Paz, justiça e instituições eficazes

Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação – PROPGPQ

1. Como Fazer da Escola Território de uma Cultura Comum?: a pesquisa participativa em uma escola de ensino médio em tempo integral de Fortaleza. Laboratório de pesquisa Laboratório de Estudos e Pesquisas Participativas sobre Infância, Cultura e Subjetividade (LINCS).

2. Projeto: Cartografia das práticas de cuidado no contexto da Atenção Primária à Saúde: tecendo redes para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde. Grupo de Pesquisa: Pesquisa Fluxos, Redes e Cuidado (GPFRIDA).

3. Convênio Múltiplos Olhares, firmado entre a UECE e Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza. 

4. Formação de professores e ensino médio: reflexões sobre desigualdades sociais e prática pedagógica nos cursos de licenciatura da Uece.

5. Ética em pesquisa nas dissertações e teses da área de educação

 

 

Pró-reitoria de Administração – Proad

Programa Páginas Cruzadas:

O Programa Páginas Cruzadas é uma iniciativa da Biblioteca Central – BC e da Pró-Reitoria de Administração – Poad da Uece, que visa trocar experiências com instituições públicas e/ou privadas dedicadas à gestão educacional, governança e gestão institucional, à pesquisa, à preservação, à conservação e restauração de documentos em suportes de papel, à extensão universitária e à guarda de acervos bibliográficos e documentais em geral. Páginas Cruzadas tem o objetivo, também, de apresentar iniciativas voltadas à acessibilidade cultural, à difusão da arte e à implantação de planos e políticas de formação, desenvolvimento e gestão de acervos e coleções em bibliotecas, arquivos, museus e centros culturais e de memória.

 

Pró-reitoria de Extensão – Proex

• Observatorio de saúde em urgência e emergência – obsauem

• Doutores da alegria: arteterapia na saúde de idosos e de crianças institucionalizados

• Mentes singulares: desmistificando o transtorno do espectro autista e estimulando a inclusão social

• Construindo redes: educação em saúde na prevenção e enfrentamento da violência de gênero.

• Educação alimentar e nutricional no currículo da educação básica: construindo possibilidades em uma escola municipal de fortaleza-ce.

• Projeto recrear: esporte e lazer

• Encanto-terapia ocupacional: ferramenta educativa de apoio ao desenvolvimento das infâncias

• Aviva neuro: das cefaleias as doenças neurodegenerativas e desmielinizantes. Desenvolvimento de ações multiprofissionais e multidisciplinares de informação, divulgação e de cuidados.

• Prevenção e identificação precoce de infecções sexualmente transmissíveis em grupos vulneráveis.

• Cromologia: exploração das cores e da luz na interface entre arte e saúde mental por meio de ações de extensão.

• Web rádio ajir-uece: canal de comunicação promotor de saúde das juventudes

• Geografias cruzadas: o trabalho de campo como metodologia de acolhida para a população migrante

• Sementes da educação para relações étnico-raciais no ensino de geografia (erergeo): construindo a extensão no “chão” da escola pública em fortaleza (ce)

• A formação cidadã e a busca por uma integração entre escola e uma cidade educadora e seus espaços formais e não-formais de educação

• Cineciência: popularização da arte e cultura no cecitec

• Direitos humanos, inclusão, gênero e diversidade na escola

• Educação integral e bioética veterinária: ensinando a guarda responsável para proteger os animais e a sociedade

• Contando outras histórias: escrevivendo uma educação para as relações étnico-raciais dentro e fora da universidade

• Gaea – grupo de apoio a estudantes autistas da uece

• Socializando conhecimentos, troca de saberes sobre os direitos á seguridade do município de fortaleza, no bairro da serrinha

• Subsídios para intervenção do serviço social junto à comunidade surda: formação e trabalho de assistentes sociais e tils

• Escola de gestão inteligente de cidades (e-gecid)

• Aguar para florescer resistência e fortalecer o modo de vida de povos e comunidades tradicionais do sertão cearense que estão na rota de risco da mineração de urânio e fosfato

• Projeto para bolsas do observatório de finanças e orçamento público (obfio) em 2025

• Fala rapaziada: projeto de vida e fortalecimento da cidadania de pessoas atendidas no caps ad – ser iv em fortaleza-ce

• Serviço social, saúde mental e sociedade: escuta, troca de saberes e educação permanente no hospital de saúde mental de messejana, fortaleza-ce

• Projeto de extensão núcleo de acolhimento humanizado às mulheres em situação de violência – nah-uece

• Programa viva a palavra: circuitos de linguagem, paz e resistência da juventude negra na periferia de fortaleza

• Projeto ciranda de palavras casa do migrante

• Práticas psicoeducativas e arteterapia: possibilidades e enfrentamento para crianças e adolescentes vitimizados pela violência intrafamiliar

• Acolher pela língua: translinguagem no ensino de língua portuguesa como língua de acolhimento – acoling

• Oficinas de educação crítica em inteligência artificial

• Filosofia, e se… Imagens, metáforas e analogias

• Laboratório de estudos sobre direitos humanos e violência

• Projeto mundo quandu comunicação

• Programa de tutoria acadêmica – facedi/uece

• Observatório de políticas públicas do litoral oeste/vale do curu

• Cuidando de quem cuida: apoio a cuidadores de pessoas com tea.

• “envelheser”

• Ensino de história e mundos do trabalho no ceará: a experiência de trabalhadores rurais e urbanos para o ensino da história local.

• Projeto reflexão intinerante

• Ágoras: cidadania e participação social da juventude crateuense.

• Terceira idade e vida: promoção da saúde e qualidade de vida para idosos

• Banquinha geográfica na escola: proposições metodológicas em escolas de limoeiro do norte – ce

• Por um conceito de democracia que condense menos desigualdade e mais justiça social

• Pesquisa diagnóstica da educação de jovens e adultos no vale do jaguaribe

• Memória não é passado: o arquivo morto [vivo] da fafidam e seu uso para memória institucional das licenciaturas de história e geografia

• Elaboração e disseminação de materiais (in)formativos sobre acessibilidade e currículo inclusivo para estudantes com deficiência da fafidam /uece e das escolas de educação básica de limoeiro do norte

• Favet solidária

• O aracati literário

• Inclusão digital: aprendendo ferramentas de escritório e da internet no município de canindé

• Aquilombar – educação e cultura antirracista

• Fontes históricas da ditadura civil-militar brasileira: discutindo autoritarismo e democracia nas escolas públicas e plataformas on line

• Educação midiática e o combate à desinformação nas mídias digitais

• Feclesc nas escolas: licenciaturas em foco

• “desvendando a ciência: educação midiática para a verificação de notícias em ciências e biologia nas escolas”

• Leitura, escrita e autoria: os gêneros digitais na sala de aula

• Infância e temas sensíveis: dialogando sobre violência sexual, morte e racismo com crianças pequenas

• Nós e o mundo: ler, conversar e criar

• Artesanias escolares

• Apoio à gestão da proex 2025