Alunos da Escola de Cidadania Padre Bomfim, contemplada com ações do PIBID/Pedagogia/FAEC em Crateús, conquistam 36 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)
19 de agosto de 2025 - 14:49
A Escola Padre Bonfim, localizada em Crateús/CE, comemora um resultado histórico na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Com dedicação, estudo e apoio pedagógico, seus alunos conquistaram 36 medalhas nesta edição: 23 de ouro, 9 de prata e 4 de bronze.
Organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB), a OBA envolve escolas de todo o país, estimulando o estudo da astronomia e da astronáutica entre alunos do ensino
fundamental e médio.
Nas palavras da professora Sáfira Ribeiro, diretora geral da escola, “a participação e premiação na OBA é uma conquista que reflete o esforço conjunto da escola. Todos têm um papel fundamental nesse processo, despertando nos alunos o interesse pela ciência e incentivando a busca pelo conhecimento. Mais do que medalhas, essa experiência fortalece o aprendizado e valoriza o trabalho colaborativo que é desenvolvido diariamente.”
O professor Lucas Melgaço, coordenador do Núcleo de Pedagogia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Faculdade de Educação e Ciências Integradas de Crateús (FAEC/UECE), que tem atuação direta de bolsista na escola, pontua que o resultado é fruto do empenho conjunto de alunos, professores e gestão escolar, mas também passa pelo apoio que os Pibidianos dispensam às ações diárias da escola. Ele destaca que “é perceptível o entusiasmo e a dedicação dos estudantes às ações desenvolvidas pelos bolsistas, e que essas medalhas representam a força do trabalho coletivo e o poder transformador da educação”.
No âmbito do Núcleo de Pedagogia do PIBID/FAEC, a Universidade Estadual do Ceará (UECE), reafirma seu compromisso de integrar escola e universidade no desenvolvimento da ciência; reconhece o belo trabalho que os profissionais da Escola de Cidadania Padre Bonfim prestam à sociedade crateuense; e parabenizam toda a comunidade escolar pela conquista, em especial os alunos medalhistas.