Redução das desigualdades

Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação – PROPGPQ

1. Como Fazer da Escola Território de uma Cultura Comum?: a pesquisa participativa em uma escola de ensino médio em tempo integral de Fortaleza. Laboratório de pesquisa Laboratório de Estudos e Pesquisas Participativas sobre Infância, Cultura e Subjetividade (LINCS)

2. Projeto: Visita guiada às gestantes: estratégia de cuidado clínico à mulher no ciclo gravídico-puerperal. Grupo de Pesquisa: Saúde da mulher e Enfermagem (GRUPESME).

3. Projeto: Cartografia das práticas de cuidado no contexto da Atenção Primária à Saúde: tecendo redes para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde. Grupo de Pesquisa: Pesquisa Fluxos, Redes e Cuidado (GPFRIDA).

4. Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-graduação – PROEXT-PG. Grupo de pesquisa: Grupo de pesquisa Políticas, saberes e práticas de Enfermagem e Saúde Coletiva (LAPRACS).

5. Projeto de pesquisa e extensão: Projeto Web Rádio AJIR-UECE: produção do web cuidado com as juventudes escolares.

6. InCare Gerenciador de Vulnerabilidade. 2020, Brasil. Patente: Marca Registrada de Produto. Número do registro: 921466404, título: “InCare Gerenciador de Vulnerabilidade, Instituição de registro: INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

7. DINTER PPCCLIS-UERN. 

8. DINTER com Guiné Bissau para a formação de sete doutores em saúde.

9. Orientação de sete doutorandos na Universidad Autónoma “Juan Misael Saracho”, em Tarija, Bolívia.

10. Projeto de pesquisa: Audiodescrição de obras de artes visuais: uma proposta de acessibilização com peças táteis e rastreamento de toque.

11. Projeto de pesquisa: PragmaCult e cenopoesia, palavras-sementes para mudar o mundo: gramáticas de resistência e práticas terapêuticas da linguagem na extensão comunitária e popular.

12. Desde 2022, participação do PPGHCE no Convênio Múltiplos Olhares, firmado entre a UECE e Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza. Resultados do convênio: 

a) 6 dissertações defendidas, sendo 5 discentes já titulados e 1 recém-defendido. Distribuição por linha: 2 dissertações defendidas na Linha de Pesquisa: Espaços, Sociedades e Experiências; 2 dissertações defendidas na Linha de Pesquisa: Linguagens, Narrativas e Subjetividades) e 1 dissertação defendida na Linha de Pesquisa: Poder, Instituições e Memórias. 

b) 12 dissertações em curso de elaboração: 4 na Linha de Pesquisa: Espaços, Sociedades e Experiências; 3 na Linha de Pesquisa: Linguagens, Narrativas e Subjetividades) e 5 na Linha de Pesquisa: Poder, Instituições e Memórias.

13. Projeto de Extensão: Genética na Comunidade: Projetos de Ensino: Guia didático de Criptógamas; Herbário no ensino de Biologia.

14. Projeto de pesquisa: Aprendizagem dos estudantes com deficiência intelectual e as contribuições do desenho universal para aprendizagem e do planejamento educativo individualizado

15. Formação de professores e ensino médio: reflexões sobre desigualdades sociais e prática pedagógica nos cursos de licenciatura da Uece.

16. Projeto de pesquisa: História em Quadrinhos Digital sobre Primeiros Socorros: Construção de um Dispositivo de Comunicação em Saúde junto a Escolares

17. Projeto de pesquisa: Acesso aos Serviços da Atenção Primária à Saúde pela População do Campo, da Floresta e das Águas: Perspectivas de Usuários e Agentes Comunitários de Saúde

18. Projeto de pesquisa: Ocorrência de Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial Crônica na Saúde da População Indígena Tapeba em Caucaia-CE (2010-2020): Análise Epidemiológica

 

Pró-reitoria de Políticas Estudantis – PRAE

Ações da Coordenadoria de bolsas e benefícios de assistência estudantil da PRAE

Chamadas públicas do CadFecop, cadastro realizado pela Pró-reitoria de Políticas Estudantis (PRAE), voltado para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com renda per capita de até meio salário mínimo, com perfil estabelecido pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), tendo em vista incluí-los no Programa de Bolsas de Inclusão Social (BSocial) da Fundação Cearense de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico (Funcap).

Chamadas Públicas do Programa de Bolsas de Estudo e Permanência Universitária (PBEPU): programa de bolsas de permanência gerenciado pela Pró-reitoria de Políticas Estudantis (PRAE) com recursos do BSocial/Funcap, que prioriza estudantes cotistas, mães e pais com a guarda de filhos menores, residentes em outros municípios que não os de localização dos campi, estrangeiros em mobilidade acadêmica, entre outros em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Auxílio financeiro para estudantes de graduação participarem de eventos acadêmico-científicos, esportivos e políticos em âmbito estadual, nacional e internacional.

 

Pró-reitoria de Administração – Proad

Agricultura Familiar:

A Pró-Reitoria de Administração – Proad, gestora dos Restaurantes Universitários – RUs, da Universidade Estadual do Ceará – Uece, em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA, tem como objetivo alinhar o planejamento e os preparativos para a adesão da Uece às novas Chamadas Públicas destinada ao fornecimento de gêneros alimentícios, advindos da agricultura familiar, para os Restaurantes Universitários – RUs, dos campi Itaperi e Limoeiro do Norte, ao longo dos anos.

 

Pró-reitoria de Extensão – Proex

• Observatório de saúde em urgência e emergência – obsauem

• Genética na comunidade

• Mãos que vêem

• To on: terapia ocupacional na inclusão digital para a pessoa idosa

• Nutrição nos mil dias um olhar até a primeira infância

• Tô grávida, e agora?

• Info ssan: informações sobre soberania e segurança alimentar e nutricional (ssan) para fortalecer a cidadania em defesa do direito humano à alimentação adequada (dhaa)

• Oficinas terapêuticas de anatomia e fisiologia para pequenos guerreiros oncológicos

• Fitoterapia no auxílio do tratamento farmacológico: uma interseção entre saberes populares e científicos

• Cuidando juntos: promoção da saúde integral para crianças com transtorno do espectro autista (tea)

• Simplificando as doenças crônicas não transmissíveis (dcnt), uma abordagem facilitada para os usuários da atenção básica.

• Projeto des-envolver: ações afirmativas, telessaúde e inovações para a promoção da saúde do recém-nascido

• Mamãe pode comer?

• Construindo redes: educação em saúde na prevenção e enfrentamento da violência de gênero.

• Viva coração

• Projeto educacional de ensino de anatomia e clínica cirúrgica para acadêmicos da área da saúde – lacanflix.

• Projeto “jovens educadores”: ações de educação, promoção e equidade em saúde no ambiente escolar

• Suplementação para prevenção: educação em saúde associada à suplementação como forma de prevenção das doenças crônicas na população idosa: os benefícios dessa prática.

• Educação alimentar e nutricional no currículo da educação básica: construindo possibilidades em uma escola municipal de fortaleza-ce.

• Ifmsa brazil uece: international federation of medical students’ associations of brazil/uece.

• Projeto recrear: esporte e lazer

• Encanto-terapia ocupacional: ferramenta educativa de apoio ao desenvolvimento das infâncias

• Projeto de extensão: ambulatório de saúde mental e coletiva maria liduína aguiar freire do laboratório de práticas coletivas em saúde lapracs

• Agindo antes: louece e agentes de saúde na luta contra o câncer

• Atividades de educação em saúde na prevenção da osteoporose no espaço público de fortaleza

• Programa de atividades integradas em nutrição (pain)

• Educação ao longo da vida – desenvolvimento de tecnologias assistivas e apoio à inclusão em nível pré-vestibular

• Além das cicatrizes

• Conscientização de hepatites virais e testagem rápida de hepatite b e c em um bairro de fortaleza

• Dietocast: produção de um podcast para veiculação de informações científicas e de qualidade sobre doenças crônicas não transmissíveis (dcnt) á população.

• Prevenção e identificação precoce de infecções sexualmente transmissíveis em grupos vulneráveis.,

• Cromologia: exploração das cores e da luz na interface entre arte e saúde mental por meio de ações de extensão.

• Educação em saúde das doenças infecciosas com a população em situação de rua.

• Web rádio ajir-uece: canal de comunicação promotor de saúde das juventudes

• Implementação de protocolos de segurança do paciente em instituições de saúde: contribuições da liga de segurança do paciente (lasep)

• Caminhos empreendedores na saúde: educação financeira em foco

• Cuidado sem barreiras: saúde, sexualidade e combate à violência contra a mulher com deficiência

• Aconselhamento nutricional para pacientes com registro oncológico (anparo)

• Projeto asa – alimentação e saúde de adolescentes

• Rede escola ativa e saudável: projeto de apoio à comunidade escolar na implementação de ações de promoção da saúde em escolas de fortaleza

• Corpo em movimento pelo olhar da educação somática – soma

• Hemo cuidados: medidas terapêuticas e profiláticas em hemo pacientes – uma intervenção conjunta louece e hemoce

• Equipe de desenvolvimento do esporte universitário e social da universidade estadual do ceará – edesportus Uece

• Relacionando conceitos matemáticos e instrumentos históricos dos séculos xvi e xvii para a elaboração de uma proposta didático-pedagógica na formação de professores

• “cartografar para resistir”: o uso do mapa na luta por direitos das mulheres pescadoras e marisqueiras da foz do rio Jaguaribe

• Projeto do grupo de extensão e pesquisa em ferramentas digitais para o ensino da matemática (gepfem)

• Pós-graduação: um sonho possível

• Geografias cruzadas: o trabalho de campo como metodologia de acolhida para a população migrante

• Competições acadêmicas: aprender ensinando.

• Obmep para todos.

• A utilização de ferramentas tecnológicas no ensino de química, nos cinco polos dos cursos de licenciatura em química ead da Uece

• Grupo de extensão em análise matemática – gexam

• Capacitação e difusão tecnológica do saber fazer com geoprocessamento – capacita geo

• Uso de aprendizagens significativas para prospecção de uma sociedade tecnológica com consciência crítica ambiental e social.

• Educação ambiental e ecopedagogia: ações conjuntas para a limpeza de resíduos na praia do titanzinho em fortaleza, ceará

• Smart uece – aplicativos e sistemas para tornar a uece mais inteligente

• Sementes da educação para relações étnico-raciais no ensino de geografia (erergeo): construindo a extensão no chão da escola pública em fortaleza (ce)

• A formação cidadã e a busca por uma integração entre escola e uma cidade educadora e seus espaços formais e não-formais de educação

• Educação sanitária sobre doenças de notificação compulsória em animais de produção no município de Tauá, Ceará

• Cuidar é prevenir: monitoramento de neoplasias e conscientização de tutores a partir dos dados do hospital veterinário da Uece

• Cineciência: popularização da arte e cultura no Cecitec

• Formação continuada de manejo e conservação de forragem e pastagens no Sertão dos inhamuns e cariri cearense

• Educação e cidadania: jovens da escola pública e suas possibilidades e limites para ingressarem na universidade

• Contando outras histórias: escrevivendo uma educação para as relações étnico-raciais dentro e fora da universidade

• Vivendo e aprendendo com as histórias de vida: processos de alfabetização de mulheres mães de crianças assistidas pelo Iprede

• Gaea – grupo de apoio a estudantes autistas da Uece

• Letramentos e inclusão digital na eja: instrumentos para a autonomia dos educandos

• Empreendedorismo docente e discente por meio de programas de incentivo governamentais: um movimento de aprendizagem para alavancar o empreendedorimo como instrumento de desenvolvimento pautado por ODS

• Arte e crítica social

• Subsídios para intervenção do serviço social junto à comunidade surda: formação e trabalho de assistentes sociais e tils

• Escola de gestão inteligente de cidades (e-gecid)

• Núcleo de apoio contábil e fiscal da universidade estadual do ceará (Naf-Uece)

• Fala rapaziada: projeto de vida e fortalecimento da cidadania de pessoas atendidas no caps ad – ser iv em Fortaleza-Ce

• Curso sobre o trabalho no Brasil

• Entre fios da memória e tramas da história: a arte como ferramenta política

• Universidade popular: tecendo fios de saberes no cotidiano das mulheres e jovens da comunidade carlos mariguella

• Serviço social, saúde mental e sociedade: escuta, troca de saberes e educação permanente no hospital de saúde mental de Messejana, Fortaleza-ce

• Projeto de extensão núcleo de acolhimento humanizado às mulheres em situação de violência – nah-uece

• Turismo de base comunitária

• Revista linguagem em foco

• Programa viva a palavra: circuitos de linguagem, paz e resistência da juventude negra na periferia de fortaleza

• Educação e saúde em contextos da atenção primária: construindo saberes e práticas

• Musicalizando sonhos: educação musical e vulnerabilidade social

• Fanzines e conscientização: processos grupais de resgate histórico e transformação de identidades

• A música como recurso linguístico-cultural no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa em escolas públicas e cursos de línguas da cidade de fortaleza

• Quem é de axé pode dizer que é? A Uece e as comunidades tradicionais de terreiro na grande fortaleza

• Aquilombação da rede de atenção psicossocial de fortaleza/ceará: formações antirracistas e interculturais sobre saúde mental e bem-viver

• Combate à violência contra mulher: plantão psicológico, psicoterapia de grupo, e grupos de acolhimento para mulheres vitimadas

• Projeto ciranda de palavras casa do migrante

• Educação em direitos da natureza e justiça socioambiental

• Cinema e sociologia: uma ferramenta para a compreensão da sociedade

• Banco de letramento digital para o ensino de língua portuguesa

• Mulheres revolucionárias: trabalho, gênero, raça e subjetividade na escrita de conceição evaristo

• Formação docente dos alunos do curso de letras com enfoque para o eixo da escrita numa perspectiva processual: acompanhamento da produção textual de alunos do ensino médio da rede pública de fortaleza

• Oficinas de educação crítica em inteligência artificial

• Programa de construção de projeto de vida com adolescentes em vulnerabilidade psicossocial

• Laboratório de estudos sobre direitos humanos e violência

• Grupo palavra encantada: leitura, contação de histórias e a formação do professor e professora suficientemente narradores

• Pedagogia libertadora em escolas do campo e da cidade

• Arte, educação e saúde: tessituras com juventudes populares do campo e da periferia

• Educação do campo, agroecologia e terra – educaterra

• Núcleo de estudos de didática, interação e metodologias de pesquisas em educação (nedimpe)

• Programa de tutoria acadêmica – Facedi/Uece

• Leitura, produção e interpretação de textos nas ciências sociais

• Observatório de políticas públicas do litoral oeste/vale do curu

• Laboratório itinerante de práticas de

• Ciências (lipc) – levando a experimentação para estudantes do ensino fundamental séries finais das escolas públicas do município de itapipoca, sede urbana e rural

• Medicina e saúde da comunidade

• Avc: tempo é vida!

• Desmitificando a saúde no interior do sertão central

• A força do cuidar: integralizando o cuidado das mulheres com câncer de mama

• Letramento racial para profissionais de saúde: mobilizações de uma clínica racializada

• Vixe mulher, esse fluxo tá normal?

• Gestação em foco

• Educação para prevenção: combatendo as doenças que mais matam no brasil e no mundo.

• Depressão: conhecendo e quebrando estigmas

• Amor que nutre: nutrindo vínculos alimentando vidas

• Prontos para ajudar: ensinando primeiros socorros nas escolas

• “envelheser”

• Desmistificando a hanseníase: educação em saúde para prevenir, tratar e romper estigmas

• Pré-vestibular social – Faec-vest: garantindo o acesso igualitário às instituições de ensino superior para a população do sertão de Crateús.

• Saúde ao pé da letra e na ponta da língua: ações de educação popular a partir do letramento em saúde

• Projeto reflexão intinerante

• Ágoras: cidadania e participação social da juventude crateuense.

• Contação de histórias para a construção de uma educação inclusiva

• Observatório cactus de saúde mental: mapa digital interativo com todos os serviços públicos de saúde mental para a população no estado do ceará.

• Acs student chapter uece – criação e desenvolvimento do capítulo estudantil da american chemical society na Universidade Estadual do Ceará

• Prevenção que salva: orientações sobre obstrução das vias aéreas por corpo estranho (ovace) para gestantes e familiares na atenção primária.

• Promoção da saúde e territórios saudáveis

• Susgestação: estratégias educativas para o cuidado materno fetal na promoção da saúde, prevenção de doenças e complicações na gestação

• Ecos da docência – seu podcast sobre a formação de professores

• Crateús com ciência: ciência cidadã e inclusiva nos sertões de Crateús

• Banquinha geográfica na escola: proposições metodológicas em escolas de limoeiro do norte – ce

• Estudo e criação de um banco de atividades de práticas de letramento digital para disponibilização na escola ensino fundamental ii pe. Joaquim de menezes em limoeiro do norteceará. (3a edição)

• Entre o lembrar e o esquecer: história e memória da educação no baixo Jaguaribe-ce mediados pelo ensino, pesquisa e extensão

• Por um conceito de democracia que condense menos desigualdade e mais justiça social

• Cientista júnior: produzir ciências na educação básica é possível

• Elaboração e disseminação de materiais (in)formativos sobre acessibilidade e currículo inclusivo para estudantes com deficiência da Fafidam /Uece e das escolas de educação básica de limoeiro do norte

• Audiolivros acessíveis produzidos no vale do Jaguaribe

• Das minorias às maiorias: leitura literária e interseccionalidade

• Os métodos de alfabetização no brasil: história e implicações para a aquisição da leitura e da escrita

• Ateliês de autoformação e trocas de experiências multidisciplinares entre o ensino médio e superior.

• Olimpíadas científicas: muito além da medalha!

• Morfo3d: construção e apresentação de modelos tridimensionais artesanais de órgãos como ferramentas facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem em ciências morfológicas e fisiológicas

• Favet solidária

• Capacitação técnica para assistência laboratorial aplicada a animais em condições de abandono, maus tratos ou acidentados.

• Serviço de anestesiologia animal Favet-uece

• Ensino em ultrassonografia veterinária aplicado a comunidade carente

• Conscientização dos cuidados pré- e pós-natais nas espécies canina e felina

• Saúde pública e conservação de fauna: conhecimento para comunidades urbanas

• Parasitoses e zoonoses que podem afetar as comunidades de jovens e adultos: abordagem no campus e nas redes sociais de novas perspectivas

• Clube de matemática.

• O aracati literário

• Pontes digitais: conectando saberes no séc. Xxi

• Alfabetização financeira e ciência cidadã para a comunidade empreendedora canindense.

• Inclusão digital: aprendendo ferramentas de escritório e da internet no município de canindé

• Integração pesquisa, ensino e extensão no sertão central: palestras do grupo de pesquisa, trabalho, educação, estética e sociedade

• Utilização de softwares de geometria dinâmica no ensino de matemática.

• Aquilombar – educação e cultura antirracista

• Ensino bilíngue nas escolas públicas de quixadá: metodologias, formaçãoo e estratégias de ensino/aprendizagem de inglês: etapa ii

• Educação midiática e o combate à desinformação nas mídias digitais

• Bibliotecas viva a palavra

• Feclesc nas escolas: licenciaturas em foco

• Vacina ensina: abordagem com redes sociais e métodos didáticos para promover o entendimento sobre vacinas e fortalecer a divulgação científica em quixadá-ce.

• Alfabetização científica de professores da rede estadual do ceará: formação e práticas pedagógicas a partir do discurso freireano

• Diálogos interativos: entre as ciências da natureza

• Articulação do fórum de educação de jovens e adultos em quixadá

• Laboratório de formação em cultura popular nordestina e ibérica

• “desvendando a ciência: educação midiática para a verificação de notícias em ciências e biologia nas escolas”

• Educação ambiental e sexual: reflexões e práticas pedagógicas nas escolas e na universidade

• Física para todos: apoio educacional para o sucesso escolar

• Inclusão digital para idosos em Mombaça – ce: navegando no mundo digital com autonomia

• Construindo pontes para a acessibilidade e inclusão de alunos com deficiência no ensino superior.

• Nanociência e nanotecnologia nas escolas

• Laboratório de criação em artes integradas: residências artísticas

• Gamificação – realização de atividades pedagógicas com um aplicativo de jogo didático ajudando crianças com dificuldades de aprendizagem do processo de alfabetização da ed infantil.

• O ensino de ciências na educação básica de iguatu através da ficção científica

• Contribuições do ciclo de ensino e aprendizagem para o trabalho com a produção textual no ensino médio: uma abordagem sistêmico-funcional

• Guardiões de memória: formação histórica e patrimonial em Iguatu

• Infância e temas sensíveis: dialogando sobre violência sexual, morte e racismo com crianças pequenas

• Obmep em vista

• Robótica educacional: estímulo a estudantes do ensino fundamental e médio para a ciência e tecnologia

• Escolas no zênite e zênite nas escolas: divulgando astronomia nas escolas públicas

• Oficinas de redação: abrindo caminhos para a universidade

• Nós e o mundo: ler, conversar e criar

• Inclusão digital: acesso à tecnologia para pessoas com deficiência em mombaça

• “Todos os cursos, todos os poderes: empoderamento feminino da Fecli”

• Divulga Fecli

• Eu sou porque nós somos: formação para uma educação antirracista

• Eclass – english course for languages students

• Artesanias escolares

• Brinquedoteca: espaço lúdico para brinc(ri)ar

• Vivências discentes e gestão democrática: interlocuções entre grêmio estudantil e centro acadêmico.

• Apoio à gestão da proex 2025