Ação contra a mudança global do clima

Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação – PROPGPQ

1. Vozes da Resistência: Mulheres, Comunicação em Saúde e Mudanças Climáticas

2. Combustão de resíduos como alternativa energética e avaliação das emissões

 

Pró-reitoria de Administração – Proad

Implantação e Operação do Biodigestor no Restaurante Universitário – Ru, Campus Itaperi:

As Pró-Reitorias de Administração – Proad, de Graduação – Prograd e de Extensão – Proex, da Universidade Estadual do Ceará – Uece, baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS´s,  da Organização das Nações Unidas – ONU, propõem implantar o sistema de fornecimento de biogás no Restaurante Universitário – RU da Uece, Campus Itaperi. Proposta que está em consonância com o Plano de Descarbonização da Universidade.

O projeto visa a sustentabilidade ambiental, assim como contribuir com a diminuição dos custos financeiros e operacionais do RU e, claro, com a política de manutenção dos estudantes, especialmente os de baixa renda e em vulnerabilidade social, ao longo de suas atividades e formação acadêmica na Uece.

 

Biblioteca Central

Acervo Djacir Menezes na Plataforma Google Arts And Culture

A Uece adquiriu, em 2000, em parceria com instituições públicas e privadas, o espólio de livros do Professor Djacir Menezes, composto por 16 mil volumes, das áreas como Direito, Filosofia, Sociologia, Economia, História Geral, História do Brasil, Literatura Brasileira, Literatura Estrangeira e uma quantidade considerável de documentos tipologicamente diversos: manuscritos, correspondências, fotografias e medalhas.

A disponibilização do Acervo Djacir Menezes na plataforma Google Arts and Culture relaciona-se com a produção do conhecimento científico através da pesquisa e da difusão cultural.

 

Pró-reitoria de extensão – Proex

• Redescobrindo a flora cearense através dos tecidos vegetais: laminoteca com espécies nativas do ceará

• Comida saudável: ações para a segurança alimentar e nutricional

• Info ssan: informações sobre soberania e segurança alimentar e nutricional (ssan) para fortalecer a cidadania em defesa do direito humano à alimentação adequada (dhaa)

• Projeto “jovens educadores”: ações de educação, promoção e equidade em saúde no ambiente escolar

• Práticas de educação ambiental em escolas públicas utilizando a avifauna associadas à lagoa da precabura, fortaleza e eusébio, ceará.

• Web rádio ajir-uece: canal de comunicação promotor de saúde das juventudes

• Projeto asa – alimentação e saúde de adolescentes

• “em clima de saúde” oficinas educacionais sobre a influência das mudanças climáticas na saúde humana

• O que você faria se soubesse o que eu sei?

• O observatorio otto de alencar como contribuidor no ensino de astronomia nas escolas

• “cartografar para resistir”: o uso do mapa na luta por direitos das mulheres pescadoras e marisqueiras da foz do rio jaguaribe

• Cuidar do meio ambiente é cuidar de todos: educação ambiental e a importância das abelhas

• Nós propomos! – etnoconhecimento e vivências no espaço urbano de fortaleza

• A utilização de ferramentas tecnológicas no ensino de química, nos cinco polos dos cursos de licenciatura em química ead da uece

• Educação ambiental e ecopedagogia: ações conjuntas para a limpeza de resíduos na praia do titanzinho em fortaleza, ceará

• Educação ambiental nas escolas do município de tauá/ce: conscientização e práticas sustentáveis para o ensino básico

• Cineciência: popularização da arte e cultura no cecitec

• A universidade como difusor do conhecimento sobre a importância da conservação da vida silvestre.

• Formação continuada de manejo e conservação de forragem e pastagens no sertão dos inhamuns e cariri cearense

• A extensão universitária nas boas práticas de podação aliada com compostagem termofílica/minhocultura nas unidades básicas de educação, ruas e demais logradouros existentes na cidade de tauá

• Uso de mídias digitais na educação em saúde

• Rpg e gestão de resíduos sólidos em escola pública

• Aguar para florescer resistência e fortalecer o modo de vida de povos e comunidades tradicionais do sertão cearense que estão na rota de risco da mineração de urânio e fosfato

• Curso sobre o trabalho no brasil

• Turismo de base comunitária

• Revista linguagem em foco

• Quem é de axé pode dizer que é? A uece e as comunidades tradicionais de terreiro na grande fortaleza

• Educação em direitos da natureza e justiça socioambiental

• Projeto mundo quandu comunicação

• Educação do campo, agroecologia e terra – educaterra

• Cultivando consciências: uma parceria entre universidade e a ong gaia sertão crateús para a educação ambiental e climática na rede municipal de ensino do semiárido crateuense.

• Acs student chapter uece – criação e desenvolvimento do capítulo estudantil da american chemical society na universidade estadual do ceará

• Jardim sensorial maria carmosita: como integrar sociedade, redes sociais e o reino plantae?

• Cientista júnior: produzir ciências na educação básica é possível

• Tempo de ação climática sustentável: gestão de resíduos sólidos domésticos na sociedade de consumo

• Saúde pública e conservação de fauna: conhecimento para comunidades urbanas

• Viralab – espaço maker: transformação sustentável e cultura maker

• A botânica no cotidiano dos jovens nas escolas de ensino médio de quixadá

• Educação ambiental e sexual: reflexões e práticas pedagógicas nas escolas e na universidade

• Nanociência e nanotecnologia nas escolas

• Gamificação para saúde juvenil e sustentabilidade ambiental: mini biblioteca de objetos de aprendizagem(mboa) para conscientização no ensino fundamental

• Ecoar: comunicação e divulgação cientifica em ecologia

• Uso de material botânico de espécies da caatinga, emblocado em resina: material didático alternativo para o ensino de botânica.

• Apoio à gestão da proex 2025