Saúde e bem-estar

Pró-reitoria de Políticas Estudantis – PRAE

 

Acões da Coordenadoria de atenção à saúde e ao bem-estar do(a) estudante, da Pró-reitoria de Políticas Estudantis (PRAE)

Acolhimento psicossocial por meio de atendimentos individuais e em grupos;

Educação e assistência em saúde, inclusive por meio de atendimentos nutricionais;

Atividades de lazer, cultura e desporto universitário, a exemplo dos Jogos UECE.

 

Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação – PROPGPQ

 

1. Projeto: Visita guiada às gestantes: estratégia de cuidado clínico à mulher no ciclo gravídico-puerperal. Grupo de Pesquisa: Saúde da mulher e Enfermagem (GRUPESME).

2. Projeto: Cartografia das práticas de cuidado no contexto da Atenção Primária à Saúde: tecendo redes para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde. Grupo de Pesquisa: Pesquisa Fluxos, Redes e Cuidado (GPFRIDA).

3. Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-graduação – PROEXT-PG. Grupo de pesquisa: Grupo de pesquisa Políticas, saberes e práticas de Enfermagem e Saúde Coletiva (LAPRACS).

4. Projeto de pesquisa e extensão: Projeto Web Rádio AJIR-UECE: produção do web cuidado com as juventudes escolares.

5. INFORMA DIABETES. Patente: Programa de Computador. Número do registro: 512024002945-1, data de registro: 14/08/2024, título: “INFORMA DIABETES”, Instituição de registro: INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial. (Classificação T1).

6. Desenvolvimentos de Cartilha educativa CUIDANDO DO MEU FILHO COM GASTROSTOMIA.

7. Elaboração de PROTOCOLO SOBRE PRÁTICAS SEGURAS PARA O PREPARO E ADMINISTRAÇÃO DE INSULINA: UM MEDICAMENTO POTENCIALMENTE PERIGOSO.

8. Elaboração do NURSEVR: SOFTWARE EM REALIDADE VIRTUAL PARA ENSINO DE ENFERMAGEM.

9. Publicação de Livro: Pandemia COVID-19: olhar preventivo e sobre o adoecer e morrer.

10. E-MunDiabetes. 2022. Marca Registrada de Produto. Número do registro: 925452165.

11. InCare Gerenciador de Vulnerabilidade. 2020. Marca Registrada de Produto. Número do registro: 921466404, título: “InCare Gerenciador de Vulnerabilidade, Instituição de registro: INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

12. DINTER com Guiné Bissau para a formação de sete doutores em saúde.

13. Projeto: Desenvolvimento de Tecnologias em Saúde.

14. Projeto: Saúde emocional dos docentes: diagnóstico e estratégias de intervenção na escola

15. Projeto: Adaptação do zulliger com administração r-otimizado para uso com crianças

16. Projeto: Avaliação terapêutica e sofrimento psíquico em professores

17. Projeto: Estudos psicométricos com a versão informatizada do teste das pirâmides coloridas de pfister (tpc)

18. Projeto: Classificação de Pixels e Superpixels para Segmentação de Tecidos em Imagens de Tomografia Computadorizada

19. Projeto: Uso de técnicas de aprendizagem de máquina a partir de sinais vitais em tempo real para predição de sepse

20. Projeto: Segmentação de Imagens de Tomografia para Cálculo de Percentuais de Tecidos Muscular e Adiposo.

21. Projeto: Agentes inteligentes para recomendação de hábitos de saúde alimentares na prevenção do câncer

22. Projeto: TEDAS – Tecnologias Disruptivas Aplicadas à Saúde no Estado do Ceará

23. Projeto: Análise da Distribuição e Ocorrência da Doença de Chagas Aguda e Crônica no Município de Crateús, Ceará

24. Vozes da Resistência: Mulheres, Comunicação em Saúde e Mudanças Climáticas

25. Projeto: Acesso aos Serviços da Atenção Primária à Saúde pela População do Campo, da Floresta e das Águas: Perspectivas de Usuários e Agentes Comunitários de Saúde

26. Projeto: Análise da Ocorrência da Doença de Chagas nos Municípios Cearenses

27. Projeto: Histórias de Vida e Resistência: Narrativas de Pessoas com Doença de Chagas em Crateús, Ceará

28. Projeto: Desenvolvimento de Inteligência Artificial: Cuidado Educativo em Saúde e Prevenção da Doença de Chagas nos Municípios Cearenses

29. Projeto: Ocorrência de Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial Crônica na Saúde da População Indígena Tapeba em Caucaia-CE (2010-2020): Análise Epidemiológica

30. Projeto: SUSGestação: Estratégias Educativas para o Cuidado Materno-Fetal na Promoção da Saúde, Prevenção de Doenças e Complicações na Gestação

31. Projeto: Ação da N-acetilcisteína sobre alterações comportamentais e neuroquímicas causadas por uso gestacional de paracetamol

32. Projeto: Efeitos do trans-resveratrol no eixo intestino-cérebro em modelo de autismo induzido

33. Projeto: Efeitos do Honokiol sobre neuroinflamação em prole com autismo induzido

34. Projeto: Avaliação dos efeitos da L-teanina no TEA induzido por ácido valpróico

35. Projeto: Uso do Canabidiol no Transtorno do Espectro Autista – revisão sistemática

36. Projeto: Potencial anti-inflamatório dos polissacarídeos de Genipa americana no tratamento de epilepsia

 

 

Pró-reitoria de Administração – Proad

Implantação e Operação do Biodigestor no Restaurante Universitário – Ru, Campus Itaperi:

As Pró-Reitorias de Administração – Proad, de Graduação – Prograd e de Extensão – Proex, da Universidade Estadual do Ceará – Uece, baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS´s,  da Organização das Nações Unidas – ONU, propõem implantar o sistema de fornecimento de biogás no Restaurante Universitário – RU da Uece, Campus Itaperi. Proposta que está em consonância com o Plano de Descarbonização da Universidade.

O projeto visa a sustentabilidade ambiental, assim como contribuir com a diminuição dos custos financeiros e operacionais do RU e, claro, com a política de manutenção dos estudantes, especialmente os de baixa renda e em vulnerabilidade social, ao longo de suas atividades e formação acadêmica na Uece.

 

 

Pró-reitoria de extensão – Proex

• Educação em primeiros socorros

• Educação permanente na capacitação dos profissionais de transplantação: uma iniciativa da liga acadêmica de transplantes e medicina intensiva em prol do cenário de transplantes do Ceará

• Observatório de saúde em urgência e emergência – obsauem

• Mãos que vêem

• Vida sim, cigarro não

• To on: terapia ocupacional na inclusão digital para a pessoa idosa

• Sala de espera como estratégia para educação alimentar e nutricional em pacientes com doenças infecciosas

• Grupo de convivência gestando vidas

• Bora brincar? A construção de brinquedotecas em hospital pediátrico de fortaleza

• Promovendo a saúde de mulheres trabalhadoras que vivenciam o climatério

• Vivendo bem com o diabetes mellitus

• Ad venture – núcleo de esportes radicais e de aventura

• Genética na comunidade

• Educasaúde na maternidade: cenário de diálogos

• De olho na balança: combatendo a obesidade.

• Nutrição nos mil dias um olhar até a primeira infância

• Desintoxicar: prevenção contra intoxicações e envenenamentos

• Equilibramente: estimulando o autocuidado e prevenindo transtornos mentais.

• Resistência microbiana e os perigos da automedicação

• Doutores da alegria: arteterapia na saúde de idosos e de crianças institucionalizados

• Bioindicadores e saúde ambiental: uma abordagem integrativa com animais aquáticos, microbiologia e a comunidade

• Quem tem mama cuida!

• Comida saudável: ações para a segurança alimentar e nutricional

• Tô grávida, e agora?

• Info ssan: informações sobre soberania e segurança alimentar e nutricional (ssan) para fortalecer a cidadania em defesa do direito humano à alimentação adequada (dhaa)

• Oficinas terapêuticas de anatomia e fisiologia para pequenos guerreiros oncológicos

• Mentes singulares: desmistificando o transtorno do espectro autista e estimulando a inclusão social

• Isquemiando a síndrome metabólica

• Achei um nódulo no meu pulmão: e agora?

• Grupo de gestantes: estratégia de cuidado clínico à mulher no ciclo gravídico-puerperal

• Práticas corporais e cidadania, musculação e vitalização do complexo desportivo da uece.

• “Cuidado à flor da pele: a importância da prevenção do câncer de pele”

• Orientações para prevenção de sindrome respiratórias em crianças

• Fitoterapia no auxílio do tratamento farmacológico: uma interseção entre saberes populares e científicos

• Cuidando juntos: promoção da saúde integral para crianças com transtorno do espectro autista (tea)

• Simplificando as doenças crônicas não transmissíveis (dcnt), uma abordagem facilitada para os usuários da atenção básica.

• Hiv em foco: resgatando vidas através da adesão à terapia antirretroviral

• Práticas educativas de promoção à saúde e prevenção de doenças incluindo ferramentas de diagnóstico por imagem.

• Projeto des-envolver: ações afirmativas, telessaúde e inovações para a promoção da saúde do recém-nascido

• Uti em foco

• Minuto anestesia: desmistificando a anestesiologia, a dor e os cuidados com a saúde

• Mamãe pode comer?

• Construindo redes: educação em saúde na prevenção e enfrentamento da violência de gênero.

• Viva coração

• Projeto educacional de ensino de anatomia e clínica cirúrgica para acadêmicos da área da saúde – lacanflix.

• Educação em saúde e intervenção primária para o controle das doenças respiratórias crônicas e emergenciais

• Projeto “jovens educadores”: ações de educação, promoção e equidade em saúde no ambiente escolar

• Suporte básico de vida nas escolas

• Universo tea – unitea (genit/uece)

• De mulher para mulher: um projeto interprofissional sobre sexualidade, contracepção e saúde reprodutiva sem tabu.

• Núcleo de danças e lutas da universidade estadual do ceará (nudal)

• Implementação da estratégia multimodal para higiene das mãos para prevenção de infecção de sítio cirúrgico

• Grupo colorir – promovendo a saúde mental colecionando risos

• Suplementação para prevenção: educação em saúde associada à suplementação como forma de prevenção das doenças crônicas na população idosa: os benefícios dessa prática.

• Minuto pediatria

• Educação alimentar e nutricional no currículo da educação básica: construindo possibilidades em uma escola municipal de fortaleza-ce.

• Ifmsa brazil uece: international federation of medical students’ associations of brazil/uece.

• “Viralizou arboviroses! O podcast: desvendando as viroses e outras doenças transmitidas por vetores, prevenção e controle

• Adolescentes em ação: saúde, autocuidado e enfrentamento à violência sexual

• Projeto recrear: esporte e lazer

• Encanto-terapia ocupacional: ferramenta educativa de apoio ao desenvolvimento das infâncias

• Programa de ginástica laboral uece (pgl-uece)

• Redes de apoio, atenção psicossocial e formação em saúde na comunidade a universidade como promotora de saúde mental, cultura e cidadania

• Ativa mente: programa de terapia ocupacional e estimulação cognitiva em pessoas idosas.

• Projeto de extensão: ambulatório de saúde mental e coletiva maria liduína aguiar freire do laboratório de práticas coletivas em saúde lapracs

• Cultura em ação: expressões artísticas e cidadania

• Aviva neuro: das cefaleias as doenças neurodegenerativas e desmielinizantes. Desenvolvimento de ações multiprofissionais e multidisciplinares de informação, divulgação e de cuidados.

• Estratégias educativas de prevenção do avc no contexto da atenção primária à saúde e nas redes sociais

• Primeiros socorros para leigos – resgatando vidas

• Controle do desperdício no restaurante universitário/uece: lugar de comida é no prato!

• Webrádio lagis: conectando comunicação, gestão e práticas de cuidado em saúde

• Manejo no cuidado clínico e educativo para os profissionais, familiar e cuidadores de pessoa idosa com incontinências: projeto de extensão

• Lapcine: cinema, escola e psiquiatria

• Atividades de educação em saúde na prevenção da osteoporose no espaço público de fortaleza

• Projeto de humanização com artes na saúde

• Cirurgia em foco: acompanhamento de cirurgias no ceará

• Núcleo de educação em saúde

• Programa de intervenções para a prevenção e promoção de saúde relacionada às infecções sexualmente transmissíveis (ist)

• Programa de atividades integradas em nutrição (pain)

• Educação ao longo da vida – desenvolvimento de tecnologias assistivas e apoio à inclusão em nível pré-vestibular

• Além das cicatrizes

• Conscientização de hepatites virais e testagem rápida de hepatite b e c em um bairro de fortaleza

• Dietocast: produção de um podcast para veiculação de informações científicas e de qualidade sobre doenças crônicas não transmissíveis (dcnt) á população.

• Implantação de uma unidade permacultural modelo no campus do itaperi como ferramenta de ensino e extensão

• Prevenção e identificação precoce de infecções sexualmente transmissíveis em grupos vulneráveis.

• Cromologia: exploração das cores e da luz na interface entre arte e saúde mental por meio de ações de extensão.

• Como vão seus rins?

• Conexão neuro-hormonal: abordagens endocrinológicas para a prevenção de doenças neurodegenerativas

• Reanimação cardiopulmonar (rcp) para todos

• Ovace em lactentes: primeiros socorros para mães

• Viver com parkinson: estratégias para educação, reabilitação e assistência de pacientes com doença de parkinson

• Fígado em foco – educação em saúde hepática para a comunidade

• Educação em saúde das doenças infecciosas com a população em situação de rua.

• Projeto de extensão conversando sobre a tuberculose (pecs-tb): um olhar além do estigma social

• Web rádio ajir-uece: canal de comunicação promotor de saúde das juventudes

• Projeto reumavida: cuidando da saúde articular na comunidade

• Implementação de protocolos de segurança do paciente em instituições de saúde: contribuições da liga de segurança do paciente (lasep)

• Educação em saúde e trânsito para prevenção do traumatismo raquimedular em pacientes jovens na comunidade do itaperi e serrinha.

• Arborização de escolas públicas de fortaleza, ce, através de uma abordagem multidisciplinar integrativa

• Cuidado sem barreiras: saúde, sexualidade e combate à violência contra a mulher com deficiência

• Telecuidado de enfermagem com idosas institucionalizadas

• Aconselhamento nutricional para pacientes com registro oncológico (anparo)

• “atitude que salva: treinamento em primeiros socorros para uma universidade mais segura”

• Segurança do paciente: ações educativas para administração segura de insulina

• Passos para o cuidado: conscientização e prevenção do pé diabético

• Projeto asa – alimentação e saúde de adolescentes

• Mulher de atitude é mulher que se cuida!

• Tratamento com auriculoterapia como estratégia de cuidado da saúde mental de idosas de uma instituição de longa permanência – ilpi

• Medicina na comunidade

• Cuidado em cada canto: prevenindo acidentes domésticos na comunidade

• Rede escola ativa e saudável: projeto de apoio à comunidade escolar na implementação de ações de promoção da saúde em escolas de fortaleza

• Capevi- conecta avaliação e prescrição de exercícios para uma vida mais ativa

• Corpo em movimento pelo olhar da educação somática – soma

• Ações educativas, preventivas e sociais e espaço de ciência do instituto superior de ciências biomédicas – iscb/uece

• Hemo cuidados: medidas terapêuticas e profiláticas em hemo pacientes – uma intervenção conjunta louece e hemoce

• Cuidando com o coração: cuidados paliativos para pacientes com cardiopatia

• Equipe de desenvolvimento do esporte universitário e social da universidade estadual do ceará – edesportus uece

• “Cartografar para resistir”: o uso do mapa na luta por direitos das mulheres pescadoras e marisqueiras da foz do rio Jaguaribe

• “Zebrafishconnect: promovendo a divulgação científica por meio das redes sociais”

• Biogeografia cultural do litoral: o uso de recursos de fauna e flora por populações das resex (batoque e prainha do canto verde).

• Preparação de livro de informações sobre as plantas medicinais utilizadas pelos índios tapeba, manejo da terra e proteção ambiental para apresentação nas escolas

• Mapas colaborativos do openstreetmap e produtos de sensores remotos como estratégia para visibilidade de locais e disponibilidade de dados espaciais

• Educação sanitária sobre doenças de notificação compulsória em animais de produção no município de tauá, ceará

• Educação e saúde animal: diagnóstico e prevenção de hemo parasitoses em cães no município de Tauá/Ceará.

• Cuidar é prevenir: monitoramento de neoplasias e conscientização de tutores a partir dos dados do hospital veterinário da Uece

• Diagnóstico de lesões em animais de abate: a base do conhecimento dos riscos alimentares para a saúde humana

• Gecombio: promoção da segurança alimentar de suplementos comercializados em fortaleza-ce como ansiolíticos/ antidepressivo/ antiobesogênicos

• Abordagem sobre os aspectos imunoprofiláticos da raiva animal em tauá

• Cineciência: popularização da arte e cultura no cecitec

• Educação integral e bioética veterinária: ensinando a guarda responsável para proteger os animais e a sociedade

• De porco a porco fortalecendo a suinocultura da região dos inhamuns

• Xadrez em movimento: captura de novos talentos

• Equinocultura responsável em tauá: censo populacional e educação em saúde animal

• Estratégias preventivas e de educação em saúde no controle da leishmaniose visceral canina no município de tauá.

• Pescado sustentável: educação ambiental e consultoria para a promoção da saúde pública, produção e consumo consciente.

• A extensão universitária nas boas práticas de podação aliada com compostagem termofílica/minhocultura nas unidades básicas de educação, ruas e demais logradouros existentes na cidade de tauá

• Uso de mídias digitais na educação em saúde

• Vivendo e aprendendo com as histórias de vida: processos de alfabetização de mulheres mães de crianças assistidas pelo Iprede

• Aguar para florecer resistência e fortalecer o modo de vida de povos e comunidades tradicionais do sertão cearense que estão na rota de risco da mineração de urânio e fosfato

• Fala rapaziada: projeto de vida e fortalecimento da cidadania de pessoas atendidas no caps ad ser iv em Fortaleza-ce

• Curso sobre o trabalho no Brasil

• Entre fios da memória e tramas da história: a arte como ferramenta política

• Universidade popular: tecendo fios de saberes no cotidiano das mulheres e jovens da comunidade carlos mariguella

• Serviço social, saúde mental e sociedade: escuta, troca de saberes e educação permanente no hospital de saúde mental de Messejana, Fortaleza-ce

• Rodas de conversas terapêuticas com adolescentes sobre saúde mental com a metodologia do nusca

• Arte na produção de saúde mental em universitárias não brancas: um olhar histórico-cultural

• Chegadinha periódico universitário em ação: a escrita em perspectiva criativa, literária e informativa

• Educação e saúde em contextos da atenção primária: construindo saberes e práticas

• Fanzines e conscientização: processos grupais de resgate histórico e transformação de identidades

• Aquilombação da rede de atenção psicossocial de fortaleza/ceará: formações antirracistas e interculturais sobre saúde mental e bem-viver

• Combate à violência contra mulher: plantão psicológico, psicoterapia de grupo, e grupos de acolhimento para mulheres vitimadas

• Psicoeducação sobre redução de danos e fatores de risco frente ao uso de cannabis na cidade de Fortaleza-ce

• Projeto ciranda de palavras casa do migrante

• Programa de avaliação terapêutica com pessoas em situação de vulnerabilidade social

• Práticas psicoeducativas e arteterapia: possibilidades e enfrentamento para crianças e adolescentes vitimizados pela violência intrafamiliar

• Programa de construção de projeto de vida com adolescentes em vulnerabilidade psicossocial

• Arte, educação e saúde: tessituras com juventudes populares do campo e da periferia

• Medicina e saúde da comunidade

• Ação de promoção da saúde para pacientes com hipertensão arterial sistêmica: fortalecimento pela tríade ensino-serviço-comunidade

• Cuidando de quem cuida: apoio a cuidadores de pessoas com tea.

• Bebe+: monitorando o desenvolvimento infantil

• A força do cuidar: integralizando o cuidado das mulheres com câncer de mama

• Desenvolvimento de jogos cognitivos para idosos: uma ferramenta para a promoção da saúde de idosos no município de Quixeramobim

• Fortalecimento da rede de doação de córneas: capacitação e engajamento comunitário no ceará

• Letramento racial para profissionais de saúde: mobilizações de uma clínica racializada

• Vixe mulher, esse fluxo tá normal?

• Gestação em foco

• Cinessce cinema, educação e saúde no sertão central

• Educação para prevenção: combatendo as doenças que mais matam no brasil e no mundo.

• Se liga no seu pé: aprendendo sobre pé diabético

• Depressão: conhecendo e quebrando estigmas

• Agentes do cuidado: agente comunitário de saúde e primeiros socorros na comunidade.

• Amor que nutre: nutrindo vínculos, alimentando vidas

• Prontos para ajudar: ensinando primeiros socorros nas escolas

• “Envelheser”

• Desmistificando a hanseníase: educação em saúde para prevenir, tratar e romper estigmas

• Cultivando consciências: uma parceria entre universidade e a ONG gaia sertão Crateús para a educação ambiental e climática na rede municipal de ensino do semiárido crateuense.

• Saúde ao pé da letra e na ponta da língua: ações de educação popular a partir do letramento em saúde

• Semeando vida: conscientização de jovens sobre a doação de órgãos e sangue

• Vidas que cuidam: autocuidado e saúde no trabalho

• Educação popular em saúde: estabelecendo um tripé entre anatomia, fisiologia e saúde coletiva

• Se liga no SUS

• Observatório cactus de saúde mental: mapa digital interativo com todos os serviços públicos de saúde mental para a população no estado do Ceará.

• Prevenção que salva: orientações sobre obstrução das vias aéreas por corpo estranho (Ovace) para gestantes e familiares na atenção primária.

• Fazer comciência: produção de material e divulgação científica nos sertões de crateús

• Ação de promoção da saúde e prevenção da síndrome metabólica: educação em saúde com a população de Crateús

• Promoção da saúde e territórios saudáveis

• Susgestação: estratégias educativas para o cuidado materno fetal na promoção da saúde, prevenção de doenças e complicações na gestação

• Terceira idade e vida: promoção da saúde e qualidade de vida para idosos

• Promoção de saúde em hipertensão arterial para a população de alunos de ensino médio de escolas do município de Limoeiro do Norte/CE

• Projeto ires: alfabetização, letramento e formação de leitore(a)s

• Qualidade dos produtos de origem animal: conscientizando consumidores nas praias e supermercados de Fortaleza-CE

• Esporotricose em foco: ação universitária de conscientização e controle em fortaleza

• Sustentabilidade e inovação no setor de bovinocultura da Uece e no campo

• Água limpa, saúde segura: gestão de recursos hídricos e prevenção de doenças parasitárias em ecossistemas aquáticos

• Morfo3d: construção e apresentação de modelos tridimensionais artesanais de órgãos como ferramentas facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem em ciências morfológicas e fisiológicas

• Análise do impacto da divulgação de conteúdos sobre cuidados com a saúde e bem estar de pets.

• Desmistificando o papel do gato doméstico na interface das relações homem/animal

• Capacitação técnica para assistência laboratorial aplicada a animais em condições de abandono, maus tratos ou acidentados.

• Serviço de anestesiologia animal Favet-Uece

• Bioproduto acp lacte como suplemento alimentar na merenda escolar de Jaguaretama

• Popularização e difusão de temas ligados à liderança e bioética em instituições de ensino médio e superior no estado do ceará

• Parasitos intestinais de cães e gatos com potencial zoonótico: extensão universitária como ferramenta da educação em saúde e ambiental

• Conscientização dos cuidados pré- e pós-natais nas espécies canina e felina

• Parasitoses e zoonoses que podem afetar as comunidades de jovens e adultos: abordagem no campus e nas redes sociais de novas perspectivas

• Saúde pública e conservação de fauna: conhecimento para comunidades urbanas

• Atendimentos clínicos-dermatológicos como ferramenta de ampliação de serviços à população beneficiada pelo hospital veterinário Sylvio Barbosa Cardoso

• Favet solidária

• Conscientização dos cuidados pré- e pós-natais nas espécies canina e felina

• Desmistificando o papel do gato doméstico na interface das relações homem/animal

• Popularização e difusão de temas ligados à liderança e bioética em instituições de ensino médio e superior no estado do ceará

• Vacina ensina: abordagem com redes sociais e métodos didáticos para promover o entendimento sobre vacinas e fortalecer a divulgação científica em quixadá-ce.

• Laboratório de formação em cultura popular nordestina e ibérica

• “desvendando a ciência: educação midiática para a verificação de notícias em ciências e biologia nas escolas”

• A botânica no cotidiano dos jovens nas escolas de ensino médio de quixadá

• Educação ambiental e sexual: reflexões e práticas pedagógicas nas escolas e na universidade

• Inclusão digital para idosos em Mombaça – ce: navegando no mundo digital com autonomia

• A física na educação para o trânsito

• Infância e temas sensíveis: dialogando sobre violência sexual, morte e racismo com crianças pequenas

• Gamificação para saúde juvenil e sustentabilidade ambiental: mini biblioteca de objetos de aprendizagem(mboa)para conscientização no ensino fundamental

• Artesanias escolares

• Brinquedoteca: espaço lúdico para brinc(ri)ar

• Apoio à gestão da Proex 2025

• Promoção da saúde e prevenção de acidentes