Ação contra a mudança global do clima
Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação – PROPGPQ
1. Vozes da Resistência: Mulheres, Comunicação em Saúde e Mudanças Climáticas
2. Combustão de resíduos como alternativa energética e avaliação das emissões
Pró-reitoria de Administração – Proad
Implantação e Operação do Biodigestor no Restaurante Universitário – Ru, Campus Itaperi:
As Pró-Reitorias de Administração – Proad, de Graduação – Prograd e de Extensão – Proex, da Universidade Estadual do Ceará – Uece, baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS´s, da Organização das Nações Unidas – ONU, propõem implantar o sistema de fornecimento de biogás no Restaurante Universitário – RU da Uece, Campus Itaperi. Proposta que está em consonância com o Plano de Descarbonização da Universidade.
O projeto visa a sustentabilidade ambiental, assim como contribuir com a diminuição dos custos financeiros e operacionais do RU e, claro, com a política de manutenção dos estudantes, especialmente os de baixa renda e em vulnerabilidade social, ao longo de suas atividades e formação acadêmica na Uece.
Biblioteca Central
Acervo Djacir Menezes na Plataforma Google Arts And Culture
A Uece adquiriu, em 2000, em parceria com instituições públicas e privadas, o espólio de livros do Professor Djacir Menezes, composto por 16 mil volumes, das áreas como Direito, Filosofia, Sociologia, Economia, História Geral, História do Brasil, Literatura Brasileira, Literatura Estrangeira e uma quantidade considerável de documentos tipologicamente diversos: manuscritos, correspondências, fotografias e medalhas.
A disponibilização do Acervo Djacir Menezes na plataforma Google Arts and Culture relaciona-se com a produção do conhecimento científico através da pesquisa e da difusão cultural.
Pró-reitoria de extensão – Proex
• Redescobrindo a flora cearense através dos tecidos vegetais: laminoteca com espécies nativas do ceará
• Comida saudável: ações para a segurança alimentar e nutricional
• Info ssan: informações sobre soberania e segurança alimentar e nutricional (ssan) para fortalecer a cidadania em defesa do direito humano à alimentação adequada (dhaa)
• Projeto “jovens educadores”: ações de educação, promoção e equidade em saúde no ambiente escolar
• Práticas de educação ambiental em escolas públicas utilizando a avifauna associadas à lagoa da precabura, fortaleza e eusébio, ceará.
• Web rádio ajir-uece: canal de comunicação promotor de saúde das juventudes
• Projeto asa – alimentação e saúde de adolescentes
• “em clima de saúde” oficinas educacionais sobre a influência das mudanças climáticas na saúde humana
• O que você faria se soubesse o que eu sei?
• O observatorio otto de alencar como contribuidor no ensino de astronomia nas escolas
• “cartografar para resistir”: o uso do mapa na luta por direitos das mulheres pescadoras e marisqueiras da foz do rio jaguaribe
• Cuidar do meio ambiente é cuidar de todos: educação ambiental e a importância das abelhas
• Nós propomos! – etnoconhecimento e vivências no espaço urbano de fortaleza
• A utilização de ferramentas tecnológicas no ensino de química, nos cinco polos dos cursos de licenciatura em química ead da uece
• Educação ambiental e ecopedagogia: ações conjuntas para a limpeza de resíduos na praia do titanzinho em fortaleza, ceará
• Educação ambiental nas escolas do município de tauá/ce: conscientização e práticas sustentáveis para o ensino básico
• Cineciência: popularização da arte e cultura no cecitec
• A universidade como difusor do conhecimento sobre a importância da conservação da vida silvestre.
• Formação continuada de manejo e conservação de forragem e pastagens no sertão dos inhamuns e cariri cearense
• A extensão universitária nas boas práticas de podação aliada com compostagem termofílica/minhocultura nas unidades básicas de educação, ruas e demais logradouros existentes na cidade de tauá
• Uso de mídias digitais na educação em saúde
• Rpg e gestão de resíduos sólidos em escola pública
• Aguar para florescer resistência e fortalecer o modo de vida de povos e comunidades tradicionais do sertão cearense que estão na rota de risco da mineração de urânio e fosfato
• Curso sobre o trabalho no brasil
• Turismo de base comunitária
• Revista linguagem em foco
• Quem é de axé pode dizer que é? A uece e as comunidades tradicionais de terreiro na grande fortaleza
• Educação em direitos da natureza e justiça socioambiental
• Projeto mundo quandu comunicação
• Educação do campo, agroecologia e terra – educaterra
• Cultivando consciências: uma parceria entre universidade e a ong gaia sertão crateús para a educação ambiental e climática na rede municipal de ensino do semiárido crateuense.
• Acs student chapter uece – criação e desenvolvimento do capítulo estudantil da american chemical society na universidade estadual do ceará
• Jardim sensorial maria carmosita: como integrar sociedade, redes sociais e o reino plantae?
• Cientista júnior: produzir ciências na educação básica é possível
• Tempo de ação climática sustentável: gestão de resíduos sólidos domésticos na sociedade de consumo
• Saúde pública e conservação de fauna: conhecimento para comunidades urbanas
• Viralab – espaço maker: transformação sustentável e cultura maker
• A botânica no cotidiano dos jovens nas escolas de ensino médio de quixadá
• Educação ambiental e sexual: reflexões e práticas pedagógicas nas escolas e na universidade
• Nanociência e nanotecnologia nas escolas
• Gamificação para saúde juvenil e sustentabilidade ambiental: mini biblioteca de objetos de aprendizagem(mboa) para conscientização no ensino fundamental
• Ecoar: comunicação e divulgação cientifica em ecologia
• Uso de material botânico de espécies da caatinga, emblocado em resina: material didático alternativo para o ensino de botânica.
• Apoio à gestão da proex 2025