Seminário: “A Defesa do Atlântico Sul”, de 16 a 19 de junho.

8 de julho de 2015 - 13:08

Fortaleza, 02 de junho, 2015

O Observatório das Nacionalidades realiza, entre os dias 16 e 19 de junho, o seminário internacional “A Defesa do Atlântico Sul”, durante o qual serão discutidos temas relativos ao projeto de mesmo nome, desenvolvido em parceria com o Instituto Pandiá Calógeras, sob responsabilidade do Ministério da Defesa.

As palestras dos dias 16 e 17 serão realizadas no Auditório da Pós-Graduação em Educação, UECE, Campus do Itaperi; e no dia 19, no Auditório da Liberdade, UNILAB, na cidade de Redenção.

Na terça-feira, dia 16, as palestras serão:

Cooperação Brasil-África”, com o prof. Paulo Vizentini (UFRGS);

Geopolítica do Atlântico Sul”, com o prof. Eli Alves Penha (UERJ);

Defesa e Segurança no século XXI”, com o prof. Manuel Domingos Neto (Observatório das Nacionalidades).

Na quarta-feira, dia 17:

People, States and Islamic Insurgency in Contemporary Africa”, apresentado pelo prof. Herbert Ekwe-Ekwe (Universidade de Lancaster);

“Resources, Conflicts and Insecurity in the Gulf of Guinea”, do prof. Henry Kam Kah (Universidade de Buea, Camarões).

Na sexta-feira, dia 19, uma mesa-redonda será realizada na UNILAB, com a participação dos professores Sebastião André (Observatório das Nacionalidades / UNILAB), Basileli Malomalo (UNILAB), Fernando Afonso (UNILAB), Ricardino Teixeira (UNILAB) e Luiz Rogério Goldoni (ECEME).

As palestras serão realizadas entre as 13 e as 17 horas. O projeto “A Defesa do Atlântico Sul”, liderado pela professora Mônica Dias Martins (Observatório das Nacionalidades / UECE), tem como objetivo elaborar um diagnóstico das ameaças e compreender as medidas de defesa e segurança tomadas pelos países do Atlântico Sul; conhecer as riquezas e questões internas dos países da região e ajudar a elaborar estabelecer medidas que permitam o avanço regional.