Educação de qualidade

Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação – PROPGPQ

1.Como Fazer da Escola Território de uma Cultura Comum?: a pesquisa participativa em uma escola de ensino médio em tempo integral de Fortaleza. Laboratório de pesquisa Laboratório de Estudos e Pesquisas Participativas sobre Infância, Cultura e Subjetividade (LINCS).

2. Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-graduação – PROEXT-PG. Grupo de pesquisa: Grupo de pesquisa Políticas, saberes e práticas de Enfermagem e Saúde Coletiva (LAPRACS). 

3. NURSEVR: SOFTWARE EM REALIDADE VIRTUAL PARA ENSINO DE ENFERMAGEM.

4. Parceria com a SME e SEDUC. 

5. DINTER PPCCLIS-UERN. 

6. DINTER com Guiné Bissau para a formação de sete doutores em saúde.

7. Orientação de sete doutorandos na Universidad Autónoma “Juan Misael Saracho”, em Tarija, Bolívia.

8. Projeto: Português como Língua de Acolhimento (PLAc): perspectivas e práticas hospitalidade pela linguagem.

9. Projeto: Audiodescrição de obras de artes visuais: uma proposta de acessibilização com peças táteis e rastreamento de toque.

10. Projeto: PragmaCult e cenopoesia, palavras-sementes para mudar o mundo: gramáticas de resistência e práticas terapêuticas da linguagem na extensão comunitária e popular.

11. Projeto: Ensino de história e diretrizes curriculares: novas abordagens na experiência profissional. 

12. Projeto: Escola, trilhos e ditadura: o cotidiano das professoras da escola rede ferroviária federal sociedade anônima e a educação dos filhos dos ferroviários sob o regime da ditadura militar (1964-1974).

13. Projeto: Colégio dos educandos e artífices (1856 – 1869) e o ensino de música a jovens carentes em Fortaleza.

14. Projeto: Ensino de história: uma experiência decolonial na comunidade quilombola mulatos, jardim-ce.

15. Projeto de iniciação artística coral da Uece (coordenadora e regente – res. Cepe 4456/2019).

16. Projeto: Porque Narrar Parece com não Morrer: Práticas de Leitura, Escrita e Vivência de Textos Literários no Sertão Central.

17. Projeto: Fontes Históricas da Ditadura Civil-Militar Brasileira: Discutindo Autoritarismo e Democracia nas Escolas Públicas e Plataformas Online.

18. Projeto: Metodologias para a Educação Infantil e Ensino Fundamental numa abordagem crítica.

19. Projeto: Ludicidade dos jogos educativos digitais e sua contribuição para ensino-aprendizagem da leitura.

20. Projeto: Banco de letramento digital para o ensino de língua portuguesa na educação básica.

21. Projeto: Imaginar mundos: práticas de mediação de leitura literária de livros-imagem com crianças atendidas pelo Iprede do Sertão Central.

22. Projeto: Práticas pedagógicas com textos verbo-imagéticos em língua portuguesa.

23. Projeto: O ensino de biologia no contexto da BNCC e do novo Ensino Médio.

24. GAEA: Grupo de Apoio e Estudos sobre Autismo na vida universitária.

25. Projeto: Concepções e práticas formativas do programa residência pedagógica na Unilab: das tensões e contradições ao inédito viável

26. Projeto: Docência universitária e formação de professores: a integração ensino/pesquisa na prática docente

27. Projeto: Formação de professores em diferentes contextos de ensino: um estudo na graduação tecnológica e nas licenciaturas

28. Projeto: Ser professor hoje: a prática docente em cenários do ensino superior e da educação básica

29. Projeto: A construção de interfaces entre história e ensino da matemática por meio de antigos instrumentos matemáticos para a elaboração de uma proposta didático-pedagógica

30. Projeto: Saberes docentes na prática pedagógica do professor de matemática e de física

31. Formação docente e inovação pedagógica por meio de aulas-oficinas

32. Aprendizagem dos estudantes com deficiência intelectual e as contribuições do desenho universal para aprendizagem e do planejamento educativo individualizado

33. Projeto: Desenvolvimento profissional: bases conceituais e trajetórias de docentes da educação básica.

34. Projeto: Formação pedagógica de docentes do ensino superior na área da saúde.

35. Projeto: A integração ensino e pesquisa: concepções de professores sem vínculo com atividade de pesquisa.

36. Projeto: Memória viva da educação profissional no brasil.

37. Projeto: Complexidades na gestão educacional e escolar das regiões metropolitanas do ceará: trajetórias em avaliação.

38. Projeto: Tecnologias digitais em educação: uso da analítica da aprendizagem na formação de professores em cursos a distância.

39. Projeto: Política educacional, cidadania global e diversidade territorial: expedição escolas do brasil

40. Projeto: Política educacional no Ceará: igualdade de condições para o acesso e permanência na escola

41. Projeto: Docência universitária nos cursos de bacharelado e licenciatura: cartografia da formação, dos saberes e da prática de ensino de professores

42. Projeto: Avaliação da formação de professores em diferentes contextos

43. Projeto: Expansão do Instituto Federal do Ceará (IFCE): impactos nas práticas e identidades docentes

44. IV Jornada Limefle e II Colóquio Profletras

45. Universo TEA (UniTEA): Formação docente para inclusão de estudantes com autismo.

46. Construção e validação de tecnologias educativas para cuidado de crianças com agravos à saúde

47. Projeto: Biologia na prática: guia de atividades acessíveis e didáticas para sala de aula e laboratório.

 

 

Pró-reitoria de Administração – Proad

Programa Páginas Cruzadas:

O Programa Páginas Cruzadas é uma iniciativa da Biblioteca Central – BC e da Pró-Reitoria de Administração – Poad da Uece, que visa trocar experiências com instituições públicas e/ou privadas dedicadas à gestão educacional, governança e gestão institucional, à pesquisa, à preservação, à conservação e restauração de documentos em suportes de papel, à extensão universitária e à guarda de acervos bibliográficos e documentais em geral. Páginas Cruzadas tem o objetivo, também, de apresentar iniciativas voltadas à acessibilidade cultural, à difusão da arte e à implantação de planos e políticas de formação, desenvolvimento e gestão de acervos e coleções em bibliotecas, arquivos, museus e centros culturais e de memória.

 

Biblioteca Central

Acervo Djacir Menezes na Plataforma Google Arts And Culture

A Uece adquiriu, em 2000, em parceria com instituições públicas e privadas, o espólio de livros do Professor Djacir Menezes, composto por 16 mil volumes, das áreas como Direito, Filosofia, Sociologia, Economia, História Geral, História do Brasil, Literatura Brasileira, Literatura Estrangeira e uma quantidade considerável de documentos tipologicamente diversos: manuscritos, correspondências, fotografias e medalhas.

A disponibilização do Acervo Djacir Menezes na plataforma Google Arts and Culture relaciona-se com a produção do conhecimento científico através da pesquisa e da difusão cultural.

 

Pró-reitoria de extensão – Proex

• Educação em primeiros socorros

• Educação permanente na capacitação dos profissionais de transplantação: uma iniciativa da liga acadêmica de transplantes e medicina intensiva em prol do cenário de transplantes do ceará

• Observatorio de saúde em urgência e emergência – obsauem

• Mãos que vêem

• To on: terapia ocupacional na inclusão digital para a pessoa idosa

• Bora brincar? A construção de brinquedotecas em hospital pediátrico de fortaleza

• Genética na comunidade

• Desintoxicar: prevenção contra intoxicações e envenenamentos

• Redescobrindo a flora cearense através dos tecidos vegetais: laminoteca com espécies nativas do ceará

• Bioindicadores e saúde ambiental: uma abordagem integrativa com animais aquáticos, microbiologia e a comunidade

• Quem tem mama cuida!

• Comida saudável: ações para a segurança alimentar e nutricional

• Oficinas terapêuticas de anatomia e fisiologia para pequenos guerreiros oncológicos

• Mentes singulares: desmistificando o transtorno do espectro autista e estimulando a inclusão social

• Práticas corporais e cidadania, musculação e vitalização do complexo desportivo da uece.

• “Cuidado à flor da pele: a importância da prevenção do câncer de pele”

• Fitoterapia no auxílio do tratamento farmacológico: uma interseção entre saberes populares e científicos

• Cuidando juntos: promoção da saúde integral para crianças com transtorno do espectro autista (tea)

• Simplificando as doenças crônicas não transmissíveis (dcnt), uma abordagem facilitada para os usuários da atenção básica.

• Hiv em foco: resgatando vidas através da adesão à terapia antirretroviral

• Práticas educativas de promoção à saúde e prevenção de doenças incluindo ferramentas de diagnóstico por imagem.

• Projeto des-envolver: ações afirmativas, telessaúde e inovações para a promoção da saúde do recém-nascido

• Uti em foco

• Mamãe pode comer?

• Viva coração

• Projeto educacional de ensino de anatomia e clínica cirúrgica para acadêmicos da área da saúde – lacanflix.

• Educação em saúde e intervenção primária para o controle das doenças respiratórias crônicas e emergenciais

• Projeto “jovens educadores”: ações de educação, promoção e equidade em saúde no ambiente escolar

• Bioead.escola-promovendo a capacitação de professores do futuro

• Suplementação para prevenção: educação em saúde associada à suplementação como forma de prevenção das doenças crônicas na população idosa: os benefícios dessa prática.

• Gerenciamento do instagram do laboratório de formação de professores de um curso de licenciatua em ciências biológicas.

• Minuto pediatria

• Formação impa formação em instrumentos, modelos e políticas em avaliação educacional

• Educação alimentar e nutricional no currículo da educação básica: construindo possibilidades em uma escola municipal de Fortaleza-ce.

• Ifmsa brazil uece: international federation of medical students’ associations of Brazil/Uece.

• “viralizou arboviroses! O podcast: desvendando as viroses e outras doenças transmitidas por vetores, prevenção e controle

• Projeto de extensão: ambulatório de saúde mental e coletiva maria liduína aguiar freire do laboratório de práticas coletivas em saúde lapracs

• Cultura em ação: expressões artísticas e cidadania

• Práticas de educação ambiental em escolas públicas utilizando a avifauna associadas à lagoa da precabura, Fortaleza e Eusébio, Ceará.

• Primeiros socorros para leigos – resgatando vidas

• Webrádio lagis: conectando comunicação, gestão e práticas de cuidado em saúde

• Lapcine: cinema, escola e psiquiatria

• Agindo antes: louece e agentes de saúde na luta contra o câncer

• Atividades de educação em saúde na prevenção da osteoporose no espaço público de fortaleza

• Cirurgia em foco: acompanhamento de cirurgias no ceará

• Educação ao longo da vida – desenvolvimento de tecnologias assistivas e apoio à inclusão em nível pré-vestibular

• Conscientização de hepatites virais e testagem rápida de hepatite b e c em um bairro de fortaleza

• Dietocast: produção de um podcast para veiculação de informações científicas e de qualidade sobre doenças crônicas não transmissíveis (dcnt) á população.

• Prevenção e identificação precoce de infecções sexualmente transmissíveis em grupos vulneráveis.

• Cromologia: exploração das cores e da luz na interface entre arte e saúde mental por meio de ações de extensão.

• Conexão neuro-hormonal: abordagens endocrinológicas para a prevenção de doenças neurodegenerativas

• Reanimação cardiopulmonar (rcp) para todos

• Educação em saúde das doenças infecciosas com a população em situação de rua.

• Web rádio ajir-uece: canal de comunicação promotor de saúde das juventudes

• Projeto reumavida: cuidando da saúde articular na comunidade

• “atitude que salva: treinamento em primeiros socorros para uma universidade mais segura”

• Segurança do paciente: ações educativas para administração segura de insulina

• Passos para o cuidado: conscientização e prevenção do pé diabético

• Projeto asa – alimentação e saúde de adolescentes

• Rede escola ativa e saudável: projeto de apoio à comunidade escolar na implementação de ações de promoção da saúde em escolas de fortaleza

• Corpo em movimento pelo olhar da educação somática – soma

• Ações educativas, preventivas e sociais e espaço de ciência do instituto superior de ciências biomédicas – Iscb/Uece

• Hemo cuidados: medidas terapêuticas e profiláticas em hemo pacientes – uma intervenção conjunta louece e hemoce

• Equipe de desenvolvimento do esporte universitário e social da universidade estadual do ceará – edesportus Uece

• Relacionando conceitos matemáticos e instrumentos históricos dos séculos xvi e xvii para a elaboração de uma proposta didático-pedagógica na formação de professores

• Tratados português e espanhóis e seus instrumentos náuticos, astronômicos e de agrimensura, disseminados entre os séculos xv e xviii na interface entre história e ensino de matemática

• O observatorio Otto de Alencar como contribuidor no ensino de astronomia nas escolas

• Cuidar do meio ambiente é cuidar de todos: educação ambiental e a importância das abelhas

• Projeto do grupo de extensão e pesquisa em ferramentas digitais para o ensino da matemática (gepfem)

• Pós-graduação: um sonho possível

• Competições acadêmicas: aprender ensinando.

• Obmep para todos.

• A utilização de ferramentas tecnológicas no ensino de química, nos cinco polos dos cursos de licenciatura em química ead da uece

• Grupo de extensão e pesquisa em matemática aplicada e computacional – gepmac

• Fábrica de testadores

• “Zebrafishconnect: promovendo a divulgação científica por meio das redes sociais”

• Programa de inovação aberta da Uece – 2a fase

• Capacitação e difusão tecnológica do saber fazer com geoprocessamento – capacita geo

• Uso de aprendizagens significativas para prospecção de uma sociedade tecnológica com consciência crítica ambiental e social.

• Uece ict academy

• O cosmos nas redes: uma jornada de divulgação científica digital

• Excelência no ensino de física básica por meio da obfep (olimpíada brasileira de física das escolas públicas).

• Teoria e prática: as implicações para o desenvolvimento do ensino da química dentro dos estágios curriculares nas escolas de ensino médio.

• Sementes da educação para relações étnico-raciais no ensino de geografia (erergeo): construindo a extensão no chão da escola pública em fortaleza (ce)

• A formação cidadã e a busca por uma integração entre escola e uma cidade educadora e seus espaços formais e não-formais de educação

• Mapas colaborativos do openstreetmap e produtos de sensores remotos como estratégia para visibilidade de locais e disponibilidade de dados espaciais

• Educação sanitária sobre doenças de notificação compulsória em animais de produção no município de tauá, ceará

• Contação de histórias itinerantes

• Educação ambiental nas escolas do município de tauá/ce: conscientização e práticas sustentáveis para o ensino básico

• Explorando a magia dos fantoches no ensino da química para alunos do ensino fundamental nas escolas municipais de Tauá-ce

• Assitência zootécnica aos produtores de caprinos e ovinos na região do Inhamuns

• Cineciência: popularização da arte e cultura no Cecitec

• Vivendo e aprendendo com a anatomia animal

• Direitos humanos, inclusão, gênero e diversidade na escola

• A universidade como difusor do conhecimento sobre a importância da conservação da vida silvestre.

• Educação integral e bioética veterinária: ensinando a guarda responsável para proteger os animais e a sociedade

• De porco a porco fortalecendo a suinocultura da região dos Inhamuns

• Formação continuada de manejo e conservação de forragem e pastagens no sertão dos Inhamuns e cariri cearense

• Pescado sustentável: educação ambiental e consultoria para a promoção da saúde pública, produção e consumo consciente.

• A extensão universitária nas boas práticas de podação aliada com compostagem termofílica/minhocultura nas unidades básicas de educação, ruas e demais logradouros existentes na cidade de tauá

• Difusão do conhecimento sobre plantas tóxicas para os produtores rurais a partir da construção de um jardim toxicológico com espécies nativas e exóticas

• De olho no bicho: um olhar anatômico como estratégia para a conservação ambiental e para o desenvolvimento da região dos Inhamuns

• Uso de mídias digitais na educação em saúde

• Artivismos e poéticas pedagógicas

• Educação e cidadania: jovens da escola pública e suas possibilidades e limites para ingressarem na universidade

• Musicalização para educadores: musencantando

• Cursinho popular viva a palavra: práticas de reexistência da juventude periférica

• Contando outras histórias: escrevivendo uma educação para as relações étnico-raciais dentro e fora da universidade

• Gaea – grupo de apoio a estudantes autistas da uece

• Letramentos e inclusão digital na eja: instrumentos para a autonomia dos educandos

• Rpg e gestão de resíduos sólidos em escola pública

• O organizar de territórios educativos: uma proposta extensionista

• Arte e crítica social

• Subsídios para intervenção do serviço social junto à comunidade surda: formação e trabalho de assistentes sociais e tils

• Núcleo de apoio contábil e fiscal da Universidade Estadual do Ceará (naf-uece)

• Programa extensão em auditoria – peaud

• Fala rapaziada: projeto de vida e fortalecimento da cidadania de pessoas atendidas no caps ad – ser iv em fortaleza-ce

• Entre fios da memória e tramas da história: a arte como ferramenta política

• Serviço social, saúde mental e sociedade: escuta, troca de saberes e educação permanente no hospital de saúde mental de mMessejana, Fortaleza-ce

• Arte na produção de saúde mental em universitárias não brancas: um olhar histórico-cultural

• Revista linguagem em foco

• Chegadinha periódico universitário em ação: a escrita em perspectiva criativa, literária e informativa

• Programa viva a palavra: circuitos de linguagem, paz e resistência da juventude negra na periferia de fortaleza

• Educação e saúde em contextos da atenção primária: construindo saberes e práticas

• Fórum de ensino de filosofia

• Musicalizando sonhos: educação musical e vulnerabilidade social

• Fanzines e conscientização: processos grupais de resgate histórico e transformação de identidades

• A música como recurso linguístico-cultural no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa em escolas públicas e cursos de línguas da cidade de Fortaleza

• Filosofia na caixa-preta

• Formando professsores anacés

• Práticas inclusivas de letramento literário: clássicos da literatura brasileira em quadrinhos para/com alunos autistas

• Rede literária, tecendo leituras e resistências na luta antissexista e antirracista.

• Educação em direitos da natureza e justiça socioambiental

• Podgere: o podcast do grupo de pesquisa e extensão sobre relações étnico-raciais, gênero e educação inclusiva

• Cinema e sociologia: uma ferramenta para a compreensão da sociedade

• Acolher pela língua: translinguagem no ensino de língua portuguesa como língua de acolhimento – acoling

• Mulheres revolucionárias: trabalho, gênero, raça e subjetividade na escrita de conceição evaristo

• Banco de letramento digital para o ensino de língua portuguesa

• Formação docente dos alunos do curso de letras com enfoque para o eixo da escrita numa perspectiva processual: acompanhamento da produção textual de alunos do ensino médio da rede pública de fortaleza

• Oficinas de educação crítica em inteligência artificial

• Programa de construção de projeto de vida com adolescentes em vulnerabilidade psicossocial

• Filosofia, e se… Imagens, metáforas e analogias

• Grupo palavra encantada: leitura, contação de histórias e a formação do professor e professora suficientemente narradores

• Projeto mundo quandu comunicação

• Web rádio lutemos: comunicação livre, formação cultural, política e científica

• Pedagogia libertadora em escolas do campo e da cidade

• Arte, educação e saúde: tessituras com juventudes populares do campo e da periferia

• Grupo tubo de ensaio: o uso de experimentos lúdicos para popularização da química

• Núcleo de estudos de didática, interação e metodologias de pesquisas em educação (nedimpe)

• “ciclo de palestras: articulando temas sobre educação, escola e sociedade para a formação docente na educação básica”

• Programa de tutoria acadêmica – Facedi/Uece

• Leitura, produção e interpretação de textos nas ciências sociais

• Aulas práticas de ciências no ensino fundamental, a ciência está em todo lugar.

• Laboratório itinerante de práticas de ciências (lipc) – levando a experimentação para estudantes do ensino fundamental séries finais das escolas públicas do município de itapipoca, sede urbana e rural

• As contribuições pedagógicas da experimentação na formação inicial de professores de química estado do ceará

• Medicina e saúde da comunidade

• Avc: tempo é vida!

• Desmitificando a saúde no interior do sertão central

• Desenvolvimento de jogos cognitivos para idosos: uma ferramenta para a promoção da saúde de idosos no município de quixeramobim

• Vixe mulher, esse fluxo tá normal?

• Cinessce – cinema, educação e saúde no sertão central

• Educação para prevenção: combatendo as doenças que mais matam no brasil e no mundo.

• Depressão: conhecendo e quebrando estigmas

• Agentes do cuidado: agente comunitário de saúde e primeiros socorros na comunidade.

• Prontos para ajudar: ensinando primeiros socorros nas escolas

• Desmistificando a hanseníase: educação em saúde para prevenir, tratar e romper estigmas

• Solo, a base da vida: o que podemos aprender com a comunidade indígena sobre o uso da terra?

• Pré-vestibular social – Faec-vest: garantindo o acesso igualitário às instituições de ensino superior para a população do sertão de Crateús.

• Ensino de história e mundos do trabalho no ceará: a experiência de trabalhadores rurais e
• Urbanos para o ensino da história local.

• Saúde ao pé da letra e na ponta da língua: ações de educação popular a partir do letramento em saúde

• Projeto reflexão intinerante

• Semeando vida: conscientização de jovens sobre a doação de órgãos e sangue

• Ser ou não ser, eis a questão: a percepção sobre ser docente dos estudantes dos cursos de formação inicial de professores das instituições de ensino superior de Crateús – Ceará.

• Transitando saberes: o fórum de professores e professoras de história da rede básica entre novas e velhas teorias e conhecimentos didáticos

• Lugar de palavra: memória e literatura nos sertões de Crateús

• Contação de histórias para a construção de uma educação inclusiva

• Educação popular em saúde: estabelecendo um tripé entre anatomia, fisiologia e saúde coletiva

• Mais ciência: alfabetização científica e tecnológica para crianças em situação de vulnerabilidade social na cidade de Crateús, Ceará

• Promoção do curso de licenciatura em química da Faec/Uece

• Acs student chapter uece – criação e desenvolvimento do capítulo estudantil da american chemical society na universidade estadual do ceará

• Prevenção que salva: orientações sobre obstrução das vias aéreas por corpo estranho (ovace) para gestantes e familiares na atenção primária.

• Formação de professores pesquisadores em ensino de ciências e biologia (forprobio) – Uece/ Faec

• Novos talentos – as ciências no cotidiano do semiárido

• Fazer comciência: produção de material e divulgação científica nos sertões de Crateús

• Ciência em campo – ações que levam ao conhecimento científico e cidadã

• Susgestação: estratégias educativas para o cuidado materno fetal na promoção da saúde, prevenção de doenças e complicações na gestação

• Formações continuadas sobre desenvolvimento e uso de resultados de avaliações externas na educação básica

• Projeto pesquisar: formação para/com a pesquisa de professores da educação básica dos sertões de Crateús-ce

• Ecos da docência – seu podcast sobre a formação de professores

• Crateús com ciência: ciência cidadã e inclusiva nos sertões de crateús

• Banquinha geográfica na escola: proposições metodológicas em escolas de Limoeiro do Norte – CE

• Criação de atividades para o ensino de língua portuguesa a partir das perspectivas dos multiletramentos e da sociolinguística educacional

• Estudo e criação de um banco de atividades de práticas de letramento digital para disponibilização na escola ensino fundamental ii pe. Joaquim de menezes em limoeiro do norteceará. (3ª edição)

• Práxis educativas para o fortalecimento da territorialização camponesa e da produção agroecológica do baixo Jaguaribe-CE.

• Entre o lembrar e o esquecer: história e memória da educação no baixo Jaguaribe-CE mediados pelo ensino, pesquisa e extensão

• Por um conceito de democracia que condense menos desigualdade e mais justiça social

• Pesquisa diagnóstica da educação de jovens e adultos no vale do Jaguaribe

• Física no parque: contextualizando o ensino e promovendo aprendizagem

• Cientista júnior: produzir ciências na educação básica é possível

• Práticas etnomatemáticas do vale do Jaguaribe

• Elaboração e disseminação de materiais (in)formativos sobre acessibilidade e currículo inclusivo para estudantes com deficiência da Fafidam /Uece e das escolas de educação básica de limoeiro do norte

• Educação patrimonial: digitalização, catalogação e estudo dos documentos da escola Padre Joaquim- Limoeiro do Norte-CE

• Lab-libras 5ª edição – acessibildiade e equidade: práticas inclusivas na Fafidam

• Audiolivros acessíveis produzidos no vale do Jaguaribe

• Projeto ires: alfabetização, letramento e formação de leitore(a)s

• Atividades de ensino pesquisa e extensão em matemática.

• Das minorias às maiorias: leitura literária e interseccionalidade

• Preparatório para o profmat

• Os métodos de alfabetização no Brasil: história e implicações para a aquisição da leitura e da escrita

• Olimpíadas científicas: muito além da medalha!

• Laboratório itinerante de matemática

• Qualidade dos produtos de origem animal: conscientizando consumidores nas praias e supermercados de Fortaleza-CE

• Sustentabilidade e inovação no setor de bovinocultura da uece e no campo

• Integração acadêmica e assistencial no manejo de grandes animais: equinos e ruminantes no hospital veterinário da Uece

• Água limpa, saúde segura: gestão de recursos hídricos e prevenção de doenças parasitárias em ecossistemas aquáticos

• Morfo3d: construção e apresentação de modelos tridimensionais artesanais de órgãos como ferramentas facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem em ciências morfológicas e fisiológicas

• Favet solidária

• Desmistificando o papel do gato doméstico na interface das relações homem/animal

• Serviço de anestesiologia animal Favet-Uece

• Popularização e difusão de temas ligados à liderança e bioética em instituições de ensino médio e superior no estado do ceará

• Ensino em ultrassonografia veterinária aplicado a comunidade carente

• Conscientização dos cuidados pré- e pós-natais nas espécies canina e felina

• Parasitoses e zoonoses que podem afetar as comunidades de jovens e adultos: abordagem no campus e nas redes sociais de novas perspectivas

• Saúde pública e conservação de fauna: conhecimento para comunidades urbanas

• Atendimentos clínicos-dermatológicos como ferramenta de ampliação de serviços à população beneficiada pelo Hospital Veterinário Sylvio Barbosa Cardoso

• Análise do impacto da divulgação de conteúdos sobre cuidados com a saúde e bem estar de pets.

• Desmistificando o papel do gato doméstico na interface das relações homem/animal

• Capacitação técnica para assistência laboratorial aplicada a animais em condições de abandono, maus tratos ou acidentados.

• Serviço de anestesiologia animal Favet-Uece

• Bioproduto acp lacte como suplemento alimentar na merenda escolar de Jaguaretama

• Popularização e difusão de temas ligados à liderança e bioética em instituições de ensino médio e superior no estado do Ceará

• Parasitos intestinais de cães e gatos com potencial zoonótico: extensão universitária como ferramenta da educação em saúde e ambiental

• Ensino em ultrassonografia veterinária aplicado a comunidade carente

• Conscientização dos cuidados pré- e pós-natais nas espécies canina e felina

• Parasitoses e zoonoses quepodem afetar as comunidades de jovens e adultos: abordagem no campus e nas redes sociais de novas perspectivas

• Papel da população na proteção de animais silvestres vítimas de acidentes

• Atendimentos clínicos-dermatológicos como ferramenta de ampliação de serviços à população beneficiada pelo Hospital Veterinário Sylvio Barbosa Cardoso

• Análise do impacto da divulgação de conteúdos sobre cuidados com a saúde e bem estar de pets.

• Desmistificando o papel do gato doméstico na interface das relações homem/animal

• Capacitação técnica para assistência laboratorial aplicada a animais em condições de abandono, maus tratos ou acidentados.

• Serviço de anestesiologia animal favet-uece

• Bioproduto acp lacte como suplemento alimentar na merenda escolar de Jaguaretama

• Popularização e difusão de temas ligados à liderança e bioética em instituições de ensino médio e superior no estado do ceará

• Parasitos intestinais de cães e gatos com potencial zoonótico: extensão universitária como ferramenta da educação em saúde e ambiental

• Ensino em ultrassonografia veterinária aplicado a comunidade carente

• Conscientização dos cuidados pré- e pós-natais nas espécies canina e felina

• Parasitoses e zoonoses que podem afetar as comunidades de jovens e adultos: abordagem no campus e nas redes sociais de novas perspectivas

• Saúde pública e conservação de fauna: conhecimento para comunidades urbanas

• Integração pesquisa, ensino e extensão no sertão central: palestras do grupo de pesquisa, trabalho, educação, estética e sociedade

• Feclesc nas escolas: licenciaturas em foco

• Vacina ensina: abordagem com redes sociais e métodos didáticos para promover o entendimento sobre vacinas e fortalecer a divulgação científica em Quixadá-ce.

• Astrotodos

• Alfabetização científica de professores da rede estadual do ceará: formação e práticas pedagógicas a partir do discurso freireano

• Diálogos interativos: entre as ciências da natureza

• Articulação do fórum de educação de jovens e adultos em quixadá

• “Fanfísica”: teatro de fantoches para o ensino de física

• Viralab – espaço maker: transformação sustentável e cultura maker

• “Desvendando a ciência: educação midiática para a verificação de notícias em ciências e biologia nas escolas”

• A botânica no cotidiano dos jovens nas escolas de ensino médio de quixadá

• Inclusão digital para idosos em Mombaça – ce: navegando no mundo digital com autonomia

• Nanociência e nanotecnologia nas escolas

• Matemática na comunidade: uma ponte entre a teoria e a prática

• A física na educação para o trânsito

• Gamificação – realização de atividades pedagógicas com um aplicativo de jogo didático ajudando crianças com dificuldades de aprendizagem do processo de alfabetização da ed infantil.

• O ensino de ciências na educação básica de iguatu através da ficção científica

• Contribuições do ciclo de ensino e aprendizagem para o trabalho com a produção textual no ensino médio: uma abordagem sistêmico-funcional

• Guardiões de memória: formação histórica e patrimonial em Iguatu

• Infância e temas sensíveis: dialogando sobre violência sexual, morte e racismo com crianças pequenas

• Tecendo saberes: comunicação acessível e formação básica em libras, audiodescrição e linguagem simplificada.

• Obmep em vista

• Robótica educacional: estímulo a estudantes do ensino fundamental e médio para a ciência e tecnologia

• Escolas no zênite e zênite nas escolas: divulgando astronomia nas escolas públicas

• Oficinas de redação: abrindo caminhos para a universidade

• O scratch como instrumento de desenvolvimento de raciocínio lógico e habilidades computacionais para estudantes do ensino fundamental (6º ao 9º ano).

• Ecoar: comunicação e divulgação cientifica em ecologia

• Nós e o mundo: ler, conversar e criar

• Física nas alturas: construção e lançamento de foguetes como proposta motivadora para a divulgação científica na educação básica

• Matemática para concursos e como profissão

• Inclusão digital: acesso à tecnologia para pessoas com deficiência em mombaça

• Uso de material botânico de espécies da caatinga, emblocado em resina: material didático alternativo para o ensino de botânica.

• “todos os cursos, todos os poderes: empoderamento feminino da Fecli”

• Educação inclusiva e acessível: orientação para o ensino superior em Mombaça e regiões adjacentes

• Lendo na biblioteca: a formação do leitor literário

• Sequência didática para a prática como componente curricular na escola básica de Iguatu ceará

• Raciocínio lógico para concursos

• Eu sou porque nós somos: formação para uma educação antirracista

• O estudo de gêneros acadêmicos: processos de compreensão e produção.

• Universo em pauta: uma abordagem voltada para o ensino médio

• Eclass – english course for languages students

• Artesanias escolares

• Brinquedoteca: espaço lúdico para brinc(ri)ar

• Vivências discentes e gestão democrática: interlocuções entre grêmio estudantil e centro acadêmico.

• Caminhos para a pós-graduação em letras: orientações, estratégias e planejamento para egressos da fecli/uece e profissionais da educação básica do centro-sul cearense

• Apoio à gestão da proex 2025