Eixo Mentoria
O eixo da mentoria na docência universitária proporciona, aos(as) docentes ingressantes, uma sistemática de orientação, apoio e acompanhamento pedagógico no decorrer do primeiro semestre de inserção na UECE, por meio da colaboração entre docentes ingressantes e docentes “mais experientes”, segundo determinados aspectos acadêmicos e maior tempo de atuação na docência universitária, denominado, aqui, de professor(a colaborador(a).
A metodologia de trabalho da mentoria, fundada na relação dialógica entre pares com fins de aprendizagem colaborativa e aprimoramento mútuo da prática docente, se apoia nos seguintes princípios:
● Presencialidade como condição necessária a relações de proximidade entre os sujeitos envolvidos no processo de mentoria;
● Ensino na graduação como o foco das experiências formativas;
● Organização de comunidades de aprendizagens interdisciplinares como instrumentos fundamentais do processo formativo;
● Exercício da escuta ativa e respeito pelos conhecimentos e experiências prévios dos (as) docentes ingressantes, adotando suas posições como ponto de partida para a análise de situações de ensino;
● Valorização da autonomia pedagógica alicerçada na fundamentação teórica e na elaboração de experiências didáticas contextualizadas nos centros/faculdades e cursos;
● Problematização e reflexão crítica colaborativa e propositiva sobre o exercício da prática docente, com destaque nas potencialidades e nos pontos de aprimoramento.
Nesse sentido, são objetivos do eixo da mentoria na docência universitária:
● Apoiar a ambientação do(a) docente ingressante em seu contexto institucional específico de atuação (Centro/Faculdade, curso e turmas de alunos), colaborando para a superação de dificuldades relativas a processos acadêmicos e pedagógicos adotados na universidade;
● Propiciar e fortalecer a constituição de comunidades de aprendizagem com foco na construção de conhecimentos pedagógicos e no aprimoramento da prática docente;
● Possibilitar o aprofundamento das temáticas estudadas no eixo de formação pedagógica (eixo 2), ressaltando o planejamento didático, a avaliação da aprendizagem e metodologias que integrem ensino, pesquisa e extensão;
● Cooperar, com o(a) docente ingressante, no processo de planejamento, desenvolvimento e avaliação de experiências didáticas e na reflexão crítica e propositiva sobre a prática docente, com base em evidências obtidas em situações reais de ensino;
● Orientar a produção e a socialização de registros reflexivos sobre a prática docente.
Para atender a esses objetivos, ao longo do processo de tutoria, os (as) professores(as) ingressantes participam de um conjunto de atividades formativas de caráter colaborativo que envolvem:
● A apropriação da política de graduação da UECE (PPI 2022-2026) e do sistema institucional de avaliação discente, bem como do projeto pedagógico do(s) curso(s);
● O aprofundamento do conhecimento sobre os processos inerentes à docência no ensino superior, com destaque para o planejamento didático, a avaliação da aprendizagem e metodologias que integrem ensino, pesquisa e extensão;
● A reelaboração dos planos das disciplinas que serão ministradas por cada professor (a) ingressante, considerando o projeto pedagógico do curso, as ementas das disciplinas e o contexto específico da prática docente;
● O planejamento de uma experiência didática a ser desenvolvida em uma das turmas de uma das disciplinas ministradas, selecionada com base em critérios definidos pelo(a) docente ingressante;
● A produção de um registro crítico-reflexivo sobre a experiência didática vivenciada por meio da escrita de um Caso de Ensino;
● A elaboração de um projeto institucional de pesquisa ou de extensão, ou de monitoria, ou interdisciplinar de ensino, conforme escolha do(a) docente ingressante, segundo modelos definidos pelas pró-reitorias afins.
Em linhas gerais, nesse eixo do PPU, sob o apoio e o acompanhamento de professores(a) mais experientes, os(a) professores(a) ingressantes engajam-se em um processo de problematização e reflexão crítica e são instigados a elaborar alternativas pedagógicas pertinentes e inovadoras diante de problemas e dilemas vivenciados no exercício cotidiano do magistério, em um movimento permanente entre ação, reflexão sobre a ação realizada e nova ação modificada pela reflexão.
As atividades desse eixo são desenvolvidas por meio de encontros presenciais, individuais e coletivos, entre os(as) docentes ingressantes e os(as) professores(as) colaboradores (as). Ao longo do primeiro semestre de inserção do(a) docente ingressante na UECE são ofertados, no mínimo:
● quatro encontros individuais, com duração mínima entre 50 e 60 minutos cada e;
● quatro encontros coletivos, com duração mínima de 120 minutos cada.
Nos encontros coletivos, um(a) professor(a) colaborador(a) reúne-se com o conjunto dos(as) docentes ingressantes sob seu acompanhamento para oportunizar, sobretudo, o aprofundamento das temáticas, estudadas no eixo Pedagógico (eixo 2) e a socialização das experiências vivenciadas pelos participantes.
Nos encontros individuais, o(a) professor(a) colaborador(a) desenvolve, com cada docente ingressante em particular, um processo cooperativo de planejamento, desenvolvimento e análise crítica de experiências didáticas vivenciadas no contexto específico da prática docente e orienta a produção de um Caso de ensino e de um projeto de pesquisa ou extensão, ou monitoria, ou ainda interdisciplinar de ensino.
É realizado, também, um encontro que marca a conclusão do eixo de mentoria e do próprio PPU, reunindo todos os(as) docentes ingressantes, os (as) docentes colaboradores(as) e os(as) coordenadores(as) da formação, realizado no Campus do Itaperi, em Fortaleza.
Esse encontro de culminância é um momento de socialização geral dos aprendizados construídos e de suas repercussões no exercício da docência. E, portanto, é organizado de modo a possibilitar que os(as) professores(as) ingressantes apresentem relatos das experiências didáticas vivenciadas e suas produções acadêmicas (Casos de ensino; Projetos de pesquisa ou extensão ou monitoria ou interdisciplinares de ensino; materiais didáticos produzidos, etc) realizadas no decorrer do percurso formativo.
Concluída a descrição dos três eixos que compõem o programa Pedagogia Universitária, a seguir esclarecemos o emprego de casos de ensino como um dispositivo de formação docente.