Teste de Admissão será realizado no dia 21 de Fevereiro de 2010
10 de dezembro de 2009 - 08:26
Informações sobre o Teste de Admissão :
O Teste de Admissão constará de uma prova em nível de Ensino Fundamental de Língua Portuguesa abrangendo Compreensão de textos e Gramática com 25 (vinte e cinco) questões, cada questão valendo 4 (quatro) décimos.
As vinte e cinco questões da prova serão de múltipla escolha com 4 (quatro) alternativas (A, B, C e D), somente uma das quais é verdadeira, num total de 10 pontos brutos.A resposta de cada questão será marcada em Folha–Resposta fornecida no dia do teste. O candidato deverá preencher completamente a quadrícula correspondente à questão com caneta de tinta preta ou azul.
A prova será aplicada no dia 21 de fevereiro de 2010 das 8h e 30 minutos às 11h, no Centro de Humanidades da UECE, onde os candidatos encontrarão as salas em que farão o teste indicadas com seus nomes.
Para ter acesso ao local de prova, o candidato deverá apresentar o Comprovante de Solicitação de
Inscrição e um documento de identificação com foto
Iniciado o teste, não será permitido o ingresso de candidatos nos locais de aplicação.
Será eliminado da seleção o candidato que não comparecer para a realização do teste ou que, tendo participado do mesmo, obtiver nota ZERO na prova.
Programa de Língua PortuguesaLíngua Portuguesa – Leitura – Compreensão de textos. Objetivo geral: Exploração de leitura para a compreensão literal, interpretativa e crítica dos diversos tipos de textos. 1.Identificação das relações de coerência: 1.1 idéia principal/detalhe; 1.2 relação de causa e efeito; 1.3 relação de comparação e contraste; 1.4 seqüência temporal e espacial. 2. Identificação das relações coesivas: 2.1 referência; 2.2 substituição; 2.3 elipse; 2.4 repetição. 3. Identificação do significado de palavras recorrendo ao contexto. 4. Identificação do sentido entre palavras: 4.1 sinonímia/antonímia/polissemia; 4.2 hiponímia/hiperonímia;4.3 campo semântico. 5. Identificação de natureza dos váriosgêneros: 5.1 narrativo; 5.2 descritivo; 5.3 expositivo; 5.4 argumentativo. 6. Reconhecimento da especificidade dos tipos de textos: 6.1 elementos constitutivos e sua organização; 6.2 características lingüísticas; 6.3 funções dos textos. 7. Reconhecimento do propósito do autor. 8. Reconhecimento das informações implícitas. 9. Reconhecimento de fato e de opinião. 10. Reconhecimento do propósito comunicativo. 11. Interação com o texto, confrontando suas próprias idéias com as que o texto apresenta.Língua Portuguesa – Gramática. Objetivo geral: Análise dosaspectos fonológicos, morfológicos e sintáticos de um texto. 1.Fonologia: 1.1 distinção de fonemas e letras; 1.2 reconhecimento de valores fonéticos de alguns fonemas; 1.3 identificação da correta representação gráfica dos fonemas e dos vocábulos; 1.4 aplicação das normas estabelecidas no sistema ortográfico oficialmente adotado no Brasil. 2. Morfologia: 2.1 identificação, pela função sintática, da classe das palavras; 2.2 identificação das flexões nominais e verbais; 2.3 flexão de nomes e verbos, de acordo com as normas da língua padrão; 2.4 emprego dos pronomes de tratamento; 2.5 reconhecimento do valor conectivo do pronome, da preposição e da conjunção; 2.6 reconhecimento dos elementos mórficos das palavras; 2.7 distinção entre composição e derivação; 2.8 reconhecimento dos cognatos das palavras; 2.9 decomposição dos vocábulos em suas unidades mínimas de significação. 3. Sintaxe: 3.1 reconhecimentodos termos da oração; 3.2 identificação da oração no período; 3.3justificação de casos de concordância nominal e verbal; 3.4 distinção entre regentes e regidos; 3.5 classificação dos verbos quanto a sua predicação; 3.6 emprego dos verbos de múltipla regência; 3.7 distinção de sentido pela disposição sintática das palavras no enunciado; 3.8 distinção entre ordem direta e ordem inversa.