Trabalho decente e crescimento econômico
Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação – PROPGPQ
1. Realização do convênio Múltiplos Olhares, firmado entre a UECE e Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza, como formação de mestres e doutores nas linhas de pesquisa: Espaços, Sociedades e Experiências; Espaços, Sociedades e Experiências; Linguagens, Narrativas e Subjetividades Poder, Instituições e Memórias.
2. Projeto de extensão: Implantação de uma unidade permacultural modelo no Campus do Itaperi como ferramenta de ensino e extensão – Período: 2024 a 2027. Iniciação científica Prospecção de espécies de tripes associadas a galhos secos e em serapilheira no parque Adahil Barreto – Fortaleza/CE. 2024.
3. Projeto: Morfologia do trabalho no Brasil a precarização do trabalho docente asseverada na pandemia de covid-19: políticas públicas para minorar o esgotamento profissional.
4. Projeto: Uma análise sobre a função social das escolas estaduais de educação profissional do estado do Ceará
Pró-reitoria de Administração – Proad
Agricultura Familiar:
A Pró-Reitoria de Administração – Proad, gestora dos Restaurantes Universitários – RUs, da Universidade Estadual do Ceará – Uece, em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA, tem como objetivo alinhar o planejamento e os preparativos para a adesão da Uece às novas Chamadas Públicas destinada ao fornecimento de gêneros alimentícios, advindos da agricultura familiar, para os Restaurantes Universitários – RUs, dos campi Itaperi e Limoeiro do Norte, ao longo dos anos.
Pró-reitoria de Extensão – Proex
• Educação permanente na capacitação dos profissionais de transplantação: uma iniciativa da liga acadêmica de transplantes e medicina intensiva em prol do cenário de transplantes do ceará
• Programa de ginástica laboral Uece (pgl-uece)
• Caminhos empreendedores na saúde: educação financeira em foco
• Corpo em movimento pelo olhar da educação somática – soma
• Relacionando conceitos matemáticos e instrumentos históricos dos séculos xvi e xvii para a elaboração de uma proposta didático-pedagógica na formação de professores
• Geografias cruzadas: o trabalho de campo como metodologia de acolhida para a população migrante
• Programa de inovação aberta da uece – 2a fase
• Diagnóstico de lesões em animais de abate: a base do conhecimento dos riscos alimentares para a saúde humana
• Assitência zootécnica aos produtores de caprinos e ovinos na região do inhamuns
• Cineciência: popularização da arte e cultura no cecitec
• De porco a porco fortalecendo a suinocultura da região dos inhamuns
• Formação continuada de manejo e conservação de forragem e pastagens no sertão dos inhamuns e cariri cearense
• Pescado sustentável: educação ambiental e consultoria para a promoção da saúde pública, produção e consumo consciente.
• Letramentos e inclusão digital na eja: instrumentos para a autonomia dos educandos
• Empreendedorismo docente e discente por meio de programas de incentivo governamentais: um movimento de aprendizagem para alavancar o empreendedorimo como instrumento de desenvolvimento pautado por ods
• Núcleo de apoio contábil e fiscal da universidade estadual do ceará (naf-uece)
• Programa extensão em auditoria – peaud
• Curso sobre o trabalho no brasil
• Serviço social, saúde mental e sociedade: escuta, troca de saberes e educação permanente no hospital de saúde mental de messejana, fortaleza-ce
• Turismo de base comunitária
• A música como recurso linguístico-cultural no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa em escolas públicas e cursos de línguas da cidade de fortaleza
• Formando professsores anacés
• Podgere: o podcast do grupo de pesquisa e extensão sobre relações étnico-raciais, gênero e educação inclusiva
• Oficinas de educação crítica em inteligência artificial
• Filosofia, e se… Imagens, metáforas e analogias
• Projeto mundo quandu comunicação
• Educação do campo, agroecologia e terra – educaterra
• Núcleo de estudos de didática, interação e metodologias de pesquisas em educação (nedimpe)
• “ciclo de palestras: articulando temas sobre educação, escola e sociedade para a formação docente na educação básica”
• Programa de tutoria acadêmica facedi/uece
• Ser ou não ser, eis a questão: a percepção sobre ser docente dos estudantes dos cursos de formação inicial de professores das instituições de ensino superior de crateús – ceará.
• Novos talentos – as ciências no cotidiano do semiárido
• Pesquisa diagnóstica da educação de jovens e adultos no vale do jaguaribe
• Oficina de produção cultural: exercícios para viver da arte e cultura
• Ateliês de autoformação e trocas de experiências multidisciplinares entre o ensino médio e superior.
• Olimpíadas científicas: muito além da medalha!
• Alfabetização financeira e ciência cidadã para a comunidade empreendedora canindense.
• Inclusão digital: aprendendo ferramentas de escritório e da internet no município de canindé
• Laboratório de negócios, gestão e inovação voltados ao turismo religioso (labtur)
• Integração pesquisa, ensino e extensão no sertão central: palestras do grupo de pesquisa, trabalho, educação, estética e sociedade
• Educação midiática e o combate à desinformação nas mídias digitais
• Feclesc nas escolas: licenciaturas em foco
• Laboratório de formação em cultura popular nordestina e ibérica
• Alfabetização científica de professores da rede estadual do ceará: formação e práticas pedagógicas a partir do discurso freireano
• Obmep em vista
• Educação inclusiva e acessível: orientação para o ensino superior em Mombaça e regiões adjacentes
• Eclass – english course for languages students
• Caminhos para a pós-graduação em letras: orientações, estratégias e planejamento para egressos da Fecli/Uece e profissionais da educação básica do centro-sul cearense
• Apoio à gestão da proex 2025
• Promoção da saúde e prevenção de acidentes