VIII Simpósio Internacional de Geografia Agrária
7 de junho de 2017 - 12:25
As inscrições de resumos foram prorrogadas até o dia 09 de junho.
“Saudações fraternais a todas as pesquisadoras e todos os pesquisadores, estudantes, militantes e simpatizantes da construção de pensamentos e ações críticas no campo,
Gostaríamos de convidá-las e convidá-los a participar, do VIII Simpósio Internacional de Geografia Agrária e IX Simpósio Nacional de Geografia Agrária, que acontecerá em Curitiba (Paraná, Brasil, América Latina) entre os dias 01 e 05 de novembro de 2017.
Ao longo de quase 20 anos, desde o 1º Simpósio Nacional realizado na Universidade de São Paulo em 1998, vem se construindo um espaço de debates onde caibam múltiplas vozes. Nesse tempo todo, o evento conseguiu entrelaçar discussões de sempre que precisam de novos enfoques e maiores aprofundamentos, mas também discussões recentes que retratam as mudanças de um campo em movimento, articulando também a geografia, com outras áreas do conhecimento e com os saberes construídos a partir da mobilização social. Para o Singa 2017, queremos propor conversar, nos aproximar e quem sabe até ajudar a construir as múltiplas redes de mobilização social que estão sendo tecidas por toda a América Latina acerca de temáticas diferentes: agroecologia; educação de campo; feminismo comunitário; lutas por terra e território; papel do Estado; reforma agrária; povos e comunidades tradicionais; impactos de grandes empreendimentos de infraestrutura, mineração, etc.
Durante cinco dias, sugerimos que o Singa 2017 seja um espaço comunitário de reflexão/ação para dar visibilidade e debater sobre as resistências e as rebeldias que estão dando forma e sentido aos territórios de vida dessa América Latina que continua vibrante na construção de pensamento crítico em ação a partir de vários lugares e sujeitos.
Serão dias de mesas redondas que retratem essa diversidade temática das mobilizações sociais na América Latina, de trabalhos de campo que nos permitam conhecer as práticas e conflitos de grupos sociais nessa porção sudeste do Paraná, de grupos de trabalho que debatam as pesquisas que vêm sendo construídas, mas também propomos duas atividades mais: 1. Espaços de articulação onde pesquisadores, estudantes, militantes e simpatizantes possam debater agendas conjuntas de pesquisas ou oferecer oficinas para se aprofundar em alguma temática; 2. Singa na rua, que propõe realizar durante o evento uma grande aula pública, no centro da cidade, promovendo alguns debates com a população em geral.
Resistência, rebeldia e acolhimento queremos que sejam as marcas do Singa 2017, atitudes que nos permitam construir relações sociais de pesquisa próximas e horizontais para enfrentar os desafios de uma conjuntura de perda de direitos, retrocesso no reconhecimento das diferenças e maior exploração e expropriação das classes subalternizadas.
Desejamos encontrar a todas e todos aqui em Curitiba no dia 01/11/2017 para tecermos juntos redes, como diz Arturo Escobar se fazendo eco das lutas e r-existências latino-americanas, desde baixo, pela esquerda e com a Terra!!!”
Todas as informações no site > http://www.singa2017.com.br/ <