Apresentação do Programa
Considerando a importância de acolhimento aos novos docentes e principalmente a fundamentalidade de promover uma rápida incorporação desses aos procedimentos/processos e ações próprios da prática docentes na Universidade e, considerando ainda as especificidades de cada instituição de ensino e os princípios propostos no plano de desenvolvimento profissional docente da UECE (PDPD) – Aprovado pela Resolução Nº 1379/2017 – CONSU, de 06 de dezembro de 2017, consolidado no PPI – Política de formação docente (2022 – 2026) e confirmado no Projeto Pedagógico institucional, especialmente na política de formação docente onde se lê:
UECE busca oferecer uma formação contínua para seu quadro de docentes, suprindo as lacunas não definidas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/96), que apenas define o nível em que o(a) professor(a) deve ser preparado(a) para o exercício do ensino superior, ou seja, nos cursos de Mestrado e Doutorado (PDI/PPI-UECE- 2022-2026, p. 42)
A CPDP/Prograd elaborou uma proposta que dará início a formação contínua dos novos docentes, a partir de seu ingresso na UECE. Essa proposta é composta por 03 eixos, a saber:
● Eixo Institucional: que discutirá questões associadas à carreira, ascensão, promoção e outros pontos específicos da nossa atividade.
● Eixo Pedagógico: que discutirá questões centrais do trabalho docentes, com vista a reflexão sobre assuntos centrais da prática docente no ensino superior e
● Eixo Mentoria na Docência Universitária: que objetiva proporcionar momento de ambientação, trocas e partilhas ao longo do semestre de atividade na UECE.
Essa atividade será executada em parceria com vários setores da UECE, dentre os quais a pró-reitoria de Extensão, pró-reitoria para assuntos estudantis, pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação, a Comissão Permanente de Pessoal- CPPD, O Departamento de Gestão de Pessoas, – DEGEP, o Programa de pós-graduação em Educação- PPGE, contando ainda com o apoio do Departamento de Tecnologia e da Assessoria de Comunicação.