Conheça o DELE, exame de proficiência do espanhol

26 de novembro de 2009 - 09:29

Certificado de espanhol é o único reconhecido pela Espanha

O exame oficial de comprovação de proficiência em língua espanhola é o DELE (Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira). Atualmente, existem mais de 480 centros de exame em quase 100 países que atendem a aproximadamente 50.000 candidatos anuais no mundo. A presença do espanhol em um número cada vez maior de países motivou o início da realização e aplicação do DELE em países da África Subsahariana (Nigéria) e em países na Ásia (Kurguistão ou Tailândia).

O DELE é o único certificado de espanhol para não-hispânicos reconhecido oficialmente pelo Ministério Espanhol de Educação, Cultura e Esporte. Para se inscrever, os interessados devem ficar atentos a data-limite. No Brasil, para este ano de 2007, a programação está assim dividida:

Convocatória Prazo de inscrição
11 e 12 de maio De 01/03/07 até 06/04/07, ambos inclusive
24 de agosto De 01/08/07 até 10/08/07, ambos inclusive
9 e 10 novembro De 03/09/07 até 12/10/07, ambos inclusive

Os estudantes interessados em inscrever-se para o teste devem entrar em contato com as representações diplomáticas da Espanha em todo o país ou com as unidades do Instituto Cervantes no Brasil: em São Paulo (http://saopaulo.cervantes.es); e no Rio de Janeiro (http://riodejaneiro.cervantes.es). Os preços variam de acordo ao lugar e o centro onde se aplica a prova, portanto, recomendamos que você verifique qual é o centro que mais lhe convém e que entre em contato com eles diretamente para conhecer as condições de preço, cursos preparatórios e para obter assessoramento pedagógico por parte dos professores de espanhol em cada caso.

Níveis

O Diploma de Espanhol (Nível inicial) certifica um nível de conhecimento similar ao que se costuma exigir ao concluir o ensino fundamental. No campo profissional, este diploma certifica que a pessoa é capaz de se desenvolver em situações e contextos previsíveis, que não necessitem tomar decisões ou alterar o argumento.

O Diploma de Espanhol (Nível intermedio) certifica um nível de conhecimento similar ao que se costuma exigir ao concluir o Ensino Médio/vestibular. No campo profissional, este diploma certifica que a pessoa é capaz de se desenvolver em situações e contextos conhecidos e realizar tarefas rotineiras com certa autonomia, se bem que podem precisar da ajuda de um nativo em certos casos.

O Diploma de Espanhol (Nível Superior) certifica um nível de conhecimento similar ao que se costuma exigir ao concluir o ensino superior (graduação em letras português/espanhol). No campo profissional, este diploma certifica que a pessoa é capaz de se desenvolver em todo tipo de situações e contextos, assim como realizar tarefas que exijam tomar decisões e o processamento de uma linguagem complexa e sofisticada, com grande números de recursos e vocabulário.

Quadro Europeu Comum de referência e o DELE (em espanhol):

• A1 Acceso
  • A2 Plataforma
  • B1 Umbral Diploma de Español (Nivel inicial)
  • B2 Avanzado Diploma de Español (Nivel intermedio)
  • C1 Dominio operativo eficaz
  • C2 Maestría Diploma de Español (Nivel superior)

Para obter mais informações sobre o DELE, consulte o seguinte endereço: http://diplomas.cervantes.es (informações em espanhol).

fonte: universia