Educação de qualidade
Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação – PROPGPQ
1.Como Fazer da Escola Território de uma Cultura Comum?: a pesquisa participativa em uma escola de ensino médio em tempo integral de Fortaleza. Laboratório de pesquisa Laboratório de Estudos e Pesquisas Participativas sobre Infância, Cultura e Subjetividade (LINCS).
2. Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-graduação – PROEXT-PG. Grupo de pesquisa: Grupo de pesquisa Políticas, saberes e práticas de Enfermagem e Saúde Coletiva (LAPRACS).
3. NURSEVR: SOFTWARE EM REALIDADE VIRTUAL PARA ENSINO DE ENFERMAGEM.
4. Parceria com a SME e SEDUC.
5. DINTER PPCCLIS-UERN.
6. DINTER com Guiné Bissau para a formação de sete doutores em saúde.
7. Orientação de sete doutorandos na Universidad Autónoma “Juan Misael Saracho”, em Tarija, Bolívia.
8. Projeto: Português como Língua de Acolhimento (PLAc): perspectivas e práticas hospitalidade pela linguagem.
9. Projeto: Audiodescrição de obras de artes visuais: uma proposta de acessibilização com peças táteis e rastreamento de toque.
10. Projeto: PragmaCult e cenopoesia, palavras-sementes para mudar o mundo: gramáticas de resistência e práticas terapêuticas da linguagem na extensão comunitária e popular.
11. Projeto: Ensino de história e diretrizes curriculares: novas abordagens na experiência profissional.
12. Projeto: Escola, trilhos e ditadura: o cotidiano das professoras da escola rede ferroviária federal sociedade anônima e a educação dos filhos dos ferroviários sob o regime da ditadura militar (1964-1974).
13. Projeto: Colégio dos educandos e artífices (1856 – 1869) e o ensino de música a jovens carentes em Fortaleza.
14. Projeto: Ensino de história: uma experiência decolonial na comunidade quilombola mulatos, jardim-ce.
15. Projeto de iniciação artística coral da Uece (coordenadora e regente – res. Cepe 4456/2019).
16. Projeto: Porque Narrar Parece com não Morrer: Práticas de Leitura, Escrita e Vivência de Textos Literários no Sertão Central.
17. Projeto: Fontes Históricas da Ditadura Civil-Militar Brasileira: Discutindo Autoritarismo e Democracia nas Escolas Públicas e Plataformas Online.
18. Projeto: Metodologias para a Educação Infantil e Ensino Fundamental numa abordagem crítica.
19. Projeto: Ludicidade dos jogos educativos digitais e sua contribuição para ensino-aprendizagem da leitura.
20. Projeto: Banco de letramento digital para o ensino de língua portuguesa na educação básica.
21. Projeto: Imaginar mundos: práticas de mediação de leitura literária de livros-imagem com crianças atendidas pelo Iprede do Sertão Central.
22. Projeto: Práticas pedagógicas com textos verbo-imagéticos em língua portuguesa.
23. Projeto: O ensino de biologia no contexto da BNCC e do novo Ensino Médio.
24. GAEA: Grupo de Apoio e Estudos sobre Autismo na vida universitária.
25. Projeto: Concepções e práticas formativas do programa residência pedagógica na Unilab: das tensões e contradições ao inédito viável
26. Projeto: Docência universitária e formação de professores: a integração ensino/pesquisa na prática docente
27. Projeto: Formação de professores em diferentes contextos de ensino: um estudo na graduação tecnológica e nas licenciaturas
28. Projeto: Ser professor hoje: a prática docente em cenários do ensino superior e da educação básica
29. Projeto: A construção de interfaces entre história e ensino da matemática por meio de antigos instrumentos matemáticos para a elaboração de uma proposta didático-pedagógica
30. Projeto: Saberes docentes na prática pedagógica do professor de matemática e de física
31. Formação docente e inovação pedagógica por meio de aulas-oficinas
32. Aprendizagem dos estudantes com deficiência intelectual e as contribuições do desenho universal para aprendizagem e do planejamento educativo individualizado
33. Projeto: Desenvolvimento profissional: bases conceituais e trajetórias de docentes da educação básica.
34. Projeto: Formação pedagógica de docentes do ensino superior na área da saúde.
35. Projeto: A integração ensino e pesquisa: concepções de professores sem vínculo com atividade de pesquisa.
36. Projeto: Memória viva da educação profissional no brasil.
37. Projeto: Complexidades na gestão educacional e escolar das regiões metropolitanas do ceará: trajetórias em avaliação.
38. Projeto: Tecnologias digitais em educação: uso da analítica da aprendizagem na formação de professores em cursos a distância.
39. Projeto: Política educacional, cidadania global e diversidade territorial: expedição escolas do brasil
40. Projeto: Política educacional no Ceará: igualdade de condições para o acesso e permanência na escola
41. Projeto: Docência universitária nos cursos de bacharelado e licenciatura: cartografia da formação, dos saberes e da prática de ensino de professores
42. Projeto: Avaliação da formação de professores em diferentes contextos
43. Projeto: Expansão do Instituto Federal do Ceará (IFCE): impactos nas práticas e identidades docentes
44. IV Jornada Limefle e II Colóquio Profletras
45. Universo TEA (UniTEA): Formação docente para inclusão de estudantes com autismo.
46. Construção e validação de tecnologias educativas para cuidado de crianças com agravos à saúde
47. Projeto: Biologia na prática: guia de atividades acessíveis e didáticas para sala de aula e laboratório.
Pró-reitoria de Administração – Proad
Programa Páginas Cruzadas:
O Programa Páginas Cruzadas é uma iniciativa da Biblioteca Central – BC e da Pró-Reitoria de Administração – Poad da Uece, que visa trocar experiências com instituições públicas e/ou privadas dedicadas à gestão educacional, governança e gestão institucional, à pesquisa, à preservação, à conservação e restauração de documentos em suportes de papel, à extensão universitária e à guarda de acervos bibliográficos e documentais em geral. Páginas Cruzadas tem o objetivo, também, de apresentar iniciativas voltadas à acessibilidade cultural, à difusão da arte e à implantação de planos e políticas de formação, desenvolvimento e gestão de acervos e coleções em bibliotecas, arquivos, museus e centros culturais e de memória.
Biblioteca Central
Acervo Djacir Menezes na Plataforma Google Arts And Culture
A Uece adquiriu, em 2000, em parceria com instituições públicas e privadas, o espólio de livros do Professor Djacir Menezes, composto por 16 mil volumes, das áreas como Direito, Filosofia, Sociologia, Economia, História Geral, História do Brasil, Literatura Brasileira, Literatura Estrangeira e uma quantidade considerável de documentos tipologicamente diversos: manuscritos, correspondências, fotografias e medalhas.
A disponibilização do Acervo Djacir Menezes na plataforma Google Arts and Culture relaciona-se com a produção do conhecimento científico através da pesquisa e da difusão cultural.
Pró-reitoria de extensão – Proex
• Educação em primeiros socorros
• Educação permanente na capacitação dos profissionais de transplantação: uma iniciativa da liga acadêmica de transplantes e medicina intensiva em prol do cenário de transplantes do ceará
• Observatorio de saúde em urgência e emergência – obsauem
• Mãos que vêem
• To on: terapia ocupacional na inclusão digital para a pessoa idosa
• Bora brincar? A construção de brinquedotecas em hospital pediátrico de fortaleza
• Genética na comunidade
• Desintoxicar: prevenção contra intoxicações e envenenamentos
• Redescobrindo a flora cearense através dos tecidos vegetais: laminoteca com espécies nativas do ceará
• Bioindicadores e saúde ambiental: uma abordagem integrativa com animais aquáticos, microbiologia e a comunidade
• Quem tem mama cuida!
• Comida saudável: ações para a segurança alimentar e nutricional
• Oficinas terapêuticas de anatomia e fisiologia para pequenos guerreiros oncológicos
• Mentes singulares: desmistificando o transtorno do espectro autista e estimulando a inclusão social
• Práticas corporais e cidadania, musculação e vitalização do complexo desportivo da uece.
• “Cuidado à flor da pele: a importância da prevenção do câncer de pele”
• Fitoterapia no auxílio do tratamento farmacológico: uma interseção entre saberes populares e científicos
• Cuidando juntos: promoção da saúde integral para crianças com transtorno do espectro autista (tea)
• Simplificando as doenças crônicas não transmissíveis (dcnt), uma abordagem facilitada para os usuários da atenção básica.
• Hiv em foco: resgatando vidas através da adesão à terapia antirretroviral
• Práticas educativas de promoção à saúde e prevenção de doenças incluindo ferramentas de diagnóstico por imagem.
• Projeto des-envolver: ações afirmativas, telessaúde e inovações para a promoção da saúde do recém-nascido
• Uti em foco
• Mamãe pode comer?
• Viva coração
• Projeto educacional de ensino de anatomia e clínica cirúrgica para acadêmicos da área da saúde – lacanflix.
• Educação em saúde e intervenção primária para o controle das doenças respiratórias crônicas e emergenciais
• Projeto “jovens educadores”: ações de educação, promoção e equidade em saúde no ambiente escolar
• Bioead.escola-promovendo a capacitação de professores do futuro
• Suplementação para prevenção: educação em saúde associada à suplementação como forma de prevenção das doenças crônicas na população idosa: os benefícios dessa prática.
• Gerenciamento do instagram do laboratório de formação de professores de um curso de licenciatua em ciências biológicas.
• Minuto pediatria
• Formação impa formação em instrumentos, modelos e políticas em avaliação educacional
• Educação alimentar e nutricional no currículo da educação básica: construindo possibilidades em uma escola municipal de Fortaleza-ce.
• Ifmsa brazil uece: international federation of medical students’ associations of Brazil/Uece.
• “viralizou arboviroses! O podcast: desvendando as viroses e outras doenças transmitidas por vetores, prevenção e controle
• Projeto de extensão: ambulatório de saúde mental e coletiva maria liduína aguiar freire do laboratório de práticas coletivas em saúde lapracs
• Cultura em ação: expressões artísticas e cidadania
• Práticas de educação ambiental em escolas públicas utilizando a avifauna associadas à lagoa da precabura, Fortaleza e Eusébio, Ceará.
• Primeiros socorros para leigos – resgatando vidas
• Webrádio lagis: conectando comunicação, gestão e práticas de cuidado em saúde
• Lapcine: cinema, escola e psiquiatria
• Agindo antes: louece e agentes de saúde na luta contra o câncer
• Atividades de educação em saúde na prevenção da osteoporose no espaço público de fortaleza
• Cirurgia em foco: acompanhamento de cirurgias no ceará
• Educação ao longo da vida – desenvolvimento de tecnologias assistivas e apoio à inclusão em nível pré-vestibular
• Conscientização de hepatites virais e testagem rápida de hepatite b e c em um bairro de fortaleza
• Dietocast: produção de um podcast para veiculação de informações científicas e de qualidade sobre doenças crônicas não transmissíveis (dcnt) á população.
• Prevenção e identificação precoce de infecções sexualmente transmissíveis em grupos vulneráveis.
• Cromologia: exploração das cores e da luz na interface entre arte e saúde mental por meio de ações de extensão.
• Conexão neuro-hormonal: abordagens endocrinológicas para a prevenção de doenças neurodegenerativas
• Reanimação cardiopulmonar (rcp) para todos
• Educação em saúde das doenças infecciosas com a população em situação de rua.
• Web rádio ajir-uece: canal de comunicação promotor de saúde das juventudes
• Projeto reumavida: cuidando da saúde articular na comunidade
• “atitude que salva: treinamento em primeiros socorros para uma universidade mais segura”
• Segurança do paciente: ações educativas para administração segura de insulina
• Passos para o cuidado: conscientização e prevenção do pé diabético
• Projeto asa – alimentação e saúde de adolescentes
• Rede escola ativa e saudável: projeto de apoio à comunidade escolar na implementação de ações de promoção da saúde em escolas de fortaleza
• Corpo em movimento pelo olhar da educação somática – soma
• Ações educativas, preventivas e sociais e espaço de ciência do instituto superior de ciências biomédicas – Iscb/Uece
• Hemo cuidados: medidas terapêuticas e profiláticas em hemo pacientes – uma intervenção conjunta louece e hemoce
• Equipe de desenvolvimento do esporte universitário e social da universidade estadual do ceará – edesportus Uece
• Relacionando conceitos matemáticos e instrumentos históricos dos séculos xvi e xvii para a elaboração de uma proposta didático-pedagógica na formação de professores
• Tratados português e espanhóis e seus instrumentos náuticos, astronômicos e de agrimensura, disseminados entre os séculos xv e xviii na interface entre história e ensino de matemática
• O observatorio Otto de Alencar como contribuidor no ensino de astronomia nas escolas
• Cuidar do meio ambiente é cuidar de todos: educação ambiental e a importância das abelhas
• Projeto do grupo de extensão e pesquisa em ferramentas digitais para o ensino da matemática (gepfem)
• Pós-graduação: um sonho possível
• Competições acadêmicas: aprender ensinando.
• Obmep para todos.
• A utilização de ferramentas tecnológicas no ensino de química, nos cinco polos dos cursos de licenciatura em química ead da uece
• Grupo de extensão e pesquisa em matemática aplicada e computacional – gepmac
• Fábrica de testadores
• “Zebrafishconnect: promovendo a divulgação científica por meio das redes sociais”
• Programa de inovação aberta da Uece – 2a fase
• Capacitação e difusão tecnológica do saber fazer com geoprocessamento – capacita geo
• Uso de aprendizagens significativas para prospecção de uma sociedade tecnológica com consciência crítica ambiental e social.
• Uece ict academy
• O cosmos nas redes: uma jornada de divulgação científica digital
• Excelência no ensino de física básica por meio da obfep (olimpíada brasileira de física das escolas públicas).
• Teoria e prática: as implicações para o desenvolvimento do ensino da química dentro dos estágios curriculares nas escolas de ensino médio.
• Sementes da educação para relações étnico-raciais no ensino de geografia (erergeo): construindo a extensão no chão da escola pública em fortaleza (ce)
• A formação cidadã e a busca por uma integração entre escola e uma cidade educadora e seus espaços formais e não-formais de educação
• Mapas colaborativos do openstreetmap e produtos de sensores remotos como estratégia para visibilidade de locais e disponibilidade de dados espaciais
• Educação sanitária sobre doenças de notificação compulsória em animais de produção no município de tauá, ceará
• Contação de histórias itinerantes
• Educação ambiental nas escolas do município de tauá/ce: conscientização e práticas sustentáveis para o ensino básico
• Explorando a magia dos fantoches no ensino da química para alunos do ensino fundamental nas escolas municipais de Tauá-ce
• Assitência zootécnica aos produtores de caprinos e ovinos na região do Inhamuns
• Cineciência: popularização da arte e cultura no Cecitec
• Vivendo e aprendendo com a anatomia animal
• Direitos humanos, inclusão, gênero e diversidade na escola
• A universidade como difusor do conhecimento sobre a importância da conservação da vida silvestre.
• Educação integral e bioética veterinária: ensinando a guarda responsável para proteger os animais e a sociedade
• De porco a porco fortalecendo a suinocultura da região dos Inhamuns
• Formação continuada de manejo e conservação de forragem e pastagens no sertão dos Inhamuns e cariri cearense
• Pescado sustentável: educação ambiental e consultoria para a promoção da saúde pública, produção e consumo consciente.
• A extensão universitária nas boas práticas de podação aliada com compostagem termofílica/minhocultura nas unidades básicas de educação, ruas e demais logradouros existentes na cidade de tauá
• Difusão do conhecimento sobre plantas tóxicas para os produtores rurais a partir da construção de um jardim toxicológico com espécies nativas e exóticas
• De olho no bicho: um olhar anatômico como estratégia para a conservação ambiental e para o desenvolvimento da região dos Inhamuns
• Uso de mídias digitais na educação em saúde
• Artivismos e poéticas pedagógicas
• Educação e cidadania: jovens da escola pública e suas possibilidades e limites para ingressarem na universidade
• Musicalização para educadores: musencantando
• Cursinho popular viva a palavra: práticas de reexistência da juventude periférica
• Contando outras histórias: escrevivendo uma educação para as relações étnico-raciais dentro e fora da universidade
• Gaea – grupo de apoio a estudantes autistas da uece
• Letramentos e inclusão digital na eja: instrumentos para a autonomia dos educandos
• Rpg e gestão de resíduos sólidos em escola pública
• O organizar de territórios educativos: uma proposta extensionista
• Arte e crítica social
• Subsídios para intervenção do serviço social junto à comunidade surda: formação e trabalho de assistentes sociais e tils
• Núcleo de apoio contábil e fiscal da Universidade Estadual do Ceará (naf-uece)
• Programa extensão em auditoria – peaud
• Fala rapaziada: projeto de vida e fortalecimento da cidadania de pessoas atendidas no caps ad ser iv em fortaleza-ce
• Entre fios da memória e tramas da história: a arte como ferramenta política
• Serviço social, saúde mental e sociedade: escuta, troca de saberes e educação permanente no hospital de saúde mental de mMessejana, Fortaleza-ce
• Arte na produção de saúde mental em universitárias não brancas: um olhar histórico-cultural
• Revista linguagem em foco
• Chegadinha periódico universitário em ação: a escrita em perspectiva criativa, literária e informativa
• Programa viva a palavra: circuitos de linguagem, paz e resistência da juventude negra na periferia de fortaleza
• Educação e saúde em contextos da atenção primária: construindo saberes e práticas
• Fórum de ensino de filosofia
• Musicalizando sonhos: educação musical e vulnerabilidade social
• Fanzines e conscientização: processos grupais de resgate histórico e transformação de identidades
• A música como recurso linguístico-cultural no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa em escolas públicas e cursos de línguas da cidade de Fortaleza
• Filosofia na caixa-preta
• Formando professsores anacés
• Práticas inclusivas de letramento literário: clássicos da literatura brasileira em quadrinhos para/com alunos autistas
• Rede literária, tecendo leituras e resistências na luta antissexista e antirracista.
• Educação em direitos da natureza e justiça socioambiental
• Podgere: o podcast do grupo de pesquisa e extensão sobre relações étnico-raciais, gênero e educação inclusiva
• Cinema e sociologia: uma ferramenta para a compreensão da sociedade
• Acolher pela língua: translinguagem no ensino de língua portuguesa como língua de acolhimento – acoling
• Mulheres revolucionárias: trabalho, gênero, raça e subjetividade na escrita de conceição evaristo
• Banco de letramento digital para o ensino de língua portuguesa
• Formação docente dos alunos do curso de letras com enfoque para o eixo da escrita numa perspectiva processual: acompanhamento da produção textual de alunos do ensino médio da rede pública de fortaleza
• Oficinas de educação crítica em inteligência artificial
• Programa de construção de projeto de vida com adolescentes em vulnerabilidade psicossocial
• Filosofia, e se… Imagens, metáforas e analogias
• Grupo palavra encantada: leitura, contação de histórias e a formação do professor e professora suficientemente narradores
• Projeto mundo quandu comunicação
• Web rádio lutemos: comunicação livre, formação cultural, política e científica
• Pedagogia libertadora em escolas do campo e da cidade
• Arte, educação e saúde: tessituras com juventudes populares do campo e da periferia
• Grupo tubo de ensaio: o uso de experimentos lúdicos para popularização da química
• Núcleo de estudos de didática, interação e metodologias de pesquisas em educação (nedimpe)
• “ciclo de palestras: articulando temas sobre educação, escola e sociedade para a formação docente na educação básica”
• Programa de tutoria acadêmica – Facedi/Uece
• Leitura, produção e interpretação de textos nas ciências sociais
• Aulas práticas de ciências no ensino fundamental, a ciência está em todo lugar.
• Laboratório itinerante de práticas de ciências (lipc) levando a experimentação para estudantes do ensino fundamental séries finais das escolas públicas do município de itapipoca, sede urbana e rural
• As contribuições pedagógicas da experimentação na formação inicial de professores de química estado do ceará
• Medicina e saúde da comunidade
• Avc: tempo é vida!
• Desmitificando a saúde no interior do sertão central
• Desenvolvimento de jogos cognitivos para idosos: uma ferramenta para a promoção da saúde de idosos no município de quixeramobim
• Vixe mulher, esse fluxo tá normal?
• Cinessce cinema, educação e saúde no sertão central
• Educação para prevenção: combatendo as doenças que mais matam no brasil e no mundo.
• Depressão: conhecendo e quebrando estigmas
• Agentes do cuidado: agente comunitário de saúde e primeiros socorros na comunidade.
• Prontos para ajudar: ensinando primeiros socorros nas escolas
• Desmistificando a hanseníase: educação em saúde para prevenir, tratar e romper estigmas
• Solo, a base da vida: o que podemos aprender com a comunidade indígena sobre o uso da terra?
• Pré-vestibular social – Faec-vest: garantindo o acesso igualitário às instituições de ensino superior para a população do sertão de Crateús.
• Ensino de história e mundos do trabalho no ceará: a experiência de trabalhadores rurais e
• Urbanos para o ensino da história local.
• Saúde ao pé da letra e na ponta da língua: ações de educação popular a partir do letramento em saúde
• Projeto reflexão intinerante
• Semeando vida: conscientização de jovens sobre a doação de órgãos e sangue
• Ser ou não ser, eis a questão: a percepção sobre ser docente dos estudantes dos cursos de formação inicial de professores das instituições de ensino superior de Crateús – Ceará.
• Transitando saberes: o fórum de professores e professoras de história da rede básica entre novas e velhas teorias e conhecimentos didáticos
• Lugar de palavra: memória e literatura nos sertões de Crateús
• Contação de histórias para a construção de uma educação inclusiva
• Educação popular em saúde: estabelecendo um tripé entre anatomia, fisiologia e saúde coletiva
• Mais ciência: alfabetização científica e tecnológica para crianças em situação de vulnerabilidade social na cidade de Crateús, Ceará
• Promoção do curso de licenciatura em química da Faec/Uece
• Acs student chapter uece – criação e desenvolvimento do capítulo estudantil da american chemical society na universidade estadual do ceará
• Prevenção que salva: orientações sobre obstrução das vias aéreas por corpo estranho (ovace) para gestantes e familiares na atenção primária.
• Formação de professores pesquisadores em ensino de ciências e biologia (forprobio) – Uece/ Faec
• Novos talentos – as ciências no cotidiano do semiárido
• Fazer comciência: produção de material e divulgação científica nos sertões de Crateús
• Ciência em campo – ações que levam ao conhecimento científico e cidadã
• Susgestação: estratégias educativas para o cuidado materno fetal na promoção da saúde, prevenção de doenças e complicações na gestação
• Formações continuadas sobre desenvolvimento e uso de resultados de avaliações externas na educação básica
• Projeto pesquisar: formação para/com a pesquisa de professores da educação básica dos sertões de Crateús-ce
• Ecos da docência – seu podcast sobre a formação de professores
• Crateús com ciência: ciência cidadã e inclusiva nos sertões de crateús
• Banquinha geográfica na escola: proposições metodológicas em escolas de Limoeiro do Norte – CE
• Criação de atividades para o ensino de língua portuguesa a partir das perspectivas dos multiletramentos e da sociolinguística educacional
• Estudo e criação de um banco de atividades de práticas de letramento digital para disponibilização na escola ensino fundamental ii pe. Joaquim de menezes em limoeiro do norteceará. (3ª edição)
• Práxis educativas para o fortalecimento da territorialização camponesa e da produção agroecológica do baixo Jaguaribe-CE.
• Entre o lembrar e o esquecer: história e memória da educação no baixo Jaguaribe-CE mediados pelo ensino, pesquisa e extensão
• Por um conceito de democracia que condense menos desigualdade e mais justiça social
• Pesquisa diagnóstica da educação de jovens e adultos no vale do Jaguaribe
• Física no parque: contextualizando o ensino e promovendo aprendizagem
• Cientista júnior: produzir ciências na educação básica é possível
• Práticas etnomatemáticas do vale do Jaguaribe
• Elaboração e disseminação de materiais (in)formativos sobre acessibilidade e currículo inclusivo para estudantes com deficiência da Fafidam /Uece e das escolas de educação básica de limoeiro do norte
• Educação patrimonial: digitalização, catalogação e estudo dos documentos da escola Padre Joaquim- Limoeiro do Norte-CE
• Lab-libras 5ª edição – acessibildiade e equidade: práticas inclusivas na Fafidam
• Audiolivros acessíveis produzidos no vale do Jaguaribe
• Projeto ires: alfabetização, letramento e formação de leitore(a)s
• Atividades de ensino pesquisa e extensão em matemática.
• Das minorias às maiorias: leitura literária e interseccionalidade
• Preparatório para o profmat
• Os métodos de alfabetização no Brasil: história e implicações para a aquisição da leitura e da escrita
• Olimpíadas científicas: muito além da medalha!
• Laboratório itinerante de matemática
• Qualidade dos produtos de origem animal: conscientizando consumidores nas praias e supermercados de Fortaleza-CE
• Sustentabilidade e inovação no setor de bovinocultura da uece e no campo
• Integração acadêmica e assistencial no manejo de grandes animais: equinos e ruminantes no hospital veterinário da Uece
• Água limpa, saúde segura: gestão de recursos hídricos e prevenção de doenças parasitárias em ecossistemas aquáticos
• Morfo3d: construção e apresentação de modelos tridimensionais artesanais de órgãos como ferramentas facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem em ciências morfológicas e fisiológicas
• Favet solidária
• Desmistificando o papel do gato doméstico na interface das relações homem/animal
• Serviço de anestesiologia animal Favet-Uece
• Popularização e difusão de temas ligados à liderança e bioética em instituições de ensino médio e superior no estado do ceará
• Ensino em ultrassonografia veterinária aplicado a comunidade carente
• Conscientização dos cuidados pré- e pós-natais nas espécies canina e felina
• Parasitoses e zoonoses que podem afetar as comunidades de jovens e adultos: abordagem no campus e nas redes sociais de novas perspectivas
• Saúde pública e conservação de fauna: conhecimento para comunidades urbanas
• Atendimentos clínicos-dermatológicos como ferramenta de ampliação de serviços à população beneficiada pelo Hospital Veterinário Sylvio Barbosa Cardoso
• Análise do impacto da divulgação de conteúdos sobre cuidados com a saúde e bem estar de pets.
• Desmistificando o papel do gato doméstico na interface das relações homem/animal
• Capacitação técnica para assistência laboratorial aplicada a animais em condições de abandono, maus tratos ou acidentados.
• Serviço de anestesiologia animal Favet-Uece
• Bioproduto acp lacte como suplemento alimentar na merenda escolar de Jaguaretama
• Popularização e difusão de temas ligados à liderança e bioética em instituições de ensino médio e superior no estado do Ceará
• Parasitos intestinais de cães e gatos com potencial zoonótico: extensão universitária como ferramenta da educação em saúde e ambiental
• Ensino em ultrassonografia veterinária aplicado a comunidade carente
• Conscientização dos cuidados pré- e pós-natais nas espécies canina e felina
• Parasitoses e zoonoses quepodem afetar as comunidades de jovens e adultos: abordagem no campus e nas redes sociais de novas perspectivas
• Papel da população na proteção de animais silvestres vítimas de acidentes
• Atendimentos clínicos-dermatológicos como ferramenta de ampliação de serviços à população beneficiada pelo Hospital Veterinário Sylvio Barbosa Cardoso
• Análise do impacto da divulgação de conteúdos sobre cuidados com a saúde e bem estar de pets.
• Desmistificando o papel do gato doméstico na interface das relações homem/animal
• Capacitação técnica para assistência laboratorial aplicada a animais em condições de abandono, maus tratos ou acidentados.
• Serviço de anestesiologia animal favet-uece
• Bioproduto acp lacte como suplemento alimentar na merenda escolar de Jaguaretama
• Popularização e difusão de temas ligados à liderança e bioética em instituições de ensino médio e superior no estado do ceará
• Parasitos intestinais de cães e gatos com potencial zoonótico: extensão universitária como ferramenta da educação em saúde e ambiental
• Ensino em ultrassonografia veterinária aplicado a comunidade carente
• Conscientização dos cuidados pré- e pós-natais nas espécies canina e felina
• Parasitoses e zoonoses que podem afetar as comunidades de jovens e adultos: abordagem no campus e nas redes sociais de novas perspectivas
• Saúde pública e conservação de fauna: conhecimento para comunidades urbanas
• Integração pesquisa, ensino e extensão no sertão central: palestras do grupo de pesquisa, trabalho, educação, estética e sociedade
• Feclesc nas escolas: licenciaturas em foco
• Vacina ensina: abordagem com redes sociais e métodos didáticos para promover o entendimento sobre vacinas e fortalecer a divulgação científica em Quixadá-ce.
• Astrotodos
• Alfabetização científica de professores da rede estadual do ceará: formação e práticas pedagógicas a partir do discurso freireano
• Diálogos interativos: entre as ciências da natureza
• Articulação do fórum de educação de jovens e adultos em quixadá
• “Fanfísica”: teatro de fantoches para o ensino de física
• Viralab – espaço maker: transformação sustentável e cultura maker
• “Desvendando a ciência: educação midiática para a verificação de notícias em ciências e biologia nas escolas”
• A botânica no cotidiano dos jovens nas escolas de ensino médio de quixadá
• Inclusão digital para idosos em Mombaça – ce: navegando no mundo digital com autonomia
• Nanociência e nanotecnologia nas escolas
• Matemática na comunidade: uma ponte entre a teoria e a prática
• A física na educação para o trânsito
• Gamificação realização de atividades pedagógicas com um aplicativo de jogo didático ajudando crianças com dificuldades de aprendizagem do processo de alfabetização da ed infantil.
• O ensino de ciências na educação básica de iguatu através da ficção científica
• Contribuições do ciclo de ensino e aprendizagem para o trabalho com a produção textual no ensino médio: uma abordagem sistêmico-funcional
• Guardiões de memória: formação histórica e patrimonial em Iguatu
• Infância e temas sensíveis: dialogando sobre violência sexual, morte e racismo com crianças pequenas
• Tecendo saberes: comunicação acessível e formação básica em libras, audiodescrição e linguagem simplificada.
• Obmep em vista
• Robótica educacional: estímulo a estudantes do ensino fundamental e médio para a ciência e tecnologia
• Escolas no zênite e zênite nas escolas: divulgando astronomia nas escolas públicas
• Oficinas de redação: abrindo caminhos para a universidade
• O scratch como instrumento de desenvolvimento de raciocínio lógico e habilidades computacionais para estudantes do ensino fundamental (6º ao 9º ano).
• Ecoar: comunicação e divulgação cientifica em ecologia
• Nós e o mundo: ler, conversar e criar
• Física nas alturas: construção e lançamento de foguetes como proposta motivadora para a divulgação científica na educação básica
• Matemática para concursos e como profissão
• Inclusão digital: acesso à tecnologia para pessoas com deficiência em mombaça
• Uso de material botânico de espécies da caatinga, emblocado em resina: material didático alternativo para o ensino de botânica.
• “todos os cursos, todos os poderes: empoderamento feminino da Fecli”
• Educação inclusiva e acessível: orientação para o ensino superior em Mombaça e regiões adjacentes
• Lendo na biblioteca: a formação do leitor literário
• Sequência didática para a prática como componente curricular na escola básica de Iguatu ceará
• Raciocínio lógico para concursos
• Eu sou porque nós somos: formação para uma educação antirracista
• O estudo de gêneros acadêmicos: processos de compreensão e produção.
• Universo em pauta: uma abordagem voltada para o ensino médio
• Eclass – english course for languages students
• Artesanias escolares
• Brinquedoteca: espaço lúdico para brinc(ri)ar
• Vivências discentes e gestão democrática: interlocuções entre grêmio estudantil e centro acadêmico.
• Caminhos para a pós-graduação em letras: orientações, estratégias e planejamento para egressos da fecli/uece e profissionais da educação básica do centro-sul cearense
• Apoio à gestão da proex 2025