ATIVIDADES DE NOVEMBRO 2024

 

14/11/2024: Reunião Inicial entre CA e supervisoras para apresentação do Subprojeto de Biologia da UECE; dos Bolsistas de Iniciação à Docência (BID) de cada escola parceira; das etapas de execução do Projeto Institucional, da acolhida dos BID nas escolas pela comunidade escolar; para solicitação dos documentos comprobatórios dos currículos das professoras e orientação das ações necessárias à implantação do Projeto Institucional nas Plataforma Freire e na SCBA.

18/11/2024: Os bolsistas de iniciação à docência (BIDs) deslocaram-se até a escola EEF Pe. Vicente Gonçalves de Albuquerque, localizada no município de Quixadá, para fazer o reconhecimento do ambiente em que vão passar os dois anos de bolsa, sendo recebidos pela supervisora Roselene Sousa.

21/11/2024: Ocorreu a primeira visita dos bolsistas pibidianos, a EEF José Bonifácio de Sousa, juntamente com a coordenadora de área Profa. Jamili Silva. A professora supervisora nos recepcionou na escola, nos apresentando a direção e aos funcionários presentes, e também falou sobre o projeto ao qual fazíamos parte.

25/11/2024: Encontro presencial na escola Gonzaga Mota com a professora supervisora Renatinha que iniciou o encontro com uma apresentação e acolhida de boas vindas.

28/11/2024: Reunião com a Coordenadora de Área com compartilhar das apresentações nas escolas.

28/11/2024: Reunião de Planejamento com todos os CAs dos subprojetos de Biologia da UECE. Planejamento dos Círculos Formativos na Área de Ciências e Biologia.

Imagem 1 – Dinâmica Mãodala. Arquivo pessoal.

 

ATIVIDADES DE DEZEMBRO 2024

 

03/12/2024 – Reconhecimento da Escola de Ensino Fundamental  Padre Vicente Gonçalves de Albuquerque e Estudo do PPP com a Supervisora Profa. Rose e Encontro dos Bolsistas com a Supervisora Juliana na Escola de Ensino Fundamental José Bonifácio de Souza para estudo Projeto Político Pedagógico.

04/12/2024 – Encontro dos Bolsistas com a supervisora Profa. Renatinha na escola de Ensino Médio Governador Luiz Gonzaga da Fonseca Mota para estudo do Projeto Político Pedagógico para ser apresentado na reunião do núcleo com a professora Jamili.

10/12/24 – Estudo do Regimento Escolar da Escola de Ensino Fundamental Padre Vicente e da Escola de Ensino Fundamental José Bonifácio.

05/12/2024 (tarde) – Encontro com a coordenadora de área para apresentação e discussão dos PPP.

05/12/2024 (noite) – Reunião de planejamento de formação conjunta dos núcleos de Alfabetização e Biologia da FECLESC, momento no qual as coordenadoras de área projetaram um calendário para as formações com definição dos temas e possíveis colaboradores.

11/12/2024 – Encontro dos Bolsistas com a supervisora Profa. Renatinha na escola Gonzaga Mota para estudo do Regimento Escolar.

11/12/2024 – Reunião de planejamento Reunião de Planejamento dos Círculos Formativos dos Subprojetos de Biologia da Universidade Estadual do Ceará (UECE) com o discente de quarto semestre, de Design digital pela UFC Campus Quixadá, Alexandre Ferreira.

 

17/12/2024 – Encontro com a coordenadora de área para dar continuidade ao estudo dos PPP.

19/12/2024 – Reunião com a Supervisora Rose para tirar dúvidas sobre o PPP e continuação do Estudo do Regimento da Escola de Ensino Fundamental Padre Vicente.

Imagem 2 – Charge reflexiva apresentada na reunião

Link da imagem: https://drive.google.com/file/d/1xUdSLIAdIplzp8hSUt1J7zmGZf0F1Qji/view?usp=sharing

 

Elaboração e Publicação de Cards sobre Semana/Jornada Pedagógica na página do PIBID Biologia da FECLESC/UECE:

Elaboração e Publicação de Cards sobre a participação na Jornada Pedagógica Municipal de Quixadá na página do PIBID Biologia da FECLESC/UECE:

 

ATIVIDADES DE JANEIRO 2025

08/01/2025 – os bolsistas se reuniram na escola Gonzaga Mota para o encontro com a supervisora (Renatinha). Foi iniciado o estudo sobre a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), DCR (Documento Curricular Referencial do Ceará) e LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). Na reta final do encontro, os bolsistas e a supervisora receberam a ilustre presença de membros do projeto “Profetas da chuva” com um convite especial para os bolsistas, de estarem presentes no 29° encontro dos profetas da chuva em Quixadá-CE.

        

                                                                                                                               Encontro com a supervisora                                        Profetas da chuva

 

08/01/2025 – Com o retorno das atividades a supervisora Julianna realizou um encontro com os pibidianos com a finalidade de alinhar alguns pontos em relação ao estudo do Regimento Escolar da EEF José Bonifácio de Sousa.

 

Na quinta-feira, dia 9 de janeiro, aconteceu a reunião com nossa coordenadora do PIBID, que teve como objetivo continuar o compartilhamento do estudo crítico do Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas onde ocorreu um momento de troca de ideias, reflexões coletivas, dúvidas e curiosidades. Também tivemos a apresentação do novo cronograma do programa, que foi mostrado o que vamos fazer semestre por semestre. Desde observações em sala de aula, até nossas regências. Também foi pedido para fazer um portfólio individual com início em fevereiro, para observar nossas atividades na bolsa.

Reunião com a coordenadora Jamili Silva Fialho

 

20/01/2025 – Jornada Pedagógica do Município de Quixadá com as escolas do município de Quixadá. A Escola Padre Vicente, que abrange sete distritos educacionais, promoveu um encontro reunindo todos os membros do núcleo educacional para discutir a alocação dos professores e tratar de temas essenciais para o planejamento do ano letivo.

Jornada Pedagógica

 

21/01/2025 – Semana Pedagógica do Município de Quixadá aconteceu a Construção de Curso Anual das escolas de nível fundamental. Os planos anuais de ensino foram atualizados, e nos de 9º ano na área de Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens foram adicionados no currículo o Sistema Avalia.

Além disso, os coordenadores solicitaram que as aulas fossem iniciadas com algum texto reflexivo contribuindo assim para a construção do pensamento crítico e reflexivo dos alunos.

 

20 a 22/01/2025: JORNADA PEDAGÓGICA NO DISTRITO EDUCACIONAL CAMPO NOVO

A Jornada Pedagógica do Município teve sua abertura no dia 17/01, foi quando encerrou o recesso dos professores e da Supervisora Juliana Matos, porém os BIDs puderam participar somente a partir do dia 20 , nas pautas que aconteceriam em cada distrito educacional. No dia 20 a Jornada iniciou com uma palestra sobre Autocuidado, frisando a importância do docente está se sentindo bem para conseguir executar um bom trabalho. Posteriormente, houve a discussão e definição das particularidades do calendário letivo local. Até o momento, a Supervisora irá lecionar Ciências em 12 turmas de 7º a 9º ano e Ensino Religioso em três turmas de 9º ano.

Registros do 1° dia da Semana Pedagógica 20/01:

 


No dia 21/01 participamos do primeiro encontro de alinhamento para Planejamento Anual Municipal de Ciências da Natureza. O encontro foi mediado pela formadora municipal de ciências, Viviane Messias e todos os professores do componente.
para projetos educacionais – interdisciplinares ou não, entre outros.

Registros do 2° dia da Semana Pedagógica 21/01:

 

O último dia da Jornada, 22/01, veio com a notícia de que a reforma realmente não iria ser concluída a tempo e que o retorno das aulas seguiria o calendário letivo. Porém, iniciando no formado remoto, através de grupos de whatsApp, já no dia seguinte (23/01). Como os professores ainda não receberam seus horários individuais, para saber exatamente em quais turmas estão com seus componentes, a Coordenadora pedagógica formulou um horário provisório para o dia seguinte. Então os professores passaram a planejar o primeiro dia de aula, buscando materiais de acolhimento e mais diagnósticos para esse contato inicial.

Registros do 3° dia da Semana Pedagógica 22/01:

 

21/01/2025 – I Formação de Professores de Naturezas (Anos Finais)

A primeira formação de professores de Naturezas do município de Quixadá, voltada para professores dos Anos Finais do ensino fundamental iniciou com o cronograma de aulas do Sistema Avalia – que consiste numa espécie de planejamento de aulas que propõe preparar os alunos para o exame do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).

A professora que estava ministrando a formação explicou o modo de funcionamento, ou seja, como a Secretaria de Educação tinha planejado os módulos de uma forma que ficassem sincronizados com o plano de ensino anual de cada turma, assim os professores conseguiriam conciliar o que o Sistema Avalia propõe de acordo com o conteúdo do livro didático planejado para cada período.

 

22/01/2025 – Planejamento na escola e tira dúvidas da Formação anterior

As bolsistas Camilla e Sara participaram do planejamento de aula juntamente com a Professora Preceptora Rose, onde a professora aproveitou para organizar as frequências dos bolsistas, em seguida a formadora de ciências da natureza Viviane Alves da secretária de educação veio para tirar qualquer dúvida que tenha ficado sobre o Sistema Avalia, que é um sistema que a prefeitura disponibilizou para as turmas avaliadas (5°, 6° e 9°).

Na imagem estão presentes as bolsistas Camilla e Sara, a professora preceptora Rose e a formadora da secretaria Viviane.

 

21/01/2025 – Palestra: A transversalidade da Educação das Relações Étnico-Raciais – Quixadá/CE

A palestra teve a participação de Edna Macedo, assessora pedagógica e a professora Dra Eliane Boa Morte. Ela se formou em pedagogia pela UFBA e se especializou em história e cultura afro-brasileira e indígena além de ser a autora do livro: “História e cultura da África nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Médio”. O objetivo da palestra era discutir as heranças de povos africanos e de povos indígenas no processo de construção da sociedade brasileira e a obrigatoriedade desses elementos na educação, para uma reflexão sobre a educação das relações étnico-raciais.

 

23/01/2025 – Formação sobre Cordel Científico – 1º encontro

Nesse dia tivemos o início da formação intitulada: O folheto de cordel científico (FCC) como recurso educacional de ensino-aprendizagem e de alfabetização científica na abordagem da Neurociência Educacional. Essa formação está sendo ministrada pelo professor doutorando, poeta e cordelista Ênio José Gondim Guimarães e está acontecendo juntamente ao núcleo de pedagogia coordenado pela professora Maria Lenúcia de Moura. O objetivo dessa formação é compreender o que é o FCC e como utilizá-lo na educação como um recurso metodológico de ensino, a fim de propiciar o ensino-aprendizagem dos estudantes.

 

30/01/2025 – Formação sobre Cordel 2º encontro

No presente dia foi dado continuidade a formação sobre: O folheto de cordel científico (FCC). O professor Ênio ministrante da formação, iniciou mostrando algumas de suas obras, para que servisse de inspiração e entendermos melhor como elaborar um cordel, após isso ele informou o passo a passo para iniciarmos a escrita de um cordel. Primeiramente deve ser feita a escolha do tema, após a escolha do tema é necessário fazer um resumo e mapeamento dos conceitos principais do tema escolhido, tendo feito isso precisa escolher uma métrica e já pode ser iniciado a escrita do cordel.

 

 

31/01/2025 – Formação sobre Cordel 3º encontro

Demos continuidade a formação, onde o momento foi dedicado para a produção dos cordéis que deverão ser apresentados na quinta feira da próxima semana. As equipes estão nesse processo de criação e podemos ver que alguns têm mais facilidade do que outros, mas a gente vai se ajudando e colaborando uns com os outros.

 

23/01/2025 – Confraternização PIBID

Iniciamos nosso encontro com uma confraternização organizada por nossa coordenadora de área Jamili, com o intuito de proporcionar um momento de descontração e socialização entre todos os bolsistas. Primeiro se iniciou com o lanche, depois fomos para um momento de descontração, lemos as frases que estavam junto com as lembrancinhas que ganhamos, algumas pessoas comentaram e outras não. No segundo momento ocorreu um sorteio, onde poderíamos escolher um presente e trocar o nosso pelo de outras pessoas, muitas pessoas queriam o mesmo brinde então se tornou uma disputa bem acirrada. A intenção dessa brincadeira era saber se éramos ou não apegados a bens materiais. Esse momento de descontração foi muito mais que uma simples brincadeira, esse momento nos deixou uma reflexão sobre o que realmente valorizamos em nossas vidas. Enquanto alguns se apegavam aos presentes escolhidos, outros demonstravam uma abertura para experimentar algo novo e trocar com o colega o presente escolhido. Essa dinâmica nos levou a questionar: até que ponto estamos realmente ligados a objetos materiais? Fica a pergunta.

 

27/01/2025 – Postagem no Instagram @pibidbiofeclesc sobre o que é a semana pedagógica.

Fonte: Autoral

Descrição: Card. Na tonalidade azul-claro ou azul pastel, com tonalidade branca e centralizada com o título sobreposto à mesma. O poste também possui elementos e textura.

 

28/01/2025 – Postagem no Instagram sobre a participação dos bolsistas na semana pedagógica da escola Padre Vicente.

Descrição: Card. Na tonalidade amarelo claro e um amarelo meio laranja nas bordas, com título centralizado “ Jornada Pedagógica Padre Vicente”.

 

28/01/2025 – PLANEJAMENTO COLETIVO NA EEF JOSÉ BONIFÁCIO DE SOUSA

As terças-feiras são destinadas ao planejamento coletivo de Ciências da Natureza. A Supervisora Juliana Matos é a única professora lotada nesse componente na EEF José Bonifácio de Sousa e, mesmo planejando individualmente e com a escola funcionando no formato remoto devido a reforma, lhe foi exigido que fosse planejar de forma presencial na EEF Nemésio Bezerra.

 

30/01/2025 – Postagem no Instagram sobre a participação dos bolsistas na Semana Pedagógica da escola José Bonifácio.

Registo dos bolsistas durante a Semana Pedagógica da escola José Bonifácio.

Fonte : Autoral

Descrição: Card na tonalidade verde escuro com detalhes em verde claro. Título centralizado “Semana Pedagógica José Bonifácio” logo abaixo, foto dos bolsistas juntamente com o restante do corpo docente da escola.

 

 

ATIVIDADES DE FEVEREIRO 2025

 

04/02/2025: (José Bonifácio) – Participamos da formação dos professores da área de Ciências da Natureza. A formação se iniciou com a apresentação do Sistema Avalia; também foi apresentada a estrutura do material didático, que se organiza em orientações didáticas e metodológicas, módulos, unidades e atividades e foram explicadas as diretrizes para a aplicação da avaliação diagnóstica, realizada ao final de cada módulo, e da avaliação de saída, destinada aos alunos do 9º ano.

 

04/02/2025: Semana pedagógica na escola Gonzaga Mota, onde ocorreu apresentações dos projetos que os professores desenvolvem e participam em eventos, envolvimento dos bolsistas em dinâmica realizada entre os professores, e os bolsistas tiveram a oportunidade de realizar o planejamento junto com a supervisora.

 

10/02/2025 – (Padre Vicente) No encontro a professora supervisora da escola Padre Vicente, reuniu os BIDs para o estudo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Documento Referencial do Ceará (DCRC). Inicialmente, foi apresentado o que são esses documentos: a BNCC, que não é um currículo, mas define as aprendizagens e habilidades esperadas na educação básica; e o DCRC, que complementa com aspectos do contexto regional. Foi informado que Quixadá ainda não possui currículo próprio, seguindo, portanto, o DCRC. Também foi explicado o código alfanumérico presente nesses documentos, informação nova para alguns bolsistas.

 

17/02/2025 – (Padre Vicente): Publicação no Instagram sobre o uso de Glitter no Carnaval. A importância da conscientização do grau de impacto que causa o glitter no carnaval e o uso do glitter biodegradável.

 

18/02/2025 – Apresentação do laboratório de Ciências na escola Gonzaga Mota, a professora supervisora Antônia ( Renata) e a professora Águida, apresentaram o laboratório de Ciências para os estudantes das turmas de 1 série.

 

20/02/2025 – Após a distribuição dos horários no planejamento, teve início uma série de observações em sala de aula durante as aulas de Biologia na escola Gonzaga Mota. As observações foram realizadas em três turmas: dois 3° anos ( A e B) e um 2° ano ( A), todas no turno da manhã, com horário fixo das 7h às 11h.

 

20/02/2025 – Ùltimo dia de formação do cordel científico, Durante essa formação, os bolsistas tiveram a oportunidade de desenvolver os próprios cordéis, abordando temas variados, os cordéis finalizados foram apresentados em um evento ao final da formação, onde cada grupo teve a chance de compartilhar suas criações.

 

24/02/2025: Publicação no instagram (José Bonifácio) – Pesquisadores acreditam que o primeiro registro de um beijo pode estar nas pinturas rupestres do Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí.Um achado milenar que revela o afeto na pré-história brasileira.

 

25/02/2025: (José Bonifácio) – No planejamento de aulas entre os BIDs e a supervisora, a professora Juliana Matos nos mostrou no livro didático os conteúdos que ela estava abordando nas turmas de 8° anos. Juntamente com os pibidianos ela foi montando o planejamento de como seria trabalhado esses conteúdos de uma forma mais lúdica; a fim de complementar o conhecimento dos alunos separamos dois materiais didáticos denominados de “fases da lua na caixa” e “eclipses solares e lunares na caixa“ que seriam utilizados na turma após a aula expositiva onde os estudantes teriam a oportunidade de visualizar na prática cada etapa dos conteúdos vistos.

 

25/02/2025:(Padre Vicente)Em uma observação de aula de Ciências na turma de  6° ano C  a professora  realizou uma sondagem para entender os conhecimentos prévios dos alunos sobre o conteúdo que seria abordado. Para que ela possa ter uma base das necessidades dos alunos.

 

26/02/2025: (José Bonifácio) – No primeiro momento da observação de aula, nas turmas do 8° ano A e B, a professora Juliana se apresentou à turma, seguida por nós, bolsistas do PIBID, que também nos apresentamos e explicamos brevemente sobre o programa. Em seguida, realizamos uma dinâmica sobre as emoções, proporcionando um momento bastante interativo. No segundo momento, de caráter teórico, a professora abordou as fases da Lua e os eclipses solar e lunar, levamos uma caixa ilustrativa com as fases da Lua, permitindo que os alunos observassem e identificassem cada uma delas.

 

28/02/2025 – Post sobre a apresentação do cordel: O mundo mágico das células. O post/reels e cordel foi desenvolvido pelos BIDS: Jamile Cavalcante, Sabrina Oliveira, Leivania Xavier e Cícero Romão, da escola Gonzaga Mota.

 

 

ATIVIDADES DE MARÇO 2025

 

07/03/2025 – No dia em questão realizou-se a postagem na plataforma Instagram, em formato de reels. A publicação consistia em um vídeo sobre a produção de cordel da segunda equipe da escola Gonzaga Mota, que tinha como título Sistema respiratório.

 

10/03/2025:( Padre Vicente) Durante o  planejamento a supervisora nos mostrou como funciona o sistema online da escola. Foi abordado sobre a prova diagnóstica do avalia para 9° e 8° ano, que serve para avaliar o conhecimento dos alunos.

Imagem 19: 10/03/25 – Prova diagnóstica do Avalia

Imagem 20: 10/03/25 – Plano semanal

 

A prova de ciências da natureza aborda questões como o BRICS, avanços de produção do sistema capitalista, questões de geografia e entre outras. E foi mencionado também, um pouco sobre o plano de aula que é feito semanalmente e para encerrar dividimos as publicações do instagram para que a cada semana uma pessoa ficasse responsável pelos posts assim.

11/03/2025: (José Bonifácio) – Na reunião de planejamento realizada com a professora e os BIDS, foram discutidas as ações pedagógicas referentes aos conteúdos trabalhados na semana de 10 a 14 de março, bem como o planejamento das atividades para a semana seguinte, de 17 a 21 de março. 

 

13/03/2025:(Padre Vicente) Produção de infográfico como atividade de Formação “Comunicação na Era Digital”. A formação teve como objetivo trazer conhecimento e mais técnicas do uso de ferramentas para melhorar o desempenho dos bolsistas como o por exemplo, o Canva, para a elaboração de infográficos e publicações, no geral.

 

11/03/2025 – Nesse dia deu início ao workshop de design gráfico, o palestrante falou sobre como seria o andamento do workshop, falando sobre frequência, andamento do evento, e a plataforma onde seria feito os encontros posteriores. O workshop se prolongou pelos dias 11, 12, 13 e 14 de março de 2025.

 

12/03/2025: Publicação no instagram (José Bonifácio) – Foi publicado um reels sobre a apresentação de um cordel científico, elaborado pelos bolsistas: Arthur, Cintia, Leticia e Miguel, no qual o tema foi “O ciclo da água”. Essa foi a segunda equipe da escola José Bonifácio a apresentar o cordel.

 

14/03/2024:(Padre Vicente): Formação Pedagógica Histórico-crítica e ensino fundamental: Anos iniciais. A formação teve como objetivo abordar os fundamentos marxistas da pedagogia histórico crítica, buscando a possibilidade de implantá-la no ensino fundamental. Isto por meio da leitura de obras clássicas, conhecendo  as diferenças de cada um.

 

17/03/2025 – Na tarde do dia 17, segunda-feira, os bolsistas da escola Gonzaga Mota realizaram o momento de café com poesia, onde se reuniram e cada um levou algum alimento para ser compartilhado no momento – café, suco, salgados, fruta, cuscuz, bolachas e bolo – fizeram um banquete de conhecimento, a leitura individual de algum texto/poema do gosto de cada, um momento muito proveitoso e que será feito de agora em diante.

 

20/03/2025: (José Bonifácio) –  Observação de aula nas turmas do 7° ano C e D; Durante a aula foi abordado o tema “A importância da água”, em referência ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. A professora Juliana utilizou um material didático composto por slides, vídeos e música. Em seguida, os alunos fizeram uma atividade sobre a importância da água.

 

20/03/2025: Na manhã deste dia os bolsistas da escola Gonzaga Mota foram divididos entre a sala de aula e a biblioteca da Escola para ajudar a professora na organização do inventário dos materiais do laboratório de ciências e a produção do documento de Diagnóstico da Escola.

 

 

ATIVIDADES DE ABRIL 2025

 

01/04/2025 – Planejamento com a Professora Supervisora na escola Gonzaga Mota. Na tarde do dia 1º de abril, houve uma celebração simples entre os bolsistas para comemorar o aniversário da professora supervisora, que proporcionou um momento de interação entre a equipe.

 

17/03/2025:(Padre Vicente) A publicação retrata o modo como a ciência está cada vez mais inserida no cinema e no cotidiano das pessoas. No post, o filme utiliza a ciência como sua fonte de embasamento, retratando personagens e acontecimentos.

01/04/2025: (José Bonifácio) – No planejamento com os BIDs e a professora Juliana Matos, que ocorreu no dia primeiro de abril, houve vários assuntos que foram abordados, como a Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que será realizada na escola.

 

03/04/2025  – Na referida data, os bolsistas acompanharam as aulas de Biologia das turmas de 2º e 3º ano do ensino médio da escola Gonzaga Mota. Durante o turno, foram realizadas revisões para simulados, onde a professora regente, com o apoio dos BIDs, organizou e apresentou os conteúdos que seriam cobrados na prova.

 

04/04/2025: (José Bonifácio) – Observação de aula; Durante a aplicação da avaliação bimestral da turma do 7º ano (tanto o A como o B),  foi observado que os alunos não poderiam  escrever nas folhas de avaliação, de forma que, a avaliação só continha questões de múltipla escolha.

 

22/04/2025: (Padre Vicente) – Uma observação de aula a professora foi repassado uma revisão sobre os conteúdos abordados nas aulas anteriores que foram formações rochosas, os alunos foram questionados a responderem o que eram essas formações e os seus tipos.

 

23/04/2025: Publicação no instagram (José Bonifácio) – No referido dia, a postagem realizada, tratou-se de uma curiosidade recente, sobre a descoberta de uma molécula que pode estar associada à vida no exoplaneta K2-18b – a 120 anos-luz da Terra.

 

24/04/2025 – A turma do 3B da escola Gonzaga Mota, teve como responsável pela regência o BID André, o conteúdo abordado foi características do crescimento populacional, foi montada uma aula e a mesma foi concluída por completo e, em seguida, foi proposta uma atividade, com ajuda da BID Beatriz, para os alunos e teve o visto, que possivelmente irá contar como avaliação qualitativa.

 

24/04/2025 – Regência na turma do 2ºA na escola Gonzaga Mota,  responsável pelo BID Cícero, que em conjunto com a Renatinha e Aguida, dividiram a aula em duas partes teóricas, onde foi abordado o tema sobre Fotossíntese.

 

25/04/2025 – Na sexta-feira do dia 25, a bolsista Jamile Da escola Gonzaga Mota, produziu um post acerca da conscientização sobre o autismo.

 

29/04/2025 – No presente dia, foi realizado um momento de recomposição da aprendizagem na escola Gonzaga Mota, cujo objetivo principal é, como o próprio nome sugere, recompor conhecimentos essenciais que ainda não foram plenamente assimilados pelos estudantes.

 

30/04/2025: (José Bonifácio) – O bolsista Alessandro na sua regência, nas turmas do 7° C e D, abordou os fenômenos naturais: terremotos, vulcões e tsunamis. A aula teve início com uma breve retomada do conteúdo da aula anterior, ministrada pela professora Juliana Matos, sobre placas tectônicas.

 

 

ATIVIDADES DE MAIO 2025

 

05/05/2025 – No dia em questão, no período da tarde, os bolsistas da escola Gonzaga Mota realizaram o planejamento e a customização de uma caixa que seria usada no Jogo dos Sentidos durante a Feira de Matemática, na semana da OCACE – Olimpíada, Científica, Artística, Cultural e Esportiva.

 

06/05/2025 – No dia em questão, foi realizada a feira da matemática durante o evento da OCACE no dia 6 de maio na escola Gonzaga Mota. No exato dia, na parte da manhã, os bids André e Helen ficaram responsáveis por realizar o Jogo dos Sentidos, que havia sido planejado com os bolsistas e a supervisora.

 

06/05/2025 – Foi realizado o planejamento das atividades do PIBID na Escola José Bonifácio. O foco principal foi a criação da Comissão Co-Vida para a VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente e a organização das aulas para as turmas do 7º, 8º e 9º anos.

 

08/05/2025: (José Bonifácio) – Regência Miguel Castro; bolsista Miguel Castro ministrou uma regência nas turmas do 7° ano A e B, abordando o conteúdo “Catástrofes Naturais: Terremotos, Tsunamis e Vulcões”.

 

08/05/2025: Reunião com a coordenadora de área e os BID’s; Durante a reunião, foram passados alguns avisos gerais e informações importantes sobre o programa como, por exemplo, a visita, em agosto, dos supervisores do CAPES que irão ver os resultados obtidos pelos integrantes do pibid durante o semestre.

 

09/05/2025: (José Bonifácio) – A regência do bolsista Arthur foi abordado em ambas as turmas o conteúdo de Briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas abordando as características de cada grupo e os ciclos reprodutivos.

 

09/05/2025: ( Padre Vicente) A bolsista Estela deu a sua primeira regência, conteúdo sobre as constelações e os asterismos. Dentre eles suas características, definições e conceitos no geral. Finalizou a regência com uma dinâmica com a turma.  A dinâmica consistiu em um pequeno quiz, sobre o que foi abordado na aula, os alunos se dividiram em 4 grupos, foi pedido que cada equipe fizesse quatro placas de A à D. As perguntas foram aparecendo no projetor e cada equipe tinha 20 segundos para cada equipe pensar na sua resposta e levantar a placa. Os alunos tiveram uma ótima participação e aproveitamento do conteúdo.

 

12/05/2025:(Padre Vicente) – A publicação fala sobre doenças raras, que são condições que afetam um pequeno número de pessoas em comparação a população geral. E que para uma doença ser considerada rara ela tem que afetar até 65 pessoas a cada 100 mil. Foram mostrados exemplos de doenças raras e como elas afetam as pessoas que vão possuir essas doenças.

 

14/05/2025:  (José Bonifácio) – Regência Alessandro 7° C e D, com tema da aula sendo “Biomas brasileiros e biodiversidade”. As atividades foram divididas em dois momentos: um teórico e outro prático. Na parte teórica, foram apresentados os principais conceitos relacionados ao conteúdo, e na a etapa prática, foi realizado uma dinâmica sobre cadeias e teias alimentares.

 

14/05/2025: Publicação no instagram (José Bonifácio) – O gigante adormecido há 250 mil anos pode estar dando sinais de vida! O Vulcão Uturuncu, na Bolívia, intriga cientistas com sua movimentação subterrânea. Será que ele vai despertar?

 

14/05/2025 – Minicurso de “Educação Sexual nas escolas: lutando para o fim da discriminação sexual e de gênero na escola.” realizado  pela bolsista Jamile. na escola Gonzaga Mota.

 

15/05/2025 – Regência sobre Sucessão Ecológica na turma do 3º ano B pela bid Jamile. onde a mesma abordou temas como seleção natural, extinção, evolução, entre outros. E apresentou imagens de um meteoro atingindo a Terra e uma floresta densa e questionou aos alunos qual é a relação daquelas duas imagens para que os mesmos refletissem.

 

15/05/2025 – Na aula em questão, conforme o planejamento realizado em conjunto com a professora supervisora Renatinha e com a professora da disciplina, Águida, foi finalizado o conteúdo sobre fotossíntese pelo bolsista Cícero, com um jogo didático chamado Kahoot.

 

15/05/2025: (José Bonifácio) – Regência da bolsista Talita e a observação da bolsista Rosymelry; Regência nas turmas do 7º ano A e B, abordando os biomas brasileiros e conceitos ecológicos. A aula transcorreu de forma tranquila e participativa. Foi apresentado pela bolsista um recurso didático, confeccionado com materiais recicláveis e desenhos autorais, o que ajudou os alunos a visualizarem os conteúdos de maneira mais concreta e acessível.

 

15/05/2025: (José Bonifácio) –  A EEF José Bonifácio realizou a etapa escolar da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, considerada a fase mais importante do evento dentro da instituição. O momento foi marcado pela presença ativa de estudantes, educadores, famílias, parceiros e convidados, que se reuniram para dialogar, refletir e propor ações diante dos desafios socioambientais da atualidade.

 

16/05/2025: (José Bonifácio) – Regência Rosimelry 8° ano A e B; O conteúdo abordado na regência da bolsista Rosimelry foi sobre os grupos de plantas Gimnospermas e Angiospermas abordando os ciclos reprodutivos, polinização e algumas espécies de plantas dos respectivos grupos por meio de imagens.

 

19/05/2025: PIBID: Audiência Pública – Debater o Programa Inst. de bolsa de iniciação à docência. A Assembleia Legislativa do Ceará realizou uma audiência pública para realçar a importância do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência).

 

20/05/2025:( Padre Vicente) – Observação de aula no 6° ano C. A professora ministrou uma aula com o conteúdo sobre células, perguntando aos alunos o que foi visto na aula passada como os seres unicelulares, pluricelulares e multicelulares.  A professora utilizou uma imagem do livro para que os alunos pudessem ver o que é uma célula e questionando a eles qual era o tipo de célula representada ali.

 

28/05/2025 – Reunião na Comissão Educacional: Discussão e Votação para as propostas Legislativas. O projeto do PL fica pibid, foi passado na primeira comissão de educação que é muito importante para o projeto virar lei, porém ainda falta ser aceito em mais duas comissões que é de orçamento e finanças e depois para comissão de constituição e justiça.

 

30/05/2025: Post sobre a votação do projeto de lei N° 7552/2014 pela bolsista Sabrina, da escola Gonzaga Mota.

 

 

ATIVIDADES DE JUNHO 2025

 

02/06/2025 – Na tarde de segunda-feira, os bolsistas se reuniram com a Supervisora para o planejamento semanal.

 

04/06/2025: (José Bonifácio) – Na presente data ocorreu a reinauguração da escola. O momento contou com a presença de gestores da escola, comunidade, professores e políticos dentre eles o prefeito.

 

04/06/2025: Publicação no Instagram (José Bonifácio) – Durante o mês de maio, nossos pibidianos colocaram a mão na massa e assumiram a frente das aulas com muita dedicação, criatividade e sensibilidade. As regências foram momentos de troca, aprendizado e construção coletiva, tanto para quem ensina quanto para quem aprende. Cada aula foi uma oportunidade de transformar teoria em prática, fortalecer vínculos com os alunos e vivenciar de perto os desafios (e encantos) da docência.

 

04/06/2025 – (Padre Vicente) Regência da BID Evilly, Dividiu os alunos em duas equipes, que deveriam competir entre si para ver quem conseguia acertar mais questões. Essa dinâmica colocava perguntas repetidas para que eles conseguissem utilizar do conhecimento adquirido ao errar uma questão para acertar outras.

 

05/06/2025 –  No dia em questão, depois do intervalo aconteceria a aula na turma do 2º ano A na escola Gonzaga Mota, mas como era o dia Mundial do Meio Ambiente, o diretor dispensou as últimas aulas, e no período aconteceu o café Com poesia, onde vários alunos trouxeram uma poesia sobre o meio ambiente e leram no pátio da escola.

 

05/06/2025 – Regência sobre Introdução a Genética na turma da 3º série B pela BID Beatriz na escola Gonzaga Mota. A bid ministrou duas aulas sobre Introdução a Genética, onde a primeira aula foi destinada a abordagem da teoria, explicando sobre, alelos, genes, hereditariedade, genótipo, fenótipo, gene dominante e gene recessivo.

 

05/06/2025: Reunião com a Coordenadora institucional da Bolsa PIBID e a coordenadora de área Jamili Silva.

06/06/2025: (Padre Vicente) Regência da bolsista Stella com o conteúdo  sobre as propriedades da água e a composição da matéria. De início a bolsista apresentou o que seria abordado durante a aula e foi questionando aos alunos o que eles entendiam sobre os estados físicos da matéria, sugerindo que eles dessem exemplos. Foram abordadas situações hipotéticas, para que os alunos pudessem pensar, como o que aconteceria se a densidade da água sólida fosse maior o que fez com que os alunos participassem mais da aula dando suas respostas para a situação.

 

09/06/2025: (Padre Vicente) – A publicação foi  preparada para explicar de forma fácil como o cérebro participa das emoções que sentimos no dia a dia. Onde é esclarecido sobre a amígdala, o sistema límbico e o córtex pré-frontal que são estruturas que ajudam a explicar por que sentimos medo, amor, raiva e muito mais.

 

10/06/2025 – Regência sobre a Bucha Vegetal na turma da 3º série D pela bolsista Helen, na escola Gonzaga Mota.

12/06/2025: Regência na turma de 2°A da escola Gonzaga Mota sobre o sistema digestório com a regente Sabrina.

 

12/06/2025: (José Bonifácio) – A regência do bolsista Miguel Castro, no 7º ano A, teve o tema: Biomas Brasileiros. Ele fez a explanação do conteúdo utilizando o livro didático e anotações no quadro; os biomas estudados em aula foram a Caatinga, o Pantanal, o Pampa e o Bioma Marinho-Costeiro.

 

18/06/2025: (José Bonifácio) –  Regência dos bolsistas Alessandro, Letícia e Dayane; Nesse dia, no 7° D, foi feita uma revisão para os alunos, que consistia em eles ouvirem a pergunta que era lida pelos bolsistas e, em seguida, levantarem a mão para o item que achavam que estava certo. A participação dos alunos foi muito boa e a dinâmica de revisão correu muito bem. Depois da revisão, foram entregues as provas e iniciada a avaliação. O mesmo foi aplicado no 7° ano C.

 

20/06/2025:(José Bonifácio) – Regência da bolsista Rosimelry de revisão para avaliação bimestral; Nas turmas de 8° anos A e B foi realizada as revisões sobre os conteúdos vistos nas aulas anteriores dos bolsistas Arthur e Rosimelry para que os alunos pudessem relembrar alguns conceitos, tirarem suas dúvidas acerca dos tópicos abordados na revisão para a avaliação bimestral.

 

24/06/2025 – Na ocasião, foi organizado uma versão especial do café com poesia agora com a versão festa junina, onde os BIDS poderiam trazer versos de poesia, texto e música para celebrarmos o contexto histórico e cultural dessa tradição nordestina.

 

25/06/2025: (José Bonifácio) – A regência em questão foi elaborada pelos bolsistas Alessandro, Dayane e Letícia. No entanto, apenas Alessandro e Letícia puderam apresentá-la nas turmas do 7° C e D. A temática abordada envolveu adolescência, puberdade, métodos contraceptivos, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), gênero e sexualidade.

 

26/06/2025: (José Bonifácio) – A regência dos bolsistas Cíntia e Miguel tinha o tema: “Ecologia: espécies e biomas brasileiros ameaçados de extinção”. A aula começou com os bolsistas fazendo perguntas para despertar a curiosidade dos alunos, que demonstraram bastante interesse.

 

26/06/2025: (Padre Vicente) –  Formação do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) com o tema sobre as Relações Étnico-Raciais e de Gênero na Educação.

 

30/06/2025 – XXII MATAP – Mostra de Atividades, Trabalhos e Projetos – Na manhã do dia 30, segunda-feira, ocorreu a XXII MATAP da EEM Gonzaga Mota, onde os alunos realizaram apresentações de atividades, trabalhos e projetos.

 

 

ATIVIDADES DE JULHO 2025

 

03/07/2025 – (Padre Vicente) Live: Respeito e valorização das diversidades étnicas raciais de gênero.

A live foi ministrada pela professora Marta Aparecida Garcia Gonçalves, coordenadora institucional do PIBID na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e representante da região Nordeste no FORPIBID. Conduziu a apresentação destacando seu comprometimento com a inclusão social e educacional.

 

07/07/2025 – (Padre Vicente) Publicação informativa sobre o HPV, como ele é transmitido, sintomas e meios de prevenção que é por meio da vacinação que está disponível gratuitamente no SUS.

 

21/07/2025 – (Padre Vicente) Publicação sobre as corujas e algumas questões sobre com o objetivo principal de divulgar conhecimento científico de forma acessível e atrativa, focando em curiosidades sobre as corujas dentro do contexto da Biologia.

 

24/07/2025: Reunião na quinta-feira 24 de julho, para o estudo do projeto de biologia e planejamento das próximas atividades.

 

 

17/07/2025: Trilha do vale perdido realizada por bolsistas, e compartilhamento reflexivo de diários de bordo.

 

24/07/2025: Reunião para estudo do Projeto de biologia e planejamento das próximas atividades.

25/07/2025: Post sobre o dia internacional da mulher negra latino-americana e caribenha.

 

25/07/2025:(Padre Vicente) – Reunião da supervisora e PIBIDs, repasse e troca de ideias dos bolsistas e supervisora, sobre as atividades e ações que serão desenvolvidas na escola.

 

 

30/07/2025: Reunião com supervisora Renata durante o recesso dos bolsistas na faculdade.

 

31/07/2025:(Padre Vicente) – Planejamento com a supervisora e PIBIDs. Planejamento e organização das atividades que serão desenvolvidas no início do novo bimestre do ano.

 

ATIVIDADES DE AGOSTO 2025

 

01/08/2025: publicação no Instagram oficial do PIBID Biologia FECLESC um podcast relacionado a temas de Biologia para diferentes pessoas dentro da escola Gonzaga Mota. O post consiste em duas perguntas que repercutiram no âmbito escolar entre os alunos. Essas eram: Como a cobra respira? e, Mulheres têm mitocôndria? Essas perguntas foram feitas tanto para professores como para alunos.

 

06/08/2025 – Oi galera! Sabia que o morango do amor pode ser doce por fora e tóxico por dentro?

O morango é uma das frutas com mais agrotóxicos no Brasil, e quando vem cru, coberto de açúcar e sem lavar, o risco aumenta.

Link do post: https://www.instagram.com/p/DNB4gutSc1V/?igsh=MWJxc2Z0a3gyM3Y3bw==

 

06/08/2025: (Padre Vicente): realizada postagem no Instagram abordando a definição de COP 30, quando acontece, quem participa, onde vai acontecer, quais as propostas e por que é importante.

 

07/08/2025 – Na tarde do dia 07, os bolsistas do núcleo de biologia tiveram uma reunião com a coordenadora de área Jamili Fialho, juntamente das professoras supervisoras Francisca Antônia (Renata), Juliana Matos e Rose Sousa, de suas referentes escolas EEM Gonzaga Mota, José Bonifácio e Padre Vicente, para planejar o evento de socialização do PIBID, o qual acontecerá de seis em seis meses, com enfoque na mostra e exposição das atividades realizada pelos bolsistas, na reunião separamos as últimas atividades pendentes para concluirmos e realizarmos para a socialização.

 

08/08/2025 – Post no Instagram (Dia Nacional da Prevenção e Controle do Colesterol) produzido pela bolsista da escola Gonzaga Mota Leivânia Xavier. O post foi desenvolvido para ser publicado no dia 8 de agosto, que é o Dia Nacional da Prevenção e Controle do Colesterol. A postagem trouxe as seguintes informações: o que é o colesterol; quais os tipos de colesterol; formas de obtenção; quais problemas de saúde podemos desenvolver por causa do colesterol; as causas das alterações nos níveis; formas de prevenção e tratamento.

 

12/08/2025 – Encontro de formação com a professora supervisora Juliana que compartilhou seus conhecimentos sobre sucessão ecológica, temática do seu mestrado. Ela explicou como esse processo natural ocorre gradualmente nos ecossistemas, passando por diferentes estágios até alcançar o equilíbrio, conhecido como clímax. Durante a fala, destacou exemplos práticos e relacionou o conteúdo à realidade escolar, mostrando como o tema pode ser trabalhado em sala de aula de forma contextualizada. Sua contribuição enriqueceu a formação, aproximando a teoria acadêmica da prática docente.

 

13/08/2025- primeiro dia de formação com a supervisora Francisca Antônia (Renata). A Supervisora apresentou o tema central: Metodologias Ativas. Durante a explanação foram abordados: o conceito e a origem do termo “metodologias de ensino”; a importância de compreender e aplicar diferentes metodologias; as principais metodologias: tradicional, construtivista, sociointeracionista, ativa, freireana e montessoriana; exemplos práticos de aplicação dessas metodologias. Além disso, a Supervisora explicou critérios para a escolha da metodologia adequada em diferentes situações de ensino.

 

14/08/2025 – Olá, Pessoal! Vocês sabiam que alguns elementos químicos essenciais para a tecnologia estão presentes em coisas do nosso dia a dia? Neodímio, Cério, Itérbio e outros fazem parte de celulares, carros elétricos, turbinas e até equipamentos médicos! A extração desses elementos gera impactos ambientais e está concentrada em poucos países, tornando-os recursos estratégicos.

Link do post: https://www.instagram.com/p/DNWinOvSkdC/?igsh=aWI3ZGN1dHo1YWwx

 

14/08/2025: (Padre Vicente) – Formação com a supervisora Roselene, momento em que foram abordados os tipos de avaliações como as formativas, somativas e diagnósticas.

 

15/08/2025- Post no Instagram elaborado pelo bolsista Cícero Batista da escola Gonzaga Mota, com foco na temática de Bioluminescência, um fenômeno natural que desperta curiosidade e encanta pela sua beleza singular.

 

18/08/2025: (Padre Vicente) – Postagem do Instagram sobre Distúrbios do Sistema Nervoso com o objetivo de informar e trazer alguns exemplos de patologias que podem afetar o sistema nervoso além de trazer algumas dicas de hábitos preventivos.

 

19/08/2025 – formação em que a supervisora Juliana apresentou sua pesquisa de mestrado intitulada “Revegetação de Áreas Antropizadas da Caatinga com Espécies Nativas”. Ela trouxe informações importantes sobre a composição das florestas, o funcionamento dos ecossistemas e os impactos que os afetam diretamente.

21/08/2025: (Padre Vicente) – Formação com a Supervisora Rose sobre os estágios supervisionados e também apresentou a comunicação não violenta, com  base no livro  “Comunicação não violenta – Técnicas para aprimorar relacionamentos, pessoas e profissionais” do autor Marshall B. Rosenberg.

 

22/08/2025 – Olá, pessoal! Já ouviu falar em “pulmão de pipoca”? É uma doença grave, sem cura e ligada ao uso de vapes. Ela destrói os bronquíolos, causando falta de ar, tosse e danos permanentes aos pulmões. O que parece inofensivo pode custar sua saúde para sempre.

Link do post: https://www.instagram.com/p/DNpIurmN-S6/?igsh=MTJhYTJ2aGZ0d3Rkag==

 

22/08/2025- Post no Instagram desenvolvido pela bolsista Stephany Kelly, da escola Gonzaga Mota, com o tema: A Flor que Nasceu da Lua: A Lenda da Vitória-Régia”, um mito de origem dos povos da Amazônia (Tupi), que mistura natureza, cultura e poesia.

 

25/08/2025 (Padre Vicente): Postagem no Instagram sobre o Mês da Visibilidade de Altas Habilidades/Superdotação, com informações pertinentes sobre essa condição.

 

25/08/2025: (Padre Vicente) – Organização da sala para a Socialização dos resultados do PIBID da FECLESC/UECE. Os bolsistas se dedicaram a deixar o espaço arrumado, acolhedor e com todo o material produzido ao longo desse período, preparando tudo para que as pessoas pudessem acompanhar as apresentações das três escolas.

 

26/08/2025: (Padre Vicente) – Socialização dos resultados do PIBID da FECLESC/UECE, ocasião em que apresentamos o desenvolvimento das atividades ao longo do primeiro semestre, destacando as ações realizadas, as regências, os projetos e demais atividades.

 

27/08/2025 – Olá, pessoal!! Ontem, 26 de Agosto de 2025, tivemos a socialização dos núcleos de PIBID da Feclesc. Confiram alguns recortes desse momento! Nós, bolsistas, compartilhamos experiências, mostramos materiais didáticos produzidos para a sala de aula e refletimos sobre os aprendizados vividos em regência e convivência.

Link do post:https://www.instagram.com/reel/DN3il903rOe/?igsh=MTh2bng4NHJqaDNiNw==

 

29/08/2025- Post no Instagram sobre a Socialização dos Resultados do PIBID, produzido pela bolsista Stephany da escola Gonzaga Mota. O post consiste em um vídeo publicado em forma de reels do Instagram, uma gravação do momento de socialização dos resultados do PIBID, especificamente, a interação dos bolsistas com a Coordenadora Institucional da UECE, Profa. Jaqueline Rabelo.