Exame de Proficiência em Lingua Francesa

26 de novembro de 2009 - 09:30

Os testes oficiais de verificação linguística

Muitas instituições francesas de ensino solicitam que o candidato comprove seu nível de conhecimento do francês com o resultado de um exame oficial de proficiência.

Quais são as provas oficiais de francês aplicadas no Brasil?

As provas oficiais de proficiência em francês são:

Por serem oficiais, todas as instituições de ensino devem aceitar do candidato o comprovante de resultado de qualquer uma das provas acima listadas.

Qual a diferença entre DELF, DALF, TCF e TEF ?

O DELF e o DALF distinguem-se do TCF e do TEF por serem diplomas de língua francesa, ao passo que os outros dois são atestados de língua francesa. O exame para a obtenção do DELF é destinado aos estudantes de nível intermediário de francês, enquanto o DALF é somente para os estudantes de nível avançado. Além disso, uma outra diferença importante refere-se ao prazo de validade. Os diplomas não têm prazo de validade, enquanto os atestados têm validade de 2 anos (TCF) e 1 ano (TEF).

Qual o nível de francês que devo comprovar para ingressar nos estudos superiores na França?

Cada instituição de ensino tem autonomia para definir o nível de francês exigido, que pode variar de acordo com o curso e o grau de estudos. Em geral, exige-se no mínimo um nível intermediário, porém há casos de cursos que exigem níveis avançados.

É obrigatório comprovar o nível de francês?

A instituição de ensino tem autonomia para solicitar ou não do estudante um comprovante oficial de nível de francês.

Como obter mais informações?

Mais informações relativas ao DELF, DALF e TCF podem ser obtidas nos sites das unidades das Alianças Francesas, centros oficiais de aplicação dos exames no Brasil. Confira abaixo importantes informações sobre o TCF.

O TCF

O TCF é o teste linguístico do Ministério francês da Educação Nacional. É um teste destinado ao público não francófono que deseja validar de maneira simples, fiável e rápida seu conhecimento de francês.

Esse teste padronizado e mensurado foi concebido e é administrado pelo CIEP (Centre International d’Études Pédagogiques) que fornece um atestado classificando o candidato em um dos seis níveis da escala de competências definida pelo Conselho da Europa (Quadro europeu comum de referência para as línguas) que vai do nível A1 (elementar) ao nível C2 (superior avançado).

Exemplos das provas podem ser consultados no site do CIEP – Centre International d’Etudes Pédagogiques.

Dois tipos de TCF para a França são aplicados em diversas Alianças Francesas do Brasil :

• TCF DAP (Demande d’Admission Préalable)

O TCF DAP acontece apenas uma vez ao ano, em meados de fevereiro de cada ano, e se destina exclusivamente aos candidatos estrangeiros que estão preenchendo uma Demande d’Admission Préalable (DAP). A DAP consiste em um formulário de candidatura ao primeiro ou segundo ano de graduação em uma universidade francesa (dossier blanc) ou a qualquer nível de estudos em uma Escola Nacional Superior de Arquitetura (dossier jaune).

Nesse caso o candidato deverá apresentar-se às provas obrigatórias do TCF (compreensão oral, estruturas da língua, compreensão escrita), assim como a uma prova de expressão escrita específica para a DAP. A duração do teste é de três horas.

• TCF TP (Tout Public)

Seis sessões são realizadas anualmente nas Alianças Francesas do Brasil. O teste é composto de provas obrigatórias e complementares:

OBRIGATÓRIAS
* compreensão oral
* estruturas da língua
* compreensão escrita

COMPLEMENTARES
*expressão oral
*expressão escrita

O estudante deve verificar junto à instituição superior francesa quais são as provas do TCF que deverá apresentar no momento de sua candidatura: somente obrigatórias ou obrigatórias e facultativas.

Caso o estudante julgue que seu resultado no exame não foi satisfatório, ele poderá refazê-lo, total ou parcialmente, desde que o intervalo entre uma prova e outra respeite o prazo mínimo de dois meses.

Locais de prova

O TCF é realizado nas Alianças Francesas de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa, Natal, Niterói, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro (Ipanema), Salvador, São José dos Campos e São Paulo.

Calendário 2010

As datas de exames para o ano de 2010 serão em breve divulgadas. Aguarde.

Inscrições

As inscrições devem ser efetuadas diretamente com as unidades da Aliança Francesa de sua cidade. Em São Paulo, as inscrições devem ser efetuadas pelo e-mail coordped@aliancafrancesa.com.br ou pelo telefone (11) 3017.5685.

Tarifas

TCF DAP: 115€

TCF TP
Provas obrigatórias: 90€
Prova facultativa de expressão escrita: 30€
Prova facultativa de expressão oral: 30€

Os valores convertidos para Reais (R$) serão informados no momento da inscrição.

Importante

Em caso de desistência após a inscrição ou de não comparecimento no dia da prova não haverá devolução da taxa nem transferência de crédito para outra sessão.

fonte: Campus France.org