Além disso, fortalece o protagonismo dos licenciandos, incentivando o desenvolvimento de sua identidade profissional docente. A aproximação entre teoria e prática escolar possibilita uma compreensão mais profunda das características socioculturais e educacionais do ambiente escolar e da comunidade, promovendo uma reflexão crítica e a transformação do espaço educacional por meio da intervenção pedagógica. O subprojeto também contribui para a valorização do magistério e estimula o desenvolvimento profissional dos futuros professores, com ações de formação em cultura digital e no uso pedagógico de tecnologias, preparando-os para os desafios contemporâneos da educação.

ESCOLAS DE ATUAÇÃO E INTEGRANTES

E.M.T.I. MARIA DO SOCORRO ALVES CARNEIRO (Ensino Fundamental II)
Supervisora: Elainny Patrícia Lima Barros
E.E.F.M. DOM HELDER CÂMARA (Ensino Médio)
Supervisora: Ana Carla Araújo de Lima
E.E.F.M. JOSÉ LEOPOLDINO DA SILVA FILHO (Ensino Médio)
Supervisora: Iriadélia Soraya Ribeiro Rabelo
Alan Derick de Oliveira MenezesAna Lívia Gregório HenriqueAbigail Thamyres Lima da Silva
Ana Karoline Ramalho LimaEucário Silva SousaArthur Maia Caúla
Davi Cunha de AbreuIanna Nogueira AlcântaraEllen Karoline Moura da Silva
Igal RodovalhoIara Emili Costa da SilvaErika Matos Felício
João Pedro Cândido TavaresIvina Vitória Bezerra de Freitas FerreiraGraziely Agapito Veríssimo
Maria Eduarda Vieira LourençoMatheus Ribeiro de LimaGuilherme Vasconcelos Leite
Nicole Ingrid Maia SilvaVitor Fideles do NascimentoHerbert Thiago Ferreira de Sousa
Ricardo Ícaro Lemos RodriguesWeverton Ravel Nogueira de SousaRaul Castro Abreu

Ciências Sociais CH

 

Filosofia CH

COORDENADOR DE ÁREA: VICENTE THIAGO FREIRE BRAZIL

A proposta consiste em articular teoria e prática na formação dos Licenciandos e Supervisores da Escola por meio do desenvolvimento de habilidades e competências voltadas à observação participante; ao aprimoramento da compreensão dos diversos níveis de planejamento docente e escolar; pela construção coletiva de uma experiência qualificada com a regência em Filosofia na sala de aula do Nível Médio; em razão da elaboração de materiais e recursos didáticos; sobretudo pelo relacionamento do exercício da docência com a utilização das tecnologias de aprendizagem; através do conhecimento e aplicação de metodologias ativas de ensino; em função do cultivo do ensino em perspectiva interdisciplinar; pelo fomento ao ensino de filosofia baseado em princípios democráticos e inclusivos; a partir da promoção do ensino de filosofia associado à cultura afro-brasileira e indígena; pelo estímulo à compreensão do funcionamento da Escola, ao conhecimento do Projeto Político Pedagógico, dos principais documentos oficiais relativos ao Ensino Médio; a partir da realização de oficinas e instâncias de formação continuada; pela articulação da docência universitária à educação básica; em função da organização coletiva de encontros entre os diversos atores que compõem o PIBID, seja entre Coordenação Institucional, Coordenação de área com bolsistas e/ou com Supervisores em cada semestre e pela consequente interação dos integrantes do núcleo a propósito da observação participante e da regência em Filosofia, assim como estabelecer diálogo entre as instâncias formativas de Licenciatura no Curso de Filosofia (UECE), através dos Estágios Supervisionados, do Fórum de Ensino de Filosofia e outros grupos ou projetos que possam contribuir para o pleno desenvolvimento do Licenciando e do Docente Supervisor.

ESCOLAS DE ATUAÇÃO E INTEGRANTES

EEEP JUAREZ TÁVORA
Supervisora: Márcia Araújo da Costa
EEEP DONA CREUSA DO CARMO ROCHA
Supervisora: Emanuel Lucas de Sousa Nobre
EEMTI ESTADO DE ALAGOAS
Supervisor: Renata de Freitas Chaves
Jeane Oliveira de SouzaCarlos Samuel Sousa AssunçãoAriadna Railane Maria Barbosa Ferreira
Jaciara Carlos AlvesThiago Vasconcelos da RochaLuan Fofano Leandro
Vitória Miranda Baltazar de SousaThais Camelo TavaresJoão Francisco Lucas y Sousa
Vitor Olívio Maciel FeijóKaio Rodrigues XimenesPaulo Henrique Marques Silva
Débora Luiza de AraújoLeandro Ferreira de PaulaFelipe Cardoso de Souza
Laila Gadelha De AbreuJoão Gabriel Sousa CavalcanteLucas Menezes Vieira
Luiz Carlos Dantas dos SantosLiam de Moura Silva Feitosa LimaStefany Almeida Silva
Leonel Bruno Araújo Mendes FrotaSamara Carey Lira BragaRobson Antonio Monteiro Santos

Física CCT

COORDENADORA DE ÁREA: IVONEIDE PINHEIRO DE LIMA

O subprojeto de Física do Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual do Ceará, tem sua ações desenvolvidas no Ensino Médio da educação básica. A proposta trabalha, principalmente, com a temática de Cultura digital e tecnologia da educação. Possui como objetivo inserir os(as) licenciandos(as) de Física na escola para o desenvolvimento de diferentes atividades que visem a criação e a vivências de caráter coletivo, inovador, criativo e interdisciplinar; e contribuir para atualização da formação continuada dos(as) professores(as) de educação básica envolvidos na proposta.

ESCOLAS DE ATUAÇÃO E INTEGRANTES

EEMTI Antônio Bezerra
Supervisora: Raphaela de Araújo Lima
IFCE - Campus Fortaleza – Supervisor: Nizomar de Sousa GonçalvesIFCE - Campus Fortaleza
Supervisor: Paulo Willyam Simão de Oliveira
Flávio Moreira RamosAriadne Isabel Pires Bernardo VieiraAna Luiza Leite Epifânio
Francisca Lyandra de Morais RodriguesEduardo Átila Ribeiro BantimAndressa Liane Maciel Cavalcante
Gabriel Carvalho VenancioIlana do Nascimento BarbosaIan Ribeiro Leite
Heitor Fernandes PereiraIsadora de Lima CarneiroJoziel Santos Vieira
João Mateus Lima da SilvaLuciane Alves VasconcelosLarissa Mota Anchieta
Lorena Lima da SilvaLuis Guilherme da Rocha SilvaMicael Souza Moura
Maria Rita Alencar de CastroPedro Henrique Sousa SalesRicardo Xavier Ferreira Filho
Marília Andrade de Araújo GomesVinícius Andrades MoreiraVinícius Henrique Gondim Sales

História FAEC

COORDENADOR DE ÁREA: CAIO LUCAS MORAIS PINHEIRO

Intitulado Formação Docente e Ensino de História nos Sertões de Crateús: novas e velhas teorias, epistemologias e conhecimentos didáticos”, o PIBID História tem como objetivo desenvolver e incentivar a conexão entre a universidade e a escola a partir da reflexão sobre o ensino de história hoje e a formação de professores no Campus da Faculdade de Educação e de Ciências Integradas de Crateús (FAEC/UECE).
O Núcleo de Iniciação à Docência (NID) pretende examinar os desafios para o ensino e a aprendizagem histórica nos Sertões de Crateús, buscando refletir acerca das metodologias, instrumentos didáticos e experiências específicas dos discentes da região, além de compreender como as tradicionais e as novas discussões teórico-epistemológicas redimensionam a formação dos professores de História e seu impacto para os professores supervisores.

ESCOLAS DE ATUAÇÃO E INTEGRANTES

Escola de Cidadania Maria José Bezerra de Melo
Supervisora: Rogéria Alves Soares
EEEP MANOEL MANO
Supervisor: Francisco de Assis Coriolano
IFCE – CRATEÚS
Supervisor: Sergiano Alcantara da Silva
Antonia Helainny MirandaAna Beatriz Morais da SilvaCesar Morais Rodrigues
Ana Beatriz da Silva LimaGabriele Dos Santos BulhõesDaniela Fernandes de Araújo
Camila Rodrigues de AlmeidaHumberto Hinnis Martins Souza MotaEmanuella Aparecida Goes
Francisca Jessiane Fernandes CavalcanteJamile Felipe da SilvaGiovana Alves da Silva
Maria Cleuvirlandia MarinhoJorge Martins de SousaJosé Levy Anchieta da Silva
Maria Veronica Braz LimaMaria do Socorro SousaLuiza Helena Antunes
Marilia Ferreira de SousaEdinardo MoraisSamyla Vieira Melo
Tamires Alves da SilvaNaely CarvalhoSunamita Sousa Tavares

História FAFIDAM

COORDENADOR DE ÁREA: GUSTAVO ADOLFO D’ALMEIDA LÔBO

Objetivos do subprojeto:

a) Aprimorar a articulação entre teoria e prática na formação inicial do(a) professor(a) de História e priorizar a formação para a docência nos cursos de História.
b) Fomentar a permanência no curso através da bolsa.
c) Estimular, na sala de aula da EB, a atividade da docência em História.
d) Desenvolver o conhecimento sobre os aspectos constitutivos da docência e promover a valorização do magistério.
e) Proporcionar a criação, a aplicação e avaliação de estratégias pedagógicas adequadas às aulas de História, articulando teoria e prática docente.
f) Contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de História nas escolas públicas, introduzindo práticas pedagógicas inovadoras para o contexto sócio-cultural dos alunos.
g) Incentivar as escolas da EB e seus docentes a participar como coformadores no processo de formação inicial de professores(as).
h) Estimular a participação em eventos acadêmicos e/ou escolares, publicação em periódicos científicos como forma de divulgação e publicização das ações de ensino e aprendizagem vivenciadas no PIBID.

ESCOLAS DE ATUAÇÃO E INTEGRANTES

IFCE - Campus Limoeiro do Norte
Supervisor: Kelson Gérison Oliveira Chaves
EEF Ministro Alysson Paulinelli
Supervisor: José Augusto de Andrade
EEF Padre Joaquim de Meneses
Supervisor: Paulo Draigo Nunes de Freitas
Vitória Lourenço SoaresJoselir Tiago RodriguesLeidilaura Lima Ribeiro
Francisco Tharles da Silva AlvesSamuel da Silva LimaAna Luiza Silva de Lima
Arthur de Oliveira DamascenoBruna de Sousa AlcântaraVitória Vanessa Dantas Mendes
Roberto de Deus NogueiraAna Eloisa da SilvaIngrid Silva Oliveira
Rebeka Malveira SilvaMaria Eduarda Chaves CunhaGabriela Chaves de Sousa
Jheniffer Wanne de Oliveira Lima ColaresIsabelle Gomes NogueiraAna Letícia Nogueira da Costa
João Vitor Campelo NevesMiguel Aprígio Freire da SilvaLuciana Idalina Alves Moura
Maria Arliane de Oliveira SantosElizabete Cristine Ribeiro da SilvaFernanda Suely Melo Moura

História FECLESC

COORDENADORA DE ÁREA: LIDIA NOEMIA SILVA DOS SANTOS

Objetivos:
a) Aprimorar a articulação entre teoria e prática na formação inicial do(a) professor(a) de História e priorizar a formação para a docência nos cursos de História.
b) Fomentar a permanência no curso através da bolsa.
c) Estimular, na sala de aula da EB, a atividade da docência em História.
d) Desenvolver o conhecimento sobre os aspectos constitutivos da docência e promover a valorização do magistério.
e) Proporcionar a criação, a aplicação e avaliação de estratégias pedagógicas adequadas às aulas de História, articulando teoria e prática docente.
f) Contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de História nas escolas públicas, introduzindo práticas pedagógicas inovadoras para o contexto sócio-cultural dos alunos.
g) Incentivar as escolas da EB e seus docentes a participar como coformadores no processo de formação inicial de professores(as).
h) Estimular a participação em eventos acadêmicos e/ou escolares, publicação em periódicos científicos como forma de divulgação e publicização das ações de ensino e aprendizagem vivenciadas no PIBID.

Apoio Local: Laboratório Integrado de Residência Pedagógica da História LIRPh – lirp.historia@uece.br

ESCOLAS DE ATUAÇÃO E INTEGRANTES

Escola de Ensino Fundamental José Jucá (Quixadá)
Supervisora: Ms. Aglaízia de Sousa Marinho Pinto
Escola Estadual de Tempo Integral Governador César Cals (Quixadá)
Supervisores: Ms. Antônia Natália de Lima
Escola Estadual de Tempo Integral Governador César Cals (Quixadá)
Supervisores: Ms. Jeovane Sousa Saraiva
Antônia Camily Bezerra dos Santos Evilla da Silva BezerraAlice de Oliveira Freitas
Brena Kézzia Holanda LopesFabricia Ellen Monte LimaJoana Maria da Silva Abreu
Breno Silva Vieira dos SantosGuilherme Martins BezerraJoao Gustavo Mendes Juca
Francisco Felipe Monteiro AlvesIsabelly Costa de SousaLeia Sabrine Nunes da Silva Soares
Italo Marcondes Nogueira BatistaLucas de Oliveira ArraesMaria Chaiany de Souza Moura
Karina Bandeira de LimaMaria Jaciara Lopes MagalhãesMateus Vieira de Almeida
Maria Darlene Lima OliveiraNafftaly Sousa SilvaRicardo Augusto Silva
Maria Magnólia da Silva FreitasVitoria Alves de SousaVivianny Nascimento da Silva

Interdisciplinar Biologia/Física/Química FAFIDAM

COORDENADOR DE ÁREA: FRANCISCO RANULFO FREITAS MARTINS JUNIOR

Objetivos:

Elevar a qualidade da formação docente (inicial e continuada) dos envolvidos com o Projeto, assim como a qualidade da educação básica, repercutindo na elevação qualitativa de seus indicadores educacionais;
Desenvolver, de modo interdisciplinar, um conjunto de práticas docentes fundadas em estratégias metodológicas de ensino, recursos didáticos e avaliações de aprendizagem;
Associar pesquisa e ensino nas AIDC, realizando boas práticas que se consolidam e promovem divulgação de resultados significativos.

ESCOLAS DE ATUAÇÃO E INTEGRANTES

Escola: EEF José Hamilton de Oliveira
Supervisor: João Paulo de Andrade Nunes
Escola: EEM Lauro Rebouças de Oliveira
Supervisora: Adriana Cássia Freitas de Moisés
Escola: EEMTI Arsênio Ferreira Maia
Supervisora: Márcia Jean Amorim Batista
Aline Nobre MoreiraLuzimar Ferreira SombraJosé Gildemberg dos Santos Girão
Ana Raquel da Silva Sampaio de OliveiraThierry Vieira Diógenes MourãoMateus da Silva Gonçalves
Pedro Arthur Nogueira MaiaJeniffer Tamara Freitas de SousaRaionára Bruna Silva Costa
John Victor Bezerra de MeloJefferson Kauan Costa BarbosaGuilherme de Oliveira Sousa
Edimara Ellen Lima BezerraÁurea Muniz PinheiroÉrica Machado da Silva
Raiane Sousa OliveiraLilliane Santiago SilvaThiago Soares Carneiro
Francisco Lucas da SilvaElysabeth Fernandes GuimarãesFrancisco Erik Freire
Kauan Feitosa de Freitas MouraPaula Graziele Moreira da SilvaLuis Felipe Oliveira Lima

Interdisciplinar Biologia/Química FACEDI

COORDENADOR DE ÁREA: PETRONIO AUGUSTO SIMÃO DE SOUZA

Este Subprojeto Interdisciplinar de Química e Biologia da FACEDI trabalhará a formação docente objetivando melhor integrar e inter-relacionar teoria e prática, envolvendo diferentes experiências e práticas de iniciação à docência, de modo a promover o engajamento dos(as) alunos(as) dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e de Licenciatura em Química nas escolas parceiras, com atividades que envolvem planejamento didático, montagem de sequências didáticas baseadas nos conteúdos da área de ciências para as turmas do ensino fundamental séries finais, 6º. ao 9º. ano, elaboração de planos de aula, montagem e/ou criação de recursos didáticos, com diferentes ações de intervenção pedagógica, elaboração de roteiros para aulas experimentais, planejamento de aulas de campo e outras atividades que envolvam a práxis docente em uma perspectiva dialógica e mutirreferencial.

ESCOLAS DE ATUAÇÃO E INTEGRANTES

EEB Dr. Geraldo Gomes de Azevedo
Supervisora: Jocimara Alves de Freitas
EEB Dr. Geraldo Gomes de Azevedo
Supervisora: Raimária Martins Freire
EEB Francisca de Morais Pontes
Supervisora: Nirla dos Santos Barbosa
Alexia Raiza Umberlino de OliveiraAlexsandra Kêya Vieira SousaAntonio Douglas Teixeira Barbosa
Antonio Reginaldo Albuquerque DiasFrancisco Enzo Mota AlvesEmylle Maria de Oliveira Tabosa Sousa
Caio Lipe Gomes OliveiraFrancisco Gomes de Sousa NetoFrancisco Gerlieu Ricardo da Rocha
Isabel Mayara da Costa MagalhãesGabriely de Sousa RodriguesIana Maria da Silva Soares
Lana Jessica da Silva AraújoIzabel Matias FernandesLaura Cabral Mesquita Soares
Lucas Aguiar dos SantosJoão Alex dos Santos FreitasLavinha de Sousa Silva
Maria Eduarda Sousa VianaMaria Josieuda Braga de SousaLidiane Livia de Sales Santos
Wermesson Pinto dos SantosMatheus Lopes da MotaNágila Maria Teixeira Pires

Interdisciplinar Música/Pedagogia CH/CED

COORDENADORA DE ÁREA: LUCILA PEREIRA DA SILVA BASILE

Objetivos:

O Subprojeto Interdisciplinar Música e Pedagogia: mediação, encantamento e produção de conhecimento na relação com o patrimônio cultural promove por meio de práticas interdisciplinares que integram Música e Pedagogia, a formação estética dos(as) licenciandos(as) através da articulação entre as experiências docentes, a vivência com o patrimônio cultural e a problematização dos bens simbólicos, tanto no aspecto de suas poéticas quanto relativo às suas formas de realização na Escola.

O projeto procura articular práticas pedagógicas interdisciplinares voltadas à formação docente, inicial e continuada, considerando a cultura musical como possuidora de uma vasta formação na oralidade e na pluralidade de manifestações artísticas, como por exemplo, a música dos povos originários e a música afro-brasileira, bem como o conhecimento da produção artística do Ceará.

Por meio de três eixos de ação integrados, sendo eles aulas de campo, formação e pesquisa e práticas pedagógicas, busca-se promover nas escolas a vivência com a arte e a valorização da cultura material, imaterial e natural ampliando e garantindo o acesso à diversidade e aos bens simbólicos. Este subprojeto interdisciplinar proporcionará ao(à) licenciando(a) em Música a construção de sua identidade como docente, muitas vezes confundida com o Bacharel, e ao(à) licenciando(a) em Pedagogia, oferecerá ganho em experiência com a arte, instrumentalizando suas experiências criativas e guarnecendo sua fundamentação de forma articulada entre teoria e prática. Ambos ampliarão o conhecimento das manifestações artísticas e do patrimônio cultural por meio das vivências.

ESCOLAS DE ATUAÇÃO E INTEGRANTES

EMEIEF Anísio Teixeira
Supervisora: Camila Oliveira
EMEIEF Teófilo Girão
Supervisora: Viviane Alves Teixeira
Escola Municipal Projeto Nascente
Supervisora: Mirthis Yammilit da Conceição Almeida
Amabiyly Paulina Carcalho PessoaAna Carolina Pinheiro OliveiraDavi Lima de Menezes
Ana Vitória Batista da SilvaBeatriz Florentino SerafimGabriela Mendes Barros
Ana Joicy de Sousa FrotaDágilla Maria Lima de OliveiraIanni Maciel de Macário
Fernando de Almeida XavierFrancisco Wellington da Silva SousaMaria Eduarda Silva de Lima
Francisco Rogério Gomes de LimaIsmael Silva de OliveiraMatheus Lopes
Lucas Eduardo França GomesJaqueline Sousa DuarteNayany Queiroz Silva
Wagston Lima AraújoMaria Cleidiane da Silva LimaPedro Emmanuel Maia de Moura
Yago Vieira dos SantosRaimundo Tiago Mendes de SantanaThiciane da Costa Alexandre

Geografia CCT

COORDENADORA DE ÁREA: VICTÓRIA SABBADO MENEZES

Objetivos:

– Aproximar os licenciandos das escolas da rede pública do Ceará a fim de conhecer as realidades socioespaciais das mesmas com vistas a contribuir para a sua formação docente;
– Identificar as demandas e potencialidades das escolas parceiras para orientar o planejamento de atividades que sejam contextualizadas às especificidades de cada instituição e comunidade escolar;
– Possibilitar experiências formativas ancoradas na integração teoria-prática, de maneira a contribuir para a constituição da identidade docente dos licenciandos;
– Promover a troca de saberes e experiências docentes entre licenciandos, professores do ensino básico (supervisores) e professor do ensino superior (coordenador de área) a fim de qualificar a formação inicial dos primeiros e a formação continuada dos demais;
– Estabelecer parcerias e fortalecer os laços entre universidade e escola a partir de uma concepção de formação docente cooperativa e colaborativa;
– Estimular o ensino, a pesquisa e extensão por meio do trabalho coletivo desenvolvido entre licenciandos, professores do ensino básico (supervisores) e professor do ensino superior (coordenador de área);
– Reconhecer as principais lacunas, fragilidades e desafios da Geografia escolar na contemporaneidade a partir de grupos de estudo para encaminhar a elaboração de propostas didático-pedagógicas efetivas e coerentes às especificidades de cada instituição parceira;
– Instigar a criação, autonomia e reflexão dos licenciandos no estudo, planejamento, desenvolvimento e avaliação das atividades de ensino de Geografia realizadas;
– Desenvolver materiais didáticos e propostas didático-pedagógicas pautadas na construção do conhecimento e do pensamento geográfico condizentes com as realidades escolares e comprometidas com inovações pedagógicas;
– Estimular a escrita crítico-reflexiva e a autoria dos licenciandos por meio dos registros e publicização das ações realizadas no âmbito do Programa;
– Fomentar a construção de propostas interdisciplinares com o intento de associar temáticas e abordagens da Geografia escolar com outras áreas para contribuir com a formação humana e integral dos estudantes do ensino básico;
– Criar espaços de partilha e socialização das atividades realizadas pelo PIBID/Geografia no interior da Licenciatura em Geografia, bem como no espaço acadêmico como um todo e no espaço escolar.

ESCOLAS DE ATUAÇÃO E INTEGRANTES

IFCE - Campus Fortaleza
Supervisora: Fabiana Lima Abreu
EEFM Parque Presidente Vargas
Supervisora: Rose dos Santos Maia
Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra
Supervisor: Lucas de Holanda Almeida
Ana Nivea Rodrigues LimaThiago Edson Chaves AlbuquerqueMaria Ranielly Menezes Ribeiro
Romulo Cavalcante Marinho de Castro FilhoAmanda Alves da SilvaPaulo Roberto da Silva Morais Filho
Lucas Costa BrilhanteAntonio Lewi da Silva BarrosManuela Machado de Brito
Aluísio Silva de Oliveira FilhoFrancisco Samuel Pereira de FreitasAna Clara Soares Brito
Vitória de Souza BezerraLuis Wellington de Lima VieiraFrancisco Lucas dos Santos Oliveira
João da Costa Lima FilhoMiguel Ricardo da Rocha Gomes PereiraDavi Andrade Duarte Bamberg
Geane Oliveira dos SantosLucas do Nascimento OliveiraIsadora da Silva Vieira
Paulo Sérgio Sales DuarteLaiza Silva dos SantosEmilly Fernandes de Araújo

Matemática FAFIDAM

COORDENADORA DE ÁREA: MARIA CRISTIANE MAGALHÃES BRANDÃO

O subprojeto da área de Matemática da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos – FAFIDAM realiza suas atividades na rede de ensino de Limoeiro do Norte-CE, especificamente, no Ensino Fundamental – Anos Finais e no Ensino Médio e tem como objetivos:

– Promover uma experiência colaborativa entre a Universidade e as escolas de educação básica na formação dos discentes do curso de licenciatura em Matemática da FAFIDAM;

– Desenvolver no licenciando a capacidade de identificar os problemas concernentes à prática docente, utilizando o referencial teórico-metodológico adquirido na sua formação para compreender suas causas e consequências e propor alternativas de solução;

– Proporcionar aos futuros professores de Matemática contato com as novas instrumentalizações para o ensino dessa área, aprimorando sua didática e possibilitando desenvolver experiências que valorizem sua criatividade;

– Proporcionar ao licenciando uma experiência que subsidie a compreensão de si e dos outros no exercício da docência, fortalecendo a capacidade de relacionamento interpessoal e inserção crítica e reflexiva no ambiente de trabalho;

– Contribuir para a melhoria da prática docente e, consequentemente, para a qualidade da educação das escolas parceiras através da experiência vivenciada no projeto.

ESCOLAS DE ATUAÇÃO E INTEGRANTES

E.E.F. Padre Joaquim de Meneses
Supervisora: Margarida Marques Linhares
E.E.M. Lauro Rebouças de Oliveira
Supervisora: Maria Eliene de Sousa
E.E.M.T.I. Arsênio Ferreira Maia
Supervisor: Marciana Célia Moura Lopes
Adauto Justino Silva BessaCarlos Henrique Moura CostaAna Rute Sabino da Costa
Ana Clara Pinheiro GomesCícera Milena de Oliveira da SilvaFernanda Moreira Lopes
Elayne Costa SilvaGabriel Serafim Silva FreireGabriel Oliveira da Silva
Jailson Monteiro de BritoJosé Maria Gonçalves da Costa JúniorJúlia Mirela Damasceno Lima
José Vanderlânio Gomes de SousaLevi Fonsêca RamosKarolaine Amaral de Oliveira
Luis Gustavo Santos de OliveiraLucas Maia GuimarãesLivia Emile Teles Pinheiro
Roziane de Paula OliveiraNalbert Guerreiro LimaLuiza Fernanda da Silva
Vinicius Moura RochaRaimundo Roberto de Sousa FreireSildenaide da Costa

Língua Portuguesa CH

COORDENADOR DE ÁREA: MIGUEL LEOCÁDIO ARAÚJO NETO

O Núcleo de Língua Portuguesa do Centro de Humanidades do PIBID-UECE ocupa suas atividades junto a três escolas de ensino médio em Fortaleza, levando reflexões sobre o papel do licenciando em Letras na construção de um ensino significativo e moderno e trazendo a experiência de vivenciar a realidade escolar em variadas matizes. Entre os objetivos do subprojeto, estão: fortalecer a licenciatura, fomentando uma formação sólida a partir do contato de licenciandos com a educação básica; proporcionar oportunidades de convivência, criação e participação em experiências teóricas, metodológicas, tecnológicas e práticas docentes inovadoras no tocante ao ensino de Língua Portuguesa, expandir o aprendizado e o uso de metodologias de ensino de língua materna a partir de propostas contemporâneas, entre outros.

ESCOLAS DE ATUAÇÃO E INTEGRANTES

EEMTI Prof. Cel. José Aurélio Câmara
Supervisora: Daniele Barbosa Bezerra
EEMTI Professora Telina Barbosa da Costa
Supervisora: Lorena da Silva Rodrigues
EEMTI Santo Afonso
Supervisora: Jéssica Barreto Damasceno
Arthur Sousa da SilvaFrancisco Alison Andrade da SilvaAlan Bezerra Nunes
Beatriz Queiroz dos SantosFrancisco Bruno Alvez MontenegroBeatriz Pinto Carvalho
Francisca Beatriz de Sousa do NascimentoIzabelle Islayne Nunes MeloCamila Maria Vasconcelos da Silva
Jackson do Nascimento de AlmeidaLuana Luynara Duarte de SouzaFrancisco Henrique Alves Gadelha
Júlia Jade Freire DantasPaulo Vítor da Costa EduardoIsabelle Maria de Sousa Ferreira
Maria da Conceição de LimaRuan Roriz Monteiro da SilvaNicole Lopes Maciel
Samuel Távora MoreiraVictória Maria Ramos da CruzMaxwell Braga de Paulo
Tiffany Isidório dos SantosVitória Beatriz Oliveira PessoaRoseanne de Souza Torres Saldanha

Língua Portuguesa FECLESC

COORDENADOR DE ÁREA: JÚLIO CÉSAR DINOÁ DO NASCIMENTO

O Núcleo LÍNGUA PORTUGUESA/FECLESC da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC) integra o Subprojeto de Língua Portuguesa do Projeto Institucional do PIBID da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e tem como escopo, aplicar a Educação Midiática ao ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental, anos finais, do município de Quixadá-CE, e como iniciativa precípua, integrar recursos digitais e audiovisuais no ensino da disciplina, proporcionando uma abordagem inovadora e dinâmica para os estudantes. E é por meio da utilização de tecnologias midiáticas, que estimulamos a criatividade, a participação ativa dos alunos e o desenvolvimento de habilidades digitais. Desta maneira, a proposta deste Núcleo de Língua Portuguesa FECLESC/UECE, promove práticas pedagógicas mais atrativas e contextualizadas, adequadas ao contexto tecnológico, em que os estudantes estão inseridos. A aplicação midiática no ensino de Língua Portuguesa tem como objetivo potencializar o processo de ensino-aprendizagem, favorecendo a construção de conhecimento de forma colaborativa e estimulando a reflexão crítica sobre os conteúdos abordados. Esta proposta visa, portanto, contribuir para a formação de alunos mais engajados, críticos e criativos, preparando-os para a sociedade digital e promovendo uma educação mais significativa e conectada com as demandas contemporâneas, bem como um ensino menos prescritivo e mais produtivo de Língua Portuguesa, no ensino Fundamental, anos finais, que contribua para que os alunos, da rede municipal de ensino do município de Quixadá-CE, sejam capazes de perceber estratégias argumentativas, significativas e de relação social e cultural concretizadas no dizer, conseguindo se colocar como sujeito nas relações sociais, utilizando a língua para a consecução de seus propósitos comunicativos. 

ESCOLAS DE ATUAÇÃO E INTEGRANTES

Escola de Ensino Fundamental José Jucá
Supervisora: Emanoelyna Gonçalves Jucá
Escola de Ensino Fundamental José Jucá
Supervisora: Francisca Valdenice Pinheiro da Silva
Escola de Ensino Fundamental Dr. Everardo Silveira
Supervisor: Antônio Erivaldo Barbosa Marinho
Andresa Kelly Gonçalves dos SantosDaniele de Assis de LimaAryane Goes Matos
Antonio Geovanir Ferreira SilvaGeneva de Queiroz Castelo Branco NetaBárbara Jucá da Costa
Emília Freire da Silva BernardoJoão Pedro da Silva NascimentoBrenda Lima de Sousa
Gabrielly Garcia da SilvaLeomar Lopes de FreitasKallyne Pereira Freire
Lívia Sousa ChavesLuana Oliveira EvangelistaKawer Rabelo Freires
Lívia da Silva BezerraMaria Clara Uchoa dos SantosMaria Vitoria de Freitas Soares
Sara da Silva AlbuquerqueMaria Gabriela do Nascimento PereiraPablo Ryan Farias Nobre
Wemes da Silva Soares Priscila Kelly da SilvaSara Rodrigues Ramos

 

 

Língua Portuguesa FECLI

 

Pedagogia CED (Prof. Pedro)

COORDENADOR DE ÁREA: JOSÉ PEDRO GUIMARÃES DA SILVA

O subprojeto PIBID Pedagogia, no qual o núcleo do CED é integrante, objetiva contribuir na formação dos licenciandos e no fortalecimento do curso de Licenciatura em Pedagogia, assim como no trabalho desenvolvido nas escolas parceiras, com vistas à melhoria da qualidade educativa direcionada aos seus alunos.
As iniciativas formativas do subprojeto PIBID Pedagogia, serão desenvolvidas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, cujos principais objetivos destacam-se:
● Integrar os licenciandos em atividades formativas em escolas da rede pública de ensino que lhes possibilitem a melhor compreensão teórico-prática dos processos educativos das escolas, com a análise dos seus projetos pedagógicos, da organização, do funcionamento e da cultura escolar, considerando a colaboração dos docentes supervisores e dos coordenadores de área do subprojeto;
● Promover o desenvolvimento de ações formativas pedagógicas, por intermédio da inserção dos licenciandos dos Cursos de Pedagogia na escola, que valorizem o trabalho coletivo, dialógico, lúdico, interdisciplinar, plural e com intencionalidade pedagógica para os processos de ensino e de aprendizagem embasados em teorias da educação.

Fonte: Adaptação do texto do subprojeto da área de Pedagogia (UECE, 2024).

ESCOLAS DE ATUAÇÃO E INTEGRANTES

Escola Irmã Giuliana Galli
Supervisor: Gerbet Dantas dos Santos
Escola Francisco Nunes Cavalcante Supervisor: Gabriel Linhares de SousaEscola Francisco Nunes Cavalcante Supervisora: Rachel Rachelley Matos Monteiro
Ana Vitoria Gabriel dos SantosDouglas Nonato Silva da Conceição dos SantosGeovana Santos de Castro
Carla Geane de Sousa LimaIsa Vitoria Oliveira da Silva LeandroIane Santos de Sousa
Fernanda Soares de MeloLarissa Karen de Paula GomesIsabela Lourrane Gomes de Souza
Glyce Sampaio de SousaLetícia Nobre de AlmeidaJaysa Rayssa Viriato Carlos
Lídia Maria Silva OliveiraNaisa Marielly Vieira da SilvaLuciana Ferreira de Lima Farias
Rachel Diógenes Mendonça VieiraNycole Freitas dos Santos SilvaMaria Eduarda de Sousa Paiva
Thalyta Maria de Sousa RodriguesRegina Márcia da Silva GomesRenata da Silva Nascimento Pinheiro
Victoria Lucia Moura BenevidesTanara Lima AraújoVítor Mateus Ferreira Lima

Pedagogia CED (Prof. Barreto)

COORDENADOR DE ÁREA: PROF. ANTONIO LUIZ DE OLIVEIRA BARRETO

O subprojeto PIBID Pedagogia, no qual o núcelo do CED é intregante, tem como objetivo promover e consolidar as contribuições na formação dos licenciandos e no fortalecimento do curso de Licenciatura em Pedagogia da UECE, assim como no trabalho desenvolvido nas escolas parceiras, com vistas à melhoria da qualidade educativa direcionada aos seus alunos.

As iniciativas formativas do subprojeto PIBID Pedagogia, serão desenvolvidas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, cujos principais objetivos destacam-se:

– Consolidar os estudos colaborativos, de ações de pesquisa e extensão como processos formativos e práticas pedagógicas respectivamente, integrando e interrelacionando, nestas ações, teoria e prática, em uma perspectiva de consolidação de práxis pedagógica, com diferentes estudos de teorias do campo da educação, visando fortalecer a formação pedagógica dos licenciandos, em contextos situados de sentidos e de significados de iniciação à docência e de construção da identidade profissional docente;

– Integrar os licenciandos em atividades formativas em escolas da rede pública de ensino que lhes possibilitem a melhor compreensão teórico-prática dos processos educativos das escolas, com a análise dos seus projetos pedagógicos, da organização, do funcionamento e da cultura escolar, considerando a colaboração dos docentes supervisores e dos coordenadores de área do subprojeto;

– Promover o desenvolvimento de ações formativas pedagógicas, por intermédio da inserção dos licenciandos dos Cursos de Pedagogia na escola, que valorizem o trabalho coletivo, dialógico, lúdico, interdisciplinar, plural e com intencionalidade pedagógica para os processos de ensino e de aprendizagem embasados em teorias da educação.

ESCOLAS DE ATUAÇÃO E INTEGRANTES

Escola Francisco Maurício de Mattos Dourado
Supervisora: Maria Enildes Santos Antunes
Escola Professor Francisco de Melo Jaborandi
Supervisor: Allisson Cajaseira de Queiroz Rodrigues
Escola José Maria Moreira Campo
Supervisora: Najla Almeida Marques Pereira
Julia Fernandes do NascimentoVitoria Eduarda Batista da CostaLucyllia Elenir Rocha Castro
Julia Kézia de Castro BezerraCecília Carvalho MotaAna Biatriz Lima dos Santos
Thalita Caitlyn Vasconcelos do NascimentoAna Carolina Moura do NascimentoLarissa de Araújo Chaves Silva
Ana Vitória Paiva CamiloAntonia Lana Marinho AlvesMebilly Stefany Paiva da Silva
Adelaide Cristina Vital RodriguesAntonia Luana Oliveira BarbosaMaria Erlane Silva Aguiar
Camila Cordeiro de AmorimAna Aldanila Do Vale FelixJanaina de Almada Sousa
Carlos Nathan Ferreira SousaLara Kelly Silva de OliveiraEmanuele de Farias Dias
Fernanda Karen Marinho CarvalhoRoberlania de Sousa Rodrigues SantosPedro José da Silva Neto

Pedagogia CECITEC

 

Pedagogia FACEDI

 

Pedagogia FAEC

COORDENADOR DE ÁREA: PROF. LUCAS MELGAÇO DA SILVA

O Núcleo de Pedagogia/FAEC, parte do Projeto PIBID da Universidade Estadual do Ceará, tem como objetivo melhorar a formação dos estudantes de Licenciatura em Pedagogia, da Faculdade de Educação e Ciências Integradas de Crateús, e fortalecer o curso. Além disso, busca impactar positivamente as escolas parceiras, visando à melhoria da qualidade educativa para seus alunos.
As atividades formativas do PIBID Pedagogia/FAEC, inicialmente, serão realizadas nas Escolas Públicas de Cidadania Antônio Anísio da Frota (CAIC) e Padre Bonfim, em Crateús, nos anos iniciais do ensino fundamental. Elas facilitarão a imersão dos licenciandos em contextos educacionais, permitindo que eles explorem e analisem a realidade dos projetos pedagógicos e a estrutura escolar. Ademais, estimularão a criação de iniciativas pedagógicas que priorizem a interação e a troca de saberes, integrando os licenciandos nas práticas diárias das escolas, considerando a interdisciplinaridade e a promoção da inclusão.
Vale destacar que esta experiência será apoiada por professores supervisores, além do coordenador, promovendo uma visão abrangente do ambiente de ensino.
Assim, o Núcleo de Pedagogia FAEC visa formar profissionais competentes e contribuir para a educação nas comunidades atendidas.

ESCOLAS DE ATUAÇÃO E INTEGRANTES

ESCOLA DE CIDADANIA ANTONIO ANÍSIO DA FROTA (CAIC)
Supervisora: Arilene Ferreira de Sousa
ESCOLA DE CIDADANIA PADRE BONFIM
Supervisora: Midian Gomes Barroso
ESCOLA DE CIDADANIA PADRE BONFIM
Supervisor: Francisco Jailson de Lima
Maria Clara Soares SousaCarine Stefany de S. SilvaGabriela Alves Costa
Pedro Kauan R. ViturinoBreno César da Silva VerasMaria Laura Martins Ribeiro
Kerlen Sousa SilvaVanderley Gomes SoaresViviane Rodrigues de Sousa
Tais Lima do NascimentoAna Carolina G. de SousaEduarda da Silva Almeida
Tamyres da Silva GomesJaine de Carvalho AlcantaraIsaac de Oliveira Barbosa
Samila Veras SouzaAntonia Vanêssa Pereira SousaFernanda Rodrigues Amaro
Yvilla Rebeca Veras FariasRanyelle de Sousa BarrosVitoria Luiza da Silva Lucas
Maria Eduarda Pereira PintoKailany Aguiar de AraujoAnna Liris da S. Salgueiro

Química CCT

COORDENADORA DE ÁREA: CRISTIANE MARIA SAMPAIO FORTE

Contribuir com a formação dos(as) bolsistas pelas vivências dos desafios próprios da docência, através das experiências proporcionadas aos longo de quatro eixos formativos, a saber: Pesquisas e práticas para o ensino e a aprendizagem de Química; Construção e valorização da relação Universidade-Escola; Projetos e práticas para o uso das tecnologias na educação e Prática e identidade profissional.
São objetivos do Núcleo de Química do PIBID/CCT: contribuir para o desenvolvimento da identidade e prática profissional dos(as) licenciandos(as) em Química na medida em que propiciará inúmeras oportunidades de vivência, integração e atuação no ambiente escolar através de práticas docentes inovadoras, como ensino por investigação, elaboração de materiais e sequências didáticas inclusivas, atividades interdisciplinares, experiências metodológicas, elaboração e implementação de projetos com área temática envolvendo Cultura Digital e Tecnologia na Educação, dentre outras importantes para formação e construção da profissionalidade docente e que busquem superar problemas e obstáculos identificados no processo de ensino e de aprendizagem, contribuindo para melhoria da qualidade da educação nas escolas-campo.

ESCOLAS DE ATUAÇÃO E INTEGRANTES

EEM Governador Adauto Bezerra Supervisora: Marcia Malveira Cruz Feitosa EEMTI Liceu do Conjunto Ceará Supervisor: Marcelo Max Borges CalixtoEEMTI Colégio Estadual Justiniano de Serpa
Supervisor: Thayllan Teixeira Bezerra
Andressa Bezerra Chaves Ana Kétily Marcos MartinsMaria Gabrielle Pinheiro Faustino
André Costa de SenaBenjamin Helianthus do CarmoFrancisco Rikelme Moreira Silva
Larissa Maria FerreiraElayne de Sousa RibeiroLeandro Oliveira de Lima
Luiz Eduardo Ribeiro da SilvaFrancisca Letícia Moura dos Santos Leonardo Erminio Silva Rodrigues
Maria Raquel Noronha de Castro BrasilKauana Xerez de AssisLuis Rayson Araújo da Silva
Michele do Nascimento da SilvaJoão Victor Bacelar MaiaMaria Mirna Lima da Silva
Ronaldo Ferreira Santiago FilhoPedro Jackson de Sousa CantilioSabrina Santos da Silva
Sara Maria de Lima RamosMarília Castro AlvesSteffy Kelly da Silva Lima

Química FACEDI

COORDENADORA DE ÁREA: EDINILZA MARIA ANASTÁCIO FEITOSA

Objetivos:

O Subprojeto Química da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI/UECE), atua na etapa do ensino médio em escolas públicas do município de Itapipoca e tem como objetivo contribuir para o fortalecimento e aprofundamento da formação teórico-prática dos alunos do curso de Licenciatura em Química da FACEDI através de diversas atividades inerentes a prática docente realizada em escolas-campo que têm papel essencial na formação de novos professores. Para tanto o subprojeto Química FACEDI se propõe a melhorar a formação inicial dos alunos bolsistas e a formação continuada dos professores supervisores na área de técnicas de diagnóstico e avaliação da aprendizagem, uso da tecnologias digitais no ensino de química, uso de metodologias de ensino por investigação e metodologias de pesquisa na área de ensino; elaborar material didático baseado nas competências e habilidades definidas pela Base Nacional Comum Curricular(BNCC) para área de ciências da natureza e suas tecnologias; contribuir na preparação de material didático a ser trabalhado nas disciplinas eletivas definidas pela SEDUC-CE e publicizar por meios de seminários, encontros de avaliação e produção científica e as experiências vivenciadas.

ESCOLAS DE ATUAÇÃO E INTEGRANTES

Escola: E.E.M. Joaquim Magalhães
Supervisora: Deidivania Pereira Teixeira
EEMTI Cel. Murilo Serpa
Supervisor: Jorge Fernando Praciano Lima
E.E.M. Anastácio Alves Braga
Supervisor: Andréia Nunes de Sousa
Carlos Daniel Sousa VasconcelosAmanda Cassia Soares de OliveiraAna Clara Matias dos Santos
João Lucas Melgaço do NascimentoEchiley Maiara Veloso RibeiroAntônio Márcio Alves dos Santos
Jonas Teixeira BatistaFrancisca Camila TeixeiraItalo Rian Lima de Sousa
Luciana Rodrigues RochaFrancisco Bernardo Rodrigues BragaJéssica Pereira Viana
Nathalia Montenegro MeloJosé Willame Soares AlvesJoão Vinicius de Lima Sousa
Rodrigo Rodrigues de OliveiraRuan Emanuel Barroso de SousaLeidiane Mirla Costa da Silva
Vitória de Sousa SilvaSamira de Sousa SilvaMariana Oliveira Silva
Zayde Lucas de Sousa CastroTiago da Silva PereiraVitoria Evylla da Mota Freires

Química CECITEC