Cidades e comunidades sustentáveis
Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação – PROPGPQ
1. Projeto de pesquisa: Educação estética e patrimônio cultural no contexto do ensino de arte em espaços escolares e não escolares.
2. Projeto de pesquisa: Reordenamento da rede pública municipal de Fortaleza: um estudo sobre a evolução da rede escolar no período 2007 – 2019
3. Projeto de pesquisa: Política educacional, cidadania global e diversidade territorial: expedição escolas do Brasil
4. Projeto de pesquisa: Política educacional no Ceará: igualdade de condições para o acesso e permanência na escola
5. Projeto de pesquisa: Testes de Vulnerabilidades e Monitoramento de Segurança Cibernética nos Sistemas Computacionais e Redes de Computadores da SEPLAG
6. Projeto de pesquisa: Colaboração com a organização da sociedade civil para resgate, manejo, reabilitação, destinação, pesquisa e conservação da fauna silvestre – instituto pró-silvestre;
7. Coordenação das atividades de extensão do grupo de estudos e articulações em tartarugas marinhas;
8. Projetos de extensão em comunidades indígenas (índios tremembé) em medicina veterinária preventiva, com foco na utilização de produtos naturais;
9. Projeto de extensão junto aos pequenos produtores rurais, em especial aos ovinocaprinocultores da região de Jaguaretama, assistindo cerca de 50 propriedades, envolvendo assistência médico veterinário na área de saúde e reprodução, além de promover cursos para ensinar os produtores a agregar valor ao produto, como o curso de queijos e outros produtos lácteos.
10. Conservação de cervídeos com risco de extinção.
11. Estimativas de exposição de ciclistas à poluição atmosférica em Fortaleza
Pró-reitoria de extensão – Proex
• Educação em primeiros socorros
• Redescobrindo a flora cearense através dos tecidos vegetais: laminoteca com espécies nativas do ceará
• Identificação da causa mortis de tartarugas marinhas da costa cearense alinhado a educação ambiental
• Info ssan: informações sobre soberania e segurança alimentar e nutricional (ssan) para fortalecer a cidadania em defesa do direito humano à alimentação adequada (dhaa)
• Práticas de educação ambiental em escolas públicas utilizando a avifauna associadas à lagoa da precabura, fortaleza e eusébio, ceará.
• Implantação de uma unidade permacultural modelo no campus do itaperi como ferramenta de ensino e extensão
• “atitude que salva: treinamento em primeiros socorros para uma universidade mais segura”
• Projeto asa – alimentação e saúde de adolescentes
• Rede escola ativa e saudável: projeto de apoio à comunidade escolar na implementação de ações de promoção da saúde em escolas de fortaleza
• O que você faria se soubesse o que eu sei?
• “cartografar para resistir”: o uso do mapa na luta por direitos das mulheres pescadoras e marisqueiras da foz do rio jaguaribe
• Nós propomos! – etnoconhecimento e vivências no espaço urbano de fortaleza
• Do centro à praia: história urbana e percepções geográficas de fortaleza-ce
• Geografias cruzadas: o trabalho de campo como metodologia de acolhida para a população migrante
• Programa de inovação aberta da uece – 2a fase
• Biogeografia cultural do litoral: o uso de recursos de fauna e flora por populações das resex (batoque e prainha do canto verde).
• Smart uece – aplicativos e sistemas para tornar a uece mais inteligente
• A formação cidadã e a busca por uma integração entre escola e uma cidade educadora e seus espaços formais e não-formais de educação
• Mapas colaborativos do openstreetmap e produtos de sensores remotos como estratégia para visibilidade de locais e disponibilidade de dados espaciais
• Educação ambiental nas escolas do município de tauá/ce: conscientização e práticas sustentáveis para o ensino básico
• Cineciência: popularização da arte e cultura no cecitec
• Educação integral e bioética veterinária: ensinando a guarda responsável para proteger os animais e a sociedade
• Pescado sustentável: educação ambiental e consultoria para a promoção da saúde pública, produção e consumo consciente.
• A extensão universitária nas boas práticas de podação aliada com compostagem termofílica/minhocultura nas unidades básicas de educação, ruas e demais logradouros existentes na cidade de tauá
• Educação e cidadania: jovens da escola pública e suas possibilidades e limites para ingressarem na universidade
• Socializando conhecimentos, troca de saberes sobre os direitos á seguridade do município de fortaleza, no bairro da serrinha
• Rpg e gestão de resíduos sólidos em escola pública
• O organizar de territórios educativos: uma proposta extensionista
• Escola de gestão inteligente de cidades (e-gecid)
• Turismo de base comunitária
• Programa viva a palavra: circuitos de linguagem, paz e resistência da juventude negra na periferia de fortaleza
• Projeto ciranda de palavras casa do migrante
• Educação em direitos da natureza e justiça socioambiental
• Filosofia, e se… Imagens, metáforas e analogias
• Projeto mundo quandu comunicação
• Educação do campo, agroecologia e terra – educaterra
• Observatório de políticas públicas do litoral oeste/vale do curu
• Desenvolvimento de jogos cognitivos para idosos: uma ferramenta para a promoção da saúde de idosos no município de quixeramobim
• Educação para prevenção: combatendo as doenças que mais matam no brasil e no mundo.
• Solo, a base da vida: o que podemos aprender com a comunidade indígena sobre o uso da terra?
• Cultivando consciências: uma parceria entre universidade e a ong gaia sertão crateús para a educação ambiental e climática na rede municipal de ensino do semiárido crateuense.
• Projeto reflexão intinerante
• Ágoras: cidadania e participação social da juventude crateuense.
• Acs student chapter uece – criação e desenvolvimento do capítulo estudantil da american chemical society na universidade estadual do ceará
• Promoção da saúde e territórios saudáveis
• Jardim sensorial maria carmosita: como integrar sociedade, redes sociais e o reino plantae?
• Cientista júnior: produzir ciências na educação básica é possível
• Memória não é passado: o arquivo morto [vivo] da fafidam e seu uso para memória institucional das licenciaturas de história e geografia
• Água limpa, saúde segura: gestão de recursos hídricos e prevenção de doenças parasitárias em ecossistemas aquáticos
• Saúde pública e conservação de fauna: conhecimento para comunidades urbanas
• Sistema ciente v
• “desvendando a ciência: educação midiática para a verificação de notícias em ciências e biologia nas escolas”
• A botânica no cotidiano dos jovens nas escolas de ensino médio de quixadá
• Inclusão digital para idosos em mombaça – ce: navegando no mundo digital com autonomia
• A física na educação para o trânsito
• Ecoar: comunicação e divulgação cientifica em ecologia
• Uso de material botânico de espécies da caatinga, emblocado em resina: material didático alternativo para o ensino de botânica.
• Apoio à gestão da proex 2025