Curso de Letras Espanhol homenageia o Professor João Artur Freitas da Rocha por 32 anos de dedicação à Universidade Estadual do Ceará

22 de dezembro de 2022 - 13:42

Na noite da última terça-feira, dia 20, o curso de Letras Espanhol, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), prestou homenagem ao professor João Artur Freitas da Rocha por 32 anos de dedicação ao curso e à Universidade, em virtude de sua aposentadoria, ocorrida neste semestre.

O evento foi organizado pela coordenação do curso de Letras Espanhol, na pessoa do Prof. Lucineudo Irineu, pelas professoras Cleudene Aragão e Ocenéia Rocha, e por estudantes da graduação. O auditório do Campus Fátima recebeu professores, alunos, ex-alunos e familiares do professor para celebrar esse importante momento de sua trajetória profissional.

Na oportunidade, várias pessoas pediram a palavra para expressar gratidão ao Prof. Artur e relembrar histórias vividas por suas turmas nas salas de aula do campus Fátima, bem como nos congressos ou eventos da área de Espanhol, os quais Artur Rocha participava e organizava.

Estudantes homenagearam o professor com textos e poemas. “O senhor me fez viajar. O senhor me levou para Madri. Seu conteúdo e suas histórias, nossa, muita coisa aprendi. Quando nos perguntarem quem o senhor foi, diremos: o mestre que nos fez viajar na sala de aula”, ressaltou Rômulo Ismael, estudante da graduação. Ex-alunos do curso, como as professoras Letícia Joaquina, Margareth Araújo e Ildeone Lopes, e os professores Dânio Rebouças e Ailton Lopes também felicitaram o professor Artur.

Dentre os colegas, Adriana Barros, diretora do Centro de Humanidades, Laura Tey, coordenadora geral do Núcleo de Línguas Fátima, e Marisa Aderaldo, do Núcleo de Apoio à Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento, Altas Habilidades/Superdotação e Mobilidade Reduzida (NAAI), salientaram a dedicação e a responsabilidade do Prof. Artur durante todos esses anos, em prol do ensino de qualidade no curso de Letras Espanhol e no Núcleo de Línguas.

Ao final do evento, os colegas presentearam Artur Rocha com uma placa comemorativa e um quadro do artista plástico e cordelista Klévisson Viana, retratando uma cena da obra Dom Quixote de la Mancha, que representa o amor à língua de Cervantes. “Eu gostaria de deixar uma mensagem. O que vocês sentem por mim, dizendo: maravilhoso, espetacular, se reúne numa única coisa: gostar do que faz. Tudo isso que eu passo para vocês e que vocês gostam, só se resume nisso: gostar do que faz. Eu gosto muito, muito, muito, de ser professor”, frisou Artur Rocha em seus agradecimentos pela homenagem dos colegas e estudantes.

Escrito por: Roberta Maia Pontes – jornalista, historiadora e ex-aluna do Núcleo de Línguas Campus Fátima