Cidades e comunidades sustentáveis

Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação – PROPGPQ

1. Projeto de pesquisa: Educação estética e patrimônio cultural no contexto do ensino de arte em espaços escolares e não escolares.

2. Projeto de pesquisa: Reordenamento da rede pública municipal de Fortaleza: um estudo sobre a evolução da rede escolar no período 2007 – 2019

3. Projeto de pesquisa: Política educacional, cidadania global e diversidade territorial: expedição escolas do Brasil

4. Projeto de pesquisa: Política educacional no Ceará: igualdade de condições para o acesso e permanência na escola

5. Projeto de pesquisa: Testes de Vulnerabilidades e Monitoramento de Segurança Cibernética nos Sistemas Computacionais e Redes de Computadores da SEPLAG

6. Projeto de pesquisa: Colaboração com a organização da sociedade civil para resgate, manejo, reabilitação, destinação, pesquisa e conservação da fauna silvestre – instituto pró-silvestre;

7. Coordenação das atividades de extensão do grupo de estudos e articulações em tartarugas marinhas;

8. Projetos de extensão em comunidades indígenas (índios tremembé) em medicina veterinária preventiva, com foco na utilização de produtos naturais;

9. Projeto de extensão junto aos pequenos produtores rurais, em especial aos ovinocaprinocultores da região de Jaguaretama, assistindo cerca de 50 propriedades, envolvendo assistência médico veterinário na área de saúde e reprodução, além de promover cursos para ensinar os produtores a agregar valor ao produto, como o curso de queijos e outros produtos lácteos.

10. Conservação de cervídeos com risco de extinção.

11. Estimativas de exposição de ciclistas à poluição atmosférica em Fortaleza

 

Pró-reitoria de extensão – Proex

• Educação em primeiros socorros

• Redescobrindo a flora cearense através dos tecidos vegetais: laminoteca com espécies nativas do ceará

• Identificação da causa mortis de tartarugas marinhas da costa cearense alinhado a educação ambiental

• Info ssan: informações sobre soberania e segurança alimentar e nutricional (ssan) para fortalecer a cidadania em defesa do direito humano à alimentação adequada (dhaa)

• Práticas de educação ambiental em escolas públicas utilizando a avifauna associadas à lagoa da precabura, fortaleza e eusébio, ceará.

• Implantação de uma unidade permacultural modelo no campus do itaperi como ferramenta de ensino e extensão

• “atitude que salva: treinamento em primeiros socorros para uma universidade mais segura”

• Projeto asa – alimentação e saúde de adolescentes

• Rede escola ativa e saudável: projeto de apoio à comunidade escolar na implementação de ações de promoção da saúde em escolas de fortaleza

• O que você faria se soubesse o que eu sei?

• “cartografar para resistir”: o uso do mapa na luta por direitos das mulheres pescadoras e marisqueiras da foz do rio jaguaribe

• Nós propomos! – etnoconhecimento e vivências no espaço urbano de fortaleza

• Do centro à praia: história urbana e percepções geográficas de fortaleza-ce

• Geografias cruzadas: o trabalho de campo como metodologia de acolhida para a população migrante

• Programa de inovação aberta da uece – 2a fase

• Biogeografia cultural do litoral: o uso de recursos de fauna e flora por populações das resex (batoque e prainha do canto verde).

• Smart uece – aplicativos e sistemas para tornar a uece mais inteligente

• A formação cidadã e a busca por uma integração entre escola e uma cidade educadora e seus espaços formais e não-formais de educação

• Mapas colaborativos do openstreetmap e produtos de sensores remotos como estratégia para visibilidade de locais e disponibilidade de dados espaciais

• Educação ambiental nas escolas do município de tauá/ce: conscientização e práticas sustentáveis para o ensino básico

• Cineciência: popularização da arte e cultura no cecitec

• Educação integral e bioética veterinária: ensinando a guarda responsável para proteger os animais e a sociedade

• Pescado sustentável: educação ambiental e consultoria para a promoção da saúde pública, produção e consumo consciente.

• A extensão universitária nas boas práticas de podação aliada com compostagem termofílica/minhocultura nas unidades básicas de educação, ruas e demais logradouros existentes na cidade de tauá

• Educação e cidadania: jovens da escola pública e suas possibilidades e limites para ingressarem na universidade

• Socializando conhecimentos, troca de saberes sobre os direitos á seguridade do município de fortaleza, no bairro da serrinha

• Rpg e gestão de resíduos sólidos em escola pública

• O organizar de territórios educativos: uma proposta extensionista

• Escola de gestão inteligente de cidades (e-gecid)

• Turismo de base comunitária

• Programa viva a palavra: circuitos de linguagem, paz e resistência da juventude negra na periferia de fortaleza

• Projeto ciranda de palavras casa do migrante

• Educação em direitos da natureza e justiça socioambiental

• Filosofia, e se… Imagens, metáforas e analogias

• Projeto mundo quandu comunicação

• Educação do campo, agroecologia e terra – educaterra

• Observatório de políticas públicas do litoral oeste/vale do curu

• Desenvolvimento de jogos cognitivos para idosos: uma ferramenta para a promoção da saúde de idosos no município de quixeramobim

• Educação para prevenção: combatendo as doenças que mais matam no brasil e no mundo.

• Solo, a base da vida: o que podemos aprender com a comunidade indígena sobre o uso da terra?

• Cultivando consciências: uma parceria entre universidade e a ong gaia sertão crateús para a educação ambiental e climática na rede municipal de ensino do semiárido crateuense.

• Projeto reflexão intinerante

• Ágoras: cidadania e participação social da juventude crateuense.

• Acs student chapter uece – criação e desenvolvimento do capítulo estudantil da american chemical society na universidade estadual do ceará

• Promoção da saúde e territórios saudáveis

• Jardim sensorial maria carmosita: como integrar sociedade, redes sociais e o reino plantae?

• Cientista júnior: produzir ciências na educação básica é possível

• Memória não é passado: o arquivo morto [vivo] da fafidam e seu uso para memória institucional das licenciaturas de história e geografia

• Água limpa, saúde segura: gestão de recursos hídricos e prevenção de doenças parasitárias em ecossistemas aquáticos

• Saúde pública e conservação de fauna: conhecimento para comunidades urbanas

• Sistema ciente v

• “desvendando a ciência: educação midiática para a verificação de notícias em ciências e biologia nas escolas”

• A botânica no cotidiano dos jovens nas escolas de ensino médio de quixadá

• Inclusão digital para idosos em mombaça – ce: navegando no mundo digital com autonomia

• A física na educação para o trânsito

• Ecoar: comunicação e divulgação cientifica em ecologia

• Uso de material botânico de espécies da caatinga, emblocado em resina: material didático alternativo para o ensino de botânica.

• Apoio à gestão da proex 2025